Como Lidar Com PESSOAS DIFÍCEIS.

Gen 37:1-4; Rom 12:18

[“1 ¶ E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. 2 Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. 3 E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 4 Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.” (Gn 37:1-4 ACF)
 “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.”
(Rm 12:18 ACF) ]




INTRODUÇÃO:  Você conhece alguma pessoa com que é difícil você conviver bem com ela?



I.                   Há muitos  tipos de pessoas difíceis. Ciumentos e invejosos, soberbos, zangados, egoístas, inseguros, quebrados [não funcionam como deveriam] e esmagados, caídos sem querer levantar, exigentes, ranzinzas até em coisas minúsculas, desonestos, sempre na defensiva, concentram-se única e exclusivamente em expor o pior lado de todos, contrários a tudo, sedentos por poder, indiferentes, etc.



II.                Como lidar com tais pessoas [difíceis]?.

a.       Compreenda que você não vai agradar TODA e cada pessoa.
“Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.” (Pv 16:7 ACF)
Veja-os como pessoas quebradas [não funcionam como deveriam] e esmagadas, não como más [Hélio diria “inimigas SUAS”].


b.       Compreenda que você não vai mudar toda e cada pessoa.
“14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. 15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.” (2Tm 4:14-15 ACF)


c.       Compreenda que o Senhor está do seu lado.
“16 ¶ Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. 17 Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. 18 E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.” (2Tm 4:16-18 ACF)


d.       Responda em amor.
“Eu, porém, vos digo:
Amai a vossos inimigos,
bendizei os que vos maldizem,
fazei bem aos que vos odeiam,
e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem
; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;”
(Mt 5:44 ACF)
 “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Pv 15:1 ACF)

Peça ao Senhor para lhe ajudar a conviver bem com aquela pessoa. Faça o firme propósito, dentro de seu coração, que nada que aquela pessoa faça vai lhe fazer deixar de amá-la [e de orar por ela]. E você não tem que gostar de o que uma pessoa é, para amá-la.


e.       Recuse-se a  retaliar.  Não tente nem sequer diminuir o “placar do jogo.”
“38 ¶ Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que
não resistais ao mal;
mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra
;”
(Mt 5:38-39 ACF)
 “Não tornando mal por mal,
ou injúria por injúria;
antes, pelo contrário, bendizendo
;
sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.”
(1Pe 3:9 ACF)

Entregue-os ao Senhor [e pronto!]


f.        Recuse-se a discutir [brigando].
Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido.” (Pv 20:3 ACF)
 “Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.” (Pv 26:21 ACF)
 “O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.” (Pv 29:11 ACF)
 “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.” (Pv 18:19 ACF)


g.       Recuse-se a perder sua alegria.
“Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” (Ne 8:10 ACF)

Freqüentemente eu não posso controlar as atitudes ou ações de outra pessoa, mas eu posso manter o espírito correto dentro de mim. Mantenha seu senso de humor e sua maneira positiva de ver as coisas.


h.       Recuse-se a tomar as ofensas como pessoais [como se fossem a VOCÊ].
“18 ¶ Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.” (Jo 15:18-21 ACF)

Recuse-se a dar ouvidos a mexericos. Sempre pergunte quem [tem as provas] e quando [aconteceu].
[Hélio faz uma pergunta e dá uma resposta:
a) Sou eu parte do problema? Ou da solução?
b) Se não, então não me conte nem sequer 1 palavra: vá diretamente às pessoas envolvidas! E aja como a Bíblia lhe ordena]


i.         Resolva o conflito rapidamente.
“23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” (Mt 5:23-24 ACF)
 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Ef 4:26 ACF)

Não abandone e fuja para longe das pessoas difíceis.







Pastor Jim Preston

Lighthouse Baptist Church
12140 Indian St., Moreno Valley , Left Coast 92557

Traduzido por Hélio de M.S., 2007




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComProximo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.