[Dt 22:5] Basta Um Único Texto Para [Me] Proibir Vestes Unissex!


(
ONLY ONE TEXT CHECKS UNISEX!)

Pr. Herb Evans


Traduzido e enviado por uma irmã que prefere não divulgar seu nome, 2017.






Deut. 22:5 NÃO HAVERÁ TRAJE de homem na mulher, e nem vestirá o homem ROUPA DE MULHER; porque, qualquer que faz isto, ABOMINAÇÃO[é] ao SENHOR teu Deus.






Vale ressaltar que, à medida que os pregadores e os leigos crentes se tornam mais MUNDANOS e liberais em suas atitudes em relação às roupas unissex (calças compridas para mulheres, colares e brincos para homens, etc.), há um aumento alarmante da ousadia homossexual e da promiscuidade em nosso País. Agora, muitos crentes argumentarão que esse relacionamento não pode ser comprovado. Devemos concordar que eles estão certos naquilo que estamos fazendo julgamentos espirituais. Ainda assim, aqueles que argumentam defendendo este ponto não podem provar que a remoção de Deus, da Bíblia e da oração das escolas públicas, não têm qualquer coisa a ver com [o aumento de] as drogas, a rebelião, a violência e a imoralidade nessas escolas, pois isso também é julgamento espiritual. No entanto, a justiça ainda exalta uma nação, e o pecado ainda é um opróbrio para qualquer pessoa. Nós, é claro, somos comandados a julgar julgamentoJUSTO, e a história cristã lembra e honra gigantes espirituais que se levantaram e expuseram e condenaram os pecados de seus dias. Pessoalmente, não podemos ver como os crentes podem se opor militantemente à homossexualidade e seus desvios de estilo de vida, sem [os crentes] se oporem e exporem o desviado estilo de vestir nascido deles [os homossexuais].

Por Causa Da Identificação Do Uso [Da Roupa Unissex] Com O Mal

1 Tess. 5:22Para- longe- de toda [a] aparência d[o] mal abstende-[vos] vós.
"Transvestismo é uma forma de comportamento em que uma pessoa tem um desejocompulsivo de se vestir com a roupa do sexo oposto". - Robert B. Greenblott, M.D.
 
Se não fosse pela palavra COMPULSIVO na citação acima, muitos crentes se encontrariam classificados sob um rótulo muito embaraçoso. Ser achado tão perto de um pecado de homossexualidade, é muito perto para [que possamos estar em] conforto. A alternativa, é claro, é abster-se da aparência do mal!

Por Causa Da Desobediência [No Uso da Roupa Unissex]


Deut. 22: 5:
 ... NÃO ESTARÁ SOBRE uma mulher traje de homem ..
O truque hoje, se você não quiser pagar o dízimo ou não quiser observar certos preceitos morais da Bíblia, é colocá-los sob debaixo do nome de "lei" ou relegá-los a outra dispensação, ou, no caso de Deuteronômio 22: 5, argumentar que isso é 
lei cerimonial, porque a proibição de usar lã e linho juntos (verso 11) é encontrada no contexto da proibição. Como a graça sempre vive ACIMA da lei, tal argumento suspeito e fabricado [sem sinceridade e honestidade] pode ser imediatamente descartado. A proibição de lã e linho, com certeza, é uma lei cerimonial. O linho é feito pelo homem e significa a justiça dos santos (Apoc. 19: 8). A lã é formada por Deus e significa justiça imputada. Ambos devem permanecer distintos um do outro e NÃO DEVEM SER JUNTAMENTE MISTURADOS. Além disso, a proibição no contexto contra a semeadura de semente de diferentes variedades do grão (versículo 9) significa MISTURAR a palavra de Deus ou o evangelho com alguma outra palavra ou evangelho. Além disso, a proibição, no mesmo contexto, contra se pôr um boi e um jumento para trabalharem debaixo do mesmo jugo de arado (versículo 10) significa o jugo desigual de um crente [quando casa, namora ou se associa] com um incrédulo. Agora, se a proibição de usar a roupa do sexo oposto no versículo 5 é CEREMONIAL, então, qual é o significado simbólico ou espiritual desta chamada instrução cerimonial? Além disso, enquanto estamos lidando com o contexto, POR QUE o incesto do versículo 30, a violação do versículo 25, o adultério dos versos 22 a 24 e a apatia e preguiça dos versículos 1 a 4 passam despercebidos pelos críticos contextuais? São elas [leis apenas] CEREMONIAIS? A lã e o linho tornam essas instruções também cerimoniais? Além disso, a proibição de lã e linho de Levítico 19:19 faz a retenção de rancores no versículo 18 e "quando um homem se deitar para cópula com uma mulher que for serva desposada com outro homem", verso 20, isto é apenasCEREMONIAL? Não! Portanto, "NÃO ESTARÁ SOBRE uma mulher traje de homem!

Porque [O Uso da Roupa Unissex] É Uma Abominação


Deut. 22:5: ..., qualquer que faz isto, ABOMINAÇÃO [é] ao SENHOR teu Deus. .

PECADO de usar roupas unisex é chamado de "
ABOMINAÇÃO ao SENHOR, teu Deus", classificando essa abominação em companhia de outras abominações MORAIS, como homossexualidade (Levítico 20:13) e adultério (Eze. 22:11). As abominações MORAIS do Antigo Testamento nunca foram revogadas, rescindidas ou eliminadas (não obstante as abominações da dieta) e ainda estarão em vigor no tempo de Apocalipse 21:27 ["E que de modo nenhum entre para ela coisa nenhuma [que está] contaminando e cometendo abominação e mentira;"]. Por mais estranho que pareça, o vestuário de uma prostituta nunca é chamado de abominação. Mesmo os cabelos longos nos homens nunca são chamados de abominação. Certamente, essas coisas estão erradas e são condenadas por certas escrituras, mas nunca são chamadas de abominações. Nossas prioridades não estão na ordem correta. A roupa unissex, a abominação que desagrada ao Senhor, também deve desgostar aos crentes.

Por Causa De Falta de Pudor [No Uso da Roupa Unissex]


1 Tim. 2: 9:. . . as mulheres em vestido com DECORO, com PUDOR e sobriedade- autocontrole, ataviar[em] a si mesmas. . .
  
A roupa foi instituída POR DEUS (Gen. 3:21) para ESCONDER [o corpo] e paraDESINCNTIVAR O PECADO - NÃO para incentivá-lo. Perdoa-nos, mas podemos falar claramente? Qualquer roupa que acentue ou enfatize ou exponha as nádegas, os peitos, as entrepernas ou as coxas delicadamente formadas (Isaías 20: 4; 47: 3, 4) não é apenas imoral, mas é sexualmente provocante para as luxúrias dos homens pecadores. Calças compridas sobre as mulheres, não só atraem as luxúrias dos homens, enfatizando suas partes privadas, mas também são um chamativo apelo para a sociedade lésbica, quando são colocadas em um contexto masculino [sic].

Porque [O Uso da Roupa Unissex] É Uma Pedra de Tropeço


ROM. 14:21Bom [é tu] não comer[es] carne, nem beber[es]suco de uva , NEM [FAZERES QUALQUER OUTRA COISA] em que o teu irmão TROPEÇA, ou éESCANDALIZADO, ou se ENFRAQUECE.


1 Cor. 8: 9-129Mas atentamente- olhai- e- cuidai vós para que não, de alguma maneira, essa vossa liberdade, PEDRA DE TROPEÇO se torne para aqueles estando fracos....12Ora, assim PECANDO CONTRA OS IRMÃOS, e DANDO- REPETIDAS- BASTONADAS na consciência deles, [a qual] [está]sendo fraca, vós PECAIS CONTRA [O]CRISTO


A atitude de Paulo difere muito da atitude de certos irmãos (e irmãs) que, ao invés de proteger um irmão mais fraco de tropeçar, eles OSTENTAM a sua chamada liberdade em frente a eles.
O fato é que, se há a menor provocação sexual ou má identificação, o dever do crente é claramente proteger os irmãos mais fracos abstendo-se de toda aparência de maldade e evitando qualquer coisa pela qual seu irmão tropece ou se ofenda ou se torne fraco.

Porque [O Uso da Roupa Unissex] Se Torna Uma Duplicidade de Padrões


O que segue, depois de RELAXAR o código de vestimenta a ser usada em público pela crente, é uma situação em que as igrejas começam a se parecer com shows burlescos. [Atrair galanteadoras] PISCADAS DE OLHOS em público (literalismo não pretendido). Tudo isso depois que as pessoas foram informadas repetidamente para não viverem de um jeito na igreja e de outra maneira no mundo, é um duplo padrão óbvio (mais corretamente um padrão duplo-duplo ou quádruplo como veremos abaixo). É claro que as Escrituras nunca são usadas para proibir as mulheres de vestir calças compridas nos cultos, pois não há nenhuma [Escritura sobre este assunto específico]. Isto é . . . a menos que você use o texto que também condena o uso em público -- o ÚNICO texto que me proíbe Unissex (Deuteronômio 22: 5).
     
Recentemente, um jovem convertido nos relatou um episódio, onde uma senhora cristã entrou em uma Pizzaria e encontrou fotos de homens vestidos com roupas femininas. A senhora teve um "ataque" de "indignação justa", prometendo deixar de frequentar aquele lugar. Eu elogiei a ação dela, mas lembrei ao jovem convertido que, se ela se veste com um tipo de roupa MASCULINA(calças compridas), ela é igualmente CULPADA. Nenhuma escritura condena a roupa feminina no homem assim como não condena a roupa masculina nas mulheres. Proibir um sem proibir o outro é um duplo padrão.

[Resposta a Possíveis] Objeções


"Mas está frio lá fora!" Resposta: Use um vestido mais longo e meias grossas. 

"
Mas eles não estão na moda!" Resposta: não sede vós conformados com este mundo, (Romanos 12: 2)! 

"
Bem, que tal usar roupas apropriadas a um homem, mas embaixo daquilo apropriada a uma mulher?" Resposta: "... NÃO ESTARÁ SOBRE uma mulher ..."

"
Bem, você não pode participar de certos esportes, vestindo um vestido, sem ser imoral". Resposta: Então não participe, ou, então, use algumas saias-calça. Seja uma dama! Não substitua vestuário em que falta pudor por roupas que são abomináveis. "... NÃO ESTARÁ SOBRE uma mulher ..."
 
"
Mas as mulheres e os homens vestiam robes [vestidos longos e frouxos] naquela época". Resposta: Você tem certeza sobre isso? Como poderia ser entendida a proibição [de Dt 22:5], se fosse esse o caso? Na verdade, as mulheres usavam véus que envolviam seus corpos (Gn 24:65; 38:14; Rute 3:15). As roupas de mulher não eram apenas distintas dos homens, eram distintas entre si: as roupas de esposa (Deuteronômio 22: 5), as roupas de viúva (Gn 38:19) e a roupa de uma prostituta (Prov. 7:10) . Os homens usavam calças longas e frouxas (Ex. 28:42; Le. 6:10) e, por cima delas [como se fossem capas] usavam túnicas (os fariseus usavam túnicas compridas - Lucas 20:46) ou manto ou roupa exterior e tudo o que é apropriado a um homem (Deuteronômio 22: 5). Além disso, apenas homens cingiam seus lombos (Jó 38: 3; 40: 7) [subiam um pouquinho suas longas túnicas para elas não arrastarem na lama, passavam um largo e forte cinto ao redor de suas cinturas, e apertavam com força esses cintos.]
 
"
Bem, minhas calças compridas têm o zíper no lado, e as calças compridas masculinas têm o zíper na frente". (Mesmo isso mudou, nós sabíamos que mudaria.) Imagine um homem vestindo um vestido ou saia com o zíper na frente, e você verá a tolice de sua objeção. "... NÃO ESTARÁ SOBRE uma mulher ..."! E "Nem ESTARÁ SOBRE uma mulher ..."! São direitos iguais!

Conclusão


[Eles dizem] "Evite todos os 'textos de prova que são um único texto' ["Se Deus falou de forma totalmente clara e explícita, mas só disse isso uma única vez, não se submeta a Ele"
Eu repondo que "Precisamos parar de fechar a porta do celeiro depois que o cavalo se foi. Imagine um fundamentalista, que queira permitir ou ignorar vestidos de pouco pano, em mulheres crente. Então, depois que a sociedade degenerar outro degrau na descida rumo à fornicação em massa (porque o sal perdeu o sabor), e ele começar a levantar a voz como uma trombeta contra essa fornicação e até se juntar à luta contra ela. Ah, sim, há crentes que insistem em que suas escassas roupas não têm nada a ver com coisas assim e até mesmo o desafia a provar que tem. No entanto, galinhas voltam para casa para se empoleirar, e estamos prontos para comparecer diante do tribunal de Cristo com plena confiança de que não tivemos nada a ver com a redução de altura da barra na prova de salto de altura. Está você pronta? Romanos 14:23 
Aquele , porém, tendo dúvidas , [ele], se comer, tem sido condenado, porque não [come] proveniente- de- dentro- de fé : e tudo o que não [é] proveniente- de- dentro- de fé pecado é.



- por Herb Evans

Citações Notáveis Sobre Deuteronômio 22:5


". . Muito inconcebível e impudente, e contrário à modéstia e pudor apropriada de seu sexo. . . Nem um homem deve vestir uma roupa de mulher. . . Trairia, daria a percebe  feminilidade e suavidade que não caem bem em homens, e conduziria o caminho para muitas impurezas, dando uma oportunidade de se misturar com as mulheres, e assim cometer fornicação e adultério com elas. . . "- John Gill (comentário verso por verso da Bíblia)

"Deve-se poder distinguir o sexo [masculino ou feminino] pela roupa . . . . A adoção das vestes características de um sexo pelo outro é um ultraje à decência, oblitera as distinções da natureza, promove a suavidade e a feminilidade no homem, e as impudência e ousadia na mulher, bem como a leviandade e hipocrisia em ambos: e, em suma, abre a porta para o influxo de tantos males que todos os que usam o vestuário do outro sexo são pronunciados como uma abominação ao Senhor. "- Jamieson Fausset & Brown (comentário verso por verso da Bíblia)
 
"A distinção dos sexos pelo vestuário deve ser mantida, para a preservação da castidade nossa próxima e da do nosso próximo, V. 5. A própria natureza ensina que uma diferença seja feita entre eles nos cabelos (1 Coríntios 11:14) [
Ou nem mesmo a própria natureza vos ensina que, em verdade, [o] varão, caso tenha cabelo crescido, desonra para ele é isto?], e com a mesma regra, em suas roupas, as quais, portanto, não devem ser capazes de ser confundidas, tanto nas roupas de uso ordinário [dentro de casa, no trabalho grosseiro, etc.] como nas roupas [mais nobres] de uso ocasional [nas reuniões e atividades mais formais e solenes]. "- Matthew Henry (comentário verso por verso da Bíblia)
 
"Que seus filhos deixem de ser influenciados pelo mundo da moda homossexual. Que o comportamento de reverenciáveis- senhoras e a masculinidade "de sangue vermelho" voltem para nossas igrejas, nossa nação e nosso mundo. Deuteronômio 22: 5 diz: "
Não estará sobre a mulher traje de homem, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação [é] ao SENHOR teu Deus.". Creio que somos vítimas de lavagem cerebral . . . Ah, como nos afastamos da fé dos pais fundadores. "- Jack Van Impe
 
"Em lágrimas recentes, multidões de crentes professos passaram a acreditar que o Senhor não quis dizer o que Ele disse neste aviso simplesmente declarado. . . essas questões, em última análise, pelo menos para os crentes, não devem ser avaliadas por opinião, argumento ou interpretação, mas por discernimento espiritual e obediência ao Espírito de Deus. . .Adão não viu nada de errado em comer a fruta. . . Caim não viu nada de errado ao oferecer cereais na adoração. Arão não viu nada errado com as pessoas dançando em torno de um bezerro de ouro. No entanto, cada uma delas foi uma ofensa grave para o Senhor e trouxe forte condenação sobre si mesmo. "- S. Franklin Logsdan, ex-pastor da Moody Memorial Church
 
"Uma base bíblica para o governo israelense dispensar as mulheres judaicasORTODOXAS [só elas, pois só elas temem ao Senhor] do serviço militar." 
– Time Magazine,  a respeito de Deuteronômio 22:5



Pr. 
Herb Evans

publicado em 
Maranatha Baptist Watchman - May 1984,   p.  6
Baptist Examiner - March 21, 1981,   p. 1   
Flaming Torch - Aug/Sept 1982,   p. 
5



************************************************

PERGUNTA: E se a pessoa replicar que este é um mandamento da Lei e que a Lei caducou em Cristo? Como responder?

Irmão DDDD.



RESPOSTA de Hélio:

1) O caminho não é esse, irmão, pois a lei que foi banida foi somente a lei CERIMONIAL. Note:
   No VT há a Lei CERIMONIAL

(a lei cerimonial se caracteriza por regulamentar a parte das cerimônias religiosas e de adoração judaica, são leis dadas exclusivamente aos judeus para os momentos de adoração judaica, exclusivamente no VT + 70ª Semana de Daniel + Milênio:
- de uma maneira bem definida, guardar certas festas e as luas novas, como parte da adoração a Deus;
- circuncidar meninos ao 8º  dia, como parte da adoração a Deus;
- guardar absoluto repouso no 7º dia da semana, como parte da adoração a Deus; etc.),

e, irmão DDD, você está certo, esta lei CERIMONIAL não se aplica a nós, os crentes do NT
 
  E, no VT, há também a lei MORAL, que são princípios morais ordenados por Deus e mandatórios para todos os homens de todas as dispensações: não matarás, não furtarás, não adulterarás, etc..

   E Dt 22:5 pode ser considerada lei MORAL, não lei cerimonial. Isto é verdade, se observarmos o contexto pouco antes e pouco depois:

   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22:1 Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.
   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22:2E se teu irmão não [estiver] perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua própria casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás.
   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22:3Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir.  
   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22:4Se vires o jumento que [é] de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.

... Os versos Dt 22:22-25,30
   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22: 22 Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos serão mortos, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.  
   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22:23 Quando houver moça virgem, desposada com algum homem, e [um outro] homem a achar na cidade, e se deitar com ela,
   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22:24 Então trareis ambos ao portão daquela cidade, e os apedrejareis com pedras, até que morram; a moça, porquanto não gritou, [estando] na cidade, e o homem, porquanto humilhou a esposa do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti.  
   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22:25 Mas se algum homem no campo achar uma moça desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, então morrerá só o homem que se deitou com ela; LTT
   Aqui é uma lei (ou princípio) MORAL que se aplica a todas as pessoas, sempre, concorda? Dt 22:30 Nenhum homem tomará a esposa de seu pai, nem descobrirá a orla [da roupa] de seu pai.  LTT

2) Tanto Dt 22:5 é uma lei moral, de Deus, para todos nós, em todas as dispensações, que:
Ninguém discute que Deus proíbe eu e você, homens, de sairmos de vestido, sapato alto, batom, maquiagem, cabelo longo até a cintura, etc.;
e ninguém discute que Deus proíbe minha esposa e a sua, irmão, de saírem de uniforme e gravata e sapatos apropriados somente a homens, pisando forte, com cabelo parecido com o de recrutas do exército. O máximo que tenho visto de verdadeiros e sinceros crentes (de todas as denominações conservadoras) é respeitosamente dialogarem entre si sobre o que é que exatamente significa "
traje de homem" e "roupa de mulher"

3) Da minha parte, concordo com o Pr. Herb Evans; eu, sempre, somente usei e uso roupas de homem (de homem, mesmo) e, se eu fosse mulher, só usaria vestidos; portanto, eu admiro vários pastores, missionários e crentes em geral com quem eu e Valdenira passamos vários dias com nossas famílias juntas e eu sei, por observação de perto (ou por me dizerem claramente), que, até para, tomarem banho de mar/ lago/ açude/ rio somente longe de descrentes e entre crentes pudicos, os homens sempre usando calças compridas (ou de pescador) e camisas escuras de mangas, e as mulheres sempre usando compridos e largos vestidos com mangas e sem decote. Tudo em tecido razoavelmente grosso e cor escura. Ou em horários/ locais separados. Cito, por exemplo, os brasileiros Dr. Emmanuel Nunes, Missionários Roberto Tully, Agnaldo de Aráujo, e outros; e os não brasileiros Missionários C. Smith, B. Brandt, W. Gordon e M. Sherrouse, os pastores B. Redding e M. O'Neal, e outros. E suas esposas e filhos.

4) Mas tolero igrejas, pastores e crentes em geral, de todas as denominações conservadoras, que concordam com um padrão mínimo aceitável para vestimentas, e que me arriscarei a resumir mais ou menos assim (aceitarei quem me corrija e complemente):

a) Em nenhuma situação as roupas de homens/ mulheres/ adolescentes/ crianças poderão ser cavadas, decotadas, curtas, transparentes, ou justas- reveladoras, tendo aparência da moda do mundo;
b) Nos cultos (mesmo fora do prédio da igreja), homens, rapazes e meninos devem usar camisa com gola e mangas (não camiseta regata), calças compridas (não de trabalho grosseiro) e sapatos sociais; mulheres devem usar sapatos sociais e não devem usar nenhum tipo de calças compridas nem blazers nem gravatas nem bermudas nem shorts, e devem usar vestido (abaixo dos joelhos, não justo, nem com abertura), ou devem usar saia (idem) e blusa de mangas, sem decote, e não reveladora.
c) No dia a dia, fora da igreja e das atividades dela, os homens/ rapazes/ meninos devem usar calças compridas ou bermudões, e camisa com mangas; e, se seus maridos ou pais permitirem, e se as mulheres tiverem paz no espírito quanto a isso, então as mulheres/ moças/ meninas poderão talvez, para a prática de esportes/ andar de moto/ podar árvores altas/ etc., usar não só vestidos e saias, mas também calças compridas, desde que essas sejam extremamente femininas na textura/ cores/ corte, e forem bem frouxas nos quadris e pernas (a ponto, ao ficarmos em pé, um pequeno objeto de ferro enfiado por dentro da cós da cintura cair imediatamente ao chão, por dentro das calças), e todas elas tiverem a área genital coberta por longas blusas ou equivalentes, também bem femininas.



Hélio de Menezes Silva, 2017.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.