Os Perigos dos Relacionamentos Virtuais [via Internet, etc.]



 

Colossenses 3:17: “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

 

     Um pai abatido pela dor, e de coração partido, aproximou-se de mim, após o culto na igreja onde eu havia pregado. Perguntou se podia compartilhar comigo um problema sobre o seu filho, de modo que eu pudesse usar sua história como advertência a outros pais e pessoas jovens.

     Assim como tantos outros pais, ele e a esposa consideravam haver pouco ou nenhum perigo em ter um computador no quarto de dormir do seu filho, com a porta do quarto fechada durante horas, enquanto ele ficava “online”.


     Somente quando [o garoto] chegou aos dezoito anos, foi que os pais descobriram que ele havia se envolvido drasticamente com sites de ocultismo e com pessoas de sites e blogs de relacionamentos, os quais haviam captado o seu interesse e, por fim, a sua lealdade. Esses desgostosos pais se achavam impossibilitados de evitar que o filho, criado num lar cristão, se ligasse aos novos “amigos” que ele havia feito na Internet.

     Este jovem havia estudado numa escola cristã, fora criado numa família [que era] membro fiel e assídua de uma igreja batista independente fundamentalista. Mesmo assim, ele havia se tornado membro de um círculo de amigos “góticos”, agora se vestindo de preto e desdenhando de sua herança cristã. Seus ouvidos haviam ficado surdos aos apelos paternos, para que se arrependesse e voltasse às verdades que lhe foram ensinadas, durante os anos maleáveis de sua formação.




O Monstro Moderno


     “O deus deste mundo” tem disponível, hoje em dia, uma miríade de tentações sedutoras e atraentes, às quais a juventude se torna facilmente vulnerável. Uma das tentações mais fortes e difundidas é a Internet. Algumas décadas atrás, a juventude era alertada contra as máquinas caça-níqueis (?), as boates, os filmes, os jogos de cartas, etc. Mesmo sendo moralmente perigosas, estas coisas se tornam inferiores em significação, quando comparadas aos insidiosos perigos que os adolescentes enfrentam agora, através do computador. O que antes estava disponível somente em lugares muito nocivos para a saúde espiritual, agora está disponível a qualquer garoto de 12 anos, dentro do seu quarto, bastando apenas que ele dê um click no mouse.




Pais Ausentes


     As famílias modernas já não formam uma unidade coesa, conforme antigamente. O estresse e as pressões sobre um lar moderno são multifacetadas. As mães têm posto em inferior prioridade os seus lares, seus maridos e seus filhos em busca de uma carreira profissional. Com tão precioso tempo desperdiçado, a vida se torna inadequada para que ela seja uma esposa e mãe perfeita. (Marcos 3:25). Os pais se estressam ao limite, em suas carreiras profissionais. Obter sucesso e manter sua posição faz com que um pai fique estressado, deixando de ser um marido e pai protetor [da família]. Ficando muito tempo deixados sem supervisão, os jovens se tornam alvo de um fator perigoso, pois sua natureza decaída os tenta a buscarem relacionamentos, entretenimentos e atividades prejudiciais ao seu caráter e à sua alma. Os telefones celulares, as mensagens de texto e a Internet constituem, para uma juventude ingênua, um campo espiritual minado.




Dependência do Grupo


     Um jovem cristão deveria querer ficar sozinho diante do Senhor, como o fazia Daniel, no Velho Testamento, em vez de buscar auto-afirmação e segurança nos companheiros do grupo. (Salmo 1:1). Os relacionamentos virtuais tratam do EGO, sempre que se ministra aos “outros”. Por causa de sua grande popularidade, o intercâmbio virtual tem-se tornado um ímã para os corações jovens. Não envolvido com o mesmo, um jovem pode achar que está por fora do que lhe parece que “todos estão fazendo”.

 


Tudo sobre o EGO


     Narciso era um personagem da mitologia grega, conhecido pela sua beleza. Ele desdenhava os outros, pensando somente em si mesmo. Apaixonou-se pelo próprio reflexo numa lagoa e, não querendo deixar de se extasiar com a própria beleza, ele acabou perecendo ali, transformando-se na flor “narciso”. Seu nome tornou-se um sinônimo de auto-amor e auto-admiração. A fascinação pelo EGO parece ter-se tornado uma força motivadora no envolvimento de muitos jovens, nos relacionamentos virtuais - Tudo sobre o EGO - contrastando com o que a Escritura nos ensina em Marcos 8:34: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”.

     O sincretismo social está fazendo com um grupo o que ninguém desejaria para o seu filho. O relacionamento virtual tenta um jovem a agir, gratuitamente, no sentido de uma vítima ser atacada num e-mail, num blog ou num site de relacionamento. A vítima pode ser uma pessoa, um grupo, uma instituição, comunidade, etc. Os jovens são notórios por serem implacáveis com os que caem em desagrado com o seu grupo particular. Em um trágico exemplo, uma jovem de 13 anos suicidou-se por causa de graves comentários feitos sobre ela, num website. A autora desses comentários disparatados fora simplesmente uma mulher casada, que se fizera passar por uma adolescente.

     O sincretismo social também pode ser chamado “mentalidade do rebanho”, um fenômeno no qual as pessoas abandonam a razão, e até mesmo a moral, para seguirem a multidão. Neste caso, a opinião da multidão mudou sua percepção. Em outras palavras, o rebanho altera a percepção da realidade de uma pessoa.

     Muitos pais do tipo responsável não precisam ver este estudo, para saber que é perigoso para os seus filhos ficarem envolvidos com grupos [de pessoas] sem caráter, fúteis e irresponsáveis. Eles conhecem a 1 Coríntios 15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. Instintivamente, eles sabem que os amigos “insalubres” vão contaminar e corromper os seus filhos. Infelizmente, os jovens não enxergam este perigo contra o qual Paulo nos admoestou, como sendo um sinistro e insidioso perigo deste fenômeno social. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”...

     Em Provérbios 27:19, lemos: “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem”. O Espírito Santo nos mostra que a personalidade maligna é tão contagiosa como letal na comunicação do mal.

     “O grupo” pode alterar o escopo e a percepção moral de uma alma ingênua ainda não embasada na Escritura. [N.T. - Só existe um meio dos jovens e adultos se desviarem do mal: é conhecer bem a Palavra de Deus, a qual é a “lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho”, segundo Salmo 119:105].

Após um certo tempo de exposição e experiência com a turma, torna-se admissível enviar fotos de si mesmo, em vários estados de nudez e discutir assuntos íntimos, lascivos, com uma vulgaridade prazerosa, e aspirar a uma vida de descontração, livre de restrições morais, etc. Depois que a percepção moral é alterada, torna-se compreensível que pais amorosos e pastores preocupados passem a ser vistos pela juventude [transviada] como não razoáveis, obstrucionistas, incomunicáveis e desesperadamente obsoletos. Isso explica por que os jovens, antes felizes e contentes com a sua família, tornam-se desregrados, não cooperativos e descontentes, após terem-se envolvido com a turma. Isto explica porque uma pessoa que perde o favor do “rebanho” vai se tornar motivo de escárnio e até mesmo um “alvo” de vilipêndio, muito embora ela fosse vista favoravelmente, ou, pelo menos, com neutralidade, antes da opinião da turma se voltar contra ela.




Uma vez enviado, para sempre disponível


     O chamado “anonimato” que a Web provê é ilusório. Tudo que for colocado num blog, chat ou website, ficará permanentemente disponível “a quem interessar possa”. Estes itens podem ser arquivados e voltar para embaraçar uma pessoa, muitos anos depois. Observações fúteis e provocativas, fotos, vídeos, etc., têm sido pesquisados pelo pessoal dos “Recursos Humanos” [das empresas empregadoras], anos após terem sido colocados na Internet, podendo se tornar em motivos não mencionados, pelos quais alguém deixou de conseguir um emprego ou promoção e por que alguns perderam suas posições.

 


Ninguém pensa nas consequências


     Os jovens, em particular, são muito impressionáveis, vulneráveis e ingênuos. Suas mentes e emoções, ainda não totalmente desenvolvidas, os tentam a se envolverem nas “excitações” do relacionamento virtual. Na privacidade do seu quarto de dormir, eles não pensam ou quase não pensam nas consequências em compartilhar informações pessoais sobre eles, suas famílias e seus amigos, os quais podem ser apanhados por predadores sexuais, criminosos ou ladrões de identidades. Algumas informações compartilhadas são escandalosas, tais como: “fazer sexo”, das quais, pelo celular ou pela Web, são enviadas imagens de jovens adolescentes, em vários estados de nudez. Outras imagens, mesmo não revelando partes do corpo, são altamente provocantes e sensuais, ficando disponíveis para serem vistas por todos, durante anos.

 


Dependência perigosa?


      O relacionamento virtual provê uma saciedade para o que a chamada “vida normal” não oferece. Interessante é que ele causa dependência. Esta sutil dependência tem afastado muitos da responsabilidade, durante longos períodos de tempo. Em vez de “remir o tempo” (Efésios 5:6), o indivíduo terá gasto muitas horas, deleitando-se com imagens indecentes, chats espiritualmente prejudiciais, blogs, sensualidade e conversações torpes, as quais “não se conformam à imagem de Cristo” (Romanos 8:29), mas, ao contrário, embotam o espírito e a consciência. Muitos que foram levados a gastar incontáveis horas na Web, e por alguma razão já não podem acessar os sites favoritos, experimentam um sentimento de perda idêntico em intensidade ao dos que anseiam pelo fumo, quando tentam abandonar o vício. Esta dependência viola os princípios da 1 Coríntios 6:12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. A compulsão obsessiva de quem está envolvido no relacionamento virtual deixa de ser temporária, para se transformar num hábito pecaminoso.

 


Prejuízo espiritual


     No ambiente moral hodierno, o denominador comum de maior baixeza entre a juventude é o escândalo e a ira. Desse modo, não causa surpresa que suas conversas e interesses sejam espiritualmente nocivos. Deus quer que sejamos sábios: “quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal” (Romanos 16:19). Tragicamente, após horas, dias, semanas e meses de uso dos chats, blogs e websites favoritos, um jovem vai se tornar um “sábio das ruas”, endurecido contra a ainda tênue voz Espírito Santo, tendo ficado exausto e cínico sobre a própria vida. Suas prioridades, interesses e valores morais não serão, certamente, os mesmos do seu pastor ou do seu professor na EBD. Isto poderia explicar por que há tantos adolescentes desligados e principalmente cansados e desdenhosos dos cultos da igreja e do altar familiar.




Calculei o custo?


     Os pais precisam questionar seriamente a necessidade dos seus filhos serem supervisionados no acesso aos telefones celulares e aos computadores. As mensagens de texto, fotos impróprias e conversas fúteis são elementos de liberdade, para os quais os jovens não estão preparados. Alguns jovens ficam enviando textos na escola e durante os cultos, em vez de prestarem atenção às aulas ou permitir que o Senhor fale com eles. A privacidade e a liberdade oferecidas através do celular, do computador e do carro, devem ser para os adultos espiritualmente maduros e responsáveis; não para os filhos imaturos, hedonistas e irresponsáveis. É um enorme desafio conduzir o coração de um filho para Cristo, restringi-lo e conservá-lo na disciplina e admoestação do Senhor. Então, por que deveria um pai complicar tremendamente este desafio, permitindo ao filho um não supervisionado e descontrolado acesso aos telefones celulares e aos computadores? Fazer isso, neste mundo satanicamente controlado, será quase como ensinar o seu filho a nadar, enquanto ele está usando calçados de concreto.




Possíveis linhas de orientação


     Permitam-me sugerir algumas maneiras pelas quais os pais possam ter o controle e supervisão nestas aéreas:


1. - O computador jamais deve ficar no quarto do filho, mas, de preferência, no lugar mais público da casa, como a cozinha ou outra área mais frequentada pelos membros da família. O computador e o laptop devem ficar numa posição em que os transeuntes possam ver, imediatamente, o que está sendo mostrado no monitor.

2. - A nenhum computador para os filhos ou algum outro membro da família deve ser permitida a falta de um software que possa ser regularmente examinado pelos pais, responsáveis ou esposa, o qual revele tudo que tenha sido visto nesse computador.

3. - Uma prestação de contas é crucial. Enviar textos tem se tornado a mania de muitos jovens. Esta obsessão, por causa dos mesmos perigos morais do computador, deveria tornar-se inacessível ou estritamente monitorada.

4. - O software é indispensável, a fim de que seja evitado que a maior parte da pornografia e outros sites questionáveis sejam acessados. Qualquer computador doméstico precisa ser assim equipado. Não existem “provas fúteis”, daí porque a vigilância e a intima supervisão dos computadores continuam sendo necessárias.




Bênçãos versus Maldições


     Costumo comunicar-me com minha filha, no campo missionário, através do computador. Isto supera qualquer correio moroso, o qual exigia semanas e às vezes nem chegava. O acesso às notícias locais e mundiais, de uma variedade de fontes, que chegam quase instantaneamente, é uma bênção maravilhosa e agradável. A habilidade de se encontrar um produto desconhecido ou popular “online”, a um preço módico, economiza muito tempo e esforço. Posso pesquisar desde a supressão teológica da ética à mais venenosa aranha, sem me dar ao trabalho de chegar até uma biblioteca. Posso me manter informado sobre grupos, missionários, ministros e organizações cristãs através de suas “newsletters”. Estas são atuais, sem custo algum. Alguns estão a milhares de milhas de distância, nos países do terceiro mundo e, mesmo assim, posso orar por uma crise que aconteceu há 24 horas apenas. Os computadores provêem imediata acessibilidade a informações, produtos e serviços, de um modo sem paralelo, que a nós até hoje não havia sido disponível. Podemos nos comunicar com amigos, estranhos, sócios e membros da família, instantaneamente, e a milhares de milhas de distância, com um simples click no mouse. Os computadores são uma das maravilhas da nossa era moderna. Oceanos, lagos, rios e lagoas provêem transporte, comércio, belezas cênicas, alimentação e recreação. Contudo eles também nos mostram tsunamis, inundações, afundamento de navios, e almas ressequidas. Armas de fogo provêem alimento para a mesa, caçadas, esportes e armas aos nossos militares. Mas também usamos armas para a caça recreativa e proteção às nossas vidas e propriedade. Mesmo assim, nenhum pai inteligente ou responsável iria permitir um acesso sem controle de suas armas aos seus filhos. Do mesmo modo, devemos reconhecer que, embora a tecnologia do computador nos seja de tremenda ajuda, ela pode se tornar um desastre irremediável para os nossos filhos, e até mesmo para nós adultos. Restrições, controle, supervisão e prestação de contas não são apenas uma boa idéia, para os nossos computadores e telefones celulares, mas uma necessidade. Se um homem justo deve cuidar da vida dos seus animais (Provérbios 12;10), muito mais, zelosamente, não deveríamos cuidar de nós mesmos, de nossa esposa e de nossos filhos?

 

Ron Williams (hesed@kconline.org), reimpresso do Hephzibah Happenings, http://www.hephzibahhouse.org.



Traduzido por Mary Schultze, em 16/01/2010.






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComProximo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.