Dinheiro

[ adaptado de “Acts 17:11 Bible Studies”]

 

----------------------------------------------------------------------------

 

Lucas 16:13  Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Näo podeis servir a Deus e a Mamom.  (Lucas 16:13)

 

Mat 6:19-21  Näo ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladröes minam e roubam;    Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladröes näo minam nem roubam.    Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coraçäo.  (Mateus 6:19-21)

 

 

It is easy enough to "explain away" one or two verses to come to the conclusion we want. But what you are about to read is more than one or two verses. . . Scriptural teaching about money is clear, consistant, and radical. All is required, and the flesh must die to obey.

 

BE CONTENT - WITH YOUR NEEDS BEING MET. BEWARE OF MATERIALISM

 

Heb 13:5  Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Näo te deixarei, nem te desampararei.  (Hebrews 13:5)

 

Ps 37:7,16  Descansa no SENHOR, e espera nele; näo te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.  (Psalms 37:7)

 

  Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.  (Psalms 37:16)

 

Prov 23:4-5  Näo te fatigues para enriqueceres; e näo apliques nisso a tua sabedoria.    Porventura fixarás os teus olhos naquilo que näo é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.  (Proverbs 23:4-5)

 

 

 

THE TEST OF RICHES AND THE TEST OF POVERTY

 

1 Sam 2:7  O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.  (1 Samuel 2:7)

 

Prov 30:8-9  Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; näo me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do päo da minha porçäo de costume;    Para que, porventura, estando farto näo te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, näo venha a furtar, e tome o nome de Deus em väo.  (Proverbs 30:8-9)

 

If poverty is accompanied by physical dangers, prosperity is accompanied with spiritual dangers. God will often move us through both for the purpose of testing us. Will we obey him? Will we place our trust in the Spirit - or the flesh?

 

Phil 4:11-13  Näo digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.    Sei estar abatido, e sei também ter abundáncia; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundáncia, como a padecer necessidade.    Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.  (Philippians 4:11-13)

 

 

 

WILL WE FOLLOW IF JESUS ASKS US TO ENTER POVERTY FOR A SEASON?

 

Mark 10:21-27,31  E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.    Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.    Entäo Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quäo dificilmente entraräo no reino de Deus os que têm riquezas!    E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quäo difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!    É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.    E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?    Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas näo para Deus, porque para Deus todas as coisas säo possíveis.  (Mark 10:21-27)

 

  Porém muitos primeiros seräo derradeiros, e muitos derradeiros seräo primeiros.  (Mark 10:31)

 

Is it likely, that with all of his contacts and experience, that this man would have remained poor for long? And yet he was unwilling to obey Christ with all these advantages, even temporarily.

 

 

LOOSENING YOUR GRIP

 

Acts 2:44-45  E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.    E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.  (Acts 2:44-45)

 

Acts 4:32,34-35  E era um o coraçäo e a alma da multidäo dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.  (Acts 4:32)

 

  Näo havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.    E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.  (Acts 4:34-35)

 

God is calling all of us to let go of our possessions. We may even get to use them in the future if we "loosen our grip". If we do not do this willfully ourselves, God will. It is a sure sign that we are sons. We should thank the Lord when He wrenches a dangerous thing from our hands. Maybe we could even cooperate a little! If we don't, moths, rust, and thieves will do their Jó.

 

A.W. TOZER: "NEVER OWN ANYTHING - GET RID OF THE SENSE OF POSSESSING!"

 

Lucas 14:33  Assim, pois, qualquer de vós, que näo renuncia a tudo quanto tem, näo pode ser meu discípulo.  (Lucas 14:33)

 

Lucas 3:11  E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que näo tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.  (Lucas 3:11)

 

Lucas 6:30  E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, näo lho tornes a pedir.  (Lucas 6:30)

 

 

 

JESUS GIVES INVESTMENT ADVICE . . .

 

Lucas 16:9-11  E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.    Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.    Pois, se nas riquezas injustas näo fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?  (Lucas 16:9-11)

 

 

 

PLAY MONEY

 

Lucas 16:9-12  E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.    Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.    Pois, se nas riquezas injustas näo fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?    E, se no alheio näo fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?  (Lucas 16:9-12)

 

Lucas 14:12-14  E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, näo chames os teus amigos, nem os teus irmäos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que näo suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.    Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,    E serás bem-aventurado; porque eles näo têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreiçäo dos justos.  (Lucas 14:12-14)

 

Mat 6:24  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Näo podeis servir a Deus e a Mamom.  (Mateus 6:24)

 

Lucas 12:33  Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que näo se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde näo chega ladräo e a traça näo rói.  (Lucas 12:33)

 

 

 

HE WHO DIES WITH THE MOST TOYS . . . LOSES!

 

Lucas 12:15-21  E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer näo consiste na abundáncia do que possui.    E propós-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundáncia;    E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Näo tenho onde recolher os meus frutos.    E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;    E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.    Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pediräo a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?    Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e näo é rico para com Deus.  (Lucas 12:15-21)

 

Lucas 16:19-31  Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.    Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;    E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cäes vinham lamber-lhe as chagas.    E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraäo; e morreu também o rico, e foi sepultado.    E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraäo, e Lázaro no seu seio.    E, clamando, disse: Pai Abraäo, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.    Disse, porém, Abraäo: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.    E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós näo poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.    E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai    Pois tenho cinco irmäos; para que lhes dê testemunho, a fim de que näo venham também para este lugar de tormento.    Disse-lhe Abraäo: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.    E disse ele: Näo, pai Abraäo; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.    Porém, Abraäo lhe disse: Se näo ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditaräo, ainda que algum dos mortos ressuscite.  (Lucas 16:19-31)

 

Ps 49:16-19  Näo temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece.    Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará.    Ainda que na sua vida ele bendisse a sua alma; e os homens te louvaräo, quando fizeres bem a ti mesmo,    Irá para a geraçäo de seus pais; eles nunca veräo a luz.  (Psalms 49:16-19)

 

Ecc 5:10-15  Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundáncia nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.    Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?    Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico näo o deixa dormir.    Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano;    Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mäo.    Como saiu do ventre de sua mäe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mäo.  (Ecclesiastes 5:10-15)

 

Prov 11:4,28  De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte.  (Proverbs 11:4)

 

  Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdeceräo como a folhagem.  (Proverbs 11:28)

 

 

 

MONEY AS AN INSULATION FROM GOD

 

Christians hope in Eternal Security, and God would have us give up "Carnal Security" to get it. The flesh wants the security of money. It wants to be in control, to be master, to "be god". So we dream of and cling to money because we don't want to be totally dependent on God. . .

 

Jó 31:24-25,28  Se no ouro pus a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha confiança;    Se me alegrei de que era muita a minha riqueza, e de que a minha mäo tinha alcançado muito;  (Jó 31:24-25)

 

  Também isto seria delito à puniçäo de juízes; pois assim negaria a Deus que está lá em cima.  (Jó 31:28)

 

 

 

ENCORE, ENCORE!

 

C.S. Lewis writes in Perelandra, "This itch to have things over again, as if life were a film that could be unrolled twice or even made to work backwards . . . was it possibly the root of all evil? No: of course the love of money was called that. But money itself - perhaps one valued it chiefly as a defense against chance, a security for being able to have things over again, a means of arresting the unrolling of the film."

 

Eze 28:2-10  Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coraçäo se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e näo passas de homem, e näo és Deus, ainda que estimas o teu coraçäo como se fora o coraçäo de Deus;    Eis que tu és mais sábio que Daniel; e näo há segredo algum que se possa esconder de ti.    Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.    Pela extensäo da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coraçäo por causa das tuas riquezas;    Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coraçäo, como se fora o coraçäo de Deus,    Por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as naçöes, os quais desembainharäo as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharäo o teu resplendor.    Eles te faräo descer à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares.    Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e näo Deus, na mäo do que te traspassa.    Da morte dos incircuncisos morrerás, por mäo de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS.  (Ezekiel 28:2-10)

 

 

 

WHAT IN THE WORLD IS WRONG WITH THE TELEVANGELISTS?

 

1 Thes 2:5   Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha;  (1 Thessalonians 2:5)

 

2 Cor 2:17   Porque nós näo somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.  (2 Corinthians 2:17)

 

1 Tim 6:5-9   Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.    Mas é grande ganho a piedade com contentamento.    Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.    Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.    Mas os que querem ser ricos caem em tentaçäo, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdiçäo e ruína.  (1 Timóteo 6:5-9)

 

1 Tim 6:10-12   Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.    Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidäo.    Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissäo diante de muitas testemunhas.  (1 Timóteo 6:10-12)

 

 

 

THE NOBILITY OF POVERTY?

 

Tiago 1:9-11  Mas glorie-se o irmäo abatido na sua exaltaçäo,    E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.    Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.  (Tiago 1:9-11)

 

 

 

 

THE RISKS OF WEALTH . . .

 

Mark 4:18-19  E outros säo os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra;    Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambiçöes de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.  (Mark 4:18-19)

 

Lucas 8:14  E a que caiu entre espinhos, esses säo os que ouviram e, indo por diante, säo sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e näo däo fruto com perfeiçäo;  (Lucas 8:14)

 

Lucas 9:25  Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?  (Lucas 9:25)

 

 

 

THE PROSPERITY "FAT CATS" BITE THE DUST . . .

 

Many of us have been fervently praying that God would turn the Church upside down and vigorously shake it (Heb 12:25-29). When this happens, those who love money and have lost their grip on the truth will be the first to fall. [This was written back in 1991]

 

1 Cor 4:8-21   Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco!    Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pós por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.    Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.    Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e näo temos pousada certa,    E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mäos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;    Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.    Näo escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados.    Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, näo teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.    Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.    Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.    Mas alguns andam ensoberbecidos, como se eu näo houvesse de ir ter convosco.    Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e entäo conhecerei, näo as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder.    Porque o reino de Deus näo consiste em palavras, mas em poder.    Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidäo?  (1 Corinthians 4:8-21)

 

Tiago 5:1-3,5  Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós häo de vir.    As vossas riquezas estäo apodrecidas, e as vossas vestes estäo comidas de traça.    O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.  (Tiago 5:1-3)

 

  Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos coraçöes, como num dia de matança.  (Tiago 5:5)

 

Jer 5:27-29.  Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estäo cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram;    Engordam-se, estäo nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; näo julgam a causa do órfäo; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados.    Porventura näo castigaria eu por causa destas coisas? diz o SENHOR; näo me vingaria eu de uma naçäo como esta?  (Jeremiah 5:27-29)

 

 

 

ADVICE ON SECURITY INVESTING

 

1 Tim 6:17-19   Manda aos ricos deste mundo que näo sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;    Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;    Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.  (1 Timóteo 6:17-19)

 

Lucas 12:29-34  Näo pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e näo andeis inquietos.    Porque as naçöes do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.    Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos seräo acrescentadas.    Näo temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.    Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que näo se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde näo chega ladräo e a traça näo rói.    Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coraçäo.  (Lucas 12:29-34)

 

1 Tim 6:8-10   Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.    Mas os que querem ser ricos caem em tentaçäo, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdiçäo e ruína.    Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.  (1 Timóteo 6:8-10)

 

Jer 9:23-24  Assim diz o SENHOR: Näo se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; näo se glorie o rico nas suas riquezas,    Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.  (Jeremiah 9:23-24)

 

 

 

NOW YOU KNOW . . . .

 

1 John 3:16-18  (2 Cor 8:9)  Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmäos.    Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmäo necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?    Meus filhinhos, näo amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.  (1 John 3:16-18)

 

Lucas 12:47-48  E o servo que soube a vontade do seu senhor, e näo se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;    Mas o que a näo soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.  (Lucas 12:47-48)

 

Prov 28:20  O homem fiel será coberto de bênçäos, mas o que se apressa a enriquecer näo ficará impune.  (Proverbs 28:20)

 

Rev 3:17-19  Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e näo sabes que és um des-graçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;    Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e näo apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.    Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.  (Apocalipse 3:17-19)