Doug Batchelor
http://www.amazingfacts.org/media-library/book/e/63/t/the-christian-and-alcohol.aspx
Os
testes mostram que, após a ingestão de três garrafas de cerveja, há uma média
de 13 por cento de perda de memória. Depois de tomar apenas pequenas
quantidades de álcool, digitadores treinados foram testados e seus erros
aumentaram 40 por cento. Apenas 1 onça (28 gramas [menos que 2 colheres de
sopa]) de álcool aumenta o tempo necessário para tomar uma decisão em quase 10
por cento; dificulta a reação muscular em 17 por cento; aumenta os erros devido
à falta de atenção em 35 por cento. -Paul Harvey
É biblicamente permitido a um crente beber álcool?
Em caso afirmativo, quanto?
Este assunto controverso tem provocado muitas opiniões apaixonadas entre os
crentes. Por quê? A Palavra de Deus está em silêncio ou, de qualquer forma, é
pouco clara sobre o álcool?
Eu considero que a Bíblia não é de forma alguma ambígua quando fala sobre o
álcool e como este se relaciona com os seguidores de Deus. Espero que o
presente estudo lhe auxilie na formação de suas próprias conclusões baseadas na
Bíblia sobre este importante assunto.
Entre
os crentes, há dois campos principais de pensamento sobre este tema sensível. O
primeiro grupo argumenta que o próprio Jesus bebia vinho e, uma vez que o
crente é um seguidor de Cristo, como pode esse [beber] ser proibido? E,
geralmente, eles acrescentam, com um ar moderado: "mas, mesmo assim, a
bebida não deve dar-se em excesso."
Em seguida, há a outra posição: O álcool é uma droga viciosa e destrutiva
que nenhum crente sincero deve usar em qualquer grau [quantidade].
Naturalmente, entre estes dois polos diametralmente opostos, existem inúmeras
variações de opiniões. Neste pequeno estudo, eu possivelmente não consiga
abordar toda a gama de perspectivas. Por isso, usando as Escrituras e o senso
comum, tentarei ficar dentro dos princípios fundamentais.
Para ser justo, vou afirmar desde o início que estou firmemente no campo não
fermentado! Eu acredito que as referências bíblicas para o uso do vinho de
Jesus são da variedade de suco de uva.
Mas antes que os apreciadores de vinho joguem este livro de lado, você deve
isso a si mesmo – me ouvir. Venho da posição de alguém que cresceu
frequentemente bebendo vinho ou cerveja no jantar -- eu até mesmo produzi minha
própria cerveja e uma vez fiz vinho. Mas eu nunca fui um alcoólatra, por isso a
minha posição não é o resultado de uma reação exagerada a partir de um triunfo
limpo e sóbrio.
Vamos
começar com uma definição. Existem muitas formas deste composto chamado álcool.
No entanto, não há dúvidas de que todos eles são classificadas como venenos –
toxinas para o corpo humano. O álcool encontrado em bebidas como cerveja, vinho
e conhaque é o etanol (C2H5OH), um líquido transparente, altamente
inflamável, que tem um sabor ardente e um odor característico.
O que acontece quando se consome esse tipo de álcool? Pois bem, a morte ocorre
geralmente, se a concentração de etanol no sangue for superior a
aproximadamente cinco por cento! Mas, mesmo para aqueles que usá-lo com
moderação, as mudanças de comportamento imediatas, perturbações da visão e
perda de consciência pode ocorrer em concentrações mais baixas. Isso é
interessante, não é? Isso é exatamente o mesmo efeito que outras drogas
ilícitas, como a heroína, e até mesmo a maconha, têm sobre aqueles que usam essas
substâncias. Eu duvido que existam quaisquer igrejas cristãs que permitiriam o
uso dessas drogas mesmo que seja numa programação social ocasional; ou até
mesmo para "acalmar os nervos" antes de dormir. Há alguma razão, para
evitar, que o álcool não seja incluído nesta lista de drogas?
A palavra
"vinho" na Bíblia, por vezes, refere-se ao suco de uva novo ou
fresco; outras vezes, é usado para descrever o produto envelhecido ou
fermentado contendo a droga álcool. Os tradutores nunca usaram o termo
"suco de uva". No texto hebraico, os escritores usam palavras
diferentes para distinguir entre os dois. A palavra tîyrôsh é usado para novo
vinho não fermentado, e yayin é geralmente usado para o vinho fermentado, mas
houve algumas exceções (Isaías 16:10).
10 E fugiu a alegria e o regozijo do campo
fértil, e nas vinhas não se canta, nem há júbilo algum; já não se pisarão as
uvas nos lagares. Eu fiz cessar o júbilo.
No entanto, no Novo Testamento, apenas uma palavra grega é usada para descrever
tanto suco de uva fermentado como suco de uva fresco: oinis. Mas isso não deve
ser um problema. Compreendendo o contexto da palavra numa passagem, o
significado apropriado geralmente aparecerá. Então, a menos que a passagem diga
vinho velho ou novo (como em Lucas 5: 37-39), o contexto, muitas vezes, nos
dirá que tipo de suco de uva está sendo descrito.
Um exemplo simples ocorre em Marcos 2:22: " 22
E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo
rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve
ser deitado em odres novos." (ACF). Obviamente, o novo vinho seria
o do tipo fresco não fermentado.
Além disso, no Antigo Testamento, em Isaías 65: 8, lemos: " 8 Assim diz o
SENHOR: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o
desperdices, pois há bênção nele, ..."
fica claro em ambas as passagens que o vinho novo é simplesmente o suco de uva.
O
todo da Escritura é claro e inflexível contra o consumo de álcool, mas a
natureza humana olhará para qualquer ambiguidade textual como uma
"brecha" para justificar o consumo de álcool.
Um exemplo desse raciocínio é o casamento em Caná, onde Jesus transformou água
em vinho. " 9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho
(não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado
a água), chamou o mestre-sala ao esposo,10 E disse-lhe: Todo
o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então
o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho."(João 2: 9, 10)!.
Aqueles que apoiam a ingestão de álcool sugerem que este vinho deve ter sido
alcoólico, afinal de contas era um casamento, e todo casamento tem vinho
[alcoólico], certo? Mas vamos fazer uma pausa para considerar as implicações.
Havia seis potes para Jesus encher, e cada um deles suportariam de 20 a 30
galões [72 a 108 litros cada pote]. Isto dá um total de até 6 vezes 30 = 180
galões [648 litros] de bebida!
Será que devemos acreditar que Jesus fez 648 litros de uma droga destrutiva --
o suficiente para embebedar a todos os hóspedes e dar início a esse novo
casamento com pessoas com os lábios soltos e pés descontrolados? Na verdade,
Ele teria agido contra a Sua própria Palavra! (Habacuque 2:15; Lc 12:46;
Efésios 5:18).
Hc 2:15 Ai
daquele que dá de beber ao seu companheiro!
Ai de ti, que adicionas à bebida o teu furor, e [o] embebedas para ver a sua nudez!
Lc 12:46 Virá
o senhor daquele servo no dia em que [o] não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á,
e lhe dará a sua parte com os infiéis.
Ef 5:18 E
não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do
Espírito;
Se abordarmos esta passagem apoiados no todo da Escritura, devemos certamente
chegar à conclusão de que Jesus fez vinho não fermentado, e o mestre da festa
elogiou o noivo pela sua qualidade pura. (João 2: 4, 6, 10. Veja também Marcos
1:24, 2 Samuel 16:10).
Jo 2:4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é
chegada a minha hora. ACF2007
Jo 2:6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos
judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. ACF2007
Jo 2:10 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o
inferior; mas tu
guardaste até agora o bom vinho. ACF2007
Mc 1:24 Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste
destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. ACF2007
2Sm 16:10 Disse, porém, o rei: Que
tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora deixai-o amaldiçoar; pois o SENHOR lhe
disse: Amaldiçoa a Davi; quem pois diria: Por que assim fizeste? ACF2007
Há
também passagens na Escritura que à primeira vista podem levar uma pessoa a
pensar que beber um pouco de vinho fermentado, com moderação, pode ser
biblicamente tolerado. Nas próximas seções, vamos abordar alguns dos versos que
às vezes são interpretados para aprovação do vinho fermentado, quando na
verdade eles não fazem nada do tipo.
" E aquele
dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas,
e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma;
come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;"(Deuteronômio
14:26).
A frase "bebida forte" é traduzida da palavra shekar. A Shekar é
condenado por Salomão como uma "
alvoroçadora " (Provérbios 20: 1).
Pv 20 (ACF2007) 1 O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que
neles errar nunca será sábio.
E Isaías pronuncia um ai sobre aqueles que "correm atrás de bebida
forte (shekar)" (Isaías 5:11).
11 Ai dos que se
levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até
que o vinho os esquente!
A bebida forte também foi proibida aos sacerdotes (Levítico 10: 9-11)
9 Não bebereis
vinho nem bebida forte, nem tu nem teus
filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais;
estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;10
E para fazer diferença entre o santo e o
profano e entre o imundo e o limpo,11
E para ensinar aos filhos de Israel todos
os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moisés.
e também aos nazireus (Números 6: 2-4; Juízes 13: 3-5).
Nm 6:2-4 2
Fala aos filhos de Israel, e
dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de
nazireu, para se separar ao SENHOR,
3 De vinho e de bebida forte se apartará;
vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma
beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá. 4 Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa
alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas. ACF2007
Jz 13:3-5 3 E o
anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens
concebido; porém conceberás, e terás um filho. 4 Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte,
ou comer coisa imunda. 5 Porque eis
que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o
menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a
Israel da mão dos filisteus. ACF2007
Então, como poderia Deus condenar tão claramente o uso de
"bebida forte" em algum lugar na Bíblia, e, contudo, aprová-lo em
outro lugar? Assim como a palavra yayin ("vinho"), shekar é um termo
genérico que pode se referir tanto a uma bebida alcoólica, como mencionado
acima, quanto a uma bebida doce, não fermentada, como é indicado em Isaías 24: 9.
9 Com
canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem.
Shekar também é definido pelo The Popular
and Critical Bible Encyclopedia ( A Enciclopédia Bíblica Popular e
Crítica) como: "O vinho doce ou xarope. Shechar, gostoso, bebida sacarina
ou xarope doce, açúcar especial ou mel da tamareira ou da palmeira
"ou" vinho de tâmara ou vinho de palma em seu estado fresco e não
fermentado." Na verdade, "açúcar" e
"cidra" são derivados do “shekar”. Portanto, uma vez que “shekar” pode
significar tanto uma bebida não fermentada doce ou uma bebida inebriante,
devemos interpretar a palavra de acordo com o contexto do versículo. Será que
Deus incentivaria o uso do dinheiro do dízimo para comprar uma bebida que
provoca embriaguez, problemas de saúde e diminuição das capacidades morais? A
única conclusão razoável é que este versículo está se referindo à bebida
“vinho-de-palma doce” em seu estado fresco e não fermentado.
Mesmo que alguém se recuse a aceitar essa tradução da palavra, tenha em mente,
o versículo de Deuteronômio 14:26 nunca lhes diz que é bom beber esta bebida.
Pelo contrário, a passagem está se referindo a forma como eles deveriam
transportar as ofertas para apresentar ao Senhor, quando viajavam longas
distâncias. Moisés estava recomendando que eles carregassem o dinheiro com
eles, em vez de transportar as ofertas de animais, grãos e vinho por longas
distâncias. Quando eles chegassem, deveriam comprar o que eles precisassem para
as ofertas. Os sacrifícios de animais poderiam ser comidos, mas eles foram
ordenados a derramar as libações no terreno. "
7 E a sua libação será a quarta parte de
um him para um cordeiro; no santuário, oferecerás a libação de bebida forte ao
SENHOR." (Números 28: 7).
Alguns
argumentam que, se Jesus tomou vinho [alcoólico] na Última Ceia, e até mesmo
usou isso como um símbolo de Seu sangue purificador, então como, beber um pouco
de vinho, mesmo que apenas casualmente, pode estar errado? Na verdade, as
próprias sementes do Novo Testamento foram regadas com o vinho da Última Ceia.
Não há nenhuma objeção de que Jesus usou vinho na Última Ceia, porém um erro é
supor que o vinho era de variedade fermentada.
" 28 Porque
isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para
remissão dos pecados.29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da
vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai."
(Mateus 26: 28-29, grifo meu).
Na verdade, aqui Jesus usa o novo vinho como um símbolo de sua nova aliança com
o Seu povo. Jesus chama também o vinho de "fruto da videira". No
entanto, depois que o vinho passa pelo processo de fermentação, ele não é mais
o fruto da videira assim como o iogurte não é o fruto de uma vaca.
Além disso, também sabemos que a Páscoa era para ser livre de todas as formas
de fermento (Êxodo 12:19)
19 Por sete dias
não se ache nenhum fermento nas vossas casas;
porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de
Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.
[não podia haver absolutamente nada fermentado na casa de nenhum israelita].
A fermentação do suco de uva se procede de maneira idêntica da fermentação do
pão! Se o pão era para ser livre de fermento, que é um tipo de pecado, então
podemos ter certeza de que o vinho, um símbolo do sangue de Jesus, usado na
Última Ceia também estaria livre do veneno do álcool. O sangue sem pecado e
perfeito de Jesus jamais seria simbolizada por um vinho velho corrupto e
putrefato.
Jesus comparou seus ensinamentos puros a um vinho novo saudável (Mateus 9:17).
17 Nem se deita
vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e
os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se
conservam
Na verdade, todas as doutrinas corrompidas são comparadas ao vinho fermentado
da Babilônia! A Babilônia foi identificada como um lugar "com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na
terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação " (Ap 17: 2).
Outro exemplo: " 8 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a
porção das iguarias do rei [da Babilônia], nem com o vinho que ele
bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar."
(Daniel 1: 8).
Os
Fariseus frequentemente acusam Jesus de ser um beberrão, beberrão e comilão
[glutão]. Eles também disseram que ele tinha um demônio e blasfemou contra
Deus, entre outras coisas. Sabemos que Ele não era um glutão ou um blasfemo
possuído por um demônio! Portanto, se o fato dele ser blasfemo e possuído por
um demônio não é verdade, por que deveríamos supor que nosso Senhor era um
beberrão, como indicado pelos fariseus, um grupo de adversários dos mais
declarados de Jesus conhecido por sua teologia questionável?
Eles estavam apenas contrastando Seu estilo de vida com a austeridade de João
Batista, um Nazireu praticante, que se absteve de qualquer coisa da vinha e
comia gafanhotos e mel silvestre (Números 6: 3; Lucas 7: 33-34; Lucas 1:15;
João 8 : 48-52; Marcos 2: 7; Mateus 3: 4).
Nm 6:3 De vinho
e de bebida forte se apartará; vinagre de
vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de
uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.
ACF2007
Lc 7:33-34 33 Porque veio João
o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio; 34 Veio o Filho do
homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. ACF2007
Lc 1:15 15 Porque será
grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio
do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
Jo 8:48-52 48 Responderam, pois, os
judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens
demônio? 49 Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu
Pai, e vós me desonrais. 50 Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue. 51 Em verdade, em
verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. 52 Disseram-lhe, pois,
os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu
dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. ACF2007
Mc 2:7 Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar
pecados, senão Deus? ACF2007
Mt 3:4 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em
torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. ACF2007
Quando Jesus estava, sedento, pendurado na cruz, soldados romanos lhe
ofereceram vinho fermentado misturado com mirra. Mas assim que Jesus provou e
reconheceu que era fermentado, Ele recusou. Se Jesus recusou esta bebida até
mesmo quando Seu corpo estava atormentado com uma extraordinária sede, porque
Ele teria bebido vinho de forma corriqueira (Mateus 27:34)? [Nota do Tradutor: o autor se enganou, devia ter usado outro
versículo: 23 E deram-lhe a beber vinho
com mirra, mas ele não o tomou. ACF2007]
34 Deram-lhe a
beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.
(E indo mais ao ponto, por que então deveríamos?)
A
primeira referência ao vinho se encontra em Gênesis quando Noé, após o dilúvio,
criou o original suco de uva fermentado. "Então ele bebeu do vinho e ficou
bêbado, e ficou descoberto em sua tenda" (Gênesis 9:21).
21 E bebeu
do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
O registro triste é que Noé bebeu e tropeçou com a sua nudez e vergonhosamente
se expôs a seus filhos. Esta primeira experiência com uma nova droga terminou
com uma dura maldição caindo sobre a posteridade de Noé.
Lot também bebeu, e ele foi, portanto, facilmente seduzido a ter relações
incestuosas com suas filhas. " 33 E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a
primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou,
nem quando se levantou."(Gênesis 19:33).
Os descendentes dessa relação tornou-se as nações de Moabe e Amom, os inimigos
mortais do povo de Deus. E não há falta de evidência hoje que o álcool muitas
vezes leva à imoralidade sexual, tais como o adultério, estupro e incesto.
Depois, há a experiência infame quando os filhos de Israel beberam álcool, se
despiram e adoraram um bezerro de ouro (Êxodo 32:6,25). Esta "igreja
social" fermentada terminou em um massacre horrível.
Ex 32:6 E no
dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas
pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a
folgar. ACF2007
Ex 32:25 E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque
Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos, ACF2007
Amom, outro bebedor, e filho de Davi, estuprou sua meia-irmã Tamar. Devido a
esse ato incestuoso, ele perdeu a vida nas mãos de seu irmão enfurecido quando
embriagado (2 Samuel 13:28).
28 E Absalão
deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom
estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis;
não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede
valentes.
Estes são apenas alguns exemplos. Para saber mais sobre as terríveis
consequências que envolvem álcool na Bíblia, olhe para 2 Samuel 13:28, Jó 1:
13-19.
2Sm 13:28 E
Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de
Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis;
não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede
valentes. ACF2007
Jó 1:13-19 13 E sucedeu um
dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de
seu irmão primogênito, 14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; 15 E deram sobre eles os sabeus, e
os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para
trazer-te a nova. 16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus
caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei
para trazer-te a nova. 17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando
os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos
feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 18 Estando ainda
este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo
e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, 19 Eis que um grande vento
sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os
jovens, e morreram; e só eu escapei para
trazer-te a nova. ACF2007
Na verdade, quando se considera o registro bíblico sobre bebida fermentada,
você tem que se perguntar por que algum crente genuíno argumentaria em sua
defesa?
A
palavra "woe (ai)" não é usado de maneira comum hoje no vernáculo
Inglês. A palavra significa profunda aflição ou miséria, originária de tristeza
e / ou miséria. A Bíblia é encontrada usando esta palavra em muitos lugares
diferentes; Não surpreendentemente, o uso de álcool é muitas vezes a razão pela
qual a palavra é usada!
" 11 Ai dos
que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite,
até que
o vinho os esquente!"(Isaías 5:11).
(Provérbios 23: 29-30)."29 Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as
pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os
olhos vermelhos? 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam
buscando vinho misturado".
(Habacuque 2:15) " 15 Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que
adicionas à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!".
Será que o crente precisa de mais condenação do consumo de álcool do que este?
Uma regra muito seguro e simples para estas questões é: "Em caso de
dúvida, não faça!"
"20 Porque fostes
comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso
espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6:20).
Da doença hepática às úlceras, à demência, uma lista quase interminável de
problemas de saúde tem sido associada ao consumo de álcool.
O álcool (também “etanol”) é uma toxina que afeta gravemente o sistema nervoso
central quando ingerido. A maioria das pessoas sabe que, mesmo moderado
"beber socialmente" destrói as células do cérebro.
Se uma pessoa mantém um pequeno gole de uísque em sua boca por cerca de
dez minutos, várias partes do interior de sua boca ficará empoladas. [Depois,]
se você ficar com os olhos vendados e provar diversas bebidas; por exemplo,
água, vinagre, ou leite, você descobrirá que elas são incapazes de serem
distinguidas uma da outra. Esta experiência demonstra a certeza de que o álcool
não é apenas um violento irritante, mas também um narcótico.
Acho que até o maior defensor de álcool deve admitir honestamente que o seu
consumo certamente não glorifica a Deus em seu corpo; em vez disso, ele destrói
lentamente o corpo e a mente, o que é uma clara violação do sexto mandamento.
Assim como o cigarro é suicídio a prestações, desse mesmo modo é álcool, que é
um dos principais ceifadores de vidas nos Estados Unidos.
Considere também que há uma seleção quase infinita de outras coisas boas para
beber, que alimentam o corpo e a mente. Então, por que algum crente se exporia
dessa forma, arriscando sua saúde, seu testemunho, sua família e sua vida
eterna [o tradutor crê que o verdadeiro crente pode perder galardões e
receber disciplina, mas nunca perde sua vida eterna], ao argumentar
em defesa desta substância destrutiva?
Abraham
Lincoln disse: "Bebida é um câncer na sociedade humana, devorando seus
sinais vitais e ameaçando a sua destruição." Tanta devastação é causada
pelo álcool em nossas comunidades, nas estradas e nas casas, que esta não é uma
declaração ousada ou surpreendente . Na verdade, mesmo se a Bíblia ficasse em
silêncio sobre o assunto, as lições objetivas de devastação de mil anos de
história ainda seria cristalina. Mas as escrituras dizem muito.
"29 Para
quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as
queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?30 Para os que se demoram
perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.31 Não olhes para o vinho
quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.32 No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.33 Os teus olhos
olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.34 E serás como o que
se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.35 E dirás:
Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí
então beberei outra vez."(Provérbio 23: 29-35)?.
E Jeremias disse que Deus faria "garrafas de vinho" livremente
disponíveis para destruir a nação (Jeremias 13: 12-15)
12 Portanto,
dize-lhes esta palavra: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Todo o odre se
encherá de vinho; e dir-te-ão: Porventura não sabemos nós muito bem que todo o odre se encherá de
vinho?13 Mas tu dize-lhes: Assim diz o SENHOR: Eis que eu encherei
de embriaguez a todos os habitantes desta terra, e aos reis da estirpe de Davi, que
estão assentados sobre o seu trono, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todos
os habitantes de Jerusalém.14 E fá-los-ei em
pedaços atirando uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos,
diz o SENHOR; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que
não os destrua.15 Escutai, e inclinai os ouvidos; não vos ensoberbeçais;
porque o SENHOR falou:
Como
isso é verdade em nosso próprio país, com a publicidade dirigida a nossos
cidadãos mais jovens e mais vulneráveis?
É de admirar que com uma nação consumida pela falsa alegria do álcool, ela
incentive o consumo até mesmo para os mais jovens? Há forte evidência de apoio
ao uso generalizado de álcool e a onda de crimes cometidos por jovens adultos,
e até mesmo crianças. (Você sabia que existem 3,3 milhões de consumidores
problemáticos em escolas de ensino médio somente nos Estados Unidos?)
Miquéias também advertiu sobre mentira e falsos profetas que toleram
vinho e bebida forte (Miquéias 2:11).
11 Se houver
alguém que, andando com espírito de falsidade, mentir, dizendo: Eu te
profetizarei sobre o vinho e a bebida forte; será esse tal o profeta deste
povo.
Hoje, eles ainda ensinam "moderação" com o álcool, mas a história tem
mostrado que a moderação com uma droga que vicia é impossível.
" 21 Bom é não comer carne, nem
beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se
enfraqueça. "(Romanos 14:21).
Porque uma de cada sete pessoas que bebem vinho vai se tornar um bêbado- ou
alcoólatra problemático [prejudicando seriamente sua saúde, profissão,
casamento, filhos, talvez levando a acidentes fatais ou ao suicídio ou
problemas mentais], como pode um crente apoiar uma indústria que incentiva mais
pessoas a tropeçar que qualquer outra substância legal?
De acordo com Zig Ziglar, as autoridades sabem que aproximadamente uma de cada
dezesseis pessoas que uma vez venham a beber uma bebida de forma social irá se
tornar um alcoólatra! Você ainda daria um passo para um avião se você soubesse
que havia 1 chance em 16 de que ele iria falhar e acabar com a sua vida? (Na
verdade, as chances de um avião comercial deixar de funcionar são
aproximadamente de uma em um milhão, mas mesmo com essas probabilidades,
algumas pessoas não voam de avião. No entanto, muitas dessas mesmas pessoas
irão tomar uma bebida!)
Considere este outro fato bem conhecido: Nas próximas 24 horas, o álcool será
responsável por quase metade [!!!] de todos...
§ ... os homicídios.
§ ... as pessoas que vão morrer na
estrada.
§ ... as pessoas que vão dar entrada no
hospital.
§ ...
as pessoas que serão encarcerados na cadeia ou presídio.
§ ... as pessoas que vão ser presas por
violência doméstica.
§ ... os bebês que vão nascer com
defeitos congênitos.
Além disso, o álcool merece uma menção por ser responsável por um quarto de
todos os suicídios [!!!].
Fica bastante claro, a partir dessas estatísticas terríveis, que qualquer
cidadão de mente clara, especialmente a mente cristã, sentiria uma convicção
profunda a evitar uma droga que é responsável por uma onda de verdadeira
miséria para cada cultura que toca. Se realmente amamos nosso irmão e nosso
Deus, como, então, podemos defender o consumo de álcool em qualquer grau? Paulo
disse que não iria comer carne ou beber vinho, nem fazer qualquer coisa que
causasse ofensa a um irmão (Romanos 14:21).
21 Bom é não comer carne, nem
beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se
enfraqueça.
Com tantos alcoólatras lutando para se salvar de seus vícios, nunca devemos fazê-los
tropeçar novamente por sermos ainda um pouco inconsistente em nosso exemplo.
" 7 Sujeitai-vos,
pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4: 7).
Também é um fato bem documentado que beber, mesmo a menor quantidade de álcool,
prejudica os reflexos e enfraquece as inibições normais.
Simplificando: o álcool reduz a determinação de um crente resistir à tentação.
[Nota do Tradutor:
Suponhamos que 200 de ml C2H5OH reduzem 100% dos reflexos e das
inibições normais, e destroem 10% do cérebro e do fígado;
então, 100 ml reduzem 50% reflexos +inibições e destroem 5% cérebro+fígado;
mesmo os "poucos" 20 ml (2 colheres de sopa?) reduzem 10%
reflexos+inibições e destroem 1% cérebro+fígado]
Por que algum crente desejam facilitar para o diabo os capturar? Muitos homens
e mulheres [mesmo se dizendo"crentes" têm dito "eu garanto que
sou imune ao perigo e ao diabo, eu garanto que posso e irei me controlar, sei
brincar com o fogo sem me queimar, sei flertar com o diabo e o álcool mas parar
a tempo", e] têm acordado depois de uma noite, batizados por alguns copos
de vinho ou garrafas de cerveja, e descobrem que violaram o Sétimo Mandamento
(não adulterarás) e para sempre marcaram suas vidas e reputações.
É por isso que Pedro nos cobra: "8 Sede sóbrios; vigiai; porque
o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a
quem possa tragar;"(1 Pedro 5: 8).
O diabo já está decidido a ganhar-nos! Não vamos facilitar para ele, diluindo
com álcool a nossa resistência que Deus nos deu!
Lembre-se, mesmo quando Jesus estava pendurado na cruz, com sede aguda, Ele se
recusou a beber o vinho que lhe ofereceram. "
23 E Lhe davam a beber vinho tendo sido
misturado com mirra; [1] Ele, porém, não o
tomou.."(Mar 15:23).
Com o resgate do planeta [todos os seres humanos] em jogo, [mesmo se C2H5OH
não fosse de modo nenhum e em situação nenhuma moralmente mal visto pelo Deus
Triúno] Jesus não iria arriscar que sua capacidade de julgar e discernir fosse
prejudicada ao receber mesmo um gole de vinho, o que poderia fazer de Seu
sofrimento por nós um pouco mais suportável. Será que Ele espera menos de nós?
O
grande médico canadense Sir William Osler estava, um dia, lecionando sobre o
álcool. "É verdade", perguntou um aluno, "que o álcool faz com
que as pessoas façam algumas coisas de maneira melhor?"
"Não", respondeu Sir William. "Isso só os deixa com menos
vergonha por fazê-las pior."
Os crentes que bebem álcool têm manchado seus testemunhos para o mundo bem como
para os [seus irmãos da sua] da igreja. E os que são mais feridos por esses
testemunhos comprometidos são as crianças.
Certamente, deve ser confuso para as crianças ver suas mães ou pais orando, e
em seguida ir tomar umas cervejas. Jesus condenou essa hipocrisia com linguagem
bastante dura: " 6 Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que
crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de
azenha, e se submergisse na profundeza do mar." (Mateus 18: 6).
Um pai ansioso se aproximou de seu pastor e disse: "Pastor, converse com
meu filho sobre a bebida. Ele chegou em casa ontem a noite e caiu esparramado
no chão tão bêbado que nem podia se levantar. Sua mãe passou o resto da noite
chorando".
"Por que você mesmo não conversa com o seu filho?" questionou o
pastor.
Mas o pai disse: "Pastor, eu não posso falar com meu filho sobre isso,
porque eu sou o culpado. Eu queria que ele fosse um homem ["cabra
macho", como se diz no Nordeste], então eu lhe dei o seu primeiro copo de
bebida ["a medida de um diácono", como dizem os crentes que bebem].
Eu nem sonhava que ele um dia se tornaria um bêbado. Por favor, fale com o meu
menino. Eu não posso falar com ele."
É um fato triste que, através der toda esta nação, muitos pais e mães estão
revivendo exatamente este mesmo cenário.
Somos ordenados a "17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos
receberei; "(2 Coríntios 6:17).
Mas quando um crente começa a beber álcool, ela demonstra que não é separado
das coisas mundanas.
Muitos crentes, então, se perguntam por que Deus não os usa mais para fazer
grandes coisas. Deus não vai usar em alguma grande obra um crente que está
começando a transigir [e arriscando manchar seu testemunho e arriscando
escandalizar e influenciar outros crentes mais novos, para o mal]. Deus só usa
vasos limpos para tais proezas incríveis.
No Dia de Pentecostes, quando os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo,
os espectadores disseram:
"13 E outros, zombando,
diziam: Estão cheios de mosto." (Atos 2:13).
A palavra grega aqui é gleukos, que se apresenta suco de uva novo e não
fermentado, ou "mosto", um suco de uva doce não-alcoólico, fervido.
Esses espectadores estavam zombando dos discípulos fiéis, dizendo: "Eles
estão bêbados [e, imaginem só, apenas] com suco de uva." Isso indica que
os discípulos eram conhecidos por sua abstinência de álcool! Como é então que
não devemos seguir as suas indicações?
Paulo também diz a Timóteo que "23 Não bebas mais exclusivamente água, mas usa de um
pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades."
(1 Timóteo 5:23).
Muitos acreditam que o vinho que Paulo recomenda a Timóteo é alcoólico. No
entanto, esta é uma suposição falsa por vários motivos: Primeiro, a palavra
"oinos" é usada e, como já aprendemos, ela pode denotar tanto suco de
uva fermentado como suco de uva não fermentado. Além disso, há referências
históricas que atestam o uso do vinho não fermentado para fins medicinais no
mundo antigo. Por exemplo, Ateneu (280 AD) aconselha a usar o suco de uva não
fermentado para distúrbios estomacais.
[Acréscimo do Tradutor: "Aristóteles (384-322 aC) recomenda o uso de suco
doce de uva, chamado "glukus" em grego, porque, diz ele, "embora
chamado vinho [oinos], não tem o efeito de vinho ... e não intoxica como vinho
comum." Ateneu, o gramático (dC 280), aconselha especificamente o uso de
um tipo de suco de uva, o que alguns chamavam de "vinho doce" (oinon
glukon), enquanto outros chamavam de "prodromos" ou
"protropos" (nomes latinos para o suco de uva não fermentado), para
distúrbios de estômago"... (Samuele Bacchiocchi, Vinho na Bíblia,
p. 244). Portanto, suco de uva não fermentado era um medicamento conhecido para
distúrbios de estômago entre os antigos, o que se encaixa perfeitamente com a
advertência de que Paulo deu a Timóteo.]
Timóteo também deve ter vivido como um Nazireu, bebendo exclusivamente água.
Paul estava dizendo a ele para usar [também] de um pouco de suco de uva, que
tem um efeito curativo sobre o corpo, indicando que Timóteo se abstinha e
precisava ser exortado a tomar, ainda que fosse um pouco, de vinho novo. Beber
vinho fermentado pode contribuir para úlceras estomacais. Paulo nunca
recomendaria vinho velho para uma terapia de estômago. [Nota do Tradutor: Por
que Timóteo completamente se abstinha de beber vinho? Como evangelista, Timóteo
foi dito para ter cuidado com o seu exemplo e influência (1 Tim. 4:12, 16). Ele
sabia que era errado para ele fazer qualquer coisa (incluindo beber vinho) que
tivesse mesmo a mais remota chance de fazer alguma outra pessoa tropeçar (Rom.
14:21). Os anciãos [isto é, os presbíteros, inclusive os pastores] devem ser
exemplos para o rebanho (1 Pedro 5:3), e eles não devem ser "dados ao
vinho" (1 Tim 3:3). Timóteo teve o cuidado de, em sua vida, ser o exemplo
vivo disso mesmo.]
Um pouco antes, na mesma epístola, Paulo instrui a Timóteo que os bispos
deveriam ser abstinentes (nephalion) [abstinência é nunca beber sequer uma gota
de álcool, por nenhum motivo] (1 Timóteo 3:2-3).
2 Convém, pois,
que o bispo seja irrepreensível, marido de
uma mulher, vigilante, sóbrio [nephalion, que significa, entre outras
coisas, abstêmio], honesto, hospitaleiro, apto para
ensinar;3 Não
dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso
de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
O apóstolo não teria encorajado Timóteo a beber bebidas alcoólicas quando ele
mesmo tinha, anteriormente, na mesma carta, proibido a sua utilização pelos
líderes da igreja (1 Timóteo 3:8),
8 Da mesma
sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a
muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
e isso nos leva ao próximo tópico.
" 6 Dai bebida forte ao
que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito.7 Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se
lembre mais. "(Provérbios 31: 6-7).
Este texto é direcionado a aqueles que estão "perecendo" (Obede) e
aqueles com "sofrimento de amargura" (marei naphesh). Ambos os termos
em hebraico denotam uma situação desesperada, sem esperança. Em outras
palavras, isso descreve uma situação em que uma pessoa está morrendo em
agonia dolorosa. Isso era uma prática judaica, e nós achamos que vinho
misturado com mirra foi oferecido a Cristo na cruz, mas ele recusou tomá-lo.
"E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas
ele não o tomou." (Marcos 15:23).
Esta passagem, apesar da não aprovação do uso geral de álcool, prevê o uso
medicinal do álcool como um narcótico na situação específica das pessoas que
estão na miséria terminal [os minutos finais antes da morte em excruciante
dor].
"8 Da mesma sorte os
diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho,
não cobiçosos de torpe ganância;"(1 Timóteo 3: 8).
Embora que superficialmente este versículo pareça tolerar a bebida com
moderação, é preciso lembrar o contexto bíblico que Deus aprova o uso moderado
das coisas que são boas, e abstendo-se inteiramente das coisas que são ruins.
Com esse entendimento, a única conclusão lógica é que Paulo está advertindo
diáconos a serem moderado no beber do bom vinho, não fermentado. A moderação
nas coisas boas é apoiada por várias passagens da Bíblia. Mel, um alimento
natural saudável, também deve ser tomado com moderação: " 27 Comer mel demais não
é bom; ... ." (Provérbios
25:27).
Gula, seja bebendo ou comendo (mesmo que sejam coisas boas) em excesso é
completamente condenada na Bíblia (Deuteronômio 21:20; Provérbios 23:21), e
Jesus descreve a gula como um dos pecados primárias das pessoas destruídas pelo
dilúvio (Mateus 24:38).
Dt 21:20 E
dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos
à nossa voz; é um comilão e um beberrão. ACF2007
Pv 23:21 Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e
a sonolência os faz vestir-se de trapos.
ACF2007
Mt 24:38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam,
bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na
arca, ACF2007
Comer e beber em excesso eram comuns em todo o Império Romano.
Devemos lembrar, ainda, que um dos deveres dos diáconos era visitar as casas
dos crentes. Assim como é comum hoje em dia, aos visitantes era oferecido suco
de uva para beber. Os diáconos deviam mostrar moderação ao beberem suco de uva,
para que a acusação da gula não viesse sobre os crentes. Portanto, a
interpretação mais plausível deste verso é que Paulo estava proibindo os
diáconos de beberem em excesso o suco de uva não fermentado.
Quando Paulo diz "não vos embriagueis com
vinho, em que há excesso, mas
enchei-vos do Espírito" [KJB], alguns pensam que este versículo
diz: apenas não beba demais. Mas a palavra “excesso” em grego é “asotia”, que é
traduzido como motim, vida desordeira [, devassidão, libertinagem] (Efésios
5:18, 1 Pedro 4: 4, Lucas 15:13).
Ef 5:18 E não
vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do
Espírito; ACF2007
1Pe 4:4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento
de dissolução, blasfemando de vós.
ACF2007
Lc 15:13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo,
partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. ACF2007
A versão de Darby se traduz da seguinte maneira: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão;
mas enchei-vos do Espírito "(Efésios 5:18). Somos chamados a ser
vasos sagrados cheios do Espírito de Deus.
Outro
argumento poderoso para os crentes modernos se absterem do álcool é a nossa
herança espiritual realesca e religiosa. Considerando o efeito do álcool e as
desgraças, como diz a Bíblia, que ele trouxe para muitos que começaram a
usá-lo, no passado; os seguintes versos certamente têm um efeito mais poderoso
nos nossos corações:
Êxodo 19: 6 " 6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo
santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel."
1 Pedro 2: 9 - "9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio
real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes
daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"
"
E como o álcool afetou aqueles que faziam parte deste sacerdócio realesco?
Considere o seguinte:
Lv 10:9 Não
bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem
teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não
morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
ACF2007
Lv 10:19 Então disse Arão a Moisés: Eis que hoje ofereceram a sua
expiação pelo pecado e o seu holocausto perante o SENHOR, e tais coisas me
sucederam; se hoje tivesse comido da oferta da expiação pelo pecado,
seria isso porventura aceito aos olhos do SENHOR? ACF2007
Provérbios 31: 4 - " 4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio
dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida
forte;"
O rei Ben-Hadade, perdeu uma grande batalha porque seu julgamento foi
prejudicada pelo vinho fermentado. "16 E saíram ao meio-dia; e Ben-Hadade estava bebendo e embriagando-se nas
tendas, ele e os reis, os trinta e dois
reis, que o ajudavam." (1 Reis 20:16). Ele não tinha discernimento,
[por isso imprudentemente balbuciou esta] ordem ridícula: "18 E ele disse: Ainda
que para paz saíssem, tomai-os vivos; e ainda que à peleja saíssem, tomai-os
vivos." (1 Reis 20:18).
E depois há Belsazar, rei de Babilônia, que foi morto em sua última façanha,
bêbado, derramando vinho fermentado nos cálices sagrados do templo de Deus
(Daniel 5: 2-5).
2 Havendo
Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que
Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém,
para que bebessem neles o rei, os seus
príncipes, as suas mulheres e concubinas.3
Então trouxeram os vasos de ouro, que foram
tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles
o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.4 Beberam o vinho,
e deram louvores aos deuses de ouro, de
prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.5 Na mesma hora apareceram
uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da
parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
Somos chamados a ser vasos sagrados "cheios do Espírito de Deus. "
(Efésios 5:18). Novamente, poderia a Bíblia ser mais clara?
É preocupante perceber
que, até mesmo depois de 4300 anos, o pecado de Noé ainda está destruindo
famílias hoje. Será que não aprendemos nada? O
consumo moderado do álcool não é a resposta de Deus, e sim a abstinência
[total]. Cada alcoólatra começa sua trajetória de queda com uma bebida
“moderada”. A igreja nunca deve tolerar ou permitir esse primeiro passo,
ensinando que é permitido ao homem beber um pouco de vinho. Em vez disso, a
igreja deve defender a posição clara da Palavra de Deus, sabendo que Jesus é a
Palavra que se fez carne e veio habitar entre nós.
Questão de Deus com o álcool é clara, e sempre foi. O álcool é profano e
impuro. Participar da bebida mundana só consegue apenas comprometer os elevados
padrões de Deus.
Se você tem um problema com a bebida, eu convido você a entrar em contato com ‘Amazing Facts’ [ http://www.amazingfacts.org
] e solicitar a nossa literatura gratuita sobre “o álcool e os crentes”.
Jo 8:36 Se,
pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Doug Batchelor
traduzido por Daniel Augusto da Silva, da IBR Emanuel de João Pessoa,
2015
http://www.amazingfacts.org/media-library/book/e/63/t/the-christian-and-alcohol.aspx#sthash.kXWP7EMk.dpuf
[1] Mr 15:23 "VINHO com MIRRA.": VINHO (oinos) geralmente era vinho alcoólico (mas também podia ser suco de uva conservado, sem nenhum álcool, ou podia ser suco de uva avinagrado, leia o livro "Bible Wines: or, The Laws of Fermentation and Wine of the Ancients" - William Patton.). Foi-lhe adicionado a estupefaciente mirra (smurnizo). Notemos que o Cristo o recusou sem sequer prová-lo. Portanto, Mt 27:34 e Mr 15:23 narram acontecimentos completamente diferentes: em Mateus, temos: vinagre, fel, o Cristo recusou depois de provar (pôr na boca somente um pouquinho, sentir o gosto, mas não engolir); em Marcos, temos: vinho, mirra, o Cristo recusou sem provar.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.