Envelhecendo Graciosamente

(Growing Old Gracefully)

(série “A Viagem De Uma Vida” [a vida de Abraão] [
The Journey of A Lifetime])

Dan Hill, Pastor

Open Bible Baptist Church
24 de outubro, 2010 AM



TEXTO: Gn 24:1

“E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo.” (Gn 24:1)


VERDADE: Cada verdadeiro crente (o verdadeiro salvo) pode envelhecer com graça (isto é, cada vez mais sabendo receber diariamente a graça dada por Deus, e fazendo-a resplandecer, mostrando-a para com todos, fazendo brilhar seu fruto do Espírito). Pode envelhecer com graciosidade ... , sim, aplicando as lições que aprenderemos de Abraão.

Para envelhecer feliz, recebendo e mostrando a graça de Deus:


1. Perceba que o envelhecimento é um processo inevitável ... mas crescimento pede esforço;

2. Nunca se RE-tire da vida ativa (nunca se aposente para a inatividade): diariamente, RE-acenda todo seu fervor, para com Deus;

3.
Desfrute das bênçãos que Deus lhe conceda;

4.
Prepare-se para o tempo de ser "congregado ao seu povo";

5.
Viva a vida ao máximo (no melhor sentido) até que Deus lhe chame para seu lar eterno.


CONCLUSÃO: Portanto, todo verdadeiro crente (o verdadeiro salvo) pode envelhecer graciosamente, ... aplicando as lições que aprenderemos de Abraão.




INTRODUÇÃO: Abraão tinha 137 anos quando Sara morreu, e tinha 175 anos quando ele mesmo morreu. Portanto, ele viveu 38 anos após a morte de Sara. E os viveu plenamente.

[Para rir, se houver tempo]: Você sabe que está ficando velho quando ...


.. Você chegou à irritante percepção de que seus pais estavam certos sobre quase tudo.

.. O rapaz que coloca compras nas sacolas, na fila dos “até 10 itens” dos super-mercados, voluntariamente se oferece para lhe ajudar a carregar as compras e as colocar dentro do seu carro.

.. Você parou de sustentar os seus filhos e começou a ter que dar mais apoio (financeira e fisicamente) aos seus pais.

.. Você compra maquiagem "anti-envelhecimento" e cremes "anti-rugas", e acredita que funcionam.

.. Você percebeu que todas essas pessoas excêntricas que parecem que não têm trabalho nem o que fazer, que viajam de vez em quando e andam de bermudas e outras roupas estranhas, tirando fotos de tudo que é ponto turístico, etc. ... sim, este grupo excêntrico agora inclui você.

.. Você teve três oportunidades de comprar alguma coleção de clássicos do passado, cada uma delas anunciada como “a última oportunidade para esta geração”.


[Para rir, se [ainda] houver tempo]: Você sabe que está ficando velho quando:


1. Você e seus dentes não dormem juntos.

2.
Você tenta endireitar as rugas em suas meias e descobre que não está usando nenhuma meia.

3.
Na mesa do café você ouve sons como de coisas se quebrando, rachando, pipocando, crepitando, estalando, rangindo, etc., e você não está comendo cereais.

4. Suas costas viajam e saem do lugar, mas você fica em casa.

5.
Quando você acorda parecendo com a foto de sua carteira de motorista.

6. São necessárias duas tentativas para você se levantar do sofá sozinho.

7. Quando a sua idéia de sair à noite é se sentar no pátio.

8. Quando sua idéia de uma hora de felicidade é uma soneca.

9. Quando você sai de férias e sua energia se esgota antes de seu dinheiro.

10. Quando você diz algo a seus filhos que sua mãe lhe dizia e você sempre odiava. (Pastor Tim)



1. Perceba que o envelhecimento é um processo inevitável, mas crescimento pede esforço


A. Envelhecer não é opcional. Crescer é.


Envelhecer é obrigatório, crescer de modo a ser sábio é opcional, exige atenção, esforço, prática, perseverança.

12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” (Hb 5:12-14)

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (1Co 13:11)

11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” (Ef 4:11-16)

[Para rir, se houver tempo]:

A professora perguntou à classe o que cada um queria ser quando crescesse. "Presidente". "Um bombeiro". "Um professor". Um a um eles responderam até chegar a vez de Chiquinho. O professor perguntou: " Chiquinho, o que você quer ser quando você crescer? "Possível", Chiquinho respondeu." Possível?", perguntou o professor. "Sim", Chiquinho disse: "Minha mãe está sempre a dizer-me que estou IMpossível. Quando eu crescer, eu quero me tornar possível."- James S. Hewett, Illustrations Unlimited.



B. Perceba que só porque você está velho, muitas coisas e decisões ficam mais fáceis.


2. Não se RE-tire da vida ativa (não se aposente): diariamente, RE-acenda todo seu fervor, para com Deus


Abraão não sentou-se na cadeira “espreguiçadeira” e ocupou-se somente em ficar olhando o tempo voar. Ao contrário, ele viveu a vida da forma mais plena possível, cada dia dela, até seu último dia.

Os últimos 38 anos de Abraão foram anos produtivos ....

"Aspire inspirar
[seus próximos] antes de expirar." - Mikey

[Para rir, se houver tempo]:

Se você ainda pode fazer aos 60 anos de idade o que você fazia aos 20, isso significa que você não estava fazendo muito aos 20 anos de idade.


A. Deus não retira Seu poder só porque você está velho!

B. As necessidades não desaparecem devido à sua idade

Nosso mundo, igrejas, famílias, e filhos PRECISAM da maturidade, da sabedoria, da experiência que vêm com os anos!

“A velhice não é tão ruim quando você considera as alternativas ...” - Maurice Chevalier (1888-1972)


3. Desfrute das bênçãos que Deus lhe conceda


“... o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo.” (Gn 24:1)

A. As Bênçãos da Fidelidade
(obediência)

B. As Bênçãos da Paternidade

C. As Bênçãos da Mordomia do tempo, dos talentos e trabalho.


4. Prepare-se para o tempo de você ser "congregado ao seu Povo"


[Para rir, se houver tempo]:

Um rapaz foi reprovado e expulso da faculdade, e telegrafou para casa, "Mãe, prepare papai, fui reprovado e expulso da faculdade." Sua mãe telegrafou de volta. "Pai preparado, agora prepare a você mesmo."



A. Uma Adequada Ajudadora para Isaque

2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, 3 Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. 4 Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.” (Gn 24:2-4)


B. Instile (Inculque) o Plano de Deus na Sua Família.

6 E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho. 7 O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.” (Gn 24:6-7)


Pensamento: Um velho pregador fez a observação de que um casamento feliz é visto no fato do viúvo (ou viúva), não muito tempo depois da morte do cônjuge, desejar se casar novamente... ..


Pensamento:O que pode ser mais miserável do que aquele velho que, quando olha para trás [para seu passado], vê com grande horror quantas coisas bonitas ele negligenciou e quantas coisas imundas ele abraçou: e, outra vez, quando se olha para a frente [para o futuro que o aguarda], vê o último dia pairando sobre sua cabeça [como o machado do carrasco]. Desidério Erasmus” (Cerca 1466-1536)


5. Viva a Vida ao Máximo (no melhor sentido) Até que Deus o Chame Para seu Lar Eterno

Abraão experimentou uma grande tragédia, a morte da sua amada esposa (Sara), mas ele não desistiu de viver vibrantemente e não se entregou à morte. Abraão levantou-se e começou a viver novamente ....

1 ¶ E ABRAÃO tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura; 2 E deu-lhe à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá. 3 E Jocsã gerou Seba e Dedã; e os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim. 4 E os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Estes todos foram filhos de Quetura. 5 Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque; 6 Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental. 7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos. 8 E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo; 9 E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre, 10 O campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.” (Gn 25:1-10)


CONCLUSÃO:


Portanto, todo verdadeiro crente (o verdadeiro salvo) pode envelhecer com graça, recebendo e doando graça, fazendo brilhar seu fruto do Espírito, ... sim, aplicando as lições que aprendemos da parte de Abraão.



Dan Hill, Pastor


Traduzido e adaptado (acrescentando algumas explicações) por Valdenira N. M. Silva, mar.2011.




Hélio acrescentou:
1. A Bíblia diz que Abraão, Isaque e Joiada morreram “velhos e fartos de dias”, onde fartos não significa chateados, mas plenos, completos, saciados, satisfeitos.

2. Moisés viveu plenamente e ao máximo cada um de seus dias, vigoroso e produtivo, feliz ao máximo (no Senhor), abençoado e abençoador, até seu último dia. Pregou seu último sermão (Dt 31), nomeou seu sucessor, cantou seu último cântico por ele composto (Dt 32, quanto coração!), abençoou seu povo pela última vez (Dt 33), escalou sua última montanha (Dt 34), recebeu sua última confirmação de promessa, contemplou a terra prometida e a herança prometida, e morreu aos 120 anos, na plenitude da sua felicidade no Senhor, sendo amado e lembrado por todos, deixando seu nome na galeria dos heróis da fé.

3. Um pastor batista americano cujo filho conheci por anos (apenas pela internet), aos 102 anos de idade ainda pregava em algumas conferências! Na última delas, pregou com toda unção e vigor, por quase uma hora, domingo. Ao término do sermão ainda soltou uma graça mais ou menos assim “vou parar não porque eu esteja cansado, mas porque talvez alguns de vocês não tenham a mesma resistência que Deus me deu”. Morreu no dia seguinte. Não lembro dos detalhes da sua morte, mas impressionou minha mente quanto ele foi ativo e uma bênção, pelo menos até o penúltimo dia de sua vida de 102 anos!

4, Outro pastor batista americano cujo filho conheci por anos (apenas pela internet) morreu com idade pouco menor que a do pastor acima, mas também fiquei impressionado pela felicidade e paz que teve até a última batida de seu coração: estava bem, tinha ido à igreja no domingo anterior; durante a semana os filhos o levaram para fazer um check up de rotina; enquanto o médico aferia sua pressão arterial, ele, muito feliz e alegre, cantarolava baixinho seu hino preferido (não tenho certeza se foi “Rude Cruz”), de repente parou de cantar e baixou a cabeça devagar; filho e médico imediatamente olharam para ele, já estava morto. Eu gostaria de morrer assim (não importa se cedo ou bem mais longe) glorificando a Deus até o fim (se possível sem sofrimento, mas seja como Deus quiser.)

5. Maria Mendes, a primeira esposa do Pr. Otoniel F. Mendes, passou uns 6 meses morrendo de uma espécie de câncer nos ossos que produz terríveis dores. Nas crises, a levávamos para o hospital, e davam-lhe morfina. Assim que seus gritos de dor passavam, ela passava a rir de felicidade, cantar hinos a Deus, evangelizar as outras doentes do quarto, as enfermeiras e médicos. Pediu para morrer em casa, e morreu cantando hinos de louvor a Deus (eu não estava presente, mas disseram-me que um dos últimos foi “Primeiro Quero Ver Meu Salvador”, do CC).

6. Pr. Otoniel F. Mendes está hoje com 90 ou 91 anos. Feliz, mesmo esquecido pelas centenas ou milhares de almas que evangelizou e foram salvas pelo Senhor. Feliz, mesmo abandonado pelas igrejas locais batistas independentes e fundamentalistas que organizou nas favelas das cidades de Pernambuco e Paraíba. Feliz, vivendo da sua aposentadoria de 1 salário mínimo do INSS, mas Deus sempre lhe suprindo as necessidades. Feliz, sempre ativo em pequenos reparos na casa (no ano passado o flagrei em cima do telhado, tirando goteiras) e cuidando do seu jardim e pequena horta, dos pombos que alimenta com xerém, etc. Feliz com a segunda esposa que Deus lhe deu após enviuvar. Feliz cumprindo o voto que fez a Deus desde que estudou no seminário, de, a cada dia de sua vida em que Deus lhe desse forças nas pernas e oportunidade, sair e distribuir alguns folhetos e evangelizar alguém, seja nas ruas, nas praças, no mercado público, ou onde for.

...

Ah, quantos exemplos assim eu e o leitor poderíamos citar, olhando na Bíblia e ao nosso redor!

Oremos que sejamos um bom exemplo semelhante...




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/Comigo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.