Que Nos Ensina a Bíblia Sobre Perfuração [Piercing] e Tatuagem [Tattooing] do Corpo?



 

1a. Parte (*): Exceto quanto à Lei CERIMONIAL, que é claramente restrita a ISRAEL,

O Velho Testamento Ainda Está Em Pleno Vigor, E PROÍBE Toda Perfuração E Tatuagem De Corpos


Em Levítico 19:28 a Bíblia nos adverte contra o nós mesmos fazermos ou mandarmos fazer cortes ou perfurações em nossa carne. “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” (ACF) Embora esta proibição seja mais especificamente contra o se cortar e o se fazer perfurações e marcas por causa de mortos, em sinal de luto no enterro ou depois dele, todos entendemos que tal proibição também se aplica a situações outras de rebeldia contra Deus, tais como o se fazer perfuração ou tatuagem por vaidade/ por desprezo a obedecer e agradar somente a Deus/ por superstição/ por paganismo/ por idolatria/ por querermos nos identificar com a moda do mundo. Por outro lado, todos entendemos que tal proibição não se aplica a injeções, nem a cirurgias, nem as outras atividades benéficas da Medicina e da Odontologia.

Muitos dos nossos jovens que se tatuam [colocam "tattoos"] e perfuram seus corpos ["piercing" seus corpos para pendurarem argolas e anéis] não compreendem que aquilo que estão fazendo tem suas raízes na feitiçaria e nas práticas das mais grosseiras e terríveis das religiões do paganismo. Aqueles de nós que viajaram extensamente pelas partes mais atrasadas e tenebrosas do mundo têm visto os corpos daqueles que não somente perfuraram e tatuaram seus corpos, mas foram um passo além, realmente mutilando seus corpos. É repulsivo ver alguém deformar o corpo que o Senhor fez em perfeição. O Senhor nos adverte em 1Coríntios 6:19-20. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (ACF)

Se nós devemos glorificar a Deus em nossos corpos, como é possível que as perfurações dos nossos corpos glorifiquem a Cristo? Em 1Reis capítulo 18 encontramos a história de Elias contestando os profetas maus de Baal (um deus falso daqueles dias, cujos seguidores praticavam feitiçaria). Os profetas de Baal forçaram a si mesmos até se porem em um frenesi que tentava conseguir com que o deus deles, Baal, mostrasse ser mais poderoso do que o Deus verdadeiro e vivo. Ao contrário, o Deus de Elias provou ser Ele o único Deus verdadeiro. Durante o frenesi dos adoradores de Baal eles começaram a mutilar e desfigurar seus corpos conforme nós vemos a partir das Escrituras em 1Reis 18:28.

Uma outra Escritura que nos adverte para não desfigurarmos nossos corpos é Deuteronômio 14:1.

A expressão "por causa de algum morto" se refere a um rito de feitiçaria feito enquanto algumas pessoas choravam ou recordavam seus mortos. Portanto, o corte, a perfuração e a tatuagem têm sua origem em práticas de feitiçaria.

Gênesis 35:2-4
[ordem de Jacó à sua família e servos] revela uma conexão entre deuses pagãos e brincos de argola para as orelhas.
[Nota: Brincos de argola para orelhas nem sempre são pecaminosos:
- Não há nenhuma conotação má com a palavra "05141 nexem" em Gen 24:22,30,47 (presentes para Raquel); Exo 35:22; Jó 42:11; Pro 11:22; 25:12. 
- Há em Gen 35:4; Exo 32:2,3; Eze 26:12; Ose 2:13.
- É incerto em Juízes 8:24,25,25; Isa 3:21.
- Já Deut 15:16-17 fala de algo completamente diferente: um escravo deixando sua orelha ser furada em sinal que queria ficar para sempre como escravo de seu amo]

Talvez uma Escritura mais conhecida que tem a ver com brincos de argola para as orelhas é o registro dos filhos do povo de Israel que caem em rebelião e que adoram o bezerro de ouro enquanto Moisés estava lá em cima, no monte, com Deus, recebendo os dez mandamentos. Aqui nós descobrimos que eles tomaram de seus brincos de argola para as orelhas e os jogaram no fogo e deles fizeram um ídolo de ouro, o que desagradou extremamente ao Senhor. Leiamos Êxodo 32:2-3.

Há um verso específico no Velho Testamento que usa a palavra hebraica "03908 lachash," que é uma palavra associada especificamente com a feitiçaria. Aqui, a jóia é usada como um amuleto para se lançar um feitiço. Isaías 3:18-23:

Tudo isto, acima visto, é o que o faz a tatuagem e a perfuração dos corpos serem espiritualmente perigosas para as pessoas. As pessoas que não compreendem isto abrem a porta para o ataque de Satanás porque têm uma marca ou uma abertura que permite a entrada inimiga em suas vidas. Hoje esta prática está crescendo por causa das religiões falsas e da influência pagã se infiltrando na igreja.

Muitos de nossos jovens estão começando a fazer perfurações no corpo e tatuagem como um espírito de rebelião contra o conselho dos seus pais. Muitos homens estão usando também brincos de argola para as orelhas para fazer uma indicação de sua rebelião mostrando que são "machos" [e não ligam para os que os outros pensam] ou homossexuais [e não ligam para o que os homens e mesmo Deus pensam disso]. O fato que a juventude de nossos dias está desprezando e se rebelando contra seus pais é muito desagradável ao Senhor, uma vez que um dos Seus dez mandamentos na Bíblia é honrar nossos pais.

Demos ouvidos a Deus em Êxodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (ACF) e em Colossenses 3:20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.” (ACF).

[Aqui está um desafio para seu bem: Quem pode provar que todos os versos que já usamos não se aplicam como estão escritos, ou não se aplicam completa e literalmente hoje? Tem certeza? Certeza mesmo? Então, vamos pelo lado da segurança para nossas almas e de agradar a Deus]

Alguns se queixam e se rebelam contra o que dissemos [melhor dizendo, se rebelam contra o claro ensino da Bíblia]  e começam por dizer que a maioria das mulheres, hoje em dia na nossa sociedade, usa brincos de argola nas orelhas e, depois, eles tentam usar isto como uma desculpa para as bizarras e grosseiras perfurações no corpo que esses rebeldes ostentam. Ora, o Senhor sempre julga o que nós fazemos, e faz isto com base nos nossos motivos e enquanto olha no nosso coração. É um motivo diferente quando as mulheres usam brincos de argola nas orelhas perfuradas como um costume, sem a rebelião e o orgulho unidos a ele. Ademais, essa rebeldia dos adeptos do piercing seria pecado mesmo se as mulheres estivessem cheias de  vaidade inútil e orgulho sobre sua aparência. Lembre-se: Deus olha para as atitudes de nosso coração. De fato, a Bíblia fala de uma geração de mulheres que estarão vivas na vinda do Senhor e que serão julgadas severamente por causa de seus olhares impudentes [isto é, sem santo recato] e por causa de sua arrogância. Deixe-nos olhar outra vez para a profecia em Isaías 3:16-24.

Nós estamos vivendo os dias de que a Bíblia fala em 2Timóteo 3:1-7.

TESTEMUNHO DE UMA EX-HINDU que hoje sabe muito bem que as perfurações e as tatuagens do corpo são uma forma de feitiçaria:
"Eu sou da Malásia ... Na última sexta-feira, quando eu entrei numa sala de bate papo de GCN, eles estavam discutindo sobre a tatuagem e perfurações [piercings] (da língua). Um dos crentes havia dito a eles que era errado para crentes ter tatuagens. Como eu era, anteriormente, uma hindu, eu sei que a tatuagem é do Hinduismo e também da feitiçaria. Os Hindus também perfuram suas línguas com lanças pequenas e furam o corpo inteiro com pequenos ganchos e ficam em transe. Eu testemunhei isto pessoalmente. Mas louvado seja somente Deus, eu nunca fiz nada semelhante a qualquer um destes rituais mesmo quando eu era uma hindu. Louvado seja Deus, eu convenci alguns sobre o mal da tatuagem ... . Karen "



Eu, Hélio, se pudesse voltar atrás, daria plenos ouvidos aos versos da Bíblia (inclusive do Velho Testamento) que nos advertem contra piercing e contra tatuagem, e não teria permitido minhas duas filhas (Raquel e Sandra) terem suas orelhas perfuradas ainda na maternidade. E também teria fortemente aconselhado os pais a não permitirem o mesmo para minhas 4 netas (Rayssa, Jéssica, Danielle e Débora). Agora, oro a Deus que convença minha esposa e filhas e netas a não usarem brincos que passem através dos orifícios feitos em suas orelhas.
 




2a. Parte (**): Se você é daqueles que, sempre que contrariados pelo Velho Testamento, só aceitam o Novo Testamento, note que

O Novo Testamento Estabelece Princípios Que, Hoje, PROÍBEM Perfuração E Tatuagem De Corpos


 

Princípios [Oriundos] do NOVO Testamento

Há quatro princípios que podemos aplicar, para determinar se a perfuração e a tatuagem dos nossos corpos são ou não são lícitas.

  1. Devemos glorificar a Deus em nossos corpos (1Cor 6:19-20 (acima)).
  2. Devemos fazer somente as coisas que são honoráveis e respeitáveis aos olhos de todos os [bons] homens (Rom 12:17; Phil 4:8), Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (ACF)  obedecendo a Deus em tudo que fazemos (Atos 4:19; 5:29).
  3. Não devemos nos engajar em comportamentos de luxúria e licenciosidade (comportamentos sensuais) (Rom 6:12; 1Jn 2:16; 2Cor 12:20-21; Jude 1:4). Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;” (ACF)   “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (ACF)
  4. Não devemos nos engajar em comportamentos questionáveis (Rom 14:23; 1Thes 5:21-22). Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” (ACF)   “Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (ACF)



 

Perfurações e Tatuagens do Corpo

Agora, deixe-nos aplicar estes quatro princípios para determinar se Deus nos autoriza ou não nos autoriza perfurar e tatuar nossos corpos.
 

Perfurações do corpo discretas [e de bom gosto]:

Perfurações do corpo que são extravagantes- sensuais- rebeldes:


Tatuagens:


Tatuagens da CRUZ [de Cristo]:


Que tal se eu tatuar ESCRITURAS no meu corpo?


Que tal se a minha tatuagem estiver em algum lugar que as pessoas não podem ver?



 

Falsas Perfurações e Tatuagens ("de Brincadeira")
[Não estamos falando de "Henna", que dão a mesma aparência do mal como as tatuagens reais]

Falsas perfurações e tatuagens, freqüentemente associadas com crianças, são um outro assunto. Perto do final do século XX, estes brinquedos foram incluídos em balas, chicletes, etc., ou comprados muito baratos. Freqüentemente refletem personagens engraçadas dos desenhos de cinema/ TV/ revistas em quadrinhos/ estórias infantis.

Tatuagens provisórias cresceram em popularidade e sofisticação, agora sendo usados por adultos.

Se um tatuagem provisória é lícito ou é ilícita, é determinado aplicando os princípios acima discutidos. Por exemplo, uma tatuagem provisória do inocente mascote de um inocente time esportivo (ou de inocente gincana ou qualquer inocente brincadeira sadia) da escola, ou uma inocente tatuagem provisória usada em uma brincadeira na reunião dos jovens da igreja na noite de sexta-feira e removida antes de se reunirem com todos os seus irmãos da igreja para adorar a Deus no domingo, é tolerável da parte de piedosos [dedicados a Deus] criança, adolescente ou jovem . Por outro lado, uma tatuagem provisória representando uma mulher vestida só de biquíni ou de um campeão de musculação, não dão público testemunho de piedade [dedicação a Deus] e desonram a Deus por causa da mensagem licenciosa expressa pela tatuagem.


 

Na Melhor das Hipóteses, a Perfuração e a Tatuagem do Corpo São Comportamentos Questionáveis

Alguém pode dizer que a cultura e a sociedade mudaram, e pode argumentar que a perfuração corpo e a tatuagem do corpo não mais têm, hoje, as conotações licenciosas e insubordinadas, desordenadas, depravadas e pervertidas que tinham alguns anos atrás. Pode argumentar que a opinião da sociedade sobre a perfuração e a tatuagem do corpo mudou.

Bem, é verdade que a sociedade muda e que os estilos mudam. Mas, hoje, o estilo de vida que os olhos de pelo menos alguns [bons] homens associam com a perfuração e com a tatuagem do corpo pelos jovens é o estilo de vida rebelde e licencioso. Cem anos no futuro, pode não mais o ser. Mas, por agora, a mensagem que uma pessoa emite a pelo menos algumas pessoas, quando tatua e perfura seu corpo, é uma mensagem de piedade [dedicação ao Senhor] muito questionável. Um corpo perfurado ou tatuado ainda freqüentemente associa a pessoa com a licenciosa cultura pop que continua a fazer estes comportamentos populares em nossa sociedade.

Conseqüentemente, a perfuração do corpo (à exceção das discretas perfurações nas orelhas femininas) e tatuagem são, na melhor das hipóteses, comportamentos questionáveis. Isto é evidenciado em muitas maneiras, incluindo nas muitas perguntas que eu tenho recebido dos jovens a respeito deste tópico.

Uma vez que os verdadeiros crentes não são permitidos se engajarem em comportamentos questionáveis, e uma vez que a perfuração do corpo (à exceção das discretas perfurações nas orelhas femininas) e a tatuagem do corpo são religiosamente questionadas por muitos em nossa sociedade, devemos concluir que a perfuração do corpo e a tatuagem do corpo devem ser evitadas pelos verdadeiros crentes (Rom 14:23; 1Thes. 5:21-22) (IV). Eles:



 

Não Faça Algo Que Você Lamentará Cada Vez Mais, À Medida Que For Envelhecendo

Nesta seção, eu quero dar alguns conselhos práticos (não da Palavra de Deus) aos jovens que estão pensando sobre a perfuração e a tatuagem dos seus corpos.

Posso Eu Ser Salvo, Mesmo Que Tenha Desonrado Deus em Meu Corpo?

Finalmente, nós faremos a pergunta, "Posso eu ser salvo se já perfurei e tatuei meu corpo de modos que desonram Deus?"

A resposta é, "Sim." Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rom 3:23). Todos que querem virar as costas ao pecado e se voltarem para Deus têm que se arrepender e obedecer a Jesus (Luc 13:3, 5; Heb 5:9) Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (ACF)   “Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (ACF)   “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;” (ACF). Uma pessoa que adornou seu corpo com piercings ou tatuagem, desonrando Deus, desfará (tanto quanto é razoavelmente possível) os piercings e as tatuagens que a impedem de glorificar Deus em seu corpo, especialmente aquelas que são visíveis a outros. E eles, também, podem estar seguros de que são salvos de seus pecados.

É importante que esqueçamos o que fica para trás e nos estendamos na direção que se encontra adiante, não importam os pecados de nosso passado (Filip 3:12-14). Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (ACF)

Devemos olhar para o futuro e glorificar a Deus durante todos os dias que nos restam aqui na terra. Quer você tenha pecado por desonrar a Deus com tatuagens e com piercings no seu corpo, quer você tenha pecado em alguma coisa mais, você pode ser salvo obedecendo a Jesus (Heb 5:9) E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;” (ACF).





Organizado por

Hélio de Menezes Silva
set.2006

(*) Resumido/ampliado/adaptado por Hélio a partir de traduções (por Valdenira N.M. Silva) de trechos de http://www.bible.com/overcoming-life/digest12.php#foxes, de Betty Miller

(**) Resumido/ampliado/adaptado por Hélio a partir de traduções (por Valdenira N.M. Silva) de trechos de http://www.biblestudyguide.org/articles/body-piercing-tattooing.htm, de Allan McNabb




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/Comigo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.