Incorporemos a Bíblia, a Palavra de Deus perfeitamente preservada no Texto Tradicional traduzido para a Almeida Corrigida Fiel, diariamente lendo estudando meditando ruminando e memorizando-a, renovando nossa mente alma e espírito

 

1.10. Incorporando [internalizando] a Palavra (Meditando nela; Renovando minha Mente)



[Meditação é comumente associada a religiões orientais antigas e atuais (Egito, Mesopotâmia, Índia, Tibete, Maias, etc.). Vem dos tempos da Babilônia e sua torre. "Meditação" vem do latim "meditare", que significa "voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior" e "voltar a atenção para dentro de si mesmo, desligando-se do mundo exterior, intensamente concentrando espírito em algo". Para os descrentes/ novaerenses de hoje significa:

- "um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos";

- "prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra)";

- "uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder (panteístico ou místico) mais alto".

Mas,]
para o salvo, meditar não é "intensamente pensar meus pensamentos a respeito de Deus". Ao contrário, é tomar os pensamentos de Deus [comunicados somente e totalmente na Sua Palavra, a Bíblia] e intensa- longa- repetida- e- incessantemente ocupar minha mente + alma + espírito neles, até que todos estes tomem a forma dos de Deus. É como um boi ruminando: ele tem que primeiro ingerir o rico capim e depois tem que ruminá-lo muitas e muitas vezes, até que o digira e incorpore os nutrientes no seu ser.

 

1.10.1. Por que Meditar na Palavra é Importante?

 A Palavra de Deus é a arma do Espírito Santo Jo 6:63; Ef 6:17. Hb 4:12. Is 55:8,9. Sl 1:1-3.

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.” (Jo 6:63 ACF)

 

 “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Ef 6:17 ACF)

 

 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4:12 ACF)

 

 “8  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. 9  Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Is 55:8-9 ACF)

 

 “1 ¶  Bem-Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Sl 1:1-3 ACF)

 

 

1.10.2. Quando Meditar?

Em 4 tipo de ocasiões durante o dia (Dt 6:7):
- ao me sentar [descansando] em minha casa;
- ao andar a caminho;
- ao me deitar para dormir (começo do dia bíblico) [sempre deitavam cerca de 20:00h, perto do equador?]; e
- ao me levantar da cama [sempre acordavam cerca de 4:00 e saíam para o roçado cerca de 5:30h, perto do equador?] (começo do dia de trabalho).
“E as ensinarás a teus filhos e delas falarás
assentado em tua casa,
e andando pelo caminho,
e deitando-te
e levantando-te
.” (Dt 6:7 ACF)

Medite no seu "tempo de mente não [totalmente] ocupada" (quando estará mais suscetível a tentações e derrotas). Este meditar em todo tempo possível é característico dos crentes maduros. Volver a mente para Deus, ao invés de deixá-la errante, pavimenta a avenida para espiritualidade e frutos.

 

1.10.3. Como Meditar na Palavra?

Escolha a sua mais urgente necessidade pessoal, alguns versículos correlatos e que mais lhe toquem, e:

a) reconstrua sua estrutura de pensamentos, memorizando estes versículos (vide sugestão abaixo);

b) estabilize e reconstrua as emoções, personalizando os versículos e deixando-os dominá-las;

c) chegue a novas opiniões, conclusões, decisões, e ações, de acordo com Deus, conforme Sua Palavra.

 

Um projeto para iniciantes [1]:

a. Selecione um tempo (30 min?) em um dia na semana (domingo à tarde?), para, preferivelmente com outro crente [noiva? esposa? filhos?], começar a memorizar um novo conjunto de (4?) versículos (ou pequena sequência deles), sobre um novo assunto. Escreva os versículos num pequeno cartão, e leve-o aonde quer que você for.

b. Nos próximos 2 dias: em todas os 4 tipos de ocasiões de Dt 6:7, diga os versículos para si próprio.

c. Nos 2 próximos dias: faça os versículos a expressão pessoal do seu coração ao Senhor! Personalize! Ponha sua emoção neles!

d. Nos 2 últimos dias, realmente rumine, medite nos versículos: intensamente, num tempo específico e também continuamente, reavalie sua vida, ganhe nova visão do que Deus deseja que você seja e faça, e tome decisões e firme propósitos, tudo baseado naqueles versículos da Palavra de Deus.

Ilustração: reconstruindo um padrão de pensamentos ante provações e tentações Tg 1:2-8.

2 ¶  Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias provações; 3  Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 4  Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tg 1:2-8 ACF)

 

 

1.10.4. Resultados da Meditação na Palavra.

Js 1:8; Sl 1:2,3 Uma vida realmente próspera e aprovada por Deus.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Js 1:8 ACF)

 “2  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Sl 1:2-3 ACF)

 

Sl 119:97,100 Mais entendimento do que os grandes mestres seculares.
Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.” (Sl 119:97 ACF)

 “Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.” (Sl 119:100 ACF)

 

Sl 119:9,11 Poder para escapar do pecar.
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Sl 119:9 ACF)

 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119:11 ACF)

 

Pv 4:4 Entendimento para o real viver.
“E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.” (Pv 4:4 ACF)

 

1 Tm 4:15 Uma vida realmente bem sucedida, e visível a todos.
“Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.” (1Tm 4:15 ACF)

 

Jo 15:7 Confiança para pedir e saber que Deus concederá.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós,
pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (Jo 15:7 ACF)

 

Pv 3:1,2 Vida longa e plena, rica, e em paz.
1 ¶  Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. 2  Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” (Pv 3:1-2 ACF)

 

Pv 2:1,5 Habilidade de saber os pensamentos de Deus.
“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,” (Pv 2:1 ACF)

 “Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.” (Pv 2:5 ACF)

 

Pv 7:15; Sl 119:9,11 (acima) Pureza de pensamentos e poder para resistir tentações.
“Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei.” (Pv 7:15 ACF)

 

 

1.10.5. Exemplos de Versículos para Meditar em Certas Situações (Os Salmos foram escrito segundo o coração de Deus [1 Sm 13:14 ; At 13:22] e, cobrindo todo o espectro das emoções humanas, nos mostram como Deus quer que reajamos a todos os tipos de situações. Leiam-nos).

Sl 119:23, 148s Durante tempos de angústia ou crise Uma chave para estabilidade mental.
“Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos.” (Sl 119:23 ACF)

 “148  Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra. 149 ¶  Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó SENHOR, segundo o teu juízo.” (Sl 119:148-149 ACF)

 

Sl 77:2,11,12 Durante períodos de depressão: Vitória espiritual.
No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.” (Sl 77:2 ACF)

 “11 ¶  Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. 12  Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.” (Sl 77:11-12 ACF)

 

Sl 119:78 Quando oprimido por aqueles que lhe odeiam.
Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.” (Sl 119:78 ACF)

 

Sl 119:42,48; Sl 49:3; Sl 119:97,98 Quando outros se opõem a você: Sabendo como responder.
“Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.” (Sl 119:42 ACF)

 “Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.” (Sl 119:48 ACF)

 “A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.” (Sl 49:3 ACF)

 “97 ¶  Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. 98 ¶  Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.” (Sl 119:97-98 ACF)

 

Sl 119:10,15 Quando você procurar discernir a vontade de Deus.
Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.” (Sl 119:10 ACF)

 “Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.” (Sl 119:15 ACF)

 

 

Sl 63:5-11 Quando você precisar de confiança Deus é maior que a "super-crise" que você passa.
5  A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, 6  Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. 7 ¶  Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. 8  A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. 9  Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra. 10  Cairão à espada; serão uma ração para as raposas. 11  Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira.” (Sl 63:5-11 ACF)

 

 

Outras situações: ver livretos especializados.

   Apelo bíblico, para crentes.

 

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



[1] Lembre que a memorização-meditação na Palavra não elimina a necessidade de diariamente dedicarmos tempo à leitura-estudo da Palavra de Deus, e à oração.; E, 2 ou 3 vezes por semana, tempo à adoração e oração junto com meus irmãos em um igreja local.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.