Salvação é alicerce da vida crescimento sucesso felicidade controle do Espírito santificação, amor casamento marido esposa pais filho divórcio, confiança conforto conselho coragem sabedoria



 

1. Sucesso como Indivíduo

 

 

 

 

 

 

 

1.1. O Alicerce: a Salvação

 

1.1.1. Se Ainda não Foste Salvo:

- Nunca terás a paz verdadeira. Viverás em terror (pelo menos se realmente te puseres a pensar...). Deuteronômio 28:66,67 A tua vida estará suspensa  como por um fio diante de tí; terás pavor de noite e de dia, e não crerás na tua vida. Pela manhã dirás: “Ah! Quem me dera ver a noite!” E à noitinha dirás: “Ah! Quem me dera ver a manhã!” pelo pavor que sentirás no coração e pelo espetáculo que terás diante dos olhos. Jó 15:20 Todos os dias o perverso é atormentado, no curto número de anos que se reservam para o opressor. Isaías 57:20,21 Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si  lama e lodo. Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz.

- Nada te satisfará realmente (nem mesmo as supremas força-beleza-destreza-cultura, realizações, riquezas, mulheres (homens), etc.). Eclesiastes 1:8 Todas as cousas são canseiras, tais que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir. 2:11 considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade [inutilidade] e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol. 5:10 Quem ama o dinheiro, jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade. Mateus 16:26Pois, que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em resgate da sua alma? Lucas 12:16-20... E [o rico] arrazoava consigo mesmo, dizendo: “Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?... Farei isto: Destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores, e aí recolherei  todo o meu produto e todos os meus bens. Então direi à minha alma: Tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come e bebe, e regala-te.” Mas Deus lhe disse “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será”” 15:17 Então, [o filho pródigo] caindo em si, disse: “Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aquí morro de fome! 16:23 No inferno, [o rico] estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

- As promessas de Deus (como as deste livrinho) não são para ti (até que aceites Cristo como salvador e senhor).

 

1.1.2. Como ser Salvo :

- Percebe como és abominavelmente pecador. Romanos 3:10-12,23 ...Não há justo, nem sequer um; não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. ... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Terrível! Tremas!

- E que, por isto, mereces e já estás condenado à eternidade de terríveis sofrimentos. João 3:3,5,36 A isto respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. ... Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus... quem crê no Filho tem a vida eterna; o que todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. 8:24 Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis nos vossos pecados; Romanos 6:23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

- Aceita o convite, oh querido, oh amado, muito amado amigo! Agora mesmo, neste mesmo instante, o maior de tua vida:

. Arrepende-te profunda e sinceramente. Lucas 13:3... se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.

. Profundamente deseja  inverter a direção de tua vida. Mateus 18:3 ... Se não vos converterdes e vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.

. Crê (não só na existência, mas confiando, entregando-te) só e totalmente a Jesus, cada uma das suas palavras (a começar que ele é o Deus eterno) e suas promessas (a começar que ele garante tua  salvação, depois que nele creres). João 3:18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Atos 16:30-31 ... “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” Responderam-lhe “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa.”

. Recebe a Cristo como teu salvador pessoal e Senhor absoluto. Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo. João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêm no seu nome.

 

1.1.3. E Depois?

- Assume posição por Cristo, ante parentes, amigos, etc. Rom 10:9 -10 Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação Mat 10:32,33 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

- Junta-te a uma boa igreja realmente evangélica (por exemplo, uma igreja batista, de linha não “renovada”), que honre a Cristo, que creia e pregue a Bíblia, evangelize, mostre genuínos amor e comunhão. At 2:41-47. Logo, peças batismo At 8:35-39.

-  Diariamente -- Lê a Bíblia (disposto a obedecer, a deixar-te modificar) e ores. Sugerimos começar lendo o Evangelho de João, depois o Novo Testamento todo. Leias ao menos 1 capítulo / dia.

- O Espírito Santo, usando a Bíblia que lês e a igreja a que te juntaste, aos pouco irá te ensinando, guiando, corrigindo, de modo que poderás ser plenamente bem-aventurado, como Deus o quer.

 

Se sentires que eu posso te tirar alguma dúvida ou, de qualquer outro modo te ajudar, por favor, não hesites, escreve ou telefona-me, que eu terei alegria em procurar fazer todo o possível para ajudar-te.

 

(Professor) Hélio de Menezes Silva

Rua  Buarque, 198, Bairro Cabo Branco

58045-160, João Pesooa - PB.

(083) 226.5219

 

 

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.