As bem aventuranças, os pobres de espírito, que choram, mansos, têm fome e sede de justiça, misericordiosos, limpos de coração, pacificadores, suportam perseguição injúrias e calúnias por amor de Cristo





1.2. O Baldrame: as Bem-aventuranças. Mt 5:3-16.


“   3 ¶  Bem-aventurados os pobres EM espírito, porque deles é o reino dos céus;     (LTT)
   4  Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
   5  Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
   6  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
  
7  Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
  
8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
  
9  Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
  
10  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
  
11  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12  Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
  
13 ¶  Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15  Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5:3-16 ACF)


Não importa O QUE me acontece... mas sim COMO eu respondo ao que Deus já sabia que aconteceria! Rm 8:28-29
28  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 ¶  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8:28-29 ACF)

condição para ser bem aventurado: ser pobre no espírito (Ver-me miserável, pobre, cego e nu. Ver-me incapaz, necessitado e dependente. Dar a Cristo o absoluto primeiro lugar, o trono, o controle TOTAL da minha vida (pelas fé, obediência, e humildade)).
               Frutos da Obediência:
                               1) Vida eterna;
                               2) Maturidade em compreender-me, aceitar-me, e agir sob o ponto de vista de Deus;
                               3) Maturidade em submeter-me a Deus e às autoridades.
               Consequências da Violação:
                               1) Condenação eterna (Rm 6:23);
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23 ACF)
                               2) Espírito crítico e insubmisso (Pv 13:10; 29:1, 23). Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.” (Pv 13:10 ACF)                  “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.” (Pv 29:1 ACF)           “A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.” (Pv 29:23 ACF)


condição para ser bem aventurado: chorar biblicamente (Chorar pelos meus pecados; ser sensível ao coração de Deus (conhecendo-O na Bíblia e obedecendo-O); e às reais necessidades dos outros).
               Frutos da Obediência:
                               1) Vida com propósito;
                               2) Criatividade;
                               3) Orações respondidas.
               Consequências da Violação:
                               1) Falta de visão (Pv 29:18);
Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.” (Pv 29:18 ACF)
                               2) Espírito insensível/ frívolo (Ef 5:4);
“Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.” (Ef 5:4 ACF)
                               3) Orações não respondidas (Tg 4:2,3).
2  Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3  Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” (Tg 4:2-3 ACF)


condição para ser bem aventurado: ser manso (Perceber que todos "meus" bens e direitos realmente pertencem a Deus! Foram-me apenas temporariamente emprestados, para administrá-los segundo a vontade e para a glória do Senhor, a quem submissamente cedo tudo).
               Frutos da Obediência:
                               1) Poder para supernaturalmente viver pela fé;
                               2) Habilidade para esperar nas promessas de Deus;
                               3) Vitória sobre ira e preocupação.
               Consequências da Violação:
                               1) Espírito teimoso/ rebelde (1Sm 15:23);
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” (1Sm 15:23 ACF)
                               2) Espírito ansioso (Fp 4:6);
Não estejais inquietos por coisa alguma;              antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Fp 4:6 ACF)
                               3) Espírito iracundo (Ef 4:30-32; Pv 22:24,25).
30  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31  Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32  Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Ef 4:30-32 ACF)           “24 ¶  Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico, 25  Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.” (Pv 22:24-25 ACF)


4a condição para ser bem aventurado: ter fome e sede de ser justo, somente ser perfeita justiça (Anelar profundamente agradar meu Senhor, a tal ponto que meu supremo objetivo é fazer todos os princípios da Palavra tornarem-se parte natural da minha vida).
               Frutos da Obediência:
                               1) Crescimento espiritual;
                               2) Real satisfação;
                               3) Gozo real.
               Consequências da Violação:
                               1) Vazio espiritual (Ec 12:8; Mt 12:44,45; Lc 15:19);
“Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.” (Ec 12:8 ACF)            “44  Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. 45  Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.” (Mt 12:44-45 ACF)                   “Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.” (Lc 15:19 ACF)
                               2) Mornidão espiritual (Ap 3:15,16);
15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” (Ap 3:15-16 ACF)
                               3) Retardamento, paralisia-estagnação, e até atrofia espiritual (1Co 3:1,2).
1 ¶  E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2  Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,” (1Co 3:1-2 ACF)

5a condição para ser bem aventurado: ser misericordioso (Ter empatia {*} e simpatia {*}, expressar amor sincero e tangível pelo meu próximo, especialmente quando em necessidade; Genuína [e unilateralmente!] perdoar aqueles que me ofenderam).

{* SIMPATIA: sentimento bom em relação a outra pessoa ou causa. Afinidade, harmonia, união, associação, concordância em pensamento e emoções, de modo que tudo que afeta uma similarmente afeta a outra.
* EMPATIA (qualidade mais profunda) (qualidade mais rara nos homens que nas mulheres? ...): Capacidade de ser sensível e compreender e se identificar e vicariamente experimentar os sentimentos, emoções, ou reações da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias, tudo isso mesmo que ela nada ou pouco lhe tendo comunicado.
Exemplo: Todos estão alegres conversando, você nota uma pessoa de lado, triste, e você sai do grupo para conversar com ela. Se percebe que está sem comida, você a alimenta e dá uma feira a anima e vai com ela conseguir um emprego. Se percebe que está com frio, você lhe dá de presente seu melhor suéter.
Exemplo: Seu filho/ cônjuge/ pai/ irmão parece que está preocupado com uma coisa mas não diz, você percebe e ...
}

               Frutos da Obediência (à ordem para ser misericordioso):
                               1) Poder para entender o amor de Deus;
                               2) E para comunicá-lo.
               Consequências da Violação:
                               1) Espírito ferido (Pv 18:14);
“O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará?” (Pv 18:14 ACF)
                               2) Raiz de amargura (Hb 12:15).
“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” (Hb 12:15 ACF)
O irmão do filho pródigo não se rejubilou com a volta do irmão! E talvez seu pai preferia mesmo o desobediente e nunca notou o sentimento de inferioridade do obediente e lhe fez uma festa? Elcana nunca tinha notado a tristeza de Ana, antes? Há perigo de se pensar do irmão disciplinado com insensitividade, desprezo e como inimigo (2Ts 3:15)? Há perigo do pastor não se compadecer das ovelhas mais "trabalhosas" (At 20:28-31)? Em João 21:15 em diante Cristo mais uma vez mostra sensibilidade às necessidades das pessoas e teve uma conversa pessoal e animou 3 vezes Pedro que lhe negou 3 vezes, concedeu-lhe perdão, deu-lhe responsabilidades, reanimou seu ânimo.

6a condição para ser bem aventurado: ser limpo de coração (Purificar meu coração por permitir ao Espírito Santo controlar totalmente meus motivos, pensamentos, emoções-desejos, ações, e meu corpo.)
               Frutos da Obediência:
                               1) Autocontrole (espiritual, mental e físico)
               Consequências da Violação:
                               2) Vida de pensamentos impuros (Rm 1:28);
“E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;” (Rm 1:28 ACF)
                               3) Sensualidade [ser controlado pelos sentidos] (Jd 17-19);
17  Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; 18  Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. 19  Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.” (Jd 1:17-19 ACF)
                               Impulsos incontroláveis (1Ts 4:2-8).
2  Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 3  Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 4  Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5  Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 6  Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. 7  Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 8  Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” (1Ts 4:2-8 ACF)

7a condição para ser bem aventurado: ser pacificador (Pedir perdão a quem ofendi, confessando meu pecado e restaurando-o tanto quanto ainda for possível, sem esperar nem exigir ser perdoado, nem recíproco pedido de perdão. Procurar fazer a paz entre indivíduos e Deus. E entre indivíduos e indivíduos).
               Frutos da Obediência:
                               1) Demonstração de genuíno amor cristão;
                               2) Paz interior;
                               3) Consciência sem culpa por ofensas.
               Consequências da Violação:
                               1) Atitude condenatória (Rm 2:1);
“Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.” (Rm 2:1 ACF)
                               Culpa/ tristeza interior (Rm 7:15, 24).
“Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.” (Rm 7:15 ACF)                “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7:24 ACF)

8a condição para ser bem aventurado: suportar perseguição por causa da justiça (Não temer [mesmo que sozinho ou tendo que ser parte de um grupo de perniciosos]: ficar do lado da justiça, identificar-me verbalmente com Cristo e compartilhar minha fé. Tudo isto ciente, em paz interna, que muitos não me aceitarão unido a Cristo como Senhor da minha vida, e assim me rejeitarão e perseguirão).
               Frutos da Obediência:
                               1) Ousadia no testemunhar;
                               2) Uma recompensa especial nos céus (Mt  5:12).
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mt 5:12 ACF)
               Consequências da Violação:
                               1) Espírito de temor (2Tm 1:7,8.);
7  Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 8  Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso SENHOR, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,” (2Tm 1:7-8 ACF)
                               2) Falta de força de vontade (Rm 7:18).
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.” (Rm 7:18 ACF)

9a condição para ser bem aventurado: suportar injúrias,  perseguições e calúnias, por causa de Cristo (Saber sofrer, mantendo a visão-paz-objetividade, no meio de ameaças à minha integridade).
               Frutos da Obediência:
                               1) Verdadeiros amor e coragem.
               Consequências da Violação:
                               2) Fazer concessões ao erro e pecado, ao “bom” em detrimento do “melhor” (Gl 1:10);
“Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (Gl 1:10 ACF)
                               3) Medo dos outros (1Jo 4:18; Pv 29:25).
“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” (1Jo 4:18 ACF)                   “O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.” (Pv 29:25 ACF)



O RESULTADO [de todas essas 9 condições]: Sabendo eu COMO responder ao que me acontece, obedecendo eu às condições de Mt 5:3-16, serei bem-aventurado!
Ademais, serei:
                (a) Sal da terra                    (4 características do sal: dá sabor; preserva; sara; cria sede); e
                (b) Luz do mundo              (2 características da luz: ilumina e guia para fora da escuridão).



(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.