Mansidão, o não sentir direitos intrínsicos nem ter posse e propriedade, é chave para bem-aventuranças fruto do Espírito poder e vitórias contra amargura ira preocupação ansiedade

1.4. Desenvolvendo Mansidão




1.4.1 Definição e Benefícios da Mansidão Fp 2:5-9.


“5  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens
;
8  E, achado na forma de homem,
humilhou-se a si mesmo,
sendo obediente até à morte, e morte de cruz
.
9  Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;” (Fp 2:5-9 ACF)


Ser MANSO é não reivindicar, não exigir, não viver brigando por nenhuma "possessão ou direito pessoal",
antes restituí-los todos ao real Criador e Dono de tudo,
vendo-os como empréstimos para que eu os use para Sua glória e na Sua obra.


Mansidão é minha responsabilidade para com todos Tt 3:2.
“Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos,
mostrando toda a mansidão para com todos os homens.” (Tt 3:2 ACF)

Mansidão deve ser desenvolvida, com empenho Cl 3:1-2.
 “1 ¶  Portanto, se já ressuscitastes com Cristo,
buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2  
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;” (Cl 3:1-2 ACF)

Mansidão é  indispensável para:

Receber a palavra de Deus Tg 1:21. “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” (Tg 1:21 ACF)

Atuação de Deus em meu favor Is 11:4. “Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,” (Is 11:4 ACF)

Conhecimento da vontade de Deus Sl 25:9. Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.” (Sl 25:9 ACF)

Autoridade no falar 2Co 10:1. “Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;” (2Co 10:1 ACF)

O fruto do Espírito Gl 5:22-23. “22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23  Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5:22-23 ACF)

Eu restaurar crentes mais fracos Gl 6:1. “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” (Gl 6:1 ACF)

Boa atitude no trabalho Ef 4:1-2. 1 ¶  Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 ¶  Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” (Ef 4:1-2 ACF)

Seguir o exemplo de Cristo Fp 2:5-9. “5  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9  Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;” (Fp 2:5-9 ACF)

Assemelhar-me a Cristo 1Tim 6:11. “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” (1Tm 6:11 ACF)

Ensinar aos discordantes 2Tm 2:23-25. “23  E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 24  E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25  Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,” (2Tm 2:23-25 ACF)

Verdadeira sabedoria e inteligência Tg 3:13. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.” (Tg 3:13 ACF)

Testemunho eficaz 1Pd 3:15. “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” (1Pe 3:15 ACF)

Desenvolver outras boas qualidades.



Mansidão é condição  necessária e suficiente para:

Vitória sobra ira Sl 37:8-11. “8  Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. 9  Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra. 10  Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. 11  Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.” (Sl 37:8-11 ACF)

Vitória sobre preocupação-ansiedade Fp 4:6-7. 6  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Fp 4:6-7 ACF)

Satisfação interior Sl 22:26; Mt 5:5. Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.” (Sl 22:26 ACF)
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” (Mt 5:5 ACF)

Genuína beleza Sl 149:4; 1Pd 3:4. “Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.” (Sl 149:4 ACF)
“Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um
espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (1Pe 3:4 ACF)

Grande gozo Is 29:19. “E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.” (Is 29:19 ACF)

Descanso Mt 11:28-30. “28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11:28-30 ACF)







1.4.2. Resultados da Ira:


Torna-me tolo Ec 7:9.
“Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos.” (Ec 7:9 ACF)

Vicia-me em imitar companhia iracunda Pv 22:24,25.
24 ¶  Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico,
25  Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.” (Pv 22:24-25 ACF)

Desanima meus filhos Cl 3:21.
Vós, os pais: não provoqueis vós ira aos vossos filhos, para que não desanimem.” (Cl 3:21 KJB)

Torna-me assassino aos olhos de Deus Mt 5:21,22a.
21 ¶  Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22  Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” (Mt 5:21-22 ACF)

Causa contenda Pv 29:22.
O homem irascível levanta contendas; e o furioso multiplica as transgressões.” (Pv 29:22 ACF)

Faz-me errar e agir tolamente Pv 14:17.
O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado.” (Pv 14:17 ACF)

É pecado que entristece o Espírito Ef 4:31.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,” (Ef 4:31 ACF)


1.4.3. Desenvolvendo Mansidão:

Quando me iro ou preocupo- ansiosamente, estou tentando controlar ou mudar algo que Deus nunca intencionou que eu mudasse ou controlasse.

Quando reajo e resisto, nego ao Oleiro Seu direito de fazer o que quer;

E, temporariamente, desprezo o propósito que Ele quer alcançar na minha vida.

Ira ou ansiedade são sinais: "eis aqui algo que ainda considero meu, e que o Dono [Deus] quer que eu devolva".



Passos Básicos para Desenvolver Mansidão:

1. Identifica o que usurpaste de Deus. A propósito, vê o que Deus diz quando te irares ou preocupares- ansiosamente com:

-Filhos (Sl 127:3);
“Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Sl 127:3 ACF)

- Agenda apertada (Mt 20:26,27);
26  Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27  E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;” (Mt 20:26-27 ACF)

- Reputação (Sl 23:3);
“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” (Sl 23:3 ACF)

- Seus “direitos” dentro do casamento (1Co 7:3,4);
3  O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 4  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.” (1Co 7:3-4 ACF)

- Futuro (Mt 6:31-34);
31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt 6:31-34 ACF)

- Saúde (2Co 12:7-10);
7  E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 8  Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. 9  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10  Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” (2Co 12:7-10 ACF)

- Roupas (1Pd 3:4);
“Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (1Pe 3:4 ACF)

- Música (Ef 5:19);
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;” (Ef 5:19 ACF)

- Amigos (Mt 10:40; Hélio mudou para Pr 17:17; 18:24);
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Pv 17:17 ACF)
O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” (Pv 18:24 ACF)

- Possessões (Jó 1:21);
“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.” (Jó 1:21 ACF)

- Dinheiro (Cl 3:1);
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” (Cl 3:1 ACF)

- Tua vida (Lc 9:23);
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lc 9:23 ACF)

- Negócios (Ef 4:1);
“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” (Ef 4:1 ACF)

- Sexo (1Cor 7).

1 ¶  ... bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2  Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 3  O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 4  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 5  Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência...8  Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. 9  Mas, se não podem conter-se, casem-se. ... 27  Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. 28  Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. ...” (1Co 7:1-40 ACF)


2. Dedica (i.é restitui) a Jesus Cristo cada "direito" (que identificaste como por ti usurpado).

Agora, poderás clamar Rm 8:28,29
"todas as coisas contribuem juntamente para o bem..."


3. Compreende que Deus testará a sinceridade e profundidade da tua devolução.
Abraão compreendeu e confiou, ao sacrificar Isaque (Gn 22:1-10; Hb 11:17-19).

Se ira/preocupação-ansiosa reocorrerem, novamente cede o "direito" ao Senhor. Tantas vezes quanto necessário.

4. Responde às perdas dos direitos com atitude similar à de Jó e a de Cristo Jó 1:21b; (Hélio acrescentou Fp 2:4-8)
“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.” (Jó 1:21 ACF)

 “
4  Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Fp 2:4-8 ACF)


1.4.4. Superando a Preocupação-Ansiedade. Fp 4:6,7


Preocupação e ansiedade sempre decorrem de eu pensar "Deus não é poderoso bastante para resolver meu problema. (Ou, pior, não é bom bastante para querer resolvê-lo)."

Frustração sempre decorre de eu querer assumir a responsabilidade de uma situação sobre a qual eu não tenho controle direto.

Passos Básicos para superar a preocupação-ansiedade:

1. Confessa que todas as tuas "propriedades e direitos pessoais" realmente pertencem a Deus.

2. Confessa que Deus toma conta perfeitamente do que é Seu, portanto só permitirá situações ocorrerem que resultem em maiores benefícios futuros que as aparentes perdas atuais.

3. De antemão,  propõe-te agradecer a Deus por quaisquer circunstâncias que Ele permitir no futuro. (Deus sabe os meios de quebrar e refazer seus vasos, lapidar Seus diamantes, tocar nosso coração, ...).

Ilustração: Mãe, crente, desesperada com filho rebelde, que saíra de casa. Estudamos tudo o acima, ela orou prometendo mudar e tomar aqueles passos. Passou a sentir e transmitir paz. Seu filho foi preso, ela foi visitá-lo. Deus usou a nova atitude dela para quebrar e salvar o filho, transformando-o!




1.4.5. Duas Clarificações:


Evita desnecessárias irritação e necessidade de ceder direitos pessoais, no futuro: apropriadamente e plenamente assume agora tuas responsabilidades pessoais (por exemplo, expressar e defender tua opinião contrária à admissão de novo sócio, etc.).

Posso discernir que Deus deseja que eu ceda meus direitos pessoais quando:
-- Eu fiz todo que sei e posso fazer para resolver a situação;
-- Mesmo assim, vejo-me frustrado e tentado a irar-me e preocupar-me ansiosamente.
 

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.