A não resistência agastamento revolta rebelião, e sim honra e submissao às autoridades de Deus pais marido patrão senhor governo rei igreja pastor, resulta em liberdade e grande progresso espiritual

 

1.5.  Submetendo-me ao Princípio da Autoridade


1.5.1. Atendendo à Autoridade

- Rm 13:1b Uma chave essencial para termos sucesso real (aos olhos de Deus, agradando-Lhe e sendo realmente felizes) é: Compreendermos que Deus opera através das autoridades * que Ele coloca sobre nós. “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.” (Rm 13:1 ACF)

- Pv 6:20-23 Nossa atitude (nos anos de crescimento + na nossa saída de casa) para com a autoridade dos nossos pais se refletirá diretamente: No nosso relacionamento com todas as outras futuras autoridades * que Deus colocará sobre nós; e até nosso relacionamento com Deus!
20 ¶  Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; 21  Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. 22  Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. 23  Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,” (Pv 6:20-23 ACF)

- Pv 30:17 A falha em ver a mão de Deus nessas autoridades *, a começar nos nossos pais, resultará em: Desastre (no casamento, com os filhos, no trabalho, na igreja, com os amigos, etc.).
Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão.” (Pv 30:17 ACF)



1.5.2. Uma Chave para Liberdade,
filhos, não é jogar fora toda autoridade * que Deus pôs sobre nós, mas sim: de todo coração relacionarmo-nos, subordinarmo-nos e cooperarmos com todas as autoridades permitidas por Deus. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” (Ef 6:1)

- Resistir à autoridade *  é resistir a Deus! “Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.” (Rm 13:2 ACF)



1.5.3. Entendimentos Chave para o Jovem Rebelde

Cooperar com Deus necessariamente inclui honrar seus pais * :

a. Foi Deus (onisciente, onipotente, e todo amor!) quem lhe deu exatamente os pais * que você tem!

b. Deus é maior que os seus pais *. Assim, confie em Deus para dirigir sua vida através da autoridade dos seus pais. Pv 21:1.
como o ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.” (Pv 21:1 ACF)

c. Compreenda o propósito de Deus, ao colocar seus pais * sobre você (Cl 3:20): foi quebrar sua vontade, de maneira que você aprendesse a única coisa que até Cristo (!) aprendeu (ser obediente: Hb5:8; Fp 2:8 ). Só assim assim você poderá alcançar maturidade.
“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.” (Cl 3:20 ACF)
    “
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” (Hb 5:8 ACF
    “E, achado na forma de homem,
humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Fp 2:8 ACF)

d. As características "dificeis de aguentar" de seus pais * servem exatamente aos propósitos subjacentes de Deus, específicos para a sua vida. O importante, para você, não é que eles tenham essas características, mas que você aprenda a obedecer-lhes, a controlar-se, a vencer sua carne, a amá-los e reverenciá-los

e. Aprenda a distinguir entre a responsabilidade dos pais * ante Deus (pelas suas características atitudes e atos), e sua responsabilidade como filho (ou subordinado).
Deus não tem que operar para mudar seus pais * até você mudar como filho (e subordinado).

 f. Só obediência com amor + responsabilidade assegurará (que sentimento de dever cumprido!) aos pais * que eles podem confiar ao jovem tomar suas próprias decisões. Aí, então, eles mudarão o modo como lhe vêm.



1.5.4. Uma Ilustração:
Boa moça crente. Chocada com o bom pai (descrente) ter-lhe proibido de ir para seminário. Expliquei-lhe 1.5.3. Ela prometeu mudar coração, pedir perdão ao pai, submeter-se. Ele não acreditou e passou a testá-la. Ela mostrou perfeita submissão. Ele permitiu e pagou para ela ir para o seminário, e mostra interesse pelo evangelho.




1.5.5. Diretivas Adicionais

a. Mostre toda deferência (muitísimo mais que mera obediência superficial! ): antecipe, procure, crie oportunidades para cooperar com seus seus pais *, agradá-los, honrá-los!

b. Não reaja restingindo-se apenas às palavras que uma pessoa ordena com os lábios - Discirna o que ele quis dizer (quase sempre é para o seu benefício). Por exemplo, Daniel (cap 1) entendeu que o propósito do rei (dar-lhe a melhor carne sacrificada ao ídolo) não foi destruir suas convicções religiosas, mas fazê-lo mais sadio e forte. Como Daniel tinha estabelecido um harmonioso relacionamento (mostrando lealdade e deferência, conquistando confiança e respeito) com o oficial do rei, ele pode sugerir-lhe uma alternativa, e foi atendido.

c. Compreenda que esta é a vontade de Deus, para VOCÊ, para o seu melhor. E confie no poder de Deus para, dentro da Sua vontade, além de treinar e edificar a você, mudar decisões de seus pais, professores, marido, patrão, etc.

d. Mantenha sua contabilidade em dia: não adie seus arrependimentos, pedidos de perdão, restituições, conversões! (Mas não deixe de ver instruções [seção 1.9] sobre como confessar e pedir perdão!).

e. As Escrituras ensinam:
- todos honrarem supremamente a Deus (1Co 11:3a; 1Sm 15:22; Mt 22:38);

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1 Coríntios 11:3)
Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. (1 Samuel 15:22)
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. (Mateus 22:37-38)

- a esposa com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar ao marido (1 Co 11:3b; Gn 3:16; 1 Co 14:34; Ef 5:22, 24, 33b; Cl 3:18, 20, 22; Tt 2:9; 1 Pd 3:1-6);

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1 Coríntios 11:3)
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. (Génesis 3:16)
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. (1 Coríntios 14:34)
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; (Efésios 5:22)
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Efésios 5:24)
Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Efésios 5:33)
Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. (Colossenses 3:18)
Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. (Colossenses 3:20)
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. (Colossenses 3:22)
Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, (Tito 2:9)
1 ¶ Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 2 Considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; 4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. (1 Petro 3:1-6)

- o filho com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar aos pais (Ex 20:12; Cl 3:20; Ef 6:1);

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. (Êxodo 20:12)
Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. (Colossenses 3:20)
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. (Efésios 6:1)

- o empregado com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar ao patrão (Ef 6:5,6; Cl 3:22);

5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; 6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; (Efésios 6:5-6)
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. (Colossenses 3:22)

- o cidadão com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar ao governo (Mt 22:21; 1Pd 2:13-18; Rm 13:1-7);

Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. (Mateus 22:21)
13 ¶ Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; 16 Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. 17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. 18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. (1 Petro 2:13-18)
1 ¶ Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3 Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. 4 Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. 5 Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. 6 Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 7 ¶ Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. (Romanos 13:1-7)

- o crente com todo o coração obedecer-amar-agradar-honrar ao pastor de sua igreja (Hb 13:17, assumimos que é homem de Deus);

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hb 13:17 ACF)

- etc.



Aonde você precisa mudar, ó amado?... Baixemos as cabeças e oremos em silêncio, confessando nossos pecados a Deus, comprometendo-nos a mudarmos, com o Seu poder...                        Hino "Crer e Obedecer”?

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



* Pais, professores, marido, cadeia de chefes no trabalho, igreja, pastor, leis, governo, ...



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.