Deixe o Espírito Santo lhe sondar, ouça Seu dedo indicador, arrependa-se, repare, confesse e peça perdão a Deus e ao ofendido, com sabedoria, mude e viva com transparência



1.9. Pedindo Perdão (ou Desenvolvendo Transparência, uma Consciência Limpa)

 

  1 Tm 1:18,19. Fé&consciência limpa: armas indispensáveis! Terrível naufrágio, se qualquer delas faltar! [1]  [2]

18 ¶  Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; 19  Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.” (1Tm 1:18-19 ACF)

           Testemunho de Pr. L. Coy: "... Frustado com minha própria vida cristã, pensava em abandonar ministério... Ouví pregação sobre as maravilhas quando seguimos a consciência e consertamos o que já fizemos errado... Passei uma noite sondando-me com o Espírito (Sl 139:23ss), e listei 8 coisas a consertar (eu pensava ter centenas!)... Ganhei liberdade interna e poder, a cada ofensa que consertei..." Jo 8:32,36.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32 ACF)
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8:36 ACF)


1.9.1. Necessidade e bênçãos de uma consciência limpa.

           Podemos cauterizar nossa consciência 1Tm 4:2 (por persistir em desobedecer, em recusar a ouví-la antes de pecarmos, e em tentar sufocá-la após pecarmos).
“Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;” (1Tm 4:2 ACF)

Uns tentam fugir de Deus para álcool, sexo, drogas, trabalho, sucesso, etc.;
outros para atividades religiosas e boas obras;
outros tentam auto-enganar-se, justificando seus erros, culpando a outros, ou a Deus.


           Só com uma consciência limpa nosso ministério pode ser genuíno (consequentemente, abençoado). 2 Co 4:1,2.
1 ¶  Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; 2  Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.” (2Co 4:1-2 ACF)

           Só uma consciência limpa dá-nos confiança para achegarmo-nos a Deus com nossas petições. Hb 10:19,22.
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,” (Hb 10:19 ACF)

 “
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,” (Hb 10:22 ACF)

           Uma consciência limpa é um requisito indispensável para o serviço a Deus. 2Tm 1:3.
Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;” (2Tm 1:3 ACF)

           Uma consciência limpa é um requisito indispensável para o amor genuíno 1Tm 1:5,6a.
5 ¶  Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 6  Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;” (1Tm 1:5-6 ACF)

           Uma consciência limpa é um requisito indispensável para compartilharmos nossa fé com outros. 1Pd 3:15,16.
15  Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 16 ¶  Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.” (1Pe 3:15-16 ACF)

           Portanto, temos que ganhar e manter nossas consciências limpas para com Deus e para com os homens At 24:16.
“E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.” (At 24:16 ACF)

 

1.9.2. Passos para ganhar e manter uma consciência limpa:

a) Proponha-se a limpar todas as ofensas, a qualquer custo (reconheça toda tentação para "auto-justificar-se" como de origem satânica).

b) Isole-se +- 1h, deixe o Espírito lhe sondar (Sl 139:23ss), e liste as ofensas que você ainda não "resolveu".
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.” (Sl 139:23 ACF)

c) Confesse a Deus todos os seus pecados (contra Ele e contra seu próximo; cometidos por pensamento, palavra, ou ação). 1 Jo 1:9.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1Jo 1:9 ACF)

d) Quanto aos pecados realmente concretizados (por palavra ou ação): Proponha-se ir (isoladamente!) a cada um dos realmente ofendidos [3] (Mt 5:23,24), com uma atitude de remorso e arrependimento profundos e sinceros Tg 4:7-10.
23  Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24  Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” (Mt 5:23-24 ACF)

 

 “7  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9  Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 10  Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tg 4:7-10 ACF)

- Antes de ir:

  Não tenha nenhum vestígio de motivos escondidos, como tentar mudar a outra pessoa, reganhar vantagens, etc.

  Enquanto crendo que Deus pode fazer o impossível, proponha-se não ir nem de longe esperando-exigindo ser perdoado; muito menos que o outro lhe peça perdão pelos erros dele. E proponha-se sempre responder equilibradamente e com amor, mesmo nos piores casos!

  Prepare seu coração em oração (e, talvez, com jejum [secreto]). Se você tiver a menor dúvida sobre como proceder num caso dificil, procure conselho do pastor ou anciões espirituais da igreja, e só vá quando tiver paz.

  Sabiamente, selecione um tempo e local adequados.

 - Quando for:

  Se a ofensa foi na área da moral, evite contato pessoal (tentações, aparências...) e cartas (possíveis armadilhas futuras, por muitas pessoas): basta um telefonema (cuidado: seja extremamente objetivo e breve!).

       Evite, a todo custo, falar sobre detalhes (especialmente os íntimos) do pecado (Ef 5:12): concentre-se na raiz da ofensa. “Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.” (Ef 5:12 ACF)

  Trate só dos seus erros; e assuma total responsabilidade por eles.

  Nunca pense-e-diga "Eu errei (em parte porque você também errou), ...", ou "Perdoe-me, não sabia que você se ofenderia tanto, ...",  ou "Se, se eu ,involuntariamente, fiz algo errado, perdoe, ...".

  Diga-pensando: "Eu, eu mesmo, sem nenhuma justificativa, errei muitíssimo em ... Pequei contra Deus e contra você, sem desculpas. Estou profundamente arrependido. Vou fazer tudo o que me é possível para reparar meu erro... . Agora, por favor, por favor, me perdoe. Aquí fica meu mais sincero arrependimento e pedido de perdão. Certo? Deus lhe abençoe".

Apelos, bíblicos, ao crente, e ao descrente.

 

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



[1] Consciência é a faculdade, dentro do espírito do homem, que é sensível à verdade inerente. Todos os homens têm esta consciência, são cônscios de verdades universais (Rm 2:14,15); e da natureza de Deus (Rm 1:18-20). Cristo é a luz que ilumina cada homem Jo 1:9.
“14  Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; 15  Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;” (Rm 2:14-15 ACF)

 “18  Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19 ¶  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” (Rm 1:18-20 ACF)

 “
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” (Jo 1:9 ACF)


[2] Conscência limpa é o resultado de, da nossa parte, termos endireitado todas as ofensas que fizemos aos homens (e a Deus). Só uma consciência limpa resulta em verdadeira alegria interior e paz de espírito.

[3] Por exemplo, se você falou mal de José e somente Marcus o sabe, vá somente a Marcus... A platéia para o pedido de perdão não deve ser maior que a platéia da ofensa. (Tanto quanto não deve ser menor).



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.