A cadeia de comando e autoridade no casamento, deve o homem liderar sob controle do Espírito, amando sacrificialmente como Cristo, a mulher submeter-se dócil e amorosamente como a igreja

 

2.2. A Cadeia de Comando no Casamento



Uma chave para teu casamento ser bem-aventurado: vê a mão de Deus sobre as atitudes, ações e reações do teu cônjuge.


Texto chave, para todos ficarem com o dedo o marcando durante todo este estudo: 1Pe 2:19-3:9)




2.2.1. Passos Iniciais

(tomam determinação e tempo) para sarar um casamento, desenvolver o verdadeiro amor:




- Desobstrui todas as ofensas passadas (diferente de "mais uma vez, tenta, tenta zerar o odômetro e tenta, tenta começar tudo de novo"! Vê o capítulo 1.9 "Pedindo Perdão").

- Dispõem-te a aceitar identificação de tuas culpas e a acolher repreensão (dos conselheiros, mandados por Deus), e ... reconhecer teus erros!

- Compromete-te (novamente? De TODO coração e ...) a "permanecer- colado- e- soldado- a" teu cônjuge, apesar de tudo (!)... (passado,... presente,... futuro).

- Dispõem-te (novamente? De TODO coração e ...) a cooperar com Deus (totalmente! Sem prazos, sem condições, sem reservas!).


2.2.2. Dispõem-te a SOFRER:

(marca 1Pe 2:19-3:9 com papel ou dedo, deixa aberto, será a base de todo o estudo da Bíblia, hoje)


**** (todos leiam)
- 1Pe 2:19-20. Medita: É agradável a Deus tu sofreres [por amor a Ele], suportares... injustamente! "19  Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. 20  Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus." (1Pe 2:19-20 ACF)

**** (todos leiam)
- 1Pe 2:21-23  "21  Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22  O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 23  O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;" (1Pe 2:21-23 ACF)
Medita no exemplo de Cristo...: Vê em cada ofensa a necessidade do teu cônjuge pelo amor de Deus..., e pelo teu [paciente] amor (comunica-o com palavras & rosto & tom de voz & atitude & ações!). Troca tuas reações naturais pelas ações de Cristo Mt 5:43,44 (mas prepara-te: quando o prato do teu cônjuge na balança de culpas permanecer todo baixo do lado dele, ele vai tentar provocar-te a pecar... e só tua "resposta como a de Cristo" vai trazer convicção a teu cônjuge Jo 16:8-11).
    "43 ¶  Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44  Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" (Mt 5:43-44 ACF)
    "
8  E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9  Do pecado, porque não crêem em mim; 10  Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11  E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado." (Jo 16:8-11 ACF)

**** (todos leiam)
- 1Pe 2:24-25.
"24  Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 25  Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas." (1Pe 2:24-25 ACF)
Medita nisso... :

Ama incondicionalmente, disposto a levar sobre teu corpo os pecados do teu cônjuge, procurando discernir seus reais problemas e necessidades.


2.2.3. Que Requer Deus da Mulher? E do Homem?:

Do homem (difícil equilíbrio!): Ef 5:25,28,31,33

causa-efeito

Da mulher: Ef 5:22-24,33

guiar tal como Cristo

Û

      submeter-se tal como a igreja perfeita

amar tal como Cristo

Û

      reverenciar tal como a igreja perfeita


- Amar não é impulso, emoção, sentimento. Amar é o que Deus fez (e nos ordena-nos fazermos) Jo 3:16; 1Jo 4:10.
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16 ACF)
    "Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que
ele nos amou a nós, e enviou seu FILHO para PROPICIAÇÃO pelos nossos pecados." (1Jo 4:10 ACF)

- Submissão não significa ser inferior, cópia xerox, ser robô, sem mente. Submissão é Isaque no Monte Moriá, é ..., é de coração te entregares sob a proteção e responsabilidade do teu marido, totalmente confiante que Deus é soberano sobre ele, é te submeteres de coração, compreendendo que os benefícios finais de cooperar com a cadeia de comando de Deus superarão excedentemente quaisquer "perdas" imediatas (temporárias).

- Ef 5:22+25+33

    "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;" (Ef 5:22 ACF)
    "Vós,
maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela," (Ef 5:25 ACF)
    "Assim também
vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido." (Ef 5:33 ACF)

    As mais básicas necessidades da esposa são ser amada e ser guiada... Mas suas mais básicas contribuições para o casamento (e filhos) são submissão e respeito ao marido!

    As mais básicas necessidades do marido são ser seguido e respeitado ... Mas suas mais básicas contribuições para o casamento (e filhos) são guiar e amar à esposa!

    Entendeste, mesmo?

- Esposo: ama, e Deus desenvolverá na tua esposa respeito por ti;
guia, e Deus desenvolverá nela submissão.

- Esposa: submete-te, e Deus desenvolverá no teu esposo responsabilidade e liderança; respeita-reverência;
e Deus desenvolverá nele apreciação e sensibilidade não egoísta.
O marido não pode liderar (e o casamento ser bem-aventurado) se a mulher não se submete: Ef 5:22-25a;

    "22  Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24  De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela," (Ef 5:22-25 ACF)

**** (todos leiam)
1Pe 3:1, 5-6
    "Semelhantemente,
vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;" (1Pe 3:1 ACF)
    "
5  Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 6  Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto." (1Pe 3:5-6 ACF)

. Pensas que, se te submeteres ao marido, este te usará como capacho? Estás enfatisando a ti mesmo, tuas circunstâncias, ao invés de Deus e Sua habilidade para operar na tua vida. Quando cooperas com o Senhor, Ele tem liberdade para levar convicção ao marido.

- Ambos: aprende tu a transformar más atitudes do teu cônjuge em motivações para satisfazer suas reais necessidades.

**** (todos leiam)
- Esposa: 1Pe 3:3,4.
"3  O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; 4  Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." (1Pe 3:3-4 ACF)
Que requer Deus de ti? Um espírito amorosa-meiga-terna-reverentemente submisso! ...

- Cada cônjuge:
a) Diferencia tu entre posição e personalidade (vê abaixo);
b) Tem tu em mente: Deus é maior que teu consorte.


2.2.4. Distingue tu entre posição e personalidade

(com suas características e deficiências)

a) Posição:
- A cadeia de comando que Deus ordenou é: Cristo como cabeça do homem, o homem como cabeça da mulher: Gn 3:16b; 1 Co 11:2b; 1 Co 11:8-10a; Ef 5:22a, 23a.
    "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." (Gn 3:16 ACF)
    "E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e
retendes os preceitos como vo-los entreguei." (1Co 11:2 ACF)
    "
8  Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. 9  Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 10  Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos." (1Co 11:8-10 ACF)
    "
22  Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." (Ef 5:22-23 ACF)

- Ao seguires a Bíblia, responderes ao teu cônjuge, qual a tua motivação? Mudá-lo? Mas o propósito de Deus foi teu benefício interno (paz na tormenta)! Muda a tua motivação e o teu foco emocional para os de Mt 22:37!
    "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." (Mt 22:37 ACF)

b) Personalidade:
- Temos que conviver com as imperfeições do nosso cônjuge (tanto como com as nossas...).
- "É Deus maior que meu cônjuge, ou não é?"

**** (todos leiam)
1Pe 3:1,5-6 (e aplicação simétrica, para o esposo). Pv 21:1.
     "SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;" (1Pe 3:1 ACF)
 "
5  Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 6  Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto." (1Pe 3:5-6 ACF)
 "
Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer." (Pv 21:1 ACF)

- Quando te parece que teu cônjuge não ouve a Deus e vai em frente no erro, não te revoltes, segue amando-o, tem em mente que Deus tem que primeiro quebrá-lo para depois moldá-lo, ampara tu o teu consorte quando ele gritar de dor e precisar de ti (nunca digas "Eu te avisei!"). Ilustrações.


2.2.5. A Estabilidade Resultante:

- Quando esposa e esposa estão procurando agradar a Deus, e discordam em algo:

- Se a decisão não é inadiável: não decidam, não ajam. Esperem ao máximo, continuem de corações abertos buscando [as melhores] informações, meditando, conversando com o Senhor em oração, ouvindo-O nas Escrituras, nos conselhos, ...

- Quando a decisão tem que ser tomada imediatamente: Esposa: sê submissa como Sara, como Isaque, ... compreendendo que, se o marido errou, Deus usará a amorosa submissão tua e a quebradura dele, para moldá-lo; age de modo que ele possa dizer "Doçura, eu errei!... Obrigado pela tua amorosa submissão, pelas tuas orações, pelo teu amor e paciência. ... Eu te amo mais ainda."; se ele acertou, Deus desenvolverá em ti maior confiança na liderança do marido.

Esposo: ... sê amoroso e paciente como Deus é conosco ... Guia e lidera, mas amorosa e mansa e paciente e perdoativamente ...

- Assim, teremos a bendita união de Gn 2:24; Fp 2:2-4;.
"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:24 ACF)
    "
2  Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. 3  Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4  Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros." (Fp 2:2-4 ACF)

**** (todos leiam)
1Pe 3:7-9
    "
7  Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. 8 ¶  E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 9  Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção." (1Pe 3:7-9 ACF)



(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.