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Queridos amigos:
Nestes últimos meses, Deus nos chamou a atenção para a terrível fera do
divórcio rondando e querendo atacar pessoas que amamos. Passamos muito tempo
lendo a Bíblia, orando, e até gemendo e chorando. Agora, Deus nos pôs no
coração compartilhar, com todos os casais mais queridos a quem temos
acesso, o que Ele nos ensinou (a partir da Sua Palavra). OK?
Deus lhes abençoe.
Hélio e Nira, na década de 1990.
DIVÓRCIO e RECASAMENTO,
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- Prostituição é qualquer favor sexual entre um homem
e uma mulher sem marido, feito por dinheiro ou por outras recompensas
materiais.
- Fornicação, num sentido1, estrito, é qualquer favor sexual entre um
homem e uma mulher sem marido, feito consensualmente, sem ser por
dinheiro nem por outras recompensas materiais.
Fornicação, num sentido2, mais amplo, é qualquer atividade sexual não
permitida por Deus na Sua Palavra, a Bíblia (isto inclui fornicação num sentido
restrito, adultério, prostituição, homossexualismo masculino e feminino
(lesbianismo), bestialismo, etc.)
- Casamento não é o ato de o homem, pela primeira vez ou
não, quer por estupro ou por fornicação consensual, ter favores sexuais de uma
determinada mulher (virgem, ou viúva, ou divorciada, ou prostituta, ou que é
fornicária com outros homens). Casamento é a solene promessa mútua
(explícita ou tácita, usualmente ante testemunhas e formalmente), entre um homem
e uma mulher, de serem esposo e esposa, formarem um casal, uma família,
serem uma só carne, indivisivelmente, com toda fidelidade prometida, até que a
morte os separe.
- Adultério é quebra (de uma vez por todas fica quebrada) dos votos de
um casamento.
- Adulterar é desrespeitar (de uma vez por todas fica desrespeitado), é
infringir (de uma vez por todas fica infringido) o pacto de um casamento.
- Adúltero é quem adulterou (isto é, desrespeitou [de uma ver por todas
fica desrespeitado], é quem infringiu [de uma vez por todas fica infringido] o
pacto do casamento (seja o casamento do adúltero, ou o da adúltera). Assim,
como quem já cometeu um assassinato leva a pecha de assassino até o fim da sua
vida, do mesmo modo quem já adulterou uma vez carrega a pecha de adúltero até o
fim da sua vida. Assim, como a perda da virgindade (ou a amputação de um braço)
é de uma vez para sempre, do mesmo modo o adultério. Adúltero é quem
passou do estado de jamais ter adulterado, para o estado de já ter adulterado,
mesmo que depois tenha se arrependido e parado o pecado.
Vamos procurar ler todos os versículos sobre o assunto?
Gênesis 2:23,24 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne
da minha carne (a) ; ela será
chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. (24) Portanto deixará o homem a seu
pai e a sua mãe, e UNIR-SE-Á à sua mulher, e serão UMA só carne.(a)
NOTA a) O plano de Deus é o casamento ser indissolúvel.
Quem se divorcia sofre como se dilacerasse seu próprio corpo.
Deuteronômio 24:1-4 1
Quando
um homem (b) tomar uma mulher e se casar (c) com ela, se ela não achar graça aos seus
olhos por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa (d), far-lhe-á
uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. .... 2 Se ela, pois, saindo
da sua casa, for e se casar com outro homem, 3 E este também a desprezar,
e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa,
ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, 4
Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para
que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o
SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR teu Deus te dá por herança."
NOTA b) Note, em todos os textos deste estudo, e em toda a Bíblia, que Deus nunca expressamente declarou aceitar, mesmo com desgosto, que a mulher (mesmo que "inocente" e o marido culpado) se divorcie!!!... Talvez aceite- com- desgosto, como o faz para com o homem "inocente", mas ninguém pode ter esta certeza!...
A Bíblia também não traz nenhum exemplo de uma mulher crente se divorciando do seu marido, mesmo que mau.
Ora, sem existir preceito, nem permissão, nem exemplo na Bíblia que seja elogiado (ou, pelo menos, não reprovado), então o melhor, o mais seguro, é a mulher realmente crente ir pelo lado da segurança... Isto é, reconhecer que Deus pode nem sequer aceitar- com- desgosto que uma mulher se divorcie, por motivo algum!...
NOTA c) Para o judeu, o casamento tinha duas fases: a primeira, já indissolúvel (exceto por pecado sexual da mulher) ia da pública- e- oficial troca de juras de "viveremos juntos e fielmente, até à morte", e se estendia até o dia de irem morar juntos; a segunda fase ia daí em diante e também era indissolúvel (também exceto por pecado sexual da mulher). Compare Mt 1:18,19 (José e Maria estavam casados, mas não tinham coabitado): "18 ¶ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente." (Mt 1:18-19 ACF)
NOTA d) Que é esta "coisa vergonhosa" de Dt 24:1, o ÚNICO motivo expressamente aceito- mesmo- com- desgosto por Deus para o divórcio? ("Tolerado", não ordenado! "Com desgosto", não com aprovação e prazer!). Vejamos:- Quanto aos dias de Israel: era um pecado na área moral-sexual, grave, mas bem menor que adultério, lesbianismo, bestialismo, etc., pois estes deviam ser punidos por apedrejamento. Alguns motivos válidos para o divórcio poderiam ser, por exemplo: "brincadeiras sexuais" da mulher com outro homem, antes do casamento;
exigir aberrações tais como sexo anal ou oral;
sadismo ou masoquismo ou qualquer outra perversão;
permanente e injustificadamente recusar-se a ter sexo com seu cônjuge; ou
exigir pagamento ou impor pesadas condições para isto;
exigir posições acrobáticas ou humilhantes;
durante o ato conjugal, sussurrar palavras de amor a outra pessoa, ou exprimir repulsa/ zombaria/ insulto, ou
gritar imoralidades a plenos pulmões para ser ouvida a quilômetros;
viver conversando pornografia, etc.
- Quanto aos dias de hoje, onde não há apedrejamento:
não se refere ao homem ter "deixado de vibrar" pela esposa,
não se refere à "incompatibilidade de gênios",
nem às dezenas de outras desculpas esfarrapadas e sem- vergonhas de hoje:
refere-se a pecado grave na área moral-sexual. Além dos exemplos anteriores, podemos adicionar: adultério, lesbianismo, bestialismo, etc.
- Compare Mt 19:3-9, abaixo.
Deut 24:2-4: (2) Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem,(3) e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer;(4) então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. (e)
e) Este trecho (1-4) é cheio de condicionais, e não está ordenando nem prazerosamente aprovando o divórcio, só está limitando o mal de uma prática da época: SE um homem descobrir "coisa vergonhosa" na sua esposa, SE ele não puder perdoá-la, e SE ele a repudiar, ao menos dê-lhe carta de divórcio, e saiba (aqui está o mandamento!) que, SE ela vier a ser divorciada ou se tornar viúva de casamento posterior, jamais poderá ser aceita por esposo anterior (aqui está o mandamento!).
Oséias 3:1-3 Disse-me o Senhor: Vai outra vez, ama
uma mulher, amada de seu amigo, e adúltera (f), como o Senhor
ama os filhos de Israel, embora eles
se desviem para outros deuses, e amem passas de uvas. (2) Assim eu
comprei para mim tal mulher por quinze peças de prata, e um hômer e meio de
cevada; (3) e lhe disse: Por muitos dias tu ficarás esperando por mim; não te
prostituirás, nem serás mulher de outro homem; assim também eu esperarei por
ti.
Oséias 2:7, 14-16 Ela irá em seguimento de seus amantes, mas não os
alcançará; buscá-los-á, mas não os achará (f); então dirá: Irei, e voltarei a meu
primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora (f) (14)
Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. (f) (15)
E lhe darei
as suas vinhas dali, e o vale de Acor por porta de esperança; e ali responderá,
como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. (16)
E naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará meu marido; e não me chamará mais
meu Baal.(f)
Oséias 14:8 Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido e
isso considerarei; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.(f)
f) O ideal de Deus é o cônjuge inocente mostrar graça, perdão, misericórdia, compaixão, amor. Oséias tipificou este amor perdoador da parte de Deus, quando o Senhor o mandou procurar e casar com uma prostituta: ela, depois de certo tempo, começou a traí-lo repetida e nauseantemente, mas ele, misericordiosamente, cuidou dela nos seus terríveis sofrimentos, pacientemente a esperou e perdoou, até que ela realmente se arrependeu e aprendeu a amá-lo!
Malaquias 2:14-16. Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha
entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente
sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.(15) E não fez ele
somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente UM? Não é que
buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém
seja infiel para com a mulher da sua mocidade. (16) Pois EU
DETESTO O DIVÓRCIO, (g) diz o Senhor Deus de Israel,
e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos,
diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.
g) Esta é a chave de toda a questão: Deus ODEIA o divórcio, a quebra do juramento "até que a morte nos separe". Como o homem tem o coração duro e não perdoa como Deus nos perdoa, Deus com desgosto DISCIPLINOU o divórcio já praticado pelo homem, para limitar seu mal. Mas amar & perdoar são os ideais perfeitos de Deus para os nossos casamentos, mesmo se nossos cônjuges nos traírem: Deus ODEIA o divórcio! Há algo mais claro do que isto???...
Mat 5:31-32. 31 Também foi dito (h):
Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. (32) Eu, porém, vos digo
que todo aquele
que repudia sua mulher (b), a não ser por causa de infidelidade (i,k),
a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.(i,,j)
h) Este é dito dos homens, não de Deus, de modo algum: "O homem que quiser, divorcie-se de sua mulher, por qualquer motivo que alegue, desde que lhe dê carta de divórcio, para ela também ficar livre para recasar."
i) Deus somente expressou aceitar- mesmo- com- desgosto um divórcio iniciado por um homem cuja esposa esteja em grave pecado moral-sexual.
Quanto ao recasamento, isto é, casamento após o divórcio:i1) Somente no caso do homem ser totalmente inocente (como isto é raro!) e a mulher ser culpada de grave pecado moral-sexual, Deus aceita- com- desgosto que a parte inocente volte a se casar (mas não com esposa que ele já divorciou e foi depois de outro homem, ver [e]).
i2) Deus expressou não tolerar que a mulher culpada volte a se casar.
i3) Deus não expressou aceitar- mesmo- com- desgosto que a mulher divorciada e totalmente inocente (que coisa rara!) volte a se casar. Talvez aceite- com- desgosto, como para com o homem inocente, mas ninguém pode ter esta certeza. A Bíblia também não trás nenhum exemplo de uma mulher crente, mesmo injustamente divorciada pelo seu marido, voltando a se casar com outro homem.
Ora, sem existir preceito, nem permissão, nem exemplo na Bíblia que seja elogiado (ou, pelo menos, não reprovado), então o melhor, o mais seguro, é a mulher realmente crente ir pelo lado da segurança... Isto é, reconhecer que Deus pode nem sequer aceitar- com- desgosto que uma mulher divorciada se case com outro homem, estando seu ex-marido vivo!... Ademais, há o terrível risco de que Rm 7:3 (abaixo) também se aplique à mulher divorciada (mesmo que seja absolutamente inocente), ninguém tem certeza de que não... Compare também 1 Co 7:39-40, abaixo.
j) Pela construção da frase, vemos que "comete adultério" não expressa algo contínuo {*}, exprime apenas um ponto no tempo, não que o recasamento é um adultério CONTÍNUO. Por isso, não podemos exigir que um recasado, crente ou não, interrompa seu atual casamento. {* Ver nota de 1Jo 3:9, no apêndice abaixo)
Mateus 19:3-12. 3 Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por QUALQUER motivo? (h) (4) Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio [um] homem e [uma] mulher (a), (5) e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois UMA só carne? (6) Assim já não são mais dois, mas UMA só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem (a). (7) Responderam-lhe: Então por que mandou (g,h) Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? (8) Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu (g,h) repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio. (9) Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher (b) , a não ser por causa de FORNICAÇÃO (k), e casar com outra, comete ADULTÉRIO; e o que casar com a repudiada também comete adultério. (i3,j). (10) Disseram-lhe os discípulos: Se tal é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. (d) (11) Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado. (12) Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.
k) "Porneia", em Grego, abrange qualquer pecado sexual: fornicação (mulher solteira), ou adultério (mulher casada), ou prostituição (mulher paga), etc.
Rom 7:3. De sorte que, enquanto viver o marido (n) , será chamado ADÚLTERA, se for
de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não
será adúltera se for de outro marido (i3) .
n) Isto se refere a um marido não divorciado dela. Se ele já tivesse se divorciado, não seria mais seu marido, mais sim seu EX-marido. Contrário ao que dizem os romanistas, o divórcio (mesmo sem justificativa, errado, terrivelmente pecaminoso, odiado por Deus e de terríveis dores e consequências ) DISSOLVE o casamento, a irrespondível PROVA disto é que, mesmo no VT, a mulher divorciada casava de novo sem ser considerada adúltera [= "já quebrou promessa do casamento"] e sem ser (por isso) apedrejada. Note que Jesus, em João 4, pronuncia que a samaritana tinha tido 5 MARIDOS (fica implícito que através de divórcio de cada um e casamento com o seguinte: na improvável hipótese de que ela tivesse enviuvado 5 vezes para só depois de cada vez casar com o marido seguinte, isto não teria sido censurável nem sequer trazido à baila) e agora vivia com um homem em fornicação, sem casar, portanto Jesus reconheceu que as 5 primeiras uniões tinham sido casamentos, casamentos válidos!
I Coríntios 7:10-15, 27, 39-40. Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; (11) se, porém, se apartar (l) , que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. (12) Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. (13) E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. (m) (14) Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. (15) Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz. (27) Estás ligado a mulher? não procures separação. Estás livre de mulher? não procures casamento. (39) A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. (i3) (40) Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus.
l) Em Grego, o verbo "apartar" está na voz passiva, devia ser traduzido "for apartada". Na Bíblia, a mulher pode sofrer a ação do marido dela se apartando, mas nunca pode praticar a ação de se apartar, divorciar-se do marido!
m) Deus não tolera, mesmo com desgosto, que o CRENTE (homem ou mulher), mesmo que casado com descrente, tome a INICIATIVA do divórcio (exceto o marido [inocente] de esposa em grave pecado sexual).
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2.1. Com amor.
João 4:10 Respondeu-lhe
Jesus [à Samaritana]: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de
beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.
1 Tessalonicense 5:14 Exortamo-vos também, irmãos, a que
admoesteis os insubordinados, {sem grosseria, mas muito firme e
severamente, tirar a cegueira da mente do ouvinte e colocá-la no lugar,
dizer-lhe toda a verdade, advertir, avisar das consequências, repreender,
reprovar}
consoleis os desanimados,
ampareis os fracos e
sejais LONGÂNIMOS para com todos.
2 Timóteo 2:24,25 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser
brando para com todos, apto para ensinar, paciente;
(25) corrigindo
com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o
arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
2.2. Se ele e seu cônjuge não tiverem feito recasamentos: aconselhá-los a se arrependerem, se perdoarem, voltarem uma para o outro, novamente se unirem.
Provérbios
10:12 O
ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões.
Oséias 3:1-3; 2:14-15; 2:16;14:8:
Oséias 3:1-3 Disse-me o Senhor: Vai outra vez, ama
uma mulher, amada de seu amigo, e adúltera (f), como o Senhor
ama os filhos de Israel, embora eles
se desviem para outros deuses, e amem passas de uvas. (2) Assim eu
comprei para mim tal mulher por quinze peças de prata, e um hômer e meio de
cevada; (3) e lhe disse: Por muitos dias tu ficarás esperando por mim; não te
prostituirás, nem serás mulher de outro homem; assim também eu esperarei por
ti.
Oséias 2:7, 14-16 Ela irá em seguimento de seus amantes, mas não os
alcançará; buscá-los-á, mas não os achará (f); então dirá: Irei, e voltarei a meu
primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora (f) (14)
Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. (f) (15)
E lhe darei
as suas vinhas dali, e o vale de Acor por porta de esperança; e ali responderá,
como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.
(16) E naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará meu marido; e não me chamará
mais meu Baal.(f)
Oséias 14:8 Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido e
isso considerarei; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.
Exortá-los a, além de pôr em 1º lugar o temor e a glória de Deus,
em 2º as suas felicidades reais e eternas,
devem também pensar nos filhos.
Não queremos dizer que filhos de um casamento que terminou na mais amarga
catástrofe tenham que ser, eles mesmos, aberrações/ amargurados/ infelizes até
o fim da vida; também não queremos dizer que bons e felizes casais que são
também bons pais tenham total garantia de que seus filhos serão salvos, bons e
felizes;
mas o fato duro e advertido pela Bíblia é que o pecado tem repercussões até a
3ª e 4ª gerações (Ex 34:7 "Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a
iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente;
que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos
filhos até à terceira e quarta geração." l (Êx 34:7 ACF));
e TODAS as pessoas que NÓS conhecemos e que são profundamente incapazes
de um casamento feliz (ou que são homossexuais, lésbicas, sadoquistas,
masoquistas, ou pervertidos em geral), são filhos de um casamento desfeito e
profundamente infeliz, são filhos profundamente amargurados e que odeiam ao
menos um dos pais. Compungidos lhe perguntamos, ó pai e mãe: O QUE APROVEITA A VOCÊ GANHAR "O
MUNDO INTEIRO" l, E VER SEU FILHO PERDIDO???
2.3. Se ele ou seu cônjuge
estiver casado com outra pessoa: aconselhá-los a se perdoarem
(Provérbios 10:12 (acima): "O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados.")
e a manterem seus atuais casamentos
(Deus nunca ordenou que devam romper ou prejudicar o atual casamento. Em Grego,
"comete pecado [contra
a repudiada]", de Mt 5:32 e 19:9 [acima] não está no tempo
contínuo. O fato de o homem culpado [ou da mulher em geral] se recasar
(solenemente aceitando o outro em casamento) foi um pecado, sem dúvida, mas manter o atual casamento (manter a solene promessa) não é um
pecado contínuo!).
2.4. Se o divorciado se arrepender de todos os seus pecados:
a) Pode ser salvo, crendo.
João 4:10,18, 42 Respondeu-lhe Jesus [à
Samaritana] : Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de
beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. (18) porque
cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com
verdade. (42) e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois
agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador
do mundo.
b) Pode ser batizado e ser membro atuante de uma igreja local.
- Se o divorciado agora demonstra arrependimento sincero "Oh, Deus,
perdoa-me, sou um miserável pecador e pequei contra minha primeira esposa e
contra Ti, ao divorciá-la. Se eu pudesse voltar no tempo, então nunca, jamais
teria contribuído para o divórcio. Pequei miseravelmente, não tenho nenhuma
desculpa. Se fosse exigido por Ti e fosse a solução Tua, eu me separaria de
minha atual esposa para voltar à primeira, ou para sempre viveria como eunuco.",
- Se o divorciado agora não vive de modo que seria disciplinado se fosse membro
da nossa igreja local, e se foi salvo e foi aceito por Cristo, por que seria
recusado por nós?
Atos 8:36,37 "E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água,
e disse o eunuco: Eis
aqui água; que impede que eu seja batizado? (37) E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o
coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de
Deus." Ver 2.3b,
acima.
- UMA NOTA DE BOM SENSO: Suponhamos que Homem1 casou com Mulher1, e Homem2
casou com Mulher2, e todos os quatro são maravilhosos membros de nossa igreja,
ambos os homens sendo piedosos diáconos e evangelistas e professores, e ambas
as mulheres sendo piedosas professoras e evangelistas. Mas amontoam-se
problemas em ambos os casamentos, e nenhum dos quatro lida com eles do modo
bíblico para os superar. De um em um chegam ao pastor e perguntam se podem
decidir viver como eunucos, e o pastor firmemente os repreende e ensina que Mt
19:11-12 vem no contexto de virgens que se revoltam contra o mandamento de não
poder se divorciar por qualquer imbecil desculpa de "incompatibilidade de
gênios", mas a ordem de Deus para os que já fizeram as promessas solenes
do casamento é de nunca negar o corpo ao cônjuge 1Co 7:2-5. Por causa da
evidências dos problemas, cada casal é pessoalmente advertido e exortado por
irmãos da igreja agindo individualmente, mas os ignora; pelo pastor e sua
esposa juntamente com outro diácono e sua esposa, novamente os ignora; pela
igreja, e responde com desdém. Cada casal parte para separação de corpos (e de
casas) e novamente recebem as três ondas de firme mas amoroso aconselhamento, e
responde com revolta. A igreja, triste mas firme em obedecer a Deus, disciplina
os dois casais com suspensão do rol de membros até que se arrependam, mas
continua a os exortar continuamente. Cada casal começa a mover divórcio na
justiça do país, portanto a igreja solene e firmemente os repreende e adverte,
mostrando que divorciar-se já é exatamente adultério, pois adultério significa
qualquer quebra das solenes promessas de casamento. Ambos os casais consumam o
divórcio. A igreja, chorando de tristeza, os disciplina com a exclusão do rol
de membros, e fica orando e continuamente exortando a que voltem atrás e reatem
os seus casamentos. Vão morar cada um dos quatro em um país diferente. Cada um
nunca teve relações senão com seu EX-cônjuge, mas todos passaram para a
categoria "já cometeu adultério", por ter rompido seu casamento. Poucos
anos depois, por acaso, Homem1 e Mulher2 se encontram e começam a namorar e
casam tendo vivido sexualmente puros até o dia de seus segundos casamentos (a
solene troca de promessas), depois filhos chegam em sucessão. O mesmo acontece
com Homem2 e Mulher1. Que dizemos nós? Sim, todos pecaram em se
divorciar, depois em não voltar para seus ex-cônjuges, depois em se casar
segunda vez. Mas, depois da solene troca de promessas dos segundos casamentos,
Deus os reconhece e quer que sejam perfeitos. 15 anos depois, um reavivamento
ocorre na vida de cada um dos quatro e, por outros motivos, logo depois têm que
voltar a morar na nossa cidade. Isoladamente, cada casal procura a nossa
igreja, marido e esposa choram sinceramente arrependidos e envergonhados, em
assembleia publicamente expressam estarem o mais profundamente arrependidos e
envergonhados de seus pecados, pedem perdão, dizem que dariam tudo para poderem
voltar anos atrás e nenhum deles ter se divorciado, e sinceramente afirmam que,
se for exigido por Deus e pela igreja, estão dispostos a viver cada um como se
fosse um eunuco, viver em casas separadas, e perguntam o que fazer para
voltarem a ser membros da igreja. Esta, dando graças a Deus e grandemente se
alegrando com o arrependimento, mas ainda muito triste lembrando de toda a
tragédia, amorosamente diz que eles pecaram muito gravemente em se divorciarem
e recasarem, eles para sempre passaram para a categoria "já adulterou, em
quebrar as promessas do casamento", mas agora Deus reconhece como
perfeitamente válido o segundo casamento deles, não vivem em incessante
adultério, os filhos não são bastardos, etc. - - - MAS, do mesmo modo como não
fica bem os dois casais andarem todos juntos (isto pode trazer tentações,
amarguras, dar a aparência do mal ("casamento grupal"), servir de
escândalo), também não fica bem ficarem na mesma igreja, portanto SERÁ MELHOR
FICAREM EM IGREJAS DIFERENTES.
c) Só não pode ser pastor nem diácono. 1 Timóteo 3:2,12."É necessário, pois, que o bispo
seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro,
hospitaleiro, apto para ensinar;
(12) Os diáconos
sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas
próprias casas."
Por extensão, eu diria que divorciado e novo cônjuge de divorciado não devem
ter absolutamente nenhum cargo ou função que impliquem grau nenhum de liderança
(formal ou informal) na sua igreja: não devem ser pastor, membro da diretoria,
diáconos, presidentes de departamentos, maestros, solistas no coral,
professores, palestrantes, líderes, etc.
3) Acréscimo em 2020:
"Casamento = 1ª consumação do ato sexual, ou
solene promessa mútua diante de Deus, da lei e testemunhas?"
Resposta
através de um exemplo: um rapaz, que terminou seu treinamento militar
obrigatório, e uma moça, são virgens e estão para casar semana que vem. O país
está em guerra e ele sabe que vai ser levado à força amanhã, talvez para nunca
mais voltar. Vão ao juiz, se casam (casar é a solene declaração de
compromisso mútuo, diante de Deus e da lei, que estarão unidos para sempre).
Na saída do juiz, antes de consumarem qualquer ato sexual, 3 soldados de jipão
do exército leva o rapaz à força. No dia seguinte ele é levado para uma guerra
do outro lado do mundo, e passa 5 anos lá, escrevendo cartas para a noiva sem
receber resposta. Ao voltar, ele a encontra com 2 filhos, vivendo, casada no
papel, com outro homem, mesmo sabendo que o seu soldado estava vivo.
Irmão, pense bem: Pastor que diz que casamento é nada mais,
nada menos a 1ª relação sexual, não importam as circunstâncias, dirá que o
noivo e noiva nunca realmente se tornaram casados???
Irmão, contaram-me que um rapazinho de cerca de 18 anos,
inexperiente, tolo, fraco, foi seduzido por uma prostituta de uns 50 anos,
parecia ser a mãe dele, e o pastor (de uma igreja batista pseudo-
fundamentalista que conheço), não considerou que ele foi a vítima, que o caso
foi de prostituição e não de fornicação entre solteiros com um deles
virgens, e o pastor obrigou os dois a casarem, somente para manter as
aparências da igreja, e desgraçou a vida dos dois, bem depois dois filhos da
mulher, marginais, quase-quase mataram o rapaz de pancadas, depois de sair do
hospital ele foi expulso da igreja, separou-se, está "desviado",
emocional e espiritualmente destruído, uma tragédia.
Repito: casar é nada menos, nada mais que a solene declaração de compromisso
mútuo, diante de testemunhas e diante de Deus e da lei, que estarão unidos para
sempre.
Hélio de Menezes Silva
*************************** APÊNDICE ******************
"Qualquer que é
nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar,
porque é nascido de Deus." (1Jo 3:9 ACF)
9 Todo
aquelE {*} (já) tendo sido nascido
proveniente- de- dentro- de Deus não pratica pecado {NOTA}, porque a
semente dEle (Deus) permanece nele (o
salvo), e não pode pecar {NOTA}, porque tem sido
nascido proveniente- de- dentro- de Deus. {* ver também as notas de
2:19 e 3:9} (1 João 3:9 Bíblia LTT Anotada)
{NOTA: "NÃO PRATICA PECADO ... NÃO PODE
PECAR":
A maioria dos estudiosos que lemos diria:
"Após
cada verbo no tempo presente em 1Jo 3:6,8,10,14; 5:18:
(A) Deveríamos inserir um asterisco '*; e
(B) Deveríamos inserir uma das duas seguintes notas de rodapé:
(B1): {*‘Lembre que todo tempo presente, em grego,
implica sempre (sem nenhuma exceção) que a ação é contínua, ininterrupta, sem
parar um segundo. Assim, neste versículo, temos que mentalmente interpolar 3
vezes a palavra 'INCESSANTEMENTE'. Reescreva e entenda o versículo
assim: '9 Todo aquele [já] tendo sido nascido proveniente- de- dentro- de Deus
CONTINUAMENTE- E- SEM- PARAR UM- SEGUNDO não pratica pecado, porque a semente
dEle [de Deus] CONTINUAMENTE- E- SEM- PARAR UM- SEGUNDO permanece nele [o
salvo], e CONTINUAMENTE- E- SEM- PARAR UM- SEGUNDO não pode pecar, porque tem
sido nascido proveniente- de- dentro- de Deus.'.}
Ou, pelo menos
(B2) {*‘Lembre que todo tempo presente, em grego, implica sempre
(sem nenhuma exceção) que a ação é costumeira, usual, habitual, prevalente,
ocorrendo na vasta maioria das vezes. Assim, neste versículo, temos que
mentalmente interpolar 3 vezes a palavra 'COSTUMEIRAMENTE'. Reescreva e
entenda o versículo assim: '9 Todo aquele [já] tendo sido nascido proveniente-
de- dentro- de Deus COSTUMEIRAMENTE- E- NA- VASTA- MAIORIA- DAS- VEZES não
pratica pecado, porque a semente dEle [de Deus] COSTUMEIRAMENTE- E- NA- VASTA-
MAIORIA- DAS- VEZES permanece nele [o salvo], e COSTUMEIRAMENTE- E- NA- VASTA-
MAIORIA- DAS- VEZES não pode pecar, porque tem sido nascido proveniente- de-
dentro- de Deus.'.}"
- Mas, replicamos, esta tão difundida ideia de que, a todo e cada verbo no
tempo presente, sempre deveríamos adicionar ou subtender a palavra
"CONTINUAMENTE" (ou, pelo menos, "COSTUMEIRAMENTE")
choca-se de frente com vários versículos da Bíblia, tais como:
"Se dissermos
que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (1Jo 1:10
ACF) -- O mesmo apóstolo João, na mesma hora em
que escreveu esta epístola do verso sob análise neste pequeno estudo, não é
cego mas olha para si mesmo e reconhece que, se dissesse que não peca, faria
Deus de mentiroso e a Sua Palavra não estaria nele.
"14
¶ Porque
bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu SOU carnal, VENDIDO sob
o pecado. 15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso
não faço, mas o que aborreço isso faço. 16 E, se faço o que não
quero, consinto com a lei, que é boa. 17 De maneira que agora já não
sou eu que faço isto, mas o pecado que HABITA em mim. 18 Porque eu
sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em
mim, mas não consigo realizar o bem. 19 Porque não faço o bem
que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20 Ora, se eu faço o que não
quero, já o não faço eu, mas o pecado que HABITA em mim. 21 Acho então
esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque,
segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 Mas vejo nos meus
membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende
debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Miserável homem
que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Dou graças a
Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo
à lei de Deus, mas com a carne [SIRVO] à lei do pecado." (Rm
7:14-25 ACF) -- O próprio apóstolo Paulo reconhece, nestes versos, que
era c-o-n-s-t-a-n-t-e-m-e-n-t-e carnal, totalmente
vendido sob o pecado, que este constantemente
h-a-b-i-t-a-v-a nele!
Replicamos também: que significa "a ação é costumeira, usual, habitual"?
Significa que ocorre mais de 99,9 por cento das vezes? Ou significa, apenas,
mais de 98 por cento? Por que não, apenas, mais de 90%? Que significa "a
ação é prevalente, ocorrendo na vasta maioria das vezes"? Significa
que ocorre mais de 75 por cento das vezes? Ou significa, apenas, mais de 50 por
cento? Por que não, apenas, mais de 49,9%? Como saber isto, saber o que Deus
quer que entendamos, num assunto de tão suprema importância?
Replicamos, finalmente, que esta tão difundida ideia de que, a todo e cada
verbo no tempo presente, sempre deveríamos adicionar ou subtender a palavra
"CONTINUAMENTE" (ou, pelo menos, "COSTUMEIRAMENTE") causa
grandes problemas se a tentarmos aplicar consistentemente (sempre e
uniformemente):
A) No uso afirmativo, centenas de
expressões que se tornariam tais como "At 16:31
... crê CONTINUAMENTE em o Senhor Jesus Cristo e serás salvo, ..."
dariam margem à falsa interpretação de que é possível se crer para a salvação,
depois se interromper mesmo que temporariamente de crer, sendo necessária nova
salvação; e a pessoa só seria salva se, ao morrer, estivesse em um desses
estirões de crer!
B) No uso negativo, também temos centenas de grandes problemas, por exemplo:
Se "Jo 3:18 ... aquele, porém, que não está
crendo nEle, já tem sido condenado..." significa "aquele,
porém, que de modo incessante não está crendo nEle [cada segundo de sua vida
está descrendo 100%], já tem sido condenado", então isentamos todo o
mundo, pois todos, durante pelo menos um instante, de algum modo, creem em pelo
menos uma coisa de Deus;
Mas, se significa "aquele, porém, que não está crendo nEle de modo
incessante [em algum 1 segundo de sua vida não creu algo], já tem sido
condenado ", então condenamos todo o mundo, pois todos, durante pelo menos
um instante, de algum modo fraquejam em crer pelo menos uma coisa de Deus
(lembre de Pedro afundando, negando Cristo, duvidando da ressurreição, etc.).
A coisa não é simples! Seja qual for sua posição doutrinária entre o mais
extremo arminianismo e o mais extremo calvinismo, ou em qualquer doutrina, se
você consistentemente aplicar essa regra de "contínua ou, pelo menos,
costumeiramente" a todo verbo no tempo presente, desde Mat 1:1 até Apoc
22:21, então vai se meter em grandes confusões, terá que gaguejar e retroceder
corado de vergonha... Toda esta "regra inflexível do grego" é
IMPOSSÍVEL de ser usada inflexivelmente, tem que ser uma ficção, não pode ter
imperado na mente grega!
- Qual a solução? Cremos que é traduzir exatamente como João Ferreira de
Almeida, como os tradutores da King James Bible, etc. (sem pormos milhares de
"costumeiramente" na Bíblia), mas simplesmente entendermos que:
1) A passagem se refere ao NOVO HOMEM que existe em cada crente (mesmo que
temporariamente acompanhado do velho homem). Note que segurança há nesse
entendimento, pois o que é gerado de Deus (o novo homem) não peca nem sequer
pode pecar. Oh, as palavras do Hino 375 do Cantor Cristão!
Que segurança,
sou de Jesus
Eu já desfruto o gozo da luz
Sou por Jesus herdeiro de Deus
Ele me leva à glória dos céus
[coro]
Canta minh'alma, canta ao Senhor
Rende-lhe sempre ardente louvor
Canta minh'alma, canta ao Senhor
Rende-lhe sempre ardente louvor
Ao Seu amor eu me submeti
E extasiado então me senti
Anjos descendo trazem dos céus
Ecos da excelsa graça de Deus
2) E, ao mesmo tempo, a passagem em foco, 1Jo 3:9, também antecipa nosso abençoado
ESTADO ESCATOLÓGICO na bem aventurança da eternidade futura (quando para sempre
estaremos livres do homem velho e do pecado). Esta interpretação se harmoniza
com o contexto [1Jo 2:28-3:10] circundando a passagem, que contrasta a nova
contra a velha natureza do crente, em uma antecipação escatológica:
Quando deixarmos este corpo atual, todos nós, os salvos, literalmente não
teremos a menor possibilidade de pecar. Oh, as palavras do Hino 508 do Cantor
Cristão!
Eu avisto uma terra feliz,
Onde irei para sempre morar;
Há mansões nesse lindo país,
Que Jesus foi p’ra nós preparar.
Vou morar, vou morar
Nessa terra, celeste porvir! (bis)
Cantarei nesse lindo país
Belos hinos ao meu Salvador,
Pois ali viverei bem feliz,
Sem angústias, tristezas, nem dor.
Vou cantar, vou cantar
Nessa terra, celeste porvir! (bis)
Deixarei este mundo afinal
Para ir a Jesus adorar;
Nessa linda cidade real,
Mil venturas sem fim vou gozar.
Vou gozar, vou gozar
Nessa terra, celeste porvir! (bis)
}
Hélio de Menezes Silva
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VidaDosCrentes)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.