Firmeza consistência convicção ousadia perseverança resistência testemunho, confessar Cristo testificar identificar-se, ante pressões companhias amigos, não medo timidez covardia vacilação



3.2. Ensinando Firmeza-mesmo-quando-sozinho

 

·          Pais: ENSINEM  Pv 1:10 à criança. Diariamente. Por suas palavras + exemplos, e fazendo-o “exercitar-se”.                                          Pv 1:10 Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites (“recusa, lutando, mesmo, com todas as tuas forças”!)

Se superprotegido, seu filho tornar-se-á adolescente despreparado, e fará 1 ou mais dos 3 erros seguintes:

·   Isolar-se (para auto-proteger-se, ou por não saber como lidar com o mundo, ou ...)                                      Jo 17:14b,15 ...  não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal;

·   Sentir-se inferior (roubado, invejoso dos pecadores, acorvadado, ...)                                         Sl 73:3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios; (17) até que entrei no santuário de Deus; então entendí eu o fim deles                                (se tiver tempo, leia 2-5, 7b, 12-13, 16-20);

·   Ser condenativo (presunçoso e auto-justificante; insensível como o fariseu orando à vista do publicano; cruel como o credor incompasivo; vingativo)                                          Mt  5:44-47 Eu porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;  porque faz  que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

·    Pais: Ensinem a criança a ser madura + firme + amorosa (amorosa Þ sem frieza envolver-se na vida dos outros, mas para influenciar para Cristo! Não para ser mal-influenciado!)                                            Cl 1:28-29 A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;  E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia , que opera em mim poderosamente.

·   A chave para firmeza-mesmo-quando-sozinho é você identificar-se VERBALMENTE com Cristo. Faça-o:

·   Logo após conversão. Ante todos que puder, especialmente os íntimos e amigos, os que conheceram seus pecados; e

·   Cada vez que tiver sua primeira oportunidade com novo conhecido; e

·   Cada vez que for tentado a “amarelar” e transigir na sua dedicação a Cristo.

Mt 10:32-33 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (= Lc 9:26 Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do  homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos);                                             Rm 1:16. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

·          Pais, ensinem (palavras + exemplos + fazer exercitar) seu filho a relacionar-se com coleguinhas.

Encorajem-no a convidá-los para sua casa.

Observem tudo continuamente, e ajam sabiamente:

Seu filho foi injusto                                                                                       Þ Amorosamente ensine-o.

Filho do vizinho pragueja                        Þ Ensine seu filho a não imitá-lo/admirá-lo; mas não segregá-lo.

Filho do vizinho tem problemas emocionais                        Þ Ame-o e ajude-o.

Filho do vizinho fere seu filho                                                            Þ Ensine seu filho a perdoar e orar por ele.

 

 

1. PARA SER FIRME, MESMO QUANDO SOZINHO:

 

1.1 Enxergue: O caminho de Deus é muito superior, melhor!!!

                   Sl 73:3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios; (17) até que entrei no santuário de Deus; então entendí eu o fim deles.                                    Mt 5:11-12 Bem-aventurado sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós;                           Lc 6:22-23 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.

 

1.2 Compreenda que você estará co-operando com Deus (!) quando você:

·          É o sal da terra                              Mt 5:13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens;

·          E é a luz do mundo                                             Mt 5:14,16  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueira, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

(Mas entenda você será odiado por alguns                                            Jo 3:19b-21a E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz (!), porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz (!), e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.                                          Jo 15:18-20 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhí do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.).

 

1.3 Reconheça que perseguição por ser crente significa que Deus usa sua vida para o propósito e glória dEle.

                  1 Pd 4:12 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; (14) Se pelo nome de Cristo sois vituperados,  bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é Ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. (16 Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte).

 

1.4. Sinta que você tem uma comissão a cumprir, acima de tudo o mais:

                                          Mt28 19-20 Portanto, ide, fazei díscipulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; ....

 

 

2. IMPEDIMENTOS AO FIRMAR-SE QUANDO SOZINHO:

 

2.1 Medo do que os outros pensarão

                       Pv 29:25 O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.

Dois problemas são:

·          Ter culpa (e temer que outros o saibam e divulgem);

·          Anelar ter prestígio e aceitação                                        Lc 6:26 Ai de vós quando todos os homens disserem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.                             vs                                         Gl 1:10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.                                

Uma solução chave: aprender a ver as causas reais e espirituais das ações e atitudes das pessoas, orar por elas (!) anelar alcançá-las (!). Exemplos de Jesus com Nicodemus, com a Samaritana, com Zaqueu, com o rico desmascarado, com Natanael, ... Exemplo de Paulo com Félix (At 24) e com o rei Agripa (At 26), ...

 

2.2 Secretamente invejar o ímpio.

Aperceba-se das consequências do pecado                                               Sl 73:3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios (!);  (17) até (!) que entrei no santuário de Deus; então entendí eu o fim deles (18) Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. (19) Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. (20) Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.              

Reveja as consequências das violações das bem-aventuranças, seção 1.2.

Contemple as vantagens eternas em Deus                             Hb 11:24-29 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó (!), (25) escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus (!), do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; (26) tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. (27) Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. (28) Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão de sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. (29) Pela fé passaram o Mar Vermelho, como em tera seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

 

2.3 Medo de perder amigos.

Mas aqueles que são realmente seus amigos vão respeitar-lhe e alegrar-se com sua vida mudada!

Exemplos:... . Quem rejeitar a “você&Cristo”, quer usar você, para o mal! Exemplos...

 

 

3. EXEMPLO DE IDENTIFICAÇÃO VERBAL COM CRISTO:

Motorista, antigo, descrente, convida motorista-reserva, novo, crente, para entrar num bar-da-pesada. O crente, amistosa e tranquilamente, entendendo que o que o descrente queria era companhia e aprovação: “José, seria OK para você se eu esperasse no caminhão, não seria?...” ... “Bem, já que você quer saber porque, ano passado Jesus me salvou e eu lhe dediquei minha vida, anelo agradá-lo ao máximo... Mas eu não vou condenar nem impedir a você, vou lhe esperar aquí, OK?”... “Sim, com todo prazer, posso explicar-lhe o que Cristo fez por mim. ...”                                               1Pd 3:15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós..

 

 

4. CHAVE PARA AMIZADES REAIS, BEM-AVENTURADAS, BENÉFICAS:

Para ter amigos certos, você tem que dispor-se a ter certos inimigos!!!

Imite a Cristo: seus amigos foram os que viram-se necessitados e aceitaram a Palavra; os outros (Herodes, os fariseus, Pilatos, ...) foram seus inimigos.

                       Lc 6:22-23 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.

 

 

5. COMO IDENTIFICAR-SE VERBALMENTE COM CRISTO:

 

5.1 Refira sua salvação-dedicação, ou sua rededicação, a um ponto no tempo.

·          Exemplo: ... (calmo, sem pressionar nem acovardar-se): “Muito obrigado, mesmo, mas eu não bebo. Mas ficaria muito satisfeito com aquele refrigerante.”... “Ha, ha, ha! Não, não sou melhor que ninguém.”... “Já que perguntou, ano passado redediquei minha vida a Cristo, quero agradá-lo ao máximo.”

·          Exemplo: “Você é um rapaz simpático e eu aprecio seu interesse e agradeço seu convite, mas não posso aceitá-lo” ... “Bem, sinceramente, não lhe conheço bem e, ainda mais importante que isto, ano passado Cristo me salvou e eu alegremente dedico minha vida a ele, fiz meu objetivo só sair com rapazes crentes e totalmente dedicados a Cristo.”... “Olhe, realmente eu decidí só sair com rapazes crentes, que eu já conheça muito bem,  e totalmente dedicados ao meu Senhor. Mas alguns amigos e amigas estarão compartilhando sobre o Cristo da Bíblia, ficaríamos felizes se você se juntasse a nós, quer vir conosco?”

·          Pedir outros exemplos, dos presentes.

 

5.2 Projete a atitude que você não é seu próprio patrão.

 

5.3 Não se envergonhe/desculpe pelo que você sabe que é uma maneira melhor de viver!!!

 

5.4 Fale e aja naturalmente, como se estivesse entre crentes.

Comunique que o que faz não é só obrigação, é sua escolha, prazeirosa!

 

5.5 Não deixe suas convicções condenarem/ obstacularem o descrente.

                       Jo 16:8 E, quando ele vier, [ele, o Espírito Santo] convencerá o mundo do pecado, da justiça, e do juízo (9) Do pecado, porque não crêm em mim; (10) da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; (11) E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

 

5.6 Quando pressionado, calmo mas muito firmemente, comunique que os outros têm tanto direito de fazer da vida o que querem, quanto você.

 

5.7 Use o nome de Jesus Cristo, compartilhe o que Ele está fazendo por você.

                       Is  9:6 [Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os eus ombros], e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

 

[5.8 Compreenda que a chave para ter bons amigos é dispor-se a ter inimigos.

                       Jo 17:14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.]

 

5.9 Compreenda que é DEUS quem lhe dá aqueles que aceitam “Você&Cristo”.

  Agradeça e pergunte-se “Que queres fazer na vida dele? Como posso cooperar? Que queres faze na minha vida?”

 

5.10 Compreenda que aqueles que rejeitarem a “você&Cristo” rejeitam é a Cristo.

 

5.11 Compreenda que aqueles que tentam mudá-lo estão (subconscientemente?) testando a genuinidade da sua dedicação a Cristo.

Exemplo de Adrian Werheim.

 

5.12. Quando receber hostilidade/ amargura, reaja sábia, não belicosamente.

                       2Tm 2:24,25 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruíndo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,                         Pv 9:7,8 O que repeende o escarnecedor, toma afronta para sí; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. (E                                     15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. E                               23:9 Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.).

 



(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.