Venerado seja entre todos o matrimonio e o leito sem mácula; porem aos que se dão
a prostituição e aos adúlteros Deus os julgará." Heb. 13:4
Hoje, há falta de respeito para as coisas que Deus criou. O plano de satanás
é destruir tudo, item por item, que Deus fez.
Deus criou a terra, mas o homem procura a destruí-la. No fim do mundo Jesus
vai destruir os que destroem a terra. Apoc. 11:18.
Deus criou as nações; satanás as engana. Apoc. 12:9; 20:8.
Deus criou a igreja; satanás procura destruí-la.
Deus criou a família também. Satanás procura destruí-la. Ele despreza e
ataca o casamento. Faz o mundo pensar que o casamento é desnecessário; uma
coisa do passado. A Bíblia declara que o matrimonio deve ser venerado. Se a família
for destruída, a sociedade inteira e as igrejas serão seriamente afetadas. A
base da sociedade é a família. E a família começa com o matrimônio. Sempre foi assim.
Há três instituições na terra que DEUS criou: a família, a nação, e a
igreja. Devemos servir a Deus como membros da igreja, que é o corpo de Cristo.
Devemos obedecer as leis da nação. Romanos 13 ensina que as autoridades civis
são "ministros" de Deus. As nações pertencem a Deus, Dan. 4:17.
Devemos manter a família de acordo com os princípios da Bíblia. A família é
a instituição mais antiga na terra, e foi Deus quem a instituiu.
Jesus reconheceu este fato quando disse que "desde o princípio da criação,
Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e
unir-se-á a sua mulher. E serão os dois uma só carne: e assim já não serão
dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o
homem." Marcos 10:6-9. Jesus defendeu e aprovou o caso de Adão e Eva, como
um casamento que veio de DEUS. Foi o único exemplo que Jesus citou sobre o
casamento. É um casamento "feito no céu" ou aprovado, sim, por Deus.
Não existia nenhuma igreja, nenhuma nação. Claro que não existia um cartório.
Mas existia uma autoridade que não só estava de acordo com a existência da
família, mas também era "responsável" pelo próprio casamento. Todo
o casamento na Bíblia foi feito na presença da autoridade existente na época
e/ou com a aprovação das famílias envolvidas.
Jesus mostrou sua aprovação desta maneira de casar-se quando ele assistiu
as "bodas em Caná da Galiléia" com a sua mãe e seus discípulos. João
2:1-2. É claro que não se realizou no templo, (como o batismo também não foi
feito no templo), mas foi feito com Jesus e seus discípulos presentes. As
igrejas batistas não fazem casamento. Ninguém em nosso meio acredita que a
igreja faz casamento. O casamento é feito na presença das autoridades da nação
com a aprovação das famílias envolvidas, como no tempo da Bíblia, e a igreja
pode ser uma testemunha do fato. Ela pode pedir as bênçãos de Deus sobre a
formação de uma nova família, e naturalmente antes da união corporal. Se for
um caso de sexo antes do casamento, a igreja não pode aprovar. Se não for
feito no cartório, a igreja não pode aprovar. Como Jesus aprovou o casamento,
também a igreja o aprova.
Deus não instituiu nem aprovou a poligamia pois criou uma só mulher para o
homem. Se aprovasse a poligamia, teria criado duas ou mais mulheres para Adão,
o que não fez. O primeiro casamento é o único caso que Jesus cita para
ensinar o matrimonio e o divórcio. Isto é, o matrimonio deve se manter intato.
Ninguém deve separar os dois. Por que? Porque foi DEUS quem fez o matrimonio.
Os dois, (não três), são uma só carne. A presença de um terceiro seria uma
separação dos dois, a dissolução da família original!
Deus permitiu mas não aprovou certas coisas nos dias em que a Bíblia não
era completa. Atos 17:30 disse que Deus não teve em conta os tempos da ignorância.
Passou por cima de certas coisas erradas até os dias de Cristo. Permitiu-as,
mas não as aprovou! Quem quer provar que a poligamia é certa sempre cita estes
casos no velho testamento. Em vez de citar estes, por que não cita Deuteronômio
17:17? Deus mandou Israel e seu futuro rei não multiplicar nem cavalos, nem
mulheres! Foi justamente "nisto" que "pecou Salomão",
Neemias 13:26. Suas mulheres eram estrangeiras. Isto também era pecado. Deus não
aprovou a poligamia de Salomão. Quando os judeus voltaram do cativeiro, no
tempo de Esdras e Neemias, por que Deus mandou os israelitas mandar embora suas
mulheres estranhas? Esdras capitulo 10. Era pecado possuí-las. Em versículo 6,
Esdras "estava anojado pela transgressão dos do cativeiro." Israel,
para provar que estava arrependido, cerrou estas relações que eram contra a
lei de Deus. Quando alguém se arrepende de fornicação, não continua nela.
Deus usou a santidade do matrimonio para expressar a união de Cristo e a sua
igreja. Efésios 5:22-33. Grande ênfase é colocada na relação do marido e
sua esposa. A poligamia destruiria o ensino que Cristo tem uma só esposa. As
igrejas que são infiéis a Cristo são prostitutas espirituais.
Seria um passo atrás se a igreja aprovasse a poligamia. Em todas as terras e
culturas onde o evangelho tem entrado, tem mudado o sistema dos pagãos de
poligamia para monogamia. Não somos muçulmanos, mas cristãos!
Bom é lembrar que Eva já era a mulher de Adão antes da união sexual. Gênesis
2:28 mostra que "Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e
multiplicai-vos, e enchei a terra." Gênesis 2:24 ensina que Adão uniu-se
com sua mulher. Já era a sua mulher, antes da união! O casamento foi feito
quando Deus fez Eva e deu-a a Adão. Deus os abençoou. O ato sexual veio depois. É uma expressão do casamento, mas não é casamento. O casamento
foi feito antes. Casamento não é acasalamento.
Em Gênesis 29 temos um caso importante. Jacó e seu tio, Labão, fizeram um
contrato de casamento para Jacó e a filha de Labão, Raquel. Jacó serviu
"sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito
que a amava. E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher." Gên. 29:20-21.
Labão enganou Jacó e deu-lhe Léia no lugar de Raquel. Depois de trabalhar
mais sete anos, recebeu Raquel "por mulher," ver. 28. No tempo dos
patriarcas, o casamento foi combinado pelos pais do casal. Em todos os casos de
casamento no velho testamento, havia aprovação dos pais e/ou da sociedade.
Havia um período de tempo do noivado. Se os dois se ajuntassem antes da aprovação
dos pais e da sociedade, ou mesmo durante o noivado, o ato seria chamado fornicação,
ou sexo antes do casamento! Foi chamado "doidice" e
"loucura." Gên. 34:7; Deut. 22:20-21. Ora, se o ato sexual em si
fosse o casamento, não seria mais doidice ou loucura. Não seria possível
existir sexo antes do casamento. Paulo disse em I Cor. 7 que o homem deve casar
para evitar fornicação. Logo não seria mais fornicação a prática de sexo
antes do casamento, se a união corporal fosse casamento.
E o caso de José e Maria? Quando se casaram? "Estando Maria, sua mãe,
desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espirito
Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar,
intentou deixá-la secretamente." Mat. 1:17-18. Ser desposada não quer
dizer, necessariamente, casada. Eram noivos. Iam casar-se. José casou com Maria
antes ou depois do nascimento de Jesus? Deus mandou que tomasse sua desposada
mulher antes. "E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe
ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu
filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." Mat. 1:24-25. Era
casamento ou não?
Sexo sem obrigações sociais e morais não é legítimo. Ajuntar-se com uma
prostituta não é casamento, mas é prostituição. Se fosse casamento não
seria mais prostituição. Esta seria eliminada; não existiria mais. Seria
casamento, simplesmente. Se um homem tiver relações sexuais com uma mulher
antes do casamento, ele comete fornicação ou prostituição com ela. Isto é
pecado; é chamado loucura e doidice na Bíblia. Se um filho nascer desta união,
é ou não é bastardo? Por isso Deus tinha que dizer a José que o caso de
Maria não foi prostituição ou adultério. Se o pai de Jesus fosse um outro
homem qualquer, Maria seria adúltera. O filho seria um bastardo. Mas, vamos ver
outras passagens da Bíblia:
1). I Cor. 7:1-2
"Bom seria que o homem não tocasse em mulher; Mas, por
causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o
seu próprio marido." Portanto prostituição é uma coisa; casamento é
outra. O ato sexual é o mesmo. Deus não aprova prostituição nem adultério.
Aprova o casamento. O ato sexual não é o casamento.
2). Hebreus 13:4
"Venerado (reverenciado, respeitado) seja entre todos o matrimonio
(casamento) e o leito (do casal) sem mácula; porém aos que se dão à
prostituição e aos adúlteros Deus os julgará." Logo o casamento é
diferente de prostituição e de adultério. O casamento é "sem mácula."
A prostituição e o adultério merecem o julgamento de Deus! Ajuntar-se com uma
prostituta é prostituição e NÃO casamento. Repito: o ato sexual no casamento
é o mesmo praticado na prostituição. Deus APROVA um e condena o outro! Logo
entendemos que o ato sexual não é casamento.
3). I Cor. 6:15-18
"Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei
pois os membros de Cristo, e fa-los-ei membros de uma meretriz? (É certo um
crente ter relações com uma meretriz? Não, por certo. (Por que não? Porque
seria prostituição.) Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se
um corpo com ela? (Isto é, fica cometendo o mesmo pecado que ela comete).
Porque serão, disse, dois numa só carne. (Quer dizer, que ficam iguais. São
igualmente prostitutos. Ele participa do mesmo pecado que ela vem praticando).
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espirito. FUGI DA PROSTITUIÇÃO.
(Aqui é a razão desta passagem; evitar e não participar de relações ilícitas
mas fugir delas). Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo (não
envolve o corpo); mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo."
Seu próprio corpo pertence a sua esposa, como Paulo explica logo em seguida em
I Cor. 7:4. Se ajuntar-se com a prostituta, está dividindo "os dois."
Está pecando contra a sua esposa. É como o caso de adultério:
"Qualquer
que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela," Marcos
10:11. Aqui é o homem que está pecando. Quem ajunta-se com uma meretriz
participa com ela o seu pecado de prostituição. Neste sentido os dois estão
juntos; igualmente errados mas não casados.
A mesma regra aplica-se a esposa que é infiel ao seu marido. Ela peca contra
seu próprio corpo. Ela peca contra seu marido, seu casamento. É adúltera.
"Se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera," Marcos
10:12. Seria executada no tempo da lei, Ezeq. 16:38.
Paul explica em I Cor. 7:1-2 que o homem não deve praticar uma relação
sexual ilícita (prostituição), mas deve ter "a sua própria
mulher," isto é, casar se. Se o ato sexual fosse o próprio casamento,
este versículo não teria sentido nenhum.
4). I Cor 7:9
"Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que
abrasar-se." Paulo está mandando os solteiros praticarem sexo antes do
casamento? Não. Ele está reforçando a idéia no versículo 2, que o solteiro
deve evitar fornicação através do próprio casamento! Deve casar-se e assumir
a responsabilidade que vem com a família. Se o ato sexual fosse casamento, este
versículo não teria sentido nenhum.
5) Gênesis 38
Aqui é o caso de Judá que teve relações sexuais com sua nora, Tamar, que
se fingiu de prostituta. Ficou grávida. Quando foi descoberto o caso,
"deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está
pejada do adultério." Judá ficou bravo. Quis executá-la. Mas caiu em si
quando ficou sabendo que ele era o pai! Judá não se casou com Tamar.
"E
nunca mais a conheceu," versículo 26. Foi adultério; não casamento. No
tempo da lei os dois seriam mortos. Lev. 20:12.
6) Deut. 22:23-27
Leia cuidadosamente sobre dois casos de estupro. Inclui-se aqui o
consentimento da mulher. Se ela não consentir, não tem culpa; não é
executada. O estupro não estabelece uma relação permanente; não é casamento
com o estuprador. Se nascer criança, a mãe cuida dela pois o estuprador é
executado. Se ela consentir ou não pedir socorro, os dois são executados. Não
há casamento.
7) Deut. 22:28-29
No caso do homem que se deita com uma moça virgem não desposada, quando
"forem apanhados, "dará dinheiro (o dote) ao pai dela "porquanto
a humilhou," e ela "lhe será por mulher." Casam-se. Se o ato
sexual fosse o próprio casamento, ela não precisaria casar com ele. Já seria
casada. Aqui é um caso de sexo antes do casamento, que é uma vergonha, uma
doidice, e o resultado deve ser casamento. O ato sexual não é o próprio
casamento.
8) Êxodo 22:16-17
Aqui é um caso de sexo antes do casamento. "Se alguém enganar alguma
virgem, que não for desposada, (não tem ficado noiva) e se deitar com ela,
certamente a dotará por sua mulher. (Tem que casar com ela; o sexo não os fez
casados). "Se seu pai inteiramente recusar dar-lha (em casamento, pois não
são ainda casados!), dará dinheiro conforme ao dote das virgens."
9) Gênesis 34
Leia o capitulo. É o caso de Diná, filha de Jacó.
É um caso de sexo antes do casamento. Ver. 2.
A moça foi contaminada. Ver. 5, 13, e 27.
O príncipe Siquem amou a moça depois do ato. Namorou-a.
Pediu ao pai dele para arranjar o casamento. Ver. 4.
Fazer sexo antes do casamento é doidice. Ver. 7.
"Não se devia fazer assim." Ver. 7.
O pai do moço pediu o casamento. Ver. 8.
O moço também pediu. Ver. 11.
Ver. 12 é claro que quis casar-se com Diná.
O contrato foi feito: os heveus iam casar com os israelitas. Praticariam a circuncisão. Ver. 14-24. E fizeram.
Fazer sexo antes do casamento não é casamento!
Gênesis 2:24 e Mat. 19:5 ensinam que o homem deixa sua família e
"apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne," ou uma nova
entidade, uma nova família. Não é certo o homem levar a sua esposa para a
casa dos seus pais. Há exceções, mas a regra geral é esta. Ele agora é
chefe de uma nova família. "Ambos serão uma carne" mostra que são
"co-herdeiros da graça da vida," I Pedro 3:7.
I Pedro 3:1, I Cor. 11:2 e Efés. 5:22-23 mostram que a mulher é sujeita ao
próprio marido. Ela é sujeita só ao seu próprio marido e não ao sogro ou
seu pai ou outro homem. Faz parte da formação de uma nova família.
I Pedro 3:7 e Efés. 5:25,28-31 ensinam que o homem deve amar sua mulher como
seu próprio corpo; como Jesus ama a igreja. Deve viver com sua mulher com
"entendimento, dando honra à mulher." O corpo dela é dele; o corpo
dele é dela. Os dois são um só. "Por isso deixará o homem seu pai e sua
mãe, e se unirá a sua mulher (Porque casou-se com ela!) e serão dois numa
carne. Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a
si mesmo, e a mulher reverencie o marido," Efés. 5:31. Eles são uma nova
família.
Em todas as passagens bíblicas que tratam de casamento, a ênfase é da sua
permanência. Na criação da família em Gênesis 2:23-24, Deus disse que
"serão ambos uma carne." Jesus citou este caso em Mat. 19:3-9, Marcos
10:2-12 e disse: "Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem."
Ninguém deve ser culpado de destruir a família, de separar um marido da sua
esposa. O matrimonio deve ser mantido a todo custo. Casamento dura até a morte
de um dos cônjuges. Romanos 7:1-4 ensina que a pessoa pode casar-se de novo se
o outro morrer. Se ajuntar com o outro durante a vida do seu cônjuge, comete
adultério. Estaria casado com dois duma vez (o que é errado), e destruiria a
família. Também destruiria o argumento de Paulo sobre nossa morte para a lei
pelo corpo de Cristo! Não estamos casados com a lei mas com Cristo. Cristo pôs
fim à lei. Cravou-a na cruz. Não estamos debaixo dela. Ela morreu. Ficamos
livres dela. Se a mulher casar-se com um outro homem enquanto seu marido está
vivo, é adúltera. Destruiu o casamento. E "qualquer que casar com a
repudiada comete adultério." Mateus 5:32. Por que? Porque ela é do
primeiro. Igualmente, se o homem casar-se com uma outra mulher enquanto sua
esposa vive, é um adúltero. "Qualquer que deixar a sua mulher e casar com
outra, adultera contra ela. E se a mulher deixar a seu marido, e casar com
outro, adultera." Marcos 10:11-12. É fácil ver aqui que o que vale para
um vale para o outro! De qualquer maneira a família seria desmanchada,
desfeita, destruída.
Por esta razão, Jesus ensinou que a única razão de repudiar o outro cônjuge
é fornicação. Se o homem repudiar a sua mulher por qualquer outra razão
"a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério,"
se ela casar com outro, e "qualquer que casar com a repudiada comete adultério."
Mat. 5:32. Por que? Porque ela ainda pertence ao seu marido.
Paulo tratou deste assunto em I Cor. 7. Quando fala dos solteiros e viúvos,
faz "por permissão e não por mandamento," ver. 6. Ele fala segundo o
seu "parecer," tendo o Espírito Santo. "Quanto às virgens, não
tenho mandamento do Senhor," ver. 25. Mas quando fala dos casados, diz,
"mando, não eu mas o Senhor," ver. 10. Disse que "A mulher
casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas se falecer o seu marido. fica livre para
casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor," ver. 39. Não há razão
nenhuma para limitar este princípio à mulher. O homem está ligado a sua
esposa todo o tempo que ela vive. Se ela morrer, ele está livre para casar-se
de novo. Mas se casar-se durante a vida dela, está cometendo adultério. Tanto
o marido como a esposa são "co-herdeiros da graça da vida."
Todas estas passagens ensinam a permanência do matrimonio, e que a única
coisa que desfaz o casamento é a morte. No caso de um que se aparta do outro,
Deus manda "que a mulher se não aparte do marido," ver. 10. E
"se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido,"
ver. 11. Acha que este principio é somente para a mulher? Não, porque Paulo
continua dizendo, "e que o marido não deixe (não abandone) a
mulher." Marcos 10:11-12 menciona tanto o marido como a esposa!
Lucas 16:18 também ensina que "Qualquer que deixa sua mulher, e casa
com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também."
O homem deixa a sua mulher. Ela fica abandonada, sem sustento, sem abrigo, sem
marido. Ele se casa com a outra. Comete adultério. A esposa dele casa-se de
novo. O segundo homem dela comete adultério. Por que? Porque o marido dela está
vivo. Perante Deus ela pertence ao primeiro marido. É claro que ela também
comete adultério, se ajuntar ao outro, mas esta passagem fala do homem que se
ajuntar com ela. Jesus disse que "aquele que casa com a repudiada"
comete adultério. Esta é a mesma idéia que achamos em Mat. 5:32.
Se o homem repudiar a sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz
que ela cometa adultério." Se fosse por prostituição, ela já seria
culpada de adultério! Mas se ele a repudiar por outra causa qualquer, ela acaba
ajuntando-se com um outro. Isto é adultério. Assim o homem faz a sua mulher
cometer adultério. E neste caso, o homem que ajuntar-se com ela (a repudiada)
também comete adultério porque ela é casada.
Deus quer que a família continue unida. Ele detesta divórcio. Mal. 2:14-16.
Não quer que ninguém fique "desleal para com a mulher da sua
mocidade."
Deus manda que ninguém se aparte do seu "co-herdeiro da graça da
vida," I Cor. 7:10-11. Se um abandonar o outro, como é que faz?
"Fique sem casar, ou que se reconcilie.." Reconciliação é possível?
Sim. Deus manda que seja feita! Leia cuidadosamente o capítulo inteiro de
Ezequiel 16. Deus e Israel eram casados. Israel se tornou infiel, como uma
meretriz pior que Samaria ou Sodoma. Foi abandonada por Deus, mas não
permanentemente. Um dia Deus vai recebê-la de volta, arrependida. O mesmo Deus que escreveu Deut. 24 também
tem graça e misericórdia maior que a LEI. (Cuidado com a lei! Vamos usar
Deuteronômio hoje para todo o nosso comportamento? Se aceitamos uma parte e não
tudo somos incoerentes, errados).
O errado será perdoado somente se arrepender se. A mulher adúltera em João
8:1-11 estava errada. Merecia morrer. Jesus era inocente do pecado; podia acusá-la.
Ele não pediu a sua morte. "Nem eu também te condeno: vai-te, e não
peques mais." Quando o errado, o infiel se arrepende e pede perdão, vamos
aplicar a lei ou a graça? Vamos perdoar? E a pessoa errada: vai continuar no
pecado? Não. Vai ser como o caso em I Cor. 5 e II Cor. 2. O homem cometeu
fornicação. Como? Estava vivendo com a mulher de seu pai.
Paulo manda que aquele "que tal ato praticou" seja excluído,
tirado da igreja. Não podemos aprovar fornicação. Ver. 10 disse que não nos
devemos associar com um irmão "devasso," isto é, fornicário. A
igreja excluiu o homem pela votação da maioria (não é necessária a
unanimidade), e depois ele se arrependeu. Voltou à igreja arrependido, e Paulo
manda que seja recebido, consolado, confirmado! Por que? Deixou a relação ilícita.
Parou de morar com a mulher do seu pai. Temos que deixar bem claro que amamos o
pecador mas aborrecemos o pecado. Através de arrependimento a reconciliação
pode ser feita. "Para que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras
a tua boca, por causa da tua vergonha, quando me reconciliar contigo de tudo
quanto fizeste, diz o Senhor JEOVÁ." Ezequiel 16:63.
Pr. Steve H. Montgomery
Copiado de http://www.pastoronline.com.br
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.