Estudo 3 sobre Divórcio e
Recasamento:
PANTANAIS INTERPRETATIVOS
NA QUESTÃO DE DIVÓRCIO/ RECASAMENTO
A questão do divórcio pode se tornar difícil de discutir,
porque muitos pessoas têm opiniões fortes que soam boas, mas
que contradizem a Palavra de Deus. Tais pontos de vista se
tornam "pantanais," criando posições que são armadilhas e
que não podem nunca ser resolvidas. Vamos nós dois, juntamente,
estudar as Escrituras para ver como podemos evitar estes
pantanais.
LIDANDO COM
IDÉIAS PRECONCEBIDAS
1. "Divórcio é SEMPRE errado!" Isto é,
"Deus NUNCA
aprova o divórcio."
As seguintes Escrituras contradizem este ponto de vista:
1. Deus deu uma lei permitindo e regulando o procedimento
apropriado para o divórcio (Deuteronômio 24:1-4).
(“1 ¶ Quando um homem tomar
uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar
graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente,
far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a
despedirá da sua casa. 2 Se ela, pois, saindo da sua casa,
for e se casar com outro homem, 3 E este também a desprezar,
e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a
despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou
para si por mulher, vier a morrer, 4 Então seu primeiro
marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para
que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é
abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra
que o SENHOR teu Deus te dá por herança.” (Dt 24:1-4 ACF) )
2. Deus agradou-se de uma série de divórcios (Esdras
10:10-11). (“10 Então
se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes
transgredido, e casastes com mulheres estrangeiras,
aumentando a culpa de Israel. 11 Agora, pois, fazei
confissão ao SENHOR Deus de vossos pais, e fazei a sua
vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres
estrangeiras.” (Ed 10:10-11 ACF) )
3. Deus, Ele mesmo, divorciou-se do seu povo no Velho
Testamento (Jeremias 3:8).
(“E vi que, por causa de tudo
isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a
despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa
Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se
prostituiu.” (Jr 3:8 ACF) )
4. Cristo concedeu permissão para o divórcio, se um cônjuge
fosse infiel (Mateus 19:9).
(“Eu vos digo, porém, que
qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de
fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que
casar com a repudiada também comete adultério.” (Mt 19:9 BRP)
)
Nós temos que harmonizar toda a Palavra de Deus. Nós podemos
achar a nossa opinião melhor expressa em um ou dois
versículos [e abandonarmos todos os outros versos que não
são favoráveis à nossa opinião], ao contrário, para conhecermos a opinião de
Deus nós temos
que considerar toda a Sua Palavra. Certamente, Deus odeia o
divórcio (Malaquias 2:16). O que Ele quer dizer através
disto? Porventura, está Ele, agora, dizendo que Ele odeia
todos os divórcios, mesmo aqueles que O agradaram em Esdras?
Porventura, Deus se contradiz a si mesmo? Não, Ele tem que
ter expressado que Ele odeia a prática do divórcio sem uma
base justa, como está, claramente, retratado pelo contexto.
[O contexto de Malaquias 2 é quando um homem age traiçoeira
ou violentamente contra a esposa de sua mocidade (vv. 15,
16). Deus está dizendo que Ele odeia o divórcio quando ele
está no contexto deste tipo de impiedade.]
A crença que o "divórcio é sempre errado" conduz a um
pantanal interpretativo que só pode ser resolvido através da
tentativa de dar uma justificativa para isto, que é feita
através do descarte de [várias] claras
declarações de Deus.
2. “... mas ao princípio não foi
assim.”
Deus criou o casamento com a intenção de que ele durasse
para sempre ("... mas ao princípio [o
divórcio] não foi assim"). Mas, a queda dentro do
pecado [por Adão e Eva] mudou todas as coisas. Em um mundo amaldiçoado pelo
pecado, Deus não espera que a humanidade pecadora viva ao
nível da perfeição estabelecida para seres humanos
perfeitos, dentro de um mundo que era livre da presença e do
poder do pecado. Na Sua misericórdia, a Palavra de Deus
claramente reconhece algumas situações onde o divórcio é
apropriado.
Em Mateus 19:9, as palavras de Deus
“Eu vos digo, porém, ....” afastam, completamente,
para bem longe, todas as considerações do Jardim do Éden e
da lei, substituindo aqueles padrões com o Seu padrão para
as Suas igrejas. Por que Cristo faria isto, exceto se Ele
esperasse que nós pensássemos que a frase
“... mas ao princípio não foi assim.” (o v. 8) ou
suas declarações a respeito da dureza dos corações, de
algum modo, fossem canceladas pelo que Ele está indo dizer no
versículo 9? Tenha cuidado para não usar uma passagem de
modo a cancelar outra passagem sem um claro mandato da
Palavra de Deus para que você faça assim. "Eu
vos digo, porém, ...." é um claro mandato que cancela
tudo [sobre divórcio/ recasamento] dito e escrito antes dEle
[de Cristo], deixando- nos com a Sua regra pela qual
nós devemos viver.
1 Corinthians 7 ensina algumas "coisas difíceis de serem
entendidas." Os versículos 10 e 11 poderiam ser lidos de
modo a proibir todos os divórcios, enquanto o versículo 15
poderia ser visto como uma segunda razão aceitável para um
divórcio, e os versículos 27 e 28 poderiam ser vistos como
permitindo todos os recasamentos. No entanto, nós não
encontramos nenhuma declaração de que 1 Corinthians 7
substitui ou cancela as definitivas declarações de Cristo
nos Evangelhos. Portanto, estes versículos têm que ser
entendidos como complementando e concordando com as
declarações de Cristo, não sendo entendidas como negando-a
ou expandindo-a.
Por favor, esteja advertido de que as falsas seitas
justificam a crença delas na regeneração batismal (Atos
2:38, Marcos 16:16), ou na missa (João 6:53), ou em outras
heresias, através do uso de uns poucos versículos não muito
claros, para
reinterpretar as claras [explicitas, diretas,
incontornáveis, indiscutíveis] declarações da Palavra de Deus. Se
nós cuidadosamente examinarmos "todo o
conselho de Deus," nós evitaremos este perigoso
pantanal .
3. "Você pode até ter motivos para um divórcio, mas você
nunca pode recasar."
Divórcio e recasamento são realmente o mesmo assunto.
Deuteronômio 24:1-4, claramente, indica que um divórcio
justo deixa ambas as partes livres para recasarem. Em
Mateus 19:9, o nosso Salvador disse que Ele proibia todo
divórcio e recasamento, exceto no caso de fornicação. Naquela frase "qualquer que repudiar sua
mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com
outra, comete adultério" Ele ajunta o divorciar com
o recasar através da palavra "e."
Cristo se refere ao divórcio/recasamento como uma só situação,
uma situação que é pecaminosa se não existir uma base justa para o
divórcio.
O direito de recasar tem sempre sido incluído com permissão
de divorciar. Mas, alguns dizem, "eles têm que pagar um
preço por terem deixado o casamento deles falhar!" Nós temos
que ter cuidado para não agirmos como vigilantes, exigindo
uma penalidade para aqueles que têm pecado, através de
pendurar esta ameaça sobre as suas cabeças, maltratá-los,
ou olhá-los com desprezo. Cristo é ainda a cabeça de sua
igreja e, na Sua pura justiça, Ele punirá o pecado. Cristo
combinou as duas coisas [divórcio e recasamento]; separá-las
é entrar num pantanal interpretativo.
4. "Os padrões do mundo têm sido abaixados porque os
padrões da igreja têm sido abaixados."
Os homens perdidos se comportam da maneira que eles fazem
porque são "filhos da desobediência."
Algumas almas perdidas podem apontar o dedo acusatório para
o povo de Deus em uma tentativa de desculpar-se ou de
defender o próprio mau comportamento deles. No entanto, o
perdido desobedecerá e se rebelará contra Deus não importa o
que o povo de Deus faça. Nunca uma alma perdida, em nossa
cidade de 330.000 pessoas, se dirigiu à nossa igreja
para considerar a nossa posição sobre divórcio/ recasamento.
A pessoa perdida preferiria muito mais não conhecer o que
Deus diz, porque "Ora, o homem natural
não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe
parecem loucura; e não pode entendê-las, porque
elas se
discernem espiritualmente." [1Co 2:14]
A Confissão de Westminster de 1646, Matthew Henry
(1662-1714), Matthew Poole (1700's) e incontáveis outros
piedosos expositores dos últimos 300 anos, todos têm
entendido a frase de Cristo em Mateus 19:9 como um
fundamento para um divórcio justo. Matthew Henry e Matthew
Poole também criam que 1 Corinthians 7:15 concedia outra
causa justa.
"Nenhum divórcio, jamais" não é a posição histórica. É
impróprio alegar que a exceção dada por Cristo [em
Mat 19:9 "qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por
causa de fornicação"] é "um novo
ensinamento" [a acusação é que isto é recente
adulteração feito pelo HOMEM à Bíblia] é responsável pela a maré de divórcios em nossos
dias. Provavelmente, o surto de divórcios em nossa cultura
resulta das revoluções das drogas, do sexo, e da pornografia
dos anos 60 e 70.
Acautelai-vos contra o tentação de estabelecer padrões como
uma reação contra o mundo. Nós temos que fundamentar a nossa
posição na Palavra de Deus, não importa onde esteja a
posição do mundo, para que nós não entremos em um pantanal
interpretativo que consistirá em interpretarmos as
Escrituras à luz do comportamento dos perdidos.
5. "Uma crença que divórcio é absolutamente errado
forçará um casal a permanecer junto e resolver todos os
problemas, mesmo infidelidade."
A situação oposta é, exatamente, tão provável quanto esta.
Que tal a pobre mulher cujo marido é um namorador e não quer
se arrepender? Porventura, Deus exige que ela continue a
suportar a dor emocional da repetida infidelidade dele, que
nunca se arrepende e sempre a expõe a doenças venéreas
quando ela fielmente desempenha a sua parte na relação
sexual deles, aprisionada na armadilha do casamento dela
por uma interpretação incorreta das Escrituras? Alguns
homens ímpios podem gostar disso, mas isto cria um pantanal
interpretativo que difama a Palavra e o caráter de Deus.
[Hélio ainda mesmo orou pela filha de um pastor, o marido
dela repetidamente a tentou matar de várias maneiras, desta
última vez a espancou tanto que dilacerou seu baço e fez seu
fígado também sangrar, quase que ela morreu disto, passou
vários dias entre a vida e a morte, num hospital, e ele
também a tentou matar afogada na banheira, e deu-lhe um tiro
que passou de raspão...].
6. "Se infidelidade sexual é base para o divórcio, então
um sem número de divórcios são aprovados por Deus."
Uma vez que o comportamento normal dos seres humanos que
se divorciam é encontrar outra companhia, muitos divórcios
podem eventualmente ser justificados pela exceção concedida
por Cristo em Mateus 19:9. Deus é justiça e misericórdia em
partes iguais. É inteiramente consistente com a misericórdia
de Deus que Ele concederia para a alma emocionalmente
despedaçada (cujo cônjuge tem sido infiel ou tem ido embora
por alguma outra razão, e então se torna infiel), a
oportunidade de terminar o casamento e se casar com uma
outra pessoa que exercitará amor e fidelidade.
Tenha cuidado para não ter idéias preconcebidas. Assegure-se
de examinar todas as suas hipóteses e pensamentos à luz das
Escrituras. Descarte qualquer idéia, não importa quão
fortemente você crê nela, que não se alinhe com a Palavra de
Deus. O único fundamento seguro para o nosso pensar é a
Palavra de Deus. Sempre que o nosso pensamento se afasta da
Sua Palavra, nós abrimos nós mesmos aos ataques de Satanás
naquilo que ele nos achará incapazes de permanecer em pé,
aquilo em que nós temos confiado em nossa opinião falível, ao invés de na Sua
Palavra infalível.
ADULTÉRIO PERPÉTUO
[adultério continuado,
adultério contínuo, adultério constante, adultério
incessante, ou continuado adultério, contínuo adultério,
constante adultério, incessante adultério]
O ponto de vista que um casal recasado está "vivendo em
[continuado] adultério" surge de uma má interpretação,
uma distorção das
Escrituras. O argumento nega que o divórcio pode terminar um
casamento. Usualmente, este argumento erroneamente usa
Romanos 7:3 ou se apóia sobre 1 Corinthians 7:39 para
argumentar que somente a morte termina um casamento.
Entretanto, Deuteronômio 24, claramente, indica que o divórcio
termina um casamento. Em João 4, Cristo falou à mulher do
poço: "Porque tiveste cinco maridos," cuidadosamente usando
o passado para indicar que aqueles prévios casamentos
estavam terminados. Nem sequer uma [uma só] clara declaração das
Escrituras ensina [explicitamente] que o casamento é uma conexão misticamente
eterna que se estende mesmo depois de um divórcio.
Tenham cuidado para não usar tipos ou ilustrações retiradas
da Bíblia a respeito do casamento, para ensinarem além do que é
claramente declarado nas Escrituras. Todos os tipos se
despedaçam em algum nível, mesmo os tipos de Cristo no Velho
Testamento. Argumentos a partir de tipos somente são
verdadeiros até o ponto em que a coisa representada está
claramente declarada [em outros locais da Bíblia]. Crer que
"uma vez que a salvação nunca termina, casamentos também
nunca terminam," é esticar o tipo além do claro ensino da
Palavra. De modo oposto, crer que "uma vez que divórcio
termina o casamento, um crente pode perder seu salvação" é
igualmente tão falacioso. Usar tipos para argumentar além do
que está claramente declarado [em outros locais da Bíblia] é
um pantanal interpretativo similar a ler o reflexo de um
livro em um espelho.
Leia Gálatas 5:19-21.
“19 Porque as obras da carne são
manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza,
lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias,
emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas,
homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a
estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos
disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino
de Deus.”
Considere agora o pantanal interpretativo criado pela
posição não Escriturística de que divórcio não termina o
casamento. A frase: "os que cometem tais coisas" significa
"aqueles que praticam (ou continuam fazendo) estas coisas."
Se nós julgamos que uma pessoa recasada está cometendo
adultério todas as vezes que ela se envolve no ato
matrimonial com seu novo cônjuge, então estes versículos
negam-lhe salvação. Ele está indo para o inferno. Que
acontece se aquela alma já foi nascida de novo? Ela perde a
sua salvação? Como é que uma alma pára de cometer este
adultério?
Deve ele [o homem recasado] divorciar-se da segunda esposa? Isso seria
adicionar ainda outro pecado na sua conta. Ademais, nunca é
certo fazer o que é errado. Deve ele [o homem recasado] parar de dormir com o
novo cônjuge? Fazer isso significa que ele quebra as
instruções de Deus em 1 Corinthians 7:4-5, aonde nós somos
ensinados não cessarmos nossas relações maritais exceto por
causa de um período de jejum e oração, nos assegurando de
voltarmos a nos ajuntar novamente. Será que Deus está agora
ordenando-lhe pecar?
[Em Mateus 19, no exato contexto do seu ensinamento sobre
divórcio e recasamento, o Senhor Jesus Cristo declarou que
Deus não força homens a serem eunucos:
“Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há
eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que
se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem
pode receber isto, receba-o.” (Mt 19:12).]
Deve o adúltero perpétuo jamais se juntar a uma igreja do
NT? A igreja é claramente ordenada a se separar daqueles
que continuam a desafiar Deus (1Cor 5). Assim, este cristão,
não importa como ele esteja arrependido, não pode ter
comunhão com outros crentes.
Todas estas questões surgem quando a verdadeira natureza do
casamento é mau entendida. "Adultério perpétuo" é um
pantanal interpretativo que nós devemos evitar.
UMA SEGUNDA CAUSA
[Justa, para o Divórcio]
Porventura, 1 Coríntios 7:15 dá um segundo julgamento
para o divórcio que Cristo não mencionou? Eu não creio desta
maneira pelas seguintes razões:
A declaração de Cristo em Mateus 19:9 parece específica e
exaustiva. Enquanto as epístolas do NT rotineiramente
expandem nosso entendimento de doutrina a partir da semente
no ensino de Cristo, Ele, sobre este assunto de divórcio e
recasamento, pareceu claro e definitivo. Eu quero evitar ser
tanto mais restrito como mais abrangente do que a Palavra de
Deus.
Se ser abandonado por um cônjuge descrente é base para o
divórcio, nós encaramos a nada invejável responsabilidade de
determinarmos se o cônjuge que foi embora é um redimido. A
evidência pode ser procurada para mostrar definitivamente
que um esposo tem sido infiel. Mas, que evidência mostrará
definitivamente o estado de uma alma? Lembre que Ló é
chamado "justo" no NT, mas se nós considerarmos apenas o seu
comportamento que está registrado [no Velho Testamento], nós nunca teríamos
certeza disto. [E embora Judas fosse não salvo, os
discípulos nunca suspeitaram disso e não suspeitaram até
mesmo quando Cristo o identificou na Última Ceia e Judas
realmente se levantou para sair. Compare Mateus 26:21-25 e
João 13:21-30.] As pessoas, mesmo as pessoas salvas, podem
ceder à carne e se tornarem incrivelmente atravessadas a 90
graus em relação a Deus
e aos seus companheiros crentes. No calor de um tal pecado,
elas podem parecer completamente não salvas.
Nós corremos o risco de ter encorajado uma pessoa a pecar,
se o cônjuge que se divorciou e abandonou o casamento na
realidade era um crente nascido de novo. Em minha mente, a
segunda causa se torna um nada invejável pantanal
interpretativo.
O VERDADEIRO TESTE DE NOSSO CRISTIANISMO
Tem sido bem dito que um verdadeiro teste de nossa salvação
é como nós respondemos àqueles que discordam de nós. Nesta
ou em qualquer outra discordância, que o Espírito de Deus
tanto nos controle e tanto deixe transparecer o seu amor
através de nós, que "nisto todos conhecerão que sois meus
discípulos" Continue estudando a Sua palavra, fazendo a Sua
vontade, e andando com Ele!
Por Vince Londini,
Pastor Assoc., Bethel Baptist Church, London, Ontário
vlondini@bethelbaptist.ca
Tradutora: Valdenira N. de M. Silva
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.