SATANÁS É APTO PARA NOS PREPARAR ARMADILHAS

(Perguntas e Respostas)

(Valdenira N.M. Silva)

Problemas podem surgir se estamos ou não em comunhão com o Senhor. A diferença está em como reagir a eles. Em João 16:33b a Bíblia nos diz “... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Se lemos nossa Bíblia, oramos ao Senhor, estamos pondo em prática tudo o que aprendemos da Sua palavra e andamos do modo que O agrada, então reagiremos a tudo de maneira sábia. No entanto, se em vez de alimentarmos o nosso espírito, alimentamos a nossa carne, o nosso homem velho, com prazeres do mundo, então a maneira de reagirmos a eles será também na carne. Satanás caminha lado a lado com pessoas que satisfazem única e exclusivamente seus desejos carnais. Para estas pessoas Deus está fora de moda e deve acompanhar o ritmo do mundo. Mas, com a ajuda do Senhor, escaparemos destas armadilhas do inimigo de nossas almas.

Vejamos alguns problemas que são comuns a muitas pessoas e algumas soluções dentro da Palavra de Deus:

1a Pergunta – Algo me diz que não há nada demais “viver junto” com meu noivo, que aliás será meu marido em breve, antes de nos casarmos. Estou certa?

Resposta – Esta voz, que você diz está ouvindo, com certeza não é a voz de Deus, porque Ele não pode dizer que a Sua vontade é a vossa santificação e apoiar esta a sua desobediência que chamo de pecado.

Quando um rapaz e uma moça crentes decidem viver juntos, eles também decidem ficar  contra a Palavra de Deus, fornicando e vivendo em pecado.

Para o homem a idéia de “juntar-se” é muito cômoda. Sem nenhuma obrigação para com a mulher, ele tem roupa lavada, comida pronta, compras feitas... e muitas outras vantagens. Se ela ainda vive com os pais, pelo menos sexo grátis e “seguro” ele tem.

Esta decisão que vocês fizeram, prova o quanto estão caminhando na carne, o quanto estão longe da vontade Deus e o quanto estão seguindo o conselho daquele que só quer o nosso mal. É esta a voz que você está ouvindo?

Juntar-se antes do casamento é muito comum hoje em dia, no entanto não é esta a vontade de Deus para você. Deus a ama e quer o melhor para a sua vida. George B. Eager diz que “Um bom casamento e um lar feliz são baseados no amor e compromisso entre o marido e a esposa. Nunca haverá tal lar para os que escolheram se juntar em vez de se casar. Não aceite um relacionamento imoral e falso. Espere o casamento verdadeiro.”

2a Pergunta – É lícito o sexo pré-nupcial? Quero ter certeza de que meu casamento vai dar certo.

Resposta – Antes de qualquer comentário veja o que diz Hebreus 13:4: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Esta porção da Palavra de Deus, já dá uma resposta sábia à sua pergunta.

Não dê o primeiro passo para a prostituição; não diga sim ao que Deus diz não; abandone a rebeldia e siga os caminhos que lhe darão respeito e honra ao nome do Senhor. Não deixe que os outros digam: “Veja como esta crente está agindo?” Que você tenha uma vida de testemunho diante do mundo!

Deus não aprova o sexo pré-nupcial. Em 1Tessalonicenses 4:3 a Sua Palavra diz: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;”. Se você diz que é crente, ama ao Senhor e não quer obedecê-Lo, pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde você pagará um preço terrível!

Fuja do erro! Procure se valorizar! Não corte sua comunhão com Deus! “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e Ele o fará.” (Sl 37:5)

3a Pergunta – Tenho medo de enfrentar os problemas que surgirão se um dia eu não me casar. Por isso, quero aceitar o pedido de casamento do meu namorado, mesmo não tendo certeza de que ele é aquele que Deus escolheu para mim. É certa esta minha maneira de pensar?

Resposta – Certamente, quando os jovens se casam só pelo medo de ficarem solteiros, estão olhando para o casamento como o fim principal da vida e isto não é certo.

Se está nos planos de Deus que você se case, então não há lugar para preocupação. Você tem que ter fé e crer que Ele está cuidando daquele que há de ser, um dia, seu marido. Mas se Deus não quer que você se case, então o que você tem que fazer é aceitar que isto é o melhor para a sua vida.

Na região onde moro (Nordeste do Brasil), diz-se de uma moça que não se casou que ela ficou no “caritó”. Mas eu digo que não existe pior “caritó” do que se casar e ser infeliz no casamento.

Quando estamos servindo ao Senhor de todo o nosso coração e de todo nosso entendimento, então somos felizes.

Procure exercer o dom que Deus lhe deu com muito amor, com muito envolvimento. Quando fazemos o que é sábio diante dos olhos de Deus, Ele nos ajudará e mudará o nosso coração, fazendo com que aproveitemos com alegria e paz os momentos de solteira. Ore, peça a Deus a Sua paz, a Sua alegria e tenha um coração cheio de gratidão Àquele que a criou e que a ama, querendo para você o melhor deste mundo.

4a Pergunta – Tenho 17 anos e meu namorado 18. Somos ainda adolescentes mas nos  sentimos bastante maduros e aptos para nos casarmos. Que acha da nossa decisão?

Resposta – Quando você afirma que tanto você como seu namorado já são bastante maduros para se casarem, apesar de suas idades, sei que está sendo sincera mas isto não significa que você está certa. Na verdade, a maturidade surge bem depois desta fase, quando estamos já na idade adulta.

A maturidade é um dom dado por Deus mas que nós só a adquirimos com o passar dos anos, através de lutas, tristezas, alegrias, muito trabalho, muita leitura da Palavra de Deus e o estar em constante comunhão com o Senhor.

Dificilmente um casamento entre adolescentes dá certo. Problemas surgem, mas quando é um casamento entre adolescentes tudo se torna mais difícil por causa da falta de maturidade. Não é fácil enfrentar noites sem dormir cuidando de um recém-nascido, tendo que acordar cedo para trabalhar, tendo que enfrentar pagamento de água, de luz, fraldas para comprar, doença, brigas ... etc. Mas, graças a Deus pela Sua Palavra que nos abre os olhos e nos conforta. Salmos 27:14 diz: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” Ainda em Eclesiastes 3:1 a Palavra de Deus diz que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Não arrisque o seu futuro! Procure caminhar com o Senhor, crescer espiritualmente, adquirir mais maturidade, estudar e depois... case e seja feliz.

5a Pergunta – Meu namorado é um pouco explosivo com sua mãe e irmã mas comigo ele é um amor. Ele me ama tanto que acho que quando nos casarmos ele continuará sendo o mesmo. Meus pais e irmãos estão contra o namoro. O que acha desta minha maneira de pensar?

Resposta – O seu namorado não pode esconder por muito tempo o que ele realmente é. Se ele é bravo com sua mãe continuará sendo bravo com você. Quando os problemas surgirem, quando a situação financeira ficar difícil, quando vierem os filhos com noites sem dormir, etc....etc...etc, então tudo vem à tona. Se ele sempre foi uma pessoa de bom coração, enfrentará tudo com a mesma calma e bondade que são próprias de sua índole, mas, se é uma pessoa explosiva, ela continuará explosiva. Só Deus poderá mudar a situação se a pessoa quiser entregar toda a sua vida para Ele moldá-la. Eclesiastes 21:1 diz que “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor...”.

Não tente enganar a você mesma pensando que após o casamento, o rapaz que você namora, mudará o seu modo de agir e se tornará uma outra pessoa. Sabemos que muitos mudam mesmo mas é para pior, pois se antes não batiam na mãe, agora que são donos de seus próprios narizes e são os chefes de suas famílias, poderão não só agredir verbalmente suas esposas como até fisicamente. Esta maneira de agir do homem que mesmo sendo agressivo, é um verdadeiro crente, poderá mudar se ele se entregar de corpo e alma ao Senhor e se transformar naquele vaso que o Pai vai moldar. Mas CUIDADO, não pense que seu namorado vai ser exatamente ESTE que vai se entregar ao Senhor. Você não sabe!!!

6a Pergunta – Estou perdidamente apaixonado por uma jovem descrente. Há algo de errado nisto? Acho que esta é uma maneira de levá-la a Cristo.

Resposta – Satanás fica realizado quando vê um jovem crente caminhando par um casamento fora da vontade de Deus – crente + descrente ou luz + trevas ou ainda Deus + Mamom.

 

Esta dúvida: “Namoro ou não namoro com este descrente?” nunca deveria chegar ao coração de um crente que ama ao Senhor. Uma coisa eu aprendi: se quero fazer determinada coisa que a Palavra de Deus não deixa claro e se tenho paz no coração sobre o que quero fazer, então faço sem peso na consciência mas se tenho dúvida então sei que não devo fazer, pois estarei pecando. Se a Palavra de Deus diz “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2Cor 6:14), então o que tenho que fazer é nem sequer olhar para ele. A Bíblia ainda diz em Mateus 6:24 que “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”.

É muito perigoso iniciar um namoro pensando que só assim ele vai aceitar Cristo como seu Salvador. Talvez um dia ele vá mesmo aceitar Jesus mas o que o assegurará disto?

Não seja um crente que quer dirigir sua própria vida! Entregue-a nas mãos do Senhor e haja baseado na Sua Palavra, pois só assim você poderá ser feliz. Salmos 37:4 diz: “Agrada-te do Senhor e Ele fará os desejos do teu coração.”

7a Pergunta – Lendo a Palavra de Deus, descobri que o que “já” pratiquei com meu noivo é o que Deus chama de fornicação. Apesar de crentes, cometemos este tão grande pecado contra Deus, mas que faremos para a partir daí mantermos pureza moral?

Resposta – Se foi você quem descobriu que estava pecando contra o Senhor ao fornicar, então é você que deve tomar a iniciativa de conversar com seu noivo e mostrar a ele, com a Bíblia, o quanto vocês dois estão errados. Este é o 1o passo.

Depois, procurem estudar juntos 1Tes 4:1-8  e vejam se sentem vontade no coração de pedir perdão a Deus e de reconhecer que estavam fora dos planos e padrão moral do Senhor para suas vidas. É necessário que ambos reconheçam o erro que estavam cometendo, pois só assim é possível uma solução para o problema.

Procurem orar juntos e pedir perdão a Deus pela rebeldia e desobediência de vocês indo contra um Deus Santo e agindo segundo a carne. Peçam força e livramento das tentações; fujam dos lugares onde poderão desenvolver pensamentos e ações que desagradam ao Senhor.

Depois de seguirem todos estes passos e agirem com corações sinceros e corretos perante o Senhor, a pureza moral envolverá suas vidas. Mas se um de vocês quiser continuar com o prazer da carne, desobedecendo a Deus, então é melhor que se separem agora para evitar cicatrizes no futuro.

8a Pergunta – Eu e meu namorado nos amamos muito mas por causa dos beijos e abraços e das muitas carícias ousadas terminamos dormindo juntos e o resultado foi uma gravidez inesperada que me trouxe muita aflição. Tenho medo de contar a ele e a meus pais. Que farei? Devo abortar?

Resposta – Para você “o aborto” é uma maneira de esconder este erro do seu namorado, de seus pais e também de Deus, não é? Você pode até conseguir enganar seu namorado e seus pais mas a Deus que é onisciente, você jamais esconderá nada! A Palavra do Senhor diz “Não matarás”. Para você aborto é crime? Para Deus é, pois já no 28o dia de fecundação, o bebê já está com o coração palpitando. No 30o dia, todos os órgãos já começaram a funcionar. Você já tem dentro de você um ser vivo. Ele já é uma pessoa. Nunca pense que aborto é controle de natalidade. Se você o fizer, estará matando uma pessoa que já existe.

Quando seguimos os conselhos do mundo que aprova o aborto, estamos confrontando o Deus que nos criou, que criou seu filhinho que já é uma alma vivente.

Apesar de tantos problemas que você vai ter que enfrentar, louve a Deus pela vida que está se desenvolvendo dentro de você. Mas logo, logo fale com seu noivo, pois ele também é responsável por sua gravidez. Depois, falem os dois com seus pais e decidam sobre o casamento. Em seguida fale com o pastor da igreja e ouçam os conselhos dele.

Procure, juntamente com seu noivo, enfrentar todos os problemas que surgirem com sabedoria, pedindo sempre a orientação de Deus, orando, lendo a Bíblia e tendo a certeza de que o Senhor os ama e dará o Seu perdão.

_____________________

Jovem, se você é um crente, ouça a voz do Espírito que habita em você! Leia sempre a sua Bíblia e ore ao Senhor pedindo-Lhe proteção e ajuda para vencer Satanás! Nunca se ache forte demais para vencer o inimigo, pois ele além de perspicaz é casamenteiro.

Para terminar este estudo, gostaria de contar uma história tirada do livro de George B. Eager “Love, Dating & Marriage”: Um crente idoso ouviu que uma moça crente estava namorando um descrente e fazendo planos de casar com ele. Ele perguntou a ela se era verdade o que ele ouvira. Quando ela admitiu que era verdade, ele respondeu: “Lembre-se disto, se casar com aquele homem você estará unida para a vida toda com um filho do Diabo, e o próprio Satanás será seu sogro”.

QUE DEUS O ABENÇOE!!!



(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes / VidaAmorosa)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.