Martelos quebrados! Essas duas palavras sumariam toda a história dos ataques
dos homens à Palavra de Deus. A bigorna da Palavra de Deus por séculos sofreu
ataques incontáveis do martelo de seus inimigos, contudo não mostra um risco
profundo ou arranhão superficial, em toda a sua superfície! Eu vejo inscritos
nos martelos quebrados os nomes dos que os brandiram! Eu vejo o nome de
Senaqueribe. O nome de Jeoiaquim está lá (Jer. 36). Diocleciano, Voltaire,
Paine, Hegel, Hume, Griesbach, Semler, Lachman, Strauss, Baur, Ingersoll,
Fosdick e mil outros brandiram seus argumentos infiéis contra a Palavra de
Deus, no entanto ela resiste incólume. O assoalho da história está cheio de
martelos quebrados dos críticos, mas a bigorna não foi danificada!
Há um mistério grande aqui. Como é possível que o Velho Testamento hebraico
Masorético e o Texto Recebido do Novo Testamento Grego, e assim tão grande
número de traduções fiéis da Bíblia, tenham sobrevivido à inimizade dos homens
perversos, de modo que tivéssemos hoje a verdadeira Palavra de Deus? As
Escrituras nos dão a resposta. Deus preservou Sua Palavra para nós. Ele nos
disse em Sua Palavra que assim o faria.” “As
palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de
barro, purificada sete vezes
Tu as guardarás, SENHOR; desta
geração as livrarás para sempre.” (Sl
12:6-7 LTT). “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra
passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mt
5:18 ACF). “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão
de passar.” (Mt 24:35 ACF). Acrescente a esses versículos Sal 33:11;
100:5; 105:8-10; 111:7,8; 117:2; 119:89, 152, 160; Isa 40:8; e 1Tim 6:14. Nosso
Senhor Jesus estabeleceu esta verdade quando disse: “...a
Escritura não pode ser quebrada.” Sem dúvida, Deus preservou Suas
Palavras para nós em inglês na Bíblia King James [NT-1] .
Quando eu era um jovem cristão, me incomodava que os homens estavam
constantemente atacando a Palavra de Deus. Desde que passei a entender a
doutrina da preservação, não mais temi que venhamos a perder a Palavra de Deus
ou ver a Bíblia King James [NT-1] substituída pelas modernas
traduções distorcidas. Ainda menino, há cinqüenta anos, lembro de ouvir nosso
velho pastor pregando sobre a inspiração da Bíblia, sua inerrância, sua autoridade
e sua preservação. Na época, a doutrina da inspiração estava sob ataque. Homens
sem fé martelavam as Santas Escrituras com suas palavras pomposas enquanto os
céticos riam e aplaudiam, mas todos eles passaram e a bigorna permanece sem danos.
Alguns anos mais tarde, a inerrância das Escrituras passou a ser atacada. E,
nos últimos vinte ou trinta anos, “eruditos” raivosamente atacaram a doutrina
da preservação da Palavra de Deus. Sem exceção, esses “eruditos” defenderam o
que é chamado de Criticismo Textual Moderno.
Devemos nos lembrar que os homens que projetaram os princípios básicos do moderno
Criticismo Textual receberam suas graduações aos pés dos primeiros modernistas.
No século XVIII os modernistas eram conhecidos como Racionalistas Alemães.
Usando os métodos “científicos” da Renascença, eles colocaram em julgamento a
Palavra de Deus e retiraram tudo que era sobrenatural da Bíblia. Esta visão foi
chamada de Criticismo Superior. Os alunos de Crítica Superior levaram seu
modernismo um passo adiante e elaboraram teorias do criticismo moderno para
martelar contra a inspiração, a inerrância, a autoridade e a preservação da
Bíblia. No século passado muitos Faculdades e Seminários Bíblicos abraçaram o
criticismo textual moderno e, como resultado, alijaram a doutrina da
Preservação.
Eles parecem ter esquecido que Deus sempre preservou certas coisas.
A Santa Escritura nos diz em 2Pe 3:7, “Mas os céus
e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se
guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.” (2Pe 3:7 ACF). Duas palavras [gregas] separadas são
usadas aqui para descrever a preservação do cosmos por Deus para o dia do
julgamento. “se reservam como tesouro”
vem do grego “thesaurus”. Ela traz o significado de algo que está
sendo guardado como um tesouro. “se guardam”
vem da palavra “teereo” e significa manter, preservar, ou firmemente defender.
Este versículo concorda com Cl 1:17: “E ele é antes
de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Cl 1:17 ACF). Deus está sempre ativamente
preservando e mantendo e reunindo os céus e a terra. Ele tem um plano para eles
e não permitirá que sejam destruídos até que Seu plano esteja terminado.
Por milhares de anos, Deus tem preservado a nação de Israel. Certamente as
palavras de Deus a Jacó em Gen. 28:15 “E eis que
estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, ...” (Gn 28:15 ACF) não eram só para Jacó, mas
para toda a sua semente. Várias vezes Deus prometeu a Israel que Ele os
preservaria. Em Ex 23:20 se lê: “Eis que eu envio
um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que
te tenho preparado.” (Ex 23:20 ACF)
E os judeus foram ensinados a abençoar uns aos outros com as palavras de Nm
6:24: “O SENHOR te abençoe e te guarde;” (Nm 6:24 ACF). A história é testemunho solene da
manutenção do poder de Deus. Ele preservou o povo de Sua aliança em face
do inimigo amargo, e ainda os levará à fé em Seu Filho. Deus tem um plano para Israel e não permitirá que os Adolph Hitlers do passado,
presente ou futuro os destruam.
Deus guarda seus próprios filhos para que eles nunca se percam. Judas dirigiu
sua epístola “... aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo” (Jd 1:1 ACF)
Somos preservados e mantidos e firmemente defendidos. Oh,
irmão, se você é lavado no sangue do Cordeiro, você pode balançar sobre o
abismo do inferno num pé de milho podre cantando [o conhecido hino] Maravilhosa
Graça e nunca temer cair nele! Rm 8:38,39 nos garante que nenhuma coisa
criada ou circunstância pode nos “separar do amor
de Deus que está em Cristo Jesus.” Meu querido
Salvador deu a esta pobre ovelhinha toda a garantia que ela poderia precisar
hoje e durante os séculos sem fim, quando Ele diz: “28 E dou-lhes a vida
eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu
Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de
meu Pai.” (Jo 10:28-29 ACF). Em Ef
4:30 lemos que “estamos selados com o Espírito
Santo.” O que poderia ser mais claro que o fato de que cada membro
da Trindade está envolvido em nos guardar! Deus tem um plano e nos guardará em
todo o caminho para o Céu. Estamos preservados!
Não devemos nos surpreender, então, ao ler os versículos sobre a preservação da
Bíblia. É o modo de Deus para preservar as coisas para as quais Ele tem um
grande propósito e um plano. Por simples fé dizemos um enfático AMÉM para cada
texto que nos diz que Deus preservará Sua Palavra. Os historiadores cristãos
concordam (temo que muitas vezes relutantemente), que Deus PRESERVOU Sua
Palavra. Muitos pregadores que deveriam pregar enfaticamente esta grande verdade
(e não o fazem!) balançarão suas cabeças em assentimento muito timidamente e,
em baixa e medrosa voz, admitirão que parece ser verdade, mas então
minimizarão essa concordância deles, dizendo que não há versículos na Bíblia
que especificamente afirmem a doutrina da Preservação. E então dirão que não há
versículos que nos digam como Deus preserva Sua Palavra.
Nós batistas costumamos acreditar que tudo na vida é basicamente teológico.
Com isso queremos dizer que acreditamos que cada
indivíduo, cada fato, cada doutrina controversa DEVE ser vista pela perspectiva
de Deus, e acreditamos que a Sua perspectiva pode ser encontrada em Sua Palavra. Se você ainda defende isto convictamente, você verá que está fora de compasso
com muitos professores de seminários e seus alunos graduados. E você não
estaria apto a passar em algumas disciplinas de suas requintadas instituições
de ensino. Por que digo isto? Simplesmente porque agora é tabu em muitos
círculos se abordar o assunto do criticismo textual pela perspectiva da fé,
isto é, a perspectiva que acredita que Deus revelou em Sua Palavra como discernir qual texto grego é confiável e qual não é. Acreditamos que Deus
nos legou todas as diretrizes que precisamos. Se você defende essa posição,
você está confessando ser culpado por ser “firmemente tendencioso” em favor da
Bíblia. Muitos “eruditos” da Bíblia nos dizem que esta perspectiva não é
“neutra”. (Estes “eruditos” me soam como tentando andar com um pé de um lado da
cerca e o outro do outro lado. Eu pensei que “neutralismo” fosse algo em que somente
os novos evangélicos entravam). Quando os “eruditos” dizem não poder encontrar
nenhum versículo na Bíblia que ensine que Deus preservou Sua Palavra ou como o
fez, nos lembramos de três razões porque um ladrão não encontra um policial: 1)
ele não está interessado em procurar, 2) ele tende a olhar nos lugares errados,
3) e ele teria sérios problemas se realmente encontrasse algum. [ênfase
adicionada por Hélio]
Agora, eu gostaria de propor um pequeno desafio para os eruditos senhores que
nos dizem que a Bíblia não tem nada a dizer sobre preservação. Já que Deus usa
a palavra “preservar” na Bíblia, por que não tomam algum tempo para procurar os
versículos bíblicos que usam a palavra grega traduzida por “preservada” (como em I Ts 5:23 e em Judas 1)? É a palavra “teereo”. Está traduzida por “preservada” duas vezes,
“reservada” oito vezes, “sustentada”, uma, “mantida”, uma, “atenta”, duas,
“observada”, quatro, “aprisionada”, uma e “manter, mantenedores, mantida,
mantém e mantendo”, quase sessenta vezes. A definição geral que percebemos
através dos usos pelo Espírito Santo da palavra “teereo” é de alguém exercendo
um cuidado protetor, de custódia, vigilantemente cuidando de alguém ou de algo.
O Espírito usou esta palavra para descrever os soldados vigiando Jesus
na cruz (Mt. 27:36, 54). Ela é usada para descrever os que vigiavam a
tumba de nosso Senhor (Mt. 28:4). O mordomo na festa acusou o noivo em Jo 2:10
de manter guardado o melhor vinho para o fim da festa. Em At 12:5, 6 e
16:23,, Pedro e Paulo foram mantidos na prisão. Em I Co7:37 e I Tm 522 diz-se que um homem deve manter seu corpo livre da imoralidade. A
igreja de Éfeso foi exortada a manter a unidade do Espírito (Ef 4:3).
Paulo enfrenta a morte em II Tm 4:7 com a confiança de ter mantido a fé.
Tiago escreve que temos que nos manter sem manchas no mundo. A verdade
da preservação é muito claramente ensinada em todos esses versículos. Em cada
caso alguém ou algo está sendo vigiado de forma protetora. Se acreditarmos que “cada palavra de Deus é pura” (Pv 30:5), se
acreditamos na Inspiração Verbal das Escrituras, então acreditamos que Deus,
muito cuidadosamente, escolheu esta palavra para nos transmitir o fato de que
os homens normalmente exercem uma vigilância cuidadosa e por custódia sobre as
coisas que têm valor e importância.
Então o que esta palavra tem a ver com a preservação da Palavra de Deus?
Simplesmente isso: a palavra “teereo” é usada 28 vezes no Novo Testamento para
descrever os homens “guardando” os ditos de Cristo, Seus mandamentos, Suas
palavras e a lei de Deus. Veja, por exemplo, João 8:51: “... conheço-o e guardo a sua palavra.” Jo 14:15
é o mais conhecido desses versículos: “Se me amais,
guardai os meus mandamentos.” Os versículos 21, 23 e 24 enfatizam a
mesma verdade: “Aquele que tem os meus mandamentos
e os guarda esse é o que me ama; ...” e “...
Se alguém me ama, guardará a minha palavra ...” e “Quem não me ama não guarda as minhas palavras ...” I
Jo 2:3,4,5 acrescentam essas palavras: “3 ¶ E nisto
sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 4 Aquele que diz:
Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a
verdade. 5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele
verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” Por
mais de quarenta anos tenho lido esses versículos entendendo que eles apenas
descrevem a obediência à Palavra de Deus, mas não é só isso que está nessa
palavra “guardar” (deve-se enfatizar que há três palavras básicas para
“obedecer” no Novo Testamento grego, mas esta palavra “teereo” nunca foi
traduzida para “obedecer”). O uso consistente do Espírito Santo para a palavra
“teereo” no Novo Testamento mostra que ela significa exercer um cuidado
protetor, atencioso, custodial da coisa guardada. Esse e o significado básico
da palavra. Os versículos que usam a palavra “teereo”
em referência a guardar os mandamentos de nosso Senhor nos ensinam que Deus
usaria seus filhos para preservar Sua Palavra. [ênfase adicionada por
Hélio.] Assim, todos nós estivemos errados ao supor que devemos obedecer às
palavras de Cristo? Eu não acho. Deus queria que nós exercêssemos um cuidado
protetor sobre Suas Palavras e assim fazendo, obedecer-lhas. Se o povo de Deus
tivessem a compreensão da importância de montar guarda sobre a pureza da
Palavra de Deus e tendo uma amorosa atenção à Bíblia, ele também a “guardará
obedecendo-lhe. A obediência à Bíblia e a Preservação da Bíblia são inseparáveis.
Quando o Senhor Jesus disse a Seus discípulos em Jô 14:15: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” Ele
os estava instruindo a preservar amorosamente Suas mandamentos da corrupção,
obedecendo-lhes sem alteração. Isto faz sentido para este pregador caipira. Eu
preservarei a Palavra de Deus, assim posso obedecer-lhe cuidadosamente e a
obedecerei cuidadosamente de modo a preserva-la inalterada para a próxima
geração dos filhos de Deus. Se me torno descuidado em obedecer-lha, me
descuidarei de preserva-la. Diga, você já notou que aqueles que se opõem à
doutrina da preservação também se tornam cada vez mais descuidados em obedecer
a Bíblia? E aquelas que são mais expressivos em seu apoio à preservação da
Bíblia tendem a se preocupar mais sobre a simples obediência a ela? É racional
que a falta de cuidado na preservação da Palavra de Deus anda junto com a falta
de cuidado em obedecer-lha, e a diligência em preserva-la anda junto com a
diligência em obedecer-lha.
Agora, acho que ouvi alguém dizer: “Você ainda não nos disse como a Palavra de
Deus é preservada.”
Primeiro: devemos reconhecer que quando o Senhor disse aos homens para guardar
Suas palavras, Ele estava se dirigindo aos seus discípulos. Este encargo foi
dado aos discípulos do Senhor não apenas individualmente, mas coletivamente. Na
análise mais simples, as igrejas estão reunindo os discípulos de Cristo. Foi a
tarefa das igrejas então, e é a tarefa das crianças de hoje “guardar Seus
mandamentos!” A pequena igreja que pastoreio recebeu um mandato divino de
preservar a Bíblia. Não é tarefa para organizações para-eclesiais, tais como
denominações, sociedades bíblicas, colégios bíblicos, seminários, universidades
cristãs ou museus preservar a Palavra de Deus. É o trabalho da igreja local. Aí
está como Deus preservou Sua Palavra desde o tempo dos apóstolos, através de
igrejas locais, montando guarda sobre ela. Leia a história da igreja primitiva
em cada terra. Eles preservaram a Palavra de Deus sem a ajuda de ninguém além
de Deus. Imperadores romanos e papas romanos tentaram tudo para tirar a Bíblia
das igrejas, mas eles não desistiriam.
As igrejas deste século devem perceber que nenhum grupo de pessoas no mundo tem
o direito de dizer a uma igreja local que ela está indo além do seu mandato
quando monta guarda sobre a pureza da Bíblia. Nenhum autor, nenhum papa
batista, nenhuma associação de igrejas, nenhuma universidade e nenhum seminário
tem o direito de invalidar a incumbência de nosso Salvador à igreja local de
preservar a Palavra de Deus.
Segundo, qualquer igreja que se propõe a preservar os ditos de seu Salvador se
compromete inevitavelmente a obedecê-la na letra e no espírito. A Grande
Comissão de Cristo para Seus discípulos contém as palavras: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho
mandado ...” (Mt 28:20 ACF) “Todas
as coisas” ensinam preservação. “Guardar” ensina obediência. A preservação e a
obediência estão para sempre reunidas.
Precisamos ler com discernimento as histórias das igrejas. Quando os “estudiosos”
do século XIX descobriram os manuscritos desfigurados e mutilados do texto
grego alexandrino eles deviam ter exercido discernimento em relação aos locais
onde os encontraram. O manuscrito do Vaticanus foi descoberto não usado, não
pregado e não amado entre os papistas que não tinham desejo de preservá-lo ou
de obedecê-lo. Sua credibilidade é imediatamente suspeita por causa do
obscurantismo da ausência de salvação dos seus hospedadores. O manuscrito
Sinaiticus foi descoberto em não melhor companhia. Perdidos sacerdotes [gregos
ortodoxos] o estavam usando para ajudar a acender o fogão. Uma das salas do
monastério estava cheia de esqueletos de sacerdotes mortos. Rituais de morte,
orações mortas, doutrinas mortas, sacerdotes mortos e um texto morto, todos se
pertencem mjuntamente.
Um texto vivo, o Texto Recebido, deve ser encontrado numa igreja viva, enchida
de doutrinas vivas, com um pregador vivo e santos vivos. Eles devem adorar
ativamente o Deus vivo. Eles devem receber poder do Espírito da vida. Quando o
Espírito de Deus falou através do apóstolo Paulo, ele descreveu a igreja local
como sendo “a coluna e firmeza da verdade.”
(I Tm 3:15). Uma igreja que treme diante da Palavra de
Deus (Is 66:2,5) a preservará em seu mais completo sentido, obedecendo-lhe
amorosamente.
Em terceiro lugar, Deus nos deu as mais simples instruções para preservar Suas
Palavras. Ele nos diz várias e várias vezes para não acrescentar ou retirar
nada dela. Isto é preservação em toda a sua simplicidade. Dt
4:2 é o primeiro texto que nos adverte a não acrescentar nem retirar nada da
Palavra de Deus. “Não acrescentareis à palavra que
vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR
vosso Deus, que eu vos mando.” (Dt 4:2 ACF)
(Observe como a preservação e a obediência se reúnem neste e no
próximo texto!) Dt 12:32 coloca novamente esta verdade: “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe
acrescentarás nem diminuirás.” (Dt 12:32
ACF) O homem sábio de Pv 30:6 adverte: “Nada
acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado
mentiroso.” (Pv 30:6 ACF) A comissão
de Deus para Jeremias no capítulo 26:2 é: “... dize
... todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não omitas nenhuma
palavra.” (Jr 26:2 ACF) Apocalipse
22:18,19 são provavelmente os mais conhecidos versos sobre a preservação da
Bíblia. Eles vêm no fechamento do cânon e solenemente advertem aos homens para
não acrescentar ou retirar nada das palavras deste livro. O que não é
normalmente conhecido é que também o capítulo 22 contém dois versículos que
falam da parte que nos cabe na preservação. O versículo 7 promete “Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia
deste livro.” E o versículo 9 identifica o anjo que falou com João
como sendo o companheiro “dos que guardam as
palavras deste livro” A palavra novamente é “teereo”. Há uma benção
sobre o homem que preserva a Palavra de Deus e evita toda a alteração a Bíblia.
E uma maldição àquele que acrescentar ou retirar algo dela.
Assim Deus nos diz como Sua Palavra é preservada. É
guardada por aqueles que a amam e a obedecem. Ao longo dos séculos Ele tem
guardado Sua Palavra através de Seu povo. Onde quer que encontremos uma igreja,
grande ou pequena, que esteja comprometida a andar à luz da Bíblia, encontraremos
uma igreja que administra seriamente a Palavra de Deus. E perceberemos que elas
medem tudo, inclusive o Cristicismo Textual Moderno, pela Palavra de Deus.
Há muitos anos atrás, eu pastoreei uma igreja perto de uma missão aborígine. Lá
havia um missionário vivendo e trabalhando que me disse um dia que alguém tinha
doado cópias de uma tradução moderna para a igreja que estava sendo assentada.
Ele disse que depois de algumas semanas, as pessoas vieram a ele e disseram
“Irmão, nós não gostamos desta nova Bíblia. Queremos de volta a antiga.” Quando
ele perguntou por que, eles disseram: “Esta Bíblia não tem dentes!” Na fé
simples, com educação pouco mais que suficiente para ler [de verdade], eles
sabiam a diferença entre as verdadeiras Escrituras e os desfigurados pensamentos
dos homens. Eles sabiam que as Sagradas Escrituras têm “dentes” e discerniram
que a nova “bíblia” não tinha. Eles discerniram que alguém tinha arrancado os
dentes de suas Bíblias quando retiram versículos e acrescentaram palavras de homens.
Eles também sabiam que deviam “guardar” os ditos de Jesus pedindo de volta as
velhas Bíblias. Essas velhas Bíblias eram da Versão King James.
Uma das estatísticas mais tristes de nossa geração é que cada vez mais os
institutos e os seminários bíblicos se tornaram fábricas de martelos para
céticos. Mas somos enormemente encorajados por saber que há cada vez mais
igrejas fiéis que acreditam na preservação de Deus para Sua Palavra. Muitos
bons livros sobre preservação têm sido escritos e sermões têm sido pregados e
pesquisas têm sido feitas; assim sendo há um sempre crescente corpo de
evidências Escriturais que provam claramente que Deus está guardando Sua
Palavra através de Seu povo.
Ouço um novo som no mundo hoje. É o som dos martelos batendo, enquanto se
quebram em pedaços contra a Palavra de Deus. Isto soa como música para nossos ouvidos.
Mas não são os martelos que fazem a música.
É a bigorna.
Deus está preservando Sua Palavra.
Por Buddy Smith
Traduzido por Jeanne Borgerth Duarte Rangel
[Nota da Tradutora – 1: A equivalente em português da KJV-1611 é a Bíblia de
João Ferreira de Almeida de 1753, embasada no mesmo Texto Massorético e mesmo
Textus Receptus da KJV. Hoje, a única Bíblia sendo impressa em português que
podemos recomendar é a ACF-2007 (Almeida Corrigida Fiel), da SBTB
(Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil), a melhor herdeira do trabalho de
Almeida]
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.