E.W. Bullinger
Os
nomes dados ao Senhor são os sete a seguir:
Jesus / Cristo /Senhor /Jesus Cristo /Cristo
Jesus/ Filho do Homem e Filho de Deus.
Tão pouca
atenção tem sido dada a estes títulos do Senhor Jesus Cristo que poucos sabem
se existe alguma significação na escolha e ordem dos mesmos. Vejamos a
importância da exatidão, mediante a observação e o estudo detalhado destes
títulos. Tantas são as variações que somente nas epístolas de Paulo existem 17
combinações diferentes das palavras “Senhor”, “Jesus” e “Cristo”. Isto inclui o
artigo definido e, em três casos, o adjetivo “nosso”.
A não
ser que estas palavras sejam usadas aleatoriamente, deve existir uma razão pela
qual, quando determinadas palavras são usadas, nenhuma outra palavra teria
correspondido ao mesmo propósito. Por exemplo, quando dizemos “Jesus Cristo”
devemos crer que “Cristo Jesus” não seria apropriado...
Cheguei a esta conclusão, por ter contado o número de ocorrências de cada nome
e nas várias combinações. Quando descobri que a Ressurreição foi a grande linha
de demarcação, não foi difícil chegar ao motivo dessas nomeações. Quando
descobri que nos evangelhos, a palavra “Jesus” ocorre 612 vezes e nos outros
livros, apenas 71 vezes (além das 38 vezes que ela ocorre no Livro de Atos),
enquanto em todos os evangelhos a palavra “Cristo” sozinha ocorre apenas 56
vezes e nos outros livros, 256 vezes, a razão ficou bem clara. Vejamos estes
nomes pela ordem:
Este
nome significa não apenas “um Salvador”, pois existe outra palavra para ele.
Realmente ele significa “Jeová, nosso Salvador”. Em Mateus 1:21, lemos: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS;
porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Este foi, portanto, o Seu nome na vida terrena e foi
com Ele associado como sendo Aquele que carregou sobre Ele os pecados da
humanidade; o servo sofredor, o homem de dores.
Este foi o nome de Sua humilhação e vergonha. Foi o nome sob o qual Ele foi
crucificado, o qual foi posto sobre a cruz: “ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS”
(Mateus 27:37).
Então, observem que, embora o nome “Jesus” ocorra 683 vezes, ele jamais ocorre
junto com um adjetivo. Devemos aprender cuidadosamente o que é omitido, bem
como o que está escrito, e não digamos, como os cristãos sentimentais [principalmente os
carismáticos]: “Bendito Jesus”, “Amado
Jesus”, “Doce Jesus” “Lindo Jesus”, etc.
Nada pode ser acrescentado à absoluta perfeição de Sua Pessoa, de suas obras e
da Sua maneira de agir. Ele não precisa de adjetivo algum para ser
apresentado.
Devemos ser também exatos no uso de nossas expressões. Se fossemos mais
cuidadosos neste assunto não haveria tantas diferenças entre nós. Por exemplo,
a expressão “em Jesus” não é bíblica. Ela ocorre apenas uma vez na
versão inglesa da 1 Tessalonicenses 4:14, porém, conforme o original grego,
deveria ser “por” ou “através” de Jesus “Vosso em Jesus” é escrito na
correspondência epistolar, porque os autores não observaram que nunca deveria
ser dito como “estando em Jesus”, mas, como vemos atualmente, sempre “em
Cristo”.
Como
já foi dito, Jesus foi o Seu nome terreno e o sofrimento, a dor e a morte foram
o seu quinhão na Terra. Deus O ressuscitou dos mortos e, então, tudo se
transformou, quando Ele passou a ser chamado “Senhor e Cristo” (Atos
2:36). Deus ordenou que toda a cena do Seu sofrimento se tornasse a cena da Sua
glória, quando, segundo Filipenses 2:10,11, “Ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que
estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que
Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai”.
Desse
modo, sempre que vocês encontrarem o nome “Jesus”, sozinho, ele vai levá-los ao
“homem de dores”, “Que, sendo em forma
de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo,
tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma
de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”
(Filipenses 2:6-8).
-
Este nome significa “ungido”. Ele fala de Cristo como sendo “O Ungido”.
Ele foi ungido para executar o gracioso pacto de Jeová: “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o
homem que vem ao mundo” (João 1:9),
judeus e gentios. [É
lamentável constatar ignorância dos líderes pentecostais, que afirmam ser
“ungidos”].
Conforme foi dito antes, este nome ocorre 56 vezes nos quatro evangelhos,
sempre precedido do artigo o, como “o Cristo”, seu título oficial. Ele foi o
Cristo que veio para os Seus e se tornou bênção para Israel, mesmo não tendo
sido recebido pelo Seu povo. Israel não conheceu o dia de Sua visitação e Nele
não viu beleza alguma para que pudesse desejá-Lo. Mas, agora, como ressuscitado
de entre os mortos, Ele se tornou a Cabeça da Igreja, que é o Seu Corpo, “O
Ungido”, para abençoar o Seu povo.
Nos
outros livros, devemos ler 256 vezes que Ele é apresentado como ressuscitado e
glorificado, definindo a posição do crente como justificado e aceito Nele. A
partir daí, é sempre dito que os crentes estão “em Cristo” (não “em Jesus”),
ressuscitados com Ele, elevados aos céus, “abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em
Cristo” (Efésios 1:3). Conectando
nossa posição com Ele, como Cristo, nossa responsabilidade é tê-Lo como Senhor.
-
Este título, pela sua significação, apresenta o Senhor Jesus Cristo como Aquele
que é Dono, ou seja, que tem todo o poder e autoridade. Sempre que
encontramos este título, haverá este pensamento a ele conectado. É um título
que demanda privilégios e responsabilidade pela nossa posição e permanência “em
Cristo”. Todas as condições de nossa vida devem estar a Ele associadas
como sendo Ele o “Senhor”.
O que Ele exige dos Seus seguidores
Matrimônio - Casar somente no Senhor, não simplesmente “em
Cristo”. Isto significa casar somente com um cristão e ainda dizer: ”Se
o Senhor permitir”. Devemos reconhecer a Sua autoridade em todos os nossos
caminhos.
Esposas - “Estai sujeitas a vossos
próprios maridos, como convém no Senhor”. (Colossenses 3:18).
Filhos - “VÓS, filhos, sede obedientes
a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua
mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Efésios
6:1-2).
Servos - “E
tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não
aos homens” (Colossenses 3:23).
Crentes - Observar 1 Coríntios 11 sobre a Ceia do Senhor. Como o Senhor
Jesus Cristo ordenou: “Fazei isto em
memória de mim”. (verso 24).
Incrédulos - “Ninguém
pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo”. (1
Coríntios 12:3).
Ninguém deve dizer apenas que Ele é Jesus ou Cristo, mas dizer que Ele é
“SENHOR” e SALVADOR, a Ele submetendo toda a nossa vontade e tomando o seu jugo
suave. Esta é a obra do Espírito Santo.
-
Nesta combinação de nomes, a ênfase
deve recair sobre o primeiro, devendo o nosso pensamento ser transferido do que
Ele fez por nós, na cruz, para o que Ele é, agora, passando de Sua
humilhação para a Sua exaltação. Quando lemos este título, devemos
traduzi-lo assim: “Aquele que se humilhou, agora é exaltado” ou “O
sofredor agora é glorificado”. Em cada um desses nomes encontramos a mais
notável exatidão.
- Este nos leva ao sentido contrário: o glorificado,
que antes foi humilhado. O exaltado, que antes sofreu e morreu na
cruz.
Todo o
Novo Testamento está repleto de exemplos. Mesmo assim, não é fácil encontrar
cada passagem igualmente clara. Algumas vezes a passagem é percebida
imediatamente, dando o pensamento do contexto; outras vezes é o contexto que
vai mostrar a razão pela qual os títulos são usados numa ordem especial.
Vejamos Filipenses 2:5: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve
também em Cristo Jesus.” Por que “Cristo
Jesus” aqui? Por que não “Jesus Cristo”? Porque o pensamento do
contexto é passar do que Ele foi para o que Ele é. O próximo verso explica: “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação
ser igual a Deus...” (Filipenses
2:6). Em Filipenses 1:1-2, lemos: ”PAULO
e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus , que
estão em Filipos, com os bispos e diáconos: PAULO e Timóteo, servos de Jesus
Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus , que estão em Filipos, com os bispos
e diáconos”. Aqui, os apóstolos eram
servos do Jesus Cristo, agora exaltado. Eles eram servos Daquele que os enviou,
tendo sido o próprio Cristo um SERVO, em Sua humilhação.
- Este título O apresenta em Sua forma humana, como
sendo “segundo homem” e o “último Adão”.
- Este título O revela em Sua natureza divina, em
Sua relação com Deus o Pai. Por isso é que todos os que nEle crêem são feitos
“filhos de Deus”.
É
muito importante observarmos o uso e a escolha destes nomes. Às vezes eles
ocorrem com íntima proximidade. Em João 5:25, lemos: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e
agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem
viverão”. É como o Filho de Deus que
Ele vai ressuscitar os mortos. Em João 5:26, lemos: “Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu
também ao Filho ter a vida em si mesmo”.
É como “Filho do Homem” que Ele vai julgar os vivos e os mortos, conforme está
escrito em Atos 17:31: “Porquanto tem
determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem
que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.”
Que os crentes sejam exatos não
apenas na leitura e no estudo da Bíblia, mas na maneira de interpretar o que
nela está escrito, [Nota: pois muitos falsos mestres vão usá-la para os seus
próprios objetivos, incutindo falsos ensinos nas mentes dos membros de suas
igrejas, segundo diz Paulo em Filipenses 3:18-19: ”Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse,
e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a
perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só
pensam nas coisas terrenas”.]
Irmãos:
sentem-se diante da Bíblia aberta, pedindo que o Espírito Santo lhes dê toda a
compreensão necessária de Sua Palavra Santa, a fim de que todo o
propósito de Deus seja realizado.
Muitos afirmam que “Deus não quis dizer exatamente assim”... Mas o
Espírito quis dizer exatamente o que Ele diz. Por exemplo, quando Ele diz
Jerusalém ou Sião, por que os falsos mestres afirmam que Ele quis dizer
“igreja”? Israel é Israel, a nação que Ele permitiu entrar em compasso
de espera, até que venha a plenitude dos gentios. Mas, a igreja é a
igreja, [a
qual deixará de existir na Terra, após Arrebatamento].
“The Names of Jesus” - E.W. Bullinger
Traduzido e adaptado por Mary Schultze,
em 21/10/2010. www.maryschultze.com
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.