O Batismo infantil é a aspersão ou imersão de criancinhas com o
propósito de dar-lhes benção espiritual de algum tipo. Embora
seu propósito exato difira de grupo para grupo, quase sempre ele
implica em que a criança então receba a salvação, em certo
sentido.
O Batismo infantil é praticado pela Igreja Católica Romana,
pelos vários grupos que representam a Igreja Ortodoxa Oriental,
assim como por muitas denominações que saíram de Roma durante a
Reforma Protestante, incluindo as denominações Luterana,
Anglicana, Presbiteriana e Metodista.
IGREJA CATÓLICA ROMANA: “Pelo Batismo, todos os pecados são
perdoados, o pecado original e os pecados pessoais, assim como
toda a punição pelo pecado...A Igreja não conhece outros meios
que não o Batismo para garantir a entrada na beatitude eterna.
Por isso, ela procura não negligenciar a missão que recebeu do
Senhor para garantir que todos que sejam batizados sejam
‘renascidos na água e no Espírito.’ Deus ligou a salvação ao
sacramento do Batismo… O Batismo não apenas purifica de todos os
pecados, mas também torna o neófito ‘uma nova criatura’, um
filho adotivo de Deus que se tornou 'participante da natureza
divina’, membro de Cristo e co-herdeiro com Ele e um templo do
Espírito Santo... Das fontes do Batismo nasce o único Povo de
Deus da Nova Aliança” (O Novo Catecismo Católico, 1994,#
1263,1257,1265,1267).
IGREJA ORTODOXA ORIENTAL: “Confessamos um batismo para a
remissão dos pecados”. (Credo Constantinopolitano [ou de
Nicenas], 381). “Nossos sacramentos, no entanto, não apenas
contém graça, mas também a conferem àqueles que os recebem de
maneira válida... Através do batismo somos espiritualmente
renascidos” (Conselho de Florença, 1438-45). “Quando
alguém afirma sua fé no Filho de Deus, o Filho da Sempre Virgem
Maria, a Mãe de Deus, ele aceita antes de tudo as palavras da fé
em seu coração, confessa-as oralmente, sinceramente se arrepende
dos seus pecados anteriores e os lava no sacramento do Batismo.
Então Deus o Verbo entra no batizado, como no útero da Virgem
Bendita, e nele permanece como uma semente” (O Jornal do
Patriarcado de Moscou, Igreja Ortodoxa Russa, nº 4, 1980).
“Os sacramentos...não são simples símbolos da graça divina, mas
verdadeiros agentes e meios de sua transmissão... [através do
batismo se] torna um membro da igreja de Cristo, ficando liberto
do poder controlador do pecado, e renascendo como nova criatura
em Cristo” (Comissão Internacional do Diálogo Teológico
entre Ortodoxos Orientais e Católicos Tradicionais, 1985).
LUTERANOS: “o Batismo realize o perdão dos pecados, livra da
morte e do diabo, e garante a salvação eternal para todos os que
crêem, como declara a Palavra e a promessa de Deus...Não é a
água que produz esses efeitos, mas a Palavra de Deus ligada à
água e nossa fé que confia na Palavra de Deus ligada à água”
(Pequeno Catecismo de Lutero, 1529, IV). "É ensinado entre
nós que o Batismo é necessário e que a graça é oferecida através
dele. As crianças também deveriam ser batizadas, pois no Batismo
elas se comprometem com Deus e se tornam aceitáveis para Ele.
Considerando isso, os Anabatistas, os quais ensinam que o
Batismo infantil não é correto, são rejeitados” (A Confissão
de Augsburg, 1530, IX). “Sendo pecadores por natureza, as
crianças, assim como os adultos, precisam ser batizadas. Cada
criança que é batizada é gerada novamente pela água e pelo
Espírito, é colocada em relação de aliança com Deus, e se torna
filha de Deus e herdeira de seu reino celestial” (Fórmula do
Batismo usada pelos pastores Luteranos ao batizarem crianças –
The New Analytical Bible and Dictionary of the Bible, Chicago:
John A. Dickson Publishing Co., 1973).
O edição de agosto de 2001 de "The Berean Call" contém a
seguinte advertência de um leitor da publicação: “Em anexo
meu Certificado de Batismo e o Certificado de Batismo da minha
filha, ambos [batismos tendo ocorrido] enquanto [éramos] bebês,
na Igreja Luterana. Como você pode ver, meu certificado foi
impresso pela Casa Editorial Concórdia do Sínodo de Missouri e
se nele se lê: ‘No Batismo a completa salvação lhe foi dada;
Deus se tornou seu Pai e você se tornou Seu filho’. No
certificado de minha filha se lê: ‘Você é uma filha de Deus
porque Deus tornou-a filha d’Ele através deste ato [Nota de
Hélio: o ato de batismo]. Todas as promessas de Deus lhe
pertencem enquanto você viver submissa a Ele e Seu Reino.'
Você deve saber que o Catecismo Luterano, usado em cada sínodo
Luterano, declara, a respeito do 'Sacramento do Batismo',
que 'ele opera perdão dos pecados, livra da morte e do diabo,
e dá eterna salvação a todos que acreditam nisso, como declaram
as palavras e promessas de Deus.' Também afirma a respeito
do Sacramento do Altar [Ceia do Senhor], que 'no Sacramento,
o perdão dos pecados, a vida e a salvação, nos são dados através
dessas palavras.”
ANGLICANOS: “O Batismo é um sinal da Regeneração ou
Novo-Nascimento, onde, por meio de um instrumento [o batismo],
aquelas pessoas que corretamente recebem o Batismo são [por
isso] enxertados dentro da Igreja; as promessas de perdão dos
pecados e de nossa adoção como filhos de Deus pelo Espírito
Santo são visivelmente assinadas e seladas; ... por todos os
modos, o batismo de bebezinhos tem que ser mantido pela Igreja,
como a mais agradável das instituições de Cristo" (Os Trinta
e Nove Artigos de Religião, XXV, XXVII).
METODISTAS: “Sacramentos são... sinais da graça... pelos
quais Ele opera invisivelmente em nós e não só vivifica, mas
também fortalece e confirma nossa fé n’Ele...Batismo...é também
um sinal de regeneração ou de novo nascimento. O batismo de
criancinhas deve ser mantido pela Igreja.” (Os Artigos de
Religião, 1784, XVI, XVII).
REFORMADOS: “Condenamos os Anabatistas que negam que crianças
novas, nascidas de pais crêem, devam ser batizadas... Portanto
não somos Anabatistas, nem concordamos com eles em quaisquer dos
seus pontos” (A Segunda Confissão Helvética, 1566, cap. XX).
PRESBITERIANOS: “Batismo… é o sinal e selo da aliança da
graça, de sua introdução a Cristo, da regeneração, de remissão
dos pecados… Mergulhar a pessoa em água não é necessário, mas o
batismo é diretamente ministrado aspergindo água sobre a pessoa.
Não apenas os que realmente professam a fé e obedecem a Cristo,
mas também as crianças de um ou ambos os pais crentes, devem ser
batizadas... pelo correto uso desta ordenança, a graça prometida
não é apenas oferecida, mas realmente exibida e conferida pelo
Espírito Santo a ela (adultos ou crianças) como a graça pertence
a elas, conforme o conselho da própria vontade de Deus, no seu
tempo indicado” (A Confissão de Fé de Westminster, 1646,
XXVIII).
CONCÍLIO MUNDIAL DE IGREJAS: “através do Batismo, os cristãos
são trazidos à união com Cristo, entre si, e com a Igreja de
cada tempo e lugar. Nosso batismo comum, que nos une a Cristo na
fé, é assim um elo básico de unidade” (Batismo, Eucaristia e
Ministério, 1982).
1. O Batismo infantil não é ensinado no Novo Testamento.
Não há nem sequem um só claro exemplo, nas Escrituras do
Novo Testamento, de uma criança sendo batizada. Para se
encontrar evidências para essa prática, deve-se ler tentando
inserir dentro das Escrituras algo que nela jamais aparece.
”Para alguns, o batismo infantil é uma doutrina por
implicação. Faz-se a implicação de que, em cinco lares no NT que
foram visitados pela salvação, deve ter havido criancinhas.
Esses foram os lares de Cornélio (Atos 10), de Lídia (Atos 16),
do carcereiro Filipense (Atos 16), de Crispo (Atos 18) e de
Estefânio (I Cor 1:16)" (A Igreja de Deus: Um Simpósio).
O caso de Cornélio: "afirma-se no verso 24 de Atos 10
que os que estavam reunidos com ele na casa eram seus parentes e
amigos próximos. Depois, no verso 33, Cornélio diz [a Pedro]
'...estamos todos presentes diante de Deus, para
ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.' No verso 44 o
Espírito Santo veio sobre todos que ouvem a Palavra. Sabemos,
por outras Escrituras, que, no NT, o Espírito Santo opera dessa
forma somente sobre os que creram. Os que estavam reunidos eram
capazes de ouvir [entendendo] os comandos de Deus de modo a
crerem e obedecerem” (Ibid.). Afirma-se especificamente, em
Atos 11:17, que os que foram salvos e batizados com Cornélio
foram os que “creram no Senhor Jesus Cristo”. Obviamente eles
não eram bebezinhos.
Lídia e sua família (Atos 16: 14-15): Nada é dito sobre
crianças nessa passagem e é altamente improvável que essa mulher
comerciante tão ocupada teria bebês. Não há nenhuma evidência
[sólida], aqui sobre qualquer prática de batismo infantil.
O carcereiro Filipense e sua família (Atos 16: 30-34):
Essa passagem diz claramente que Paulo falou a Palavra de Deus
para toda a família (v.32) e que toda a família creu (vs.32-33).
Isto não poderia ter sido dito a respeito de criancinhas.
A família de Crispo (Atos 18:8): Os que foram salvos e
batizados em sua família eram todos crentes, pois lemos: ““E
Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua
casa ...” (At 18:8). Nós não lemos sobre a idade dos membros da
família de Crispo, mas lemos que cada um deles creu no Senhor.
Obviamente eles não eram criancinhas.
A família de Estefânio (I Cor 1:16). Novamente, nada é
realmente dito sobre criancinhas presentes ou batizadas. Em I
Cor 16:15 lemos que os familiares "dedicaram
a si mesmos para o servir aos santos". Isto não poderia
ser dito sobre criancinhas.
15 E rogo-vos, ó irmãos (tendes conhecido a família de Estéfanas, que é as primícias de Acaia, e que dedicaram a si mesmos para o servir aos santos), (Tradução Literal do Texto Tradicional)
“Ninguém tem o direito de inserir o que é omitido nas
Escrituras, somente para subjetivamente [por mero exercício
de imaginação, "wishfull thinking", raciocínio forçado que
fantasia para alcançar seus propósitos] dar forças a uma
suposta doutrina, e ignorar o claro ensino de muitas outras
partes da Palavra de Deus” (Ibid.).
2. O Batismo infantil é contrário ao ensino do Novo
Testamento sobre o batismo.
O batismo infantil usa um modo errado: aspersão, ao invés de
imersão. O Batismo infantil usa a errado pessoa sendo batizada:
bebezinhos sem a capacidade de crer e nascer de novo. O batismo
infantil tem o propósito errado: impor salvação ou bênçãos
espirituais.
3. O Batismo infantil afirma ou implica que a salvação ou a
bênção espiritual pode ser imposta através de ritual ou através
da fé de outra pessoa.
Isto contrasta com Salmos 49:7-8. A Bíblia diz que todas as
bênçãos de salvação são recebidas através da fé [pessoal, claro]
em Jesus Cristo (Atos 15:8-11; 16:30-31, Ef 2:8-10; II Tim
3:15). Recebemos a vida eterna pela fé pessoal (Jn 1:12).
Recebemos a justificação e a paz com Deus através da fé pessoal
(Ro 5:1). Recebemos o Espírito Santo pela fé pessoal (Ef
1:12-14).
4. O Batismo infantil implica em que a igreja pode impor a
salvação e a bênção a quem quiser, independente da vontade ou fé
do indivíduo.
Isto contrasta com Atos 8:36-37.
“36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” (At 8:36-37 BRP)
5. O Batismo infantil resulta em falsa segurança.
Multidões de pessoas que foram batizadas enquanto criancinhas
crescem pensando estarem prontas para o Paraíso mesmo nunca
tendo nascido de novo através da fé pessoal em Cristo. Eles
estão confiando em seu batismo infantil e no fato de serem
membros de suas igrejas. Eles são iludidos pelo ensino de suas
próprias igrejas. “Este falso evangelho sacramental sempre
impediu meus pais de me dizer que eu era um pecador e
necessitava de um Salvador. Eles pensavam que eu tinha recebido
a vida eterna no batismo. Afirmo enfaticamente haver milhões de
Luteranos acreditando na mesma coisa em que meus pais
acreditavam e no que fui ensinado e em que acreditei durante
muitos anos. Fui salvo aos 45 anos, quando finalmente ouvi o
verdadeiro evangelho e cri nele. Acreditamos que milhões de
almas estão em enorme risco [de irem para o inferno] por causa
desse falso ensinamento” (A Chamada Bereana, agosto 2001).
6. O Batismo infantil resulta em igrejas cheias de membros
não regenerados.
Em algumas igrejas a criancinha se torna um membro imediatamente
após a cerimônia de batismo. Em outras, a criança não é
considerada um membro pleno, mas é admitida como membro em anos
posteriores, sem ter mostrado evidência de regeneração. Da mesma
forma, o batismo infantil resulta nessas igrejas cheias de
membros não verdadeiramente salvos. Isso, é claro, destrói a
igreja e é a causa principal da morte espiritual de muitas
denominações protestantes.
7. O batismo infantil causa declarações falsas de alguns
ministros oficiantes.
“Ele declara uma falsidade quando diz: 'Eu o batizo', porque
ele não está batizando mas aspergindo. Ele declara uma falsidade
quando diz: 'A criança está regenerada e introduzida no corpo da
igreja de Cristo! (Livro Anglicano da Oração Comunitária).' As
criancinhas não nasceram de novo nem são verdadeiros membros da
igreja. Ele declara uma falsidade dizendo: 'Aprouve a Deus
regenerar esta criança com Seu Espírito Santo, recebê-la como
Seu próprio filho por adoção, e incorporá-la à Sua santa
igreja'. Nenhuma dessas coisas pode ser verdadeira para uma
criancinha, e nada dessas coisas é concedida pelo batismo (Hiscox,
Práticas para Igrejas Batistas).
8. Não há salvação parcial ensinada nas Escrituras.
O batismo infantil ou salva verdadeiramente, ou de todo não
salva. Muitas denominações que ainda praticam o batismo infantil
acreditam que ele resulta em salvação parcial para a criancinha,
e que ela pode mais tarde adicionar obras como o catecismo, a
missa e a confissão para ser completamente salva. As seguintes
passagens da Bíblia mostram que quando uma pessoa é salva, ela
se torna completa e eternamente salva. As mesmas passagens
revelam que essa salvação não ocorre através do batismo
infantil, mas por uma fé pessoal em Jesus Cristo, com sincero
arrependimento (II Cor 5:17; Tit. 3:5-7; Ef. 1:3-7; Rm. 5:1-2;
Col 1:12-14; 1 Jn. 5:12-13).
1. Os crentes podem se rejubilar no fato que seus filhos são
santificados pelo relacionamento dos seus pais com Cristo (I Cor
7:14). Embora possamos não saber tudo que isso envolve, sabemos
que (a) a passagem não fala de santificação por um batismo
ritual. Nada aqui é dito ou em qualquer outra passagem do NT
sobre a necessidade de batizar crianças antes de elas poderem
partilhar da santificação dessa família. (b) As crianças são
eternamente salvas se morrerem em infância tenra. O caso do
filho de Davi ilustra isto. Após a morte do seu filho, Davi
disse que ele um dia iria ter com ele (II Sam 12:22-23). Isto
mostra a certeza de Davi de que o bebê estaria salvo com Deus.
Se isto era verdade para os filhos dos santos do AT, certamente
é verdade para o crente no NT. (c) Num certo momento na vida da
criança, ela se torna pessoalmente responsável diante de Deus
por seu relacionamento com Jesus Cristo. A Bíblia não diz em que
idade ou momento isso ocorre, mas Jesus encoraja as crianças a
virem para Ele (Lc 18:16) e ensinou a Timóteo as Escrituras como
uma criança com o modo como pode ser salvo (II Tim 3:15).
2. Os pais devem se dedicar a treinar a criança no caminho de
Cristo. Não é realmente a dedicação da criança que é essencial;
é a dedicação dos pais. Os pais perdem seu tempo se dedicarem
seus filhos a Deus numa cerimônia pública e falharem em
instruí-los e discipliná-los no caminho correto. Façamos ambas
estas coisas! Devemos oferecer nossos bebezinhos a Deus e pedir
que Ele abençoe suas vidas e vamos cuidadosamente educá-los para
Seu santo serviço.
David Cloud
Fundamental Baptist Information Service,
P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061, 866-295-4143,
fbns@wayoflife.org,
http://wayoflife.org
Traduzido por Jeanne Rangel
(Pastor Marcelo Lemos também fez a mesma tradução)
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/
EclesiologiaEBatistas/
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solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.