David Cloud.
Ampliada em 26 de maio de 2016
(Tradução de Valdenira N.M. Silva)
Um princípio que me ajudou, e um princípio em que me deleito, é que, quando as
coisas não estão inequívocas e explicitamente escritas [com todas as letras] nas
Escrituras [ou não são diretas e indiscutíveis consequências lógicas de outras
passagens inequívocas e explícitas da Bíblia], então há liberdade para a
vontade do Senhor ser procurada e seguida em cada situação particular.
Quando o ensino na Bíblia é claro, isto é lei. Quando a Bíblia é silenciosa,
isto é liberdade, e há um monte de liberdade.
Um homem coloca isto assim: Há molde e há liberdade. O molde é [constituído]
das palavras da Escritura corretamente interpretada. A liberdade é qualquer
coisa [que está] além do molde.
Este é o ensinamento de Romanos 14. Paulo diz que em matérias como dieta e dias
santos, não devemos julgar uns aos outros. Há liberdade. Esses são exemplos de
coisas que não estão [explícita e inequivocamente] escritas na Bíblia. Na
dispensação do Novo Testamento não há leis sobre comida nem leis sobre dias
santos, para que haja liberdade em todas essas questões. Embora o Novo
Testamento faça menção do domingo como o dia do Senhor e diga que os irmãos se
reuniam naquele dia, ele não especifica indiscutivelmente o que pode e não pode
ser feito nesse dia, tal como [é especificado] quanto ao sábado nas leis de
Israel, por isso há grande liberdade [sobre o que pode e não pode ser feito no
domingo].
Eu discordo fortemente daqueles que tentam formular [inventar] leis a partir de
coisas sobre as quais a Bíblia não é clara. O silêncio da Bíblia não é [não
indica] lei; é [indica] a liberdade.
Por exemplo, o princípio [defendido por alguns bons e sinceros irmãos] de que
as igrejas não devem usar instrumentos musicais baseia-se no fato de que o Novo
Testamento é silencioso [, nada diz] sobre isso [isto é, sobre instrumentos
musicais nos cultos das igrejas]. Mas o silêncio não é uma lei contra
instrumentos musicais; há liberdade para usá-los ou não usá-los DESDE QUE sejam
usados de acordo com os princípios bíblicos. Alguns dentro do movimento de
igrejas [somente] dentro de casas fazem leis a partir do silêncio em coisas
tais como [ser a favor ou ser contra] escolas dominicais, ministérios para jovens
e berçários, [todos eles] com notas [dadas aos alunos]. Embora a Bíblia não
descreva essas coisas, ela também não proíbe se elas forem operadas de acordo
com os princípios bíblicos.
O que nós temos dificuldade em tolerar (e eu falo por mim, assim como por minha
experiência com outros [pastores]), é transformar NOSSAS próprias
interpretações e "suposições" em uma regra para os OUTROS. Eu tenho
opiniões fortes sobre todos os aspectos do governo da igreja, mas devo dar um
passo atrás e certificar-me de que eu não estou lendo coisas para dentro da
Escritura e transformando essas interpretações em uma lei para TODOS. Isto fica
próximo do erro dos judeus, que gradualmente substituíram o ensino claro da
Escritura por suas questionáveis interpretações e aplicações da Escritura as
quais se tornaram leis autorititarivas [fortemente impostas aos OUTROS]. Eu
acredito que há a tendência ao farisaísmo em todos nós.
A questão do molde e da liberdade aplica-se a muitos aspectos da vida e do
governo da igreja. Molde e liberdade aplicam-se aos cultos (o número deles, o
tempo, a função, a ordem). Molde e liberdade aplicam-se à Ceia do Senhor. Há
algum ensinamento claro sobre a Ceia do Senhor, mas também há espaço para
algumas diferenças quanto à forma, quanto a quão frequentemente é tomada, em
que tempo do dia é tomada, e, em certa medida, e há espaço para algumas diferenças
quanto quem pode participar, na minha opinião. Molde e liberdade aplicam-se à
selecção de diáconos. Há espaço para diferenças relativas a exatamente como
eles são selecionados (escolhidos pela congregação, escolhidos pelos anciãos) e
por quanto tempo eles exercem [o ofício] (permanentemente, anualmente). Molde e
liberdade aplicam-se a como a igreja decide e realiza seus negócios
[administrativos e financeiros] e como os pastores e a família da igreja operam
juntos na tomada de decisões. Há espaço para diferenças em relação a quais
decisões são tomadas pelos pastores e quais pela igreja, sobre o que constitui
um quorum, sobre quanto [percentual] de unidade é necessária para uma decisão,
etc.
Deixe-me dizer também que quando uma igreja decide fazer algo, desde que a
coisa não seja contrária à Escritura, os membros da igreja são obrigados a
obedecer.
Por exemplo, enquanto a Bíblia não especifica uma reunião de oração nas
quartas-feiras, se os líderes da igreja determinarem diante do Senhor que a
Igreja deve ter uma reunião de oração à noite de [cada] quarta-feira ou
quinta-feira, ou uma reunião de oração nas manhãs dos sábados, os membros não
podem ficar em casa e dizer: "Eu tenho liberdade nesta matéria."
Hebreus 10:25 e 13:7 entram em jogo neste momento.
Hb
10 25 Não abandonando o nosso reunir[mo-nos]-
juntamente , como [é] costume de
alguns, mas exortando[-nos cada um] (de nós) [a] (cada
um de todos) [os outros] (irmãos)[;] e
tanto muito mais quanto vedes chegando vizinho o dia.
Três vezes em Hebreus, é dito que os pastores "lideram e guiam" (He
13:7,17,24).
Hb
13 7 Lembrai-[vos] daqueles [que] vos [estão]
liderando- guiando, que vos falaram a Palavra de Deus; dos quais, atentamente-
observando o final- saída da conversação- e- maneira- de- viver [deles], segui-
vós- o- exemplo de fé .
Hb
13 17 Obedecei vós aos [que] vos [estão]
liderando- guiando, e submetei vós mesmos [a eles];
porque *eles* velam em benefício das vossas almas, como havendo eles de
prestar conta [delas]; a fim de que
com alegria isto façam eles, e não gemendo, porque não vantajoso vos [seria]
isso.
Hb
13 24 Saudai a todos os [que] vos [estão]
liderando- guiando, e a todos os santos. Saúdam-vos os [salvos]
provenientes- de- junto- da Itália.
Esta é uma forte ênfase. [Sim,] autoridade pastoral tem sido muitas vezes
abusadas [além do limite] e um espírito de Diótrefes não é incomum em igrejas
batistas, e eu tenho pregado contra isto fortemente e de forma inequívoca
(quantos homens, por exemplo, têm escrito um livro sobre "The Hyles
Effect"?), mas a verdade é que Deus deu autoridade aos pastores. Eles
são chamados de episkopos, que é traduzido bispos e supervisores. Eles são
chamados governantes. É dito que eles estão "presidindo"
[superintendendo- cuidando] "sobre vós" (1Ts. 5:12).
1Ts 5 12 Rogamos-vos, porém, ó irmãos, reconhecer[des] aqueles (pastores-
supervisores) [que estão] arduamente- trabalhando entre vós, e
superintendendo- cuidando de vós em [o] Senhor (Jesus), e vos admoestando;
Este princípio aplica-se ao dia- horário e à frequência aos cultos, às normas
para os obreiros, aos padrões de vestimenta [desde que demonstrem santo pudor,
não se deve forçar, por exemplo, tipo e cor de tecido], às regras para o coral,
às regras de estacionamento, e muitas outras coisas. Por uma questão de
praticidade, muitas decisões têm de ser feitas e muitas regras estabelecidas,
as quais não são estritamente com base na Escritura, e quando essas decisões
são tomadas por uma autoridade devidamente constituída, o povo de Deus as
obedece, desde que não sejam [claramente] contrárias à clara Escritura. Isto é
como tudo é feito "com decência e ordem", que é a vontade expressa de
Deus (1 Cor. 14:40).
1Co 14 40 Tudo decentemente e segundo a ordenação- designada se faça.
O mesmo princípio é verdadeiro em uma família quando os pais tomam uma decisão
sobre o lar. As regras da família pode não ser baseadas exatamente na Escritura
(por exemplo, tirar o lixo, limpar seu quarto, escovar os dentes, vir direto
para casa depois da escola; terminar a sua lição de casa antes de 20:00h), mas
a regra dos pais é a lei desde que não seja contrária ao ensino claro da
Escritura, porque Deus tornou [tal regra dos pais] em lei (Ef. 6:1-2). Deus é o
Deus da lei e da ordem, e Ele estabeleceu as figuras de autoridade e deu-lhes
autoridade (Romanos 13:1).
Ef 6 1 [Vós], os filhos: obedecei vós aos vossos pais (- e- mães), em [o] Senhor (Jesus), porque isto é justo.
Ef 6 2 "Honra
tu ao teu pai e à tua mãe" (que é [o] primeiro mandamento
com uma promessa),
Rm 13 1 .Toda [a] alma, às autoridades acima [de si] submeta a si mesma;
porque não há autoridade exceto proveniente- de- junto- de Deus; e aqueles
sendo autoridades são [aqueles] por Deus tendo sido ordenados
Voltando ao assunto principal deste relatório, quando a Bíblia guarda
[completo] silêncio [sobre um assunto] há liberdade para cada indivíduo, e cada
família, e cada igreja tomarem suas próprias decisões e as suas próprias
regras, sob a orientação do Espírito Santo.
David Cloud
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.