Pr David Cloud
(1) Ele deve
ser um homem (I Tim. 2:12; 3:1).
(2) Ele deve
ter um chamado divino (I Tim. 3:1).
(3) Ele deve
ser provado (I Tim. 3:10).
(4) Ele deve
ser irrepreensível nas áreas listadas em I Tim. 3:2-5 e Tito 1.6-8 – em seu
relacionamento com sua esposa (I Tim 3:2), no relacionamento com os seus filhos
(I Tim. 3:4; Tito 1:6), em sua vida pessoal (I Tim 3:2-3; Tito 1:8).
(5) Ele deve
ser capaz de ensinar (I Tim. 3:2).
(6) Ele deve
apegar-se à doutrina apostólica (Tito 1:9).
(7) Ele deve
ser capaz de lidar com os falsos ensinos (Tito 1:9-11).
(8) Ele não
deve ser um neófito (I Tim. 3:6).
(9) Ele deve
ter uma boa reputação na comunidade (I Tim. 3:7).
(10) A esposa
deve ser espiritual (I Tim. 3:11). Estudaremos maiores detalhes sobre esse na
próxima seção sobre os Diáconos e suas qualificações.
(1)
Respeitá-los e amá-los (I Tess. 5:12-13).
(2) Obedecer
a seus ensinos (Ef. 4:11-12).
(3) Seguir os
seus exemplos (Heb. 13:7; I Ped. 5:1-3).
(4)
Submeter-se à sua supervisão (Heb. 13:17). Embora seja importante que os
membros da igreja submetam-se à autoridade dada por Deus ao pastor, também
devemos ressaltar que a
autoridade do pastor vem somente da Bíblia. Se um líder de igreja tenta dar
instruções contrárias à Palavra de Deus, ele não deve ser obedecido. Se ele
tentar corrigir alguém, mas não tem base bíblica para o seu julgamento, suas advertências
não têm peso verdadeiro diante de Deus. Os líderes cristãos existem para
liderar e corrigir de acordo com a Bíblia, não de acordo com seu próprio
pensamento falível. Cada cristão tem a responsabilidade de “provar todas as
coisas” e de "examinar as Escrituras diariamente se essas coisas são
assim” (Atos 17:10 e 11; I Tess. 5:21), e não cegamente seguir a um homem.
(5) Orar por
eles (Heb. 13:18,19; Ef. 6:18,19; Col. 4:2,3; II Tes. 3:1,2)
(6) Suprir
suas necessidades físicas (I Tim. 5:17,18). “Uma igreja que é mesquinha e avara
com o seu pastor viola as Escrituras. Raramente tal igreja manifestará poder e
progresso espiritual. Os princípios revelados em II Cor. 9:6-10 são dignas de
consideração”. (Paul Jackson, A Doutrina e Administração da Igreja)
(O texto a seguir, em azul, não faz parte do livro de Cloud. Foi
acrescentada pelo tradutor, por achar pertinente).
O Dr Paul R. Jackson, em seu livro A Doutrina da Igreja Local publicado pela Imprensa Batista
Regular, adverte:
"A responsabilidade da igreja local para com o pastor
inclui sustento financeiro adequado que o possibilite a viver, pelo menos, como
a sua congregação. É bom lembrar que ele tem mais despesas de transporte,
vestuário, hospitalidade e outras coisas do que a maior parte dos membros
imaginam. (Veja I Tim. 5:17 e 18; Gálatas 6:6; I Cor. 9:1-14, especialmente o
versículo 14).
Devemos também obedecer à sua liderança piedosa (Hebreus 13.17)
e orar por ele (I Tess. 5:12, 13). O respeito e a estima mencionados nestes
versículos podem muito bem incluir algumas palavras de encorajamento de vez em
quando (ele recebe bastante críticas para mantê-lo humilde). É necessário
ter-se consideração pelo seu tempo. Um pastor deleita-se em ajudar e ter
comunhão com o seu povo, mas é bom lembrar que ele tem muitas responsabilidades
e que não devemos desperdiçar o seu tempo.
Temos de defender o pastor dos mexericos (I Tim. 5:19), sabendo
que Satanás muito se alegraria em arruinar o testemunho de Cristo com mentiras.
Um pastor, entretanto, não é imune ao pecado e, se ele é culpado, deve ser
repreendido. (v. 20)
Estas responsabilidades para com os servos de DEUS, sejam
pastores, evangelistas ou [missionários], não terminam quando o mesmo tira
férias, adoece ou chega à idade avançada. Muita oração e consideração de tais
necessidades financeiras ou outras, resultarão em maiores benção para a
igreja."
(JACKSON, Dr Paul R. A DOUTRINA DA IGREJA LOCAL, páginas 30 e 31. IBR. SP.)
A submissão à
autoridade pastoral não é uma questão fácil. Os pastores nunca são homens
perfeitos. Eles têm pecados e defeitos, como todos os outros homens. Eles
cometem erros. Eles são imaturos em alguns aspectos, e devem crescer em Cristo,
como outros cristãos devem. Submeter-se a autoridade pastoral nunca é uma
questão simples.
A seguinte
comparação entre uma igreja submissa à autoridade pastoral e uma esposa se
submetendo ao seu marido pode ajudar:
1. A
mulher é responsável diante de Deus em se casar somente com o homem que ela
sabe ser a vontade de Deus para sua vida - um salvo, o homem espiritual, que
vai liderar a sua família pela vontade de Deus e para a glória de Deus. Da mesma forma, a igreja
deve ter cuidado em selecionar apenas os pastores que estão qualificados pelos
padrões de Deus no Novo Testamento. A igreja deve esperar para ser
completamente convencida, depois de fervorosa oração e em busca da mente de
Deus, para que eles encontrem o homem exato para a igreja naquele momento em
particular. Pressa na escolha de um pastor é tão desastroso para a congregação
como é para uma mulher a escolha de um marido.
2. Após
o casamento, a mulher deve estar sob a autoridade de seu marido. Esta é uma ordem explícita de Deus (Ef. 5:22-24; Colossenses
3:18; Tito 2:5; I Pedro 2:1-6). E se o marido comete erros? Sem dúvida, ele vai
cometê-los! Mas e se a sua liderança e amor não são perfeitos? Sem dúvida, não
serão! Mesmo assim, ela deve submeter-se a ele como a Cristo. Da mesma forma, a
igreja deve submeter-se a seu pastor, embora, sem dúvida, ele cometerá erros e,
sem dúvida, será imperfeito de muitas maneiras.
3. A
esposa deve se recusar a seguir o marido apenas em questões em que ele está
claramente comandando-a a desobedecer a Bíblia.Em tais casos, a esposa deve obedecer a autoridade superior - Deus
e Sua Palavra. Da mesma forma, a única ocasião em que uma igreja pode
corretamente se recusar a seguir um pastor é quando ele está tentando liderar
em contradição direta com o ensino claro das Escrituras. Em tais casos, a
Igreja deve recusar-se a segui-lo. Deus não exige a submissão cega à autoridade
pastoral. Sua autoridade para liderar está atada à sua fidelidade às
Escrituras. Hebreus 13:7a diz: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram
a palavra de Deus...”. É pela Palavra de Deus que o pastor supervisiona
sobre o rebanho. A instrução de Deus para a igreja é “Examinai tudo. Retende o
bem.” (I Tessalonicenses 5:21). Quando a Bíblia é pregada pelos pastores, a
pregação deve ser examinada pelos ouvintes (I Coríntios. 14:29).
4. A
esposa deve para manter-se bem com Deus e, assim, ter força espiritual. A esposa não é deixada em
uma posição de impotência, ela pode caminhar com Deus. Não é verdade que “Como
ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a
todo o seu querer.” (Provérbios 21:1)? Se o coração do rei está na mão do
Senhor, que se dirá do coração do esposo! A mulher pode ter uma vida de oração
eficaz e, assim, trazer ricas bênçãos de Deus sobre a sua família e ajudar o
seu esposo ser o que ele deve ser. Da mesma forma, os membros da igreja podem
se manter bem com Deus e em uma posição em que Deus pode e vai abençoar e
ajudar seu pastor por causa de suas vidas e orações. A vida de um pastor geralmente
é refletida em sua igreja, e a vida de uma igreja geralmente é refletida em seu
pastor. Sim, tem sido frequentemente observado que à congregação é dada o pastor que ela merece!
CLOUD,
David. A IGREJA NEO TESTAMENTÁRIA
- Série de Estudos da Way of Life Literature.
Obs.:
Tradução do livro em andamento pelo Pr Miguel Maciel, com autorização do autor,
ainda sujeito à revisão gramatical, para aplicação na Escola Bíblica Dominical
aos domingos pela manhã.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.