por Noel Smith
(Dr.
Noel Smith (1900 – 1974) foi editor do Baptist Bible Tribune,
Springfield, Missouri, publicação da Bible Baptist Fellowship, International).
Aqui
estão algumas das razões pelas quais, no meio de dissolução das instituições
básicas da civilização, ser um Batista cada vez mais me dá uma sensação de
ancoragem espiritual e intelectual.
Batistas são um povo. Eles têm uma identidade histórica. Eles têm uma imagem histórica. A sua
continuidade é a mais longa de qualquer grupo cristão na Terra. Suas
doutrinas, princípios e práticas estão enraizadas na era apostólica.
Eu não sou um sectário
farisaico. Mas
eu não confundo batistas com a Reforma, com os reformadores. Os
reformadores queriam reformar a Igreja Católica Romana; os batistas foram contra tal
igreja. Uma
vez que não foi uma igreja [com todas as doutrinas constantes] do Novo
Testamento, o protestantismo teve origem na Reforma. Protestantismo é protesto-ismo. Isso é negativo. Ser
[básica, primordialmente] negativista tem dentro de si a semente de sua própria
desintegração.
Os batistas não eram
reformadores. Eles não eram
protestadores. Eles
foram positivos [basicamente, primordialmente afirmadores]:
---
A [doutrina neotestamentária, portanto batista, da] liberdade de consciência
não é uma doutrina da Reforma [nem do catolicismo]; é uma doutrina Batista.
---
A separação entre Igreja e Estado não é uma doutrina da Reforma [nem do
catolicismo]; é
uma doutrina Batista.
--- A
liberdade religiosa não é uma doutrina da Reforma [nem do catolicismo]; é uma doutrina Batista.
---
Batismo [somente] de quem já creu não é uma doutrina da Reforma [nem do
catolicismo]; é
uma doutrina Batista.
---
Batismo do crente por imersão em água, simbolizando a morte do crente, o
sepultamento e a ressurreição com Cristo, não é uma doutrina da Reforma [nem do
catolicismo]; é
uma doutrina Batista.
---
A assembleia [ekklesia] visível, autônoma e local, com Cristo como sua única cabeça
e a Bíblia como única regra de fé e prática, não é uma doutrina da Reforma [nem
do catolicismo]; é
uma doutrina Batista.
---
missões mundiais não são uma doutrina da Reforma [nem do catolicismo]; é uma doutrina Batista. Os
reformadores não tinham visão missionária e sem espírito missionário. Por
quase 200 anos após a Reforma, as igrejas Reformadas não sentiram nenhuma
responsabilidade para implementar a Grande Comissão.
Que
tipo de mundo seria o mundo ocidental se o protestantismo tivesse se tornado
seu dono [exclusivo]? Quem, senão os
batistas, [mesmo cruelmente perseguidos e assassinados pelos reformadores]
resistiram de modo que o protestantismo não se tornou dono [exclusivo do mundo
ocidental]?
A
atitude geral de hoje é que a verdade é determinada pela passagem do tempo; que não existem verdades
eternas e que nunca mudam. "Você
não pode voltar o relógio. O
tempo invalida todas as verdades. O
tempo invalida um conjunto de verdades e impõe outro conjunto sobre nós ".
A
história dos [anabatistas e] batistas repudia esta filosofia do fatalismo. Batistas
[os verdadeiros] de hoje estão crendo, ensinando, pregando e praticando as
verdades que se cria, ensinava, pregava e praticava dois mil anos atrás.
Isso
me dá uma sensação de estabilidade para refletir que eu, como Batista, estou no
fluxo dessa longa continuidade da fé e prática. O [verdadeiro] povo batista
forma uma grande continuidade. Eles
são uma grande essência. Eles
são uma grande dignidade. O mundo
nunca precisou deles mais do que ele precisa hoje.
Noel Smith
Traduzido por Valdenira
N.M.S. Colchetes explicativos por Hélio.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.