Por que Vir
à Igreja? Aqui Há 21 Razões
‹‹Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR›› (Sl 122.1 – ACF)
‹‹Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria
estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios›› (Sl 84.10
– ACF)
Pastor Calvin G Gardner
- Antes de
sermos salvos andávamos “segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das
potestades do ar” (Efés 2:2), gozando
de tudo o que há no mundo: "a concupiscência da carne, a concupiscência
dos olhos e a soberba da vida" (I João 2:16). Agradar a
Deus nos era impossível (Rom 8:8) e, mesmo
que o fosse, não era o nosso desejo agradá-lo (João 5:40). A igreja
verdadeira é o último lugar onde o pecador quer se achar, porque lá se prega a
Palavra de Deus que é, para o homem, loucura (I Cor 1:23). O
homem natural apenas participa da religião para ter o seu orgulho engrandecido
como os fariseus (Luc 18:11,12). MAS, depois da
salvação, regenerado, ele passa a ter uma nova natureza (II Cor 5:17) que se
renova para o conhecimento segundo a imagem daquele que o criou (Col. 3:10). O desejo
desse novo Cristão, assim como o dos mais antigos da Bíblia é: “quanto mais
conhecimento da Palavra de Deus e de Cristo, melhor!”
Vamos já à igreja! Com a nova natureza a igreja tornou-se sinônimo de benção. Em
contrapartida, a velha vida entre os amigos do mundo tornou-se antônimo de benção (Sal 84:10). Se você
não tiver o desejo de ir à igreja do Deus vivo para crescer na graça e no
conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pedro 3:18), há um
problema sério e espiritual na sua alma. Talvez você necessite da obra graciosa
efetuada pela salvação. Se esta for a tua necessidade, saiba que Deus manda o
pecador a se arrepender dos seus pecados e crer em Cristo Jesus, o único
salvador dos pecadores (I Pedro 3:18). Se você
já tem o desejo de congregar com o povo de Deus e crescer na graça e no
conhecimento de Cristo, então, venha cumprir o desejo do teu coração junto a
pessoas que professem a mesma fé e ordem. Faça isso, venha à igreja!
- Os salvos têm uma marca
distintiva: obediência.
Sim, a salvação se prova pela obediência (I João 2:3-5). Os que amam o
Senhor, devem guardar os seus mandamentos (João 14:15; 15:14). Quem é ovelha de
Jesus ouve a voz do seu pastor e O segue (João
10:27). A salvação faz que o
crente tenha algumas características distintivas e quem as tem andam em
“novidade de vida” (Rom 6:4). Os que se tornaram novas criaturas estão se
conformando à imagem de Cristo (Rom
8:29). Lembremo-nos que
Cristo foi obediente em tudo (João 17:4; Fil. 2:8). Aqueles que estão se conformando à sua
imagem, são mais e mais obedientes. (Prov. 4:18). Deus manda por princípio (Heb 10:25) e por exemplo(João 20:19,26) que os seus não deixem a sua
congregação. Esses mandamentos por princípio e pelos bons
exemplos de Cristo são boas razões para que aqueles que querem agradar a Deus
venham à igreja. De outra maneira, a pergunta é: "Por que me chamais, Senhor,
Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Luc 6:46).
Os que são salvos têm a
distinção de gostar
de estar aonde o Senhor determinou a Sua adoração (Sal 84:1-10).
A igreja é justamente aquele lugar que Deus instituiu para publicamente ajuntar
os Seus em Teu nome para O adorar. Por ser o Seu corpo (Efés 1:23;
Col 1:18) a igreja é visível,
pública, presente não em figura mas em verdade.
Se Deus revela Seu corpo pela igreja, os que estão em Cristo estarão nela para
O adorar (João 10:27, “As
minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me seguem”). Indo à igreja é
uma oportunidade especial para o povo de Deus. É tempo
para pausar e refletir no que é eterno e celestial. É uma oportunidade
sem igual de alimentar a alma e refrescar o ânimo espiritual pela comunhão da
Palavra de Deus(Sal 19:7-11). Talvez por essas razões Davi cantou
que entrar no templo era uma ação tão abençoada (Sal 122:1). A adoração
pública é uma forte
testemunha diante
dos que estão fora. Quando alguém deixa as conveniências do lar e da vida
para participar no que glorifica o Senhor Deus, as suas prioridades estão
manifestas publicamente. Cristo falou aos discípulos que o Espírito Santo
faria eles testemunhas (Atos
1:8). De certo, indo à igreja para participar em adoração pública faz
que testemunhemos da diferença que a salvação efetuou em nós. Devemos
entender que os cultos na igreja são para adoração
pública e nada
mais. É lugar de cantar louvores espirituais e reverentes (Col 3:16), ouvir a Palavra pregada (Atos 2), observar as ordenanças (Mat. 28:19-20), trazer as nossas ofertas (I Cor 16:1,2) e de orar juntos com o Teu povo.
Não é lugar do comércio religioso (Mat.
21:13), das brincadeiras ou
dos trabalhos sociais (Habacuque
2:20). Deus quer ser adorado em espírito e em verdade e nada é mais
lógico do que O adorar no lugar dedicado pelo Teu Espírito (Atos 2) e onde Deus, pelo Espírito Santo,
ministra a Palavra de Deus (João
15:26). Adorar Deus publicamente como Ele quer, é uma boa razão vir à
igreja.
Cristo tinha o costume de ir a sinagoga (Luc 4:16) e Ele é o nosso exemplo (I Ped 2:21; Hebreus 12:1,2). Sem dúvida Cristo foi
à sinagoga para cumprir a Lei de Moisés. Se a justiça de Deus pela Lei de
Moisés ensinava o Seu povo a O adorar publicamente no lugar que Deus tinha
estabelecido, será que os de Deus hoje, que conhecem a Sua graça por Jesus
Cristo, devem fazer menos? Os discípulos não estavam sob a lei e eles reuniram
se no primeiro dia da semana e isso depois que Cristo ressuscitou (Mat. 28:1,18-20; João 20:19, 26;
Atos 20:7; I Cor 16:2). O apóstolo João chamou este dia, “o dia do Senhor’ (Apoc. 1:10) como uma identificação especial entre
os outros dias, sendo este o dia em que Jesus ressuscitou e em qual Ele reuniu
com Seus discípulos (Gill).
Se não havia outra razão de vir a igreja no
primeiro dia da semana senão a razão de seguir o exemplo de Cristo na primeira
igreja primitiva, temos razão suficiente de reunirmos. Cultuar o Senhor
Deus na assembléia dos santos como o exemplo que
Cristo nos deu é boa razão virmos a igreja.
A instrução para o Filho de Deus é “desejai afetuosamente, como
meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (I Ped
2:2). O Cristão não está sozinho na sua busca deste leite racional pois
Deus colocou na igreja pastores e doutores (professores) justamente para o aperfeiçoamento dos
santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, para que
os membros não sejam mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o
vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam
fraudulosamente (Efés 4:11-14). Aquele que vai à igreja para ouvir
a Palavra de Deus está obedecendo a Deus para seu próprio crescimento
espiritual. Tendo Deus colocado Seus homens na
igreja para apascentar o
rebanho (Atos 20:28), os que arrebanham receberão o cuidado
e a alimentação que Deus particularmente preparou para eles por Seus
servos. Deve ser uma benção maravilhosa comer da Palavra que Deus
preparou exatamente para suprir o que cada ovelha necessita no Seu aprisco (igreja). Aproveite
constantemente desta benção vindo à igreja!
A instituição eclesiástica,
que tem como fundador o Senhor Jesus Cristo, tem o propósito de aperfeiçoar os
santos (Efés 4:12,13). Este
aperfeiçoamento não é físico, financeiro, emocional,
psicológico ou profissional mas espiritual, santo e celestial pelo
ensino doutrinário (Efés 4:13; João
17:17; 18:36). Pela instrução da Palavra de Deus o crente é feito
perfeito e é perfeitamente instruído para toda a boa obra (II Tim 3:17). Só pode
ser aprovado a Deus aquele que maneja bem a palavra da verdade(II
Tim 2:15). É a igreja que foi instituída justamente para ensinar essa
Palavra (“sobre esta pedra”,
Mat. 16:18; “que pregues a palavra”, II Tim 4:2). A pessoa que
participa sempre na sua igreja que maneja bem a palavra é edificada e
aperfeiçoada espiritualmente e assim preparada para toda a boa obra. Não
é essa uma boa razão para vir a igreja?
Mat. 5:13-16. O desejo eterno de
Deus é ser glorificado em tudo
(Isa 42:8; Rom
11:36). Não deve ser surpresa que na salvação o crente torna ser
representado como aquele que preserva (“o
sal da terra”),ilumina (“a luz do mundo”) e que é impossível esconder (“uma cidade edificada sobre um
monte”). O propósito dessa testemunha pública é para que os homens “vejam as vossas boas obras e
glorificam a vosso Pai, que está nos céus” (Mat.5:13-16). Pouco
antes de Cristo voltar fisicamente para o céu Ele prometeu o Espírito Santo aos
Seus. Pela virtude do Espírito os seus discípulos seriam testemunhas (Atos 1:8). Serão
testemunhas dEle!
Esta testemunha é conseguida pela nossa obediência à Palavra de Deus. É
fato: vindo à igreja somos testemunhas públicas. O mundo precisa de tal prova. Ocoração natural do homem não busca
Deus, mas pelo bom exemplo da nossa vida pregamos Cristo ao ponto que a
testemunha que somos julga os rebeldes no último dia (I Ped
4:3-7). A nossa vinda à
igreja prega!.
Se outras atividades tiverem preeminência sobre a freqüência
na igreja, o que é que estaremos dizendo da importância da obediência pública
da Palavra de Deus? Também, se andemos com os que amam a igreja, o nosso
próprio andar e testemunha serão afetadas (Prov.
13:20). Quando consideremos que o que fazemos no corpo prega o que
cremos no coração e todo aquele que dizer pela boca (Mat. 7:21-27), temos bons motivos para virmos à
igreja.
Sendo que Cristo é o cabeça da
Sua igreja (Efés 5:23; Col 1:18) nada é
mais lógico que o cabeça esteja junto com o seu próprio corpo. Vindo à
igreja é mais do que ir a um clube cristão ou participar em um programa
virtuoso. O próprio Cristo realmente anda no meio das Suas igrejas (Apoc 1:12-16). Pela
frequência obediente em amor na igreja, o membro pode ter uma confraternidade
maior com o próprio Cristo. Pela obra obediente dos irmãos na igreja,
Deus recebe a glória por Cristo que Ele almeja (Efés
3:21). Quando amamos o lugar aonde permanece a tua glória estamos
identificados com o povo que agradava Deus no passado (Sal 26:8; 84:10; 122:1) e que O agradará no futuro (Apoc 5:12). A promessa de
Cristo é estar no meio de dois ou três que estejam reunidos no Seu nome (Mat. 18:20). Pode pensar
em outro lugar mais abençoado para gastar suas horas do que aquele lugar onde
tem confraternidade com o próprio Cristo? Tal união fraterna é uma boa
razão de vir à igreja.
a Lei
de Moisés representa os desejos eternos do Deus divino. O espírito da Lei
representa os princípios eternos divinos. Desde a criação do mundo Deus
deseja ser glorificado pela Sua criação. O homem tornou-se pecador e,
para facilitar que o homem encarasse a impiedade do seu pecado, a Lei foi dada (Rom 5:20, “Veio, porém, a lei para
que a ofensa abundasse”; 7:13, “a fim de que pelo mandamento o pecado se
fizesse excessivamente maligno.”). É
estipulada, pela Lei de Moisés, um dia exclusivamente “do SENHOR” (Êxodo 20:8-11). Para
deleitar-se no Senhor, na Lei, aquele que desejava dar glória ao SENHOR pela obediência, deveria abster de
tudo que era comum neste dia especial (Isaías
58:13,14). O homem é tão cheio de si e preocupado em seus próprios
fazeres que se não tivesse um dia estipulado para ser diferente, ele si mataria
“gozando” da sua vida vã. Quando o crente diferencia um dia especialmente
para o SENHOR ele faz bem para seu corpo, sua mente e para todos os aspectos da
sua vida. Ele também dá glória ao SENHOR. Será que tudo isso é
somente coincidência? Hoje, o Cristão não está mais sob a lei, mas
é responsável para observar os eternos princípios do espírito da Lei de Deus em
Cristo (Rom 7:6, “para que sirvamos em novidade
de espírito”). Quando Cristo ressuscitou, Ele, Quem é maior do que a
Lei, estipulou, pelo Seu exemplo, um novo dia para ajuntar e adorar o SENHOR publicamente - O
Primeiro Dia da Semana. Neste dia foi consagrado pela prática dos que O
seguiam (João 20:19;26; Atos
20:7; I Cor 16:2).
Se olharmos bem a nossa vida, precisamos mesmo deste dia diferente que Deus
deseja termos. Participando em todos os cultos da igreja fazemo-nos este
dia diferente. Participando em todos os cultos da igreja conhecemos as
bênçãos à nossa vida que podem ser proporcionadas por Cristo. É muito
para glorificar o SENHOR e para fazer bem ao nosso corpo, a nossa mente e
vida? De fato, precisamos deste dia diferente dos demais, e Deus é
glorificado por tal obediência. Para ter um dia gloriosamente diferente
dos demais é uma boa razão para virmos a igreja.
Por estarmos em Cristo, temos
uma vida nova que zela para a glória de Deus. Temos privilégios novos
para com Deus também. Um destes privilégios é poder chegar confiante na
presença do Senhor durante a nossa vida aqui na terra (Heb 10:19-22). Um outro
privilégio e responsabilidade é considerar e estimular os outros crentes a
participarem mais e mais “ao amor e às boas obras” (Heb 10:24,25). A
palavra ‘considerar’ significa: perceber, comentar, observar ou entender.
Essa palavra carrega com ela o sentido de observar atentamente com os olhos ou
a mente fixada em algo (Strong’s, - 2657). A palavra ‘estimular’ significa: incitar,
até a possibilidade de ser uma irritação (Strong’s - 3948). A intenção de considerar e
estimular os outros é de produzir o bem e o útil(Prov 27:17). Varias
vezes isso acontece pela Bíblia (o
Senhor a Josué - Josué 1:1-8; Paulo à igreja - I Tess 3:3; Tito aos irmãos -
Tito 3:1,2; Tiago aos irmãos - Tiago 1:2; Pedro aos irmãos - I Ped 4:12,13) e
deve acontecer entre os irmãos ainda hoje também. Cada um de nós precisa
de um estímulo pelos que olham em amor por nós. O lugar apropriado para
considerar e estimular um ao outro é “a
nossa congregação” - juntos
na igreja. Se você quer que a sua vida esteja estimulada para o bem, e se
quer ajudar um outro a ter uma vida mais frutífera, você tem uma boa razão para
vir participar nos cultos da igreja.
Tudo
na vida (O Lar, o governo, o comércio, a escola, etc.) tem a sua
preocupação. O propósito primordial da igreja é a glória a Deus por
Cristo (Efés. 3:14-21, v. 21, “a esse glória na igreja”). Essa organização é única. Ela não pode ser substituída por
uma organização boa, por
um homem ‘santo’ ou por uma atividade cristã qualquer. Deus recebe a
glória desejada em Cristo pela igreja de uma maneira especial e diferenciada
das outras atividades gloriosas dEle. A igreja que Cristo instituiu não é
uma denominação, uma religião, uma fraternidade, um clube cristão, um
acampamento ou uma programação na TV. A igreja é o ajuntamento bíblico dos teus
eleitos que são separados biblicamente em um local específico para obedecerem a
Palavra de Deus publicamente. Por ser um ajuntamento de pessoas é uma
organização local e visível. Importa a Deus que a obediência a Ele seja
feita somente conforme o Seu mandar (Isa 8:20). Qualquer outra maneira é
imprudência (II Sam 6:1-9). Quando participamos em obediência fiel “na
igreja” estamos submetendo-nos à maneira, à doutrina e à pratica que Deus
estabeleceu, instituiu, designou, organizou e autorizou. Pela a igreja
ser mantida pelo poder divino, ela está continuando para a Sua glória ainda
hoje (Mat. 16:18, “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”).
Ser parte ativa dessa organização é uma boa razão para o Cristão vir a igreja!
Existem
outras instituições na terra além da igreja (lar, governo, escola). Porém, não
existem outras organizações terrenas que vão existir no céu como o ajuntamento
verdadeiro. A igreja é uma instituição que começou na mente de Deus, veio
à terra por Cristo e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mat.
16:18). Cristo voltará para seu povo e para sempre estará com o
ajuntamento dele no céu (I Tess 4:17; Hebreus 12:22,23). A igreja
funciona conforme o eterno propósito que Deus fez em Cristo Jesus para que Ele
tenha toda a glória em todas as gerações para todo o sempre (Efés. 3:10,11,21; Heb 3:4). Essa organização divina
opera com ordem e planejamento. A igreja dEle não foi um acidente mas foi programada e planejada a ter
características distintas, a declarar uma mensagem única e a praticar
ordenanças específicas. Tudo o que Jesus ordenou na igreja deve ser
administrado com exatidão para redundar para a Sua eterna glória. O
passado da igreja é Cristo; o presente dela é pela Sua graça e o seu futuro é
glorioso, pois estará com Cristo para sempre (Efés.
5:25-27). Os que participam biblicamente nesse ajuntamento que Cristo
instituiu participam de uma instituição gloriosa. Servindo e adorando a
Deus pela igreja guardamos galardões eternos para gozarmos para sempre no céu.
Não há outra instituição eterna igual a essa na terra. Pela igreja ser
uma organização eterna temos hoje razões gloriosas para vir a igreja!
Efés. 3:8 mostra a superioridade do
Evangelho. A natureza do Evangelho que pregamos é: as riquezas
incompreensíveis de Cristo. Efés. 3:9estipula que a mensagem de Cristo é “a dispensação do mistério”.
Ainda em Efés. 3:10 é revelado o que é ensinado pelo
Evangelho: a multiforme sabedoria de Deus. Não
existe outro lugar no mundo onde tais assuntos estão honestamente tratados senão na
igreja. A igreja tem os ofícios equipados particularmente para
tratar desta mensagem da multiforme sabedoria de Deus (Efés
4:11-12). A multiforme sabedoria de Deus é a coleção total das
variedades de todo o conhecimento de Deus. O Evangelho tem riquezas
incompreensíveis (Efés. 3:8),quais
são insondáveis, inescrutáveis, profundas (Rom.
11:33) e é segundo toda a
vontade de Deus (Efés. 1:11). Pelo ministério da Palavra de Deus
pela igreja, essa multiforme sabedoria é conhecida ao mundo todo e aos
principados e potestades nos céus (Efés. 3:10). A multiforme sabedoria de Deus é
resumida em uma pessoa: Jesus
Cristo (Efés. 3:11). É a igreja verdadeira
que tem a comissão de ensinar tais assuntos. Não é a responsabilidade de
uma escola secular ou religiosa, uma creche ou uma organização cristã
qualquer. Pela igreja ser o lugar onde tal Evangelho é proclamado e
ensinado, temos gloriosas razões para virmos a igreja.
Efés. 1:22,23. Cristo é o cabeça do Seu
ajuntamento: a Sua igreja. Sendo assim a igreja não é uma organização
humana. Há organizações fundadas pelos religiosos no mundo, mas a igreja
verdadeira não é uma delas. A sede da igreja não está em Roma ou
Jerusalém ou outra cidade terrena. A sede da igreja verdadeira está no
céu. A posição de cabeça não é vaga. A posição suprema da igreja é
preenchida com o Ser Eterno - Cristo. Por ter
Cristo como cabeça, a igreja tem tudo que precisa:“a
plenitude dAquele que cumpre tudo em todos” (Efés
1:23). Na esfera da igreja não são necessárias invenções humanas para
melhorar a propagação do Seu Evangelho; não são necessárias inspirações
criativas para aperfeiçoar a sua administração; não é necessário algo
proveniente da mente do homem para aprofundar a sua doutrina ou para emendar o
seu ministério. Cristo
é suficiente para tudo que Ele instituiu (Col.
2:9, “Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade;”). No ajuntamento manifesta a
sua “plenitude” como não é manifesta fora dele. Para que o conhecimento
tenha o espírito de sabedoria e de revelação; para que os olhos do entendimento
tenham iluminação; para saber a esperança e as riquezas gloriosas da nossa
posição em Cristo; para que saibamos a sobreexcelente
grandeza do Seu poder sobre nós em Cristo, convém que estejamos no ajuntamento
correto e que sejamos submissos a Cristo, o cabeça (Efés
1:17-23). A nossa preparação para os cultos e o comportamento nosso
na igreja deve ser um comportamento de reverência pois o ajuntamento é uma
reunião espiritual e literal do corpo de Cristo. Pela igreja ser o corpo
de Cristo temos uma boa razão de vir ao Seu ajuntamento.
Por
não ser crentes verdadeiros todos que dizem: “Senhor Senhor”,
uma manifestação além do verbal é necessária para manifestar os falsos dos
cristãos verdadeiros (Mat. 7:21-23). É a obediênciaque
faz essa manifestação (Mat. 7:21,
“mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”). A fé
sem as obras da obediência da Palavra de Deus é uma fé morta e é o que
manifesta a diferença dos santos dos impuros (Tiago
2:17-19). É fácil falar e expressar somente a nossa fé verbalmente.
Todavia, são somente os que conhecem Deus verdadeiramente que vão servir o
Senhor em verdade continuamente até o fim apesar da perseguição (Apoc 2:26). O mundo
precisa de uma testemunhaviva da fé Cristã (II Cor 4:3). Uma das
maneiras de ver a fé é através a obediência fiel do Cristão verdadeiro que
inclui a ação de publicamente congregar-se no ajuntamento verdadeiro que Cristo
instituiu. Nessa maneira a fé verdadeira é exteriorizada diante do mundo
para a glória de Deus (Mat.
5:13-16). Tal testemunha pública é uma boa razão para virmos à igreja
todas as vezes que temos a oportunidade.
Cristo
anda no meio das suas igrejas (Apoc. 1:10-17,20). Cristo é a justiça de
Deus, a redenção do Seu povo, o amor de Deus revelado, a expressão do Seu
julgamento, a imagem plena da divindade e a soberania de Deus encarnada (I Cor. 1:30; Col. 2:9).
Não há ninguém soberanamente exaltado por Deus como Cristo (Fil. 2:7-11). Essa
majestade anda no meio das Suas igrejas. Onde o Seu povo se ajunta em
conformidade aos Seus ensinamentos e ao Seu exemplo, Ele, pessoalmente, está no
meio deles (Mat. 18:20;
28:20). Existem outras organizações boas no mundo(organizações
filantrópicas que ajudam os orfanatos, asilos dos velhos, crianças com
defeitos, etc.), e, existem
outras pessoas e ocupações necessárias em nossas vidas, mas, nenhuma compara à
majestade de Cristo. Por Cristo, na Sua glória, andar no meio das Suas igrejas,
temos razões inumeráveis a virmos a igreja. Venha para vê-Lo pela Palavra
dEle no ajuntamento dEle!
Encontrar
com Cristo depois da Sua ressurreição, no primeiro dia da semana, no
ajuntamento, foi algo especial para os discípulos de Cristo. Cristo
ressurgiu no primeiro dia da semana (Mat. 28:1-8; Mar 2, 9; Luc. 24:1; João
20:1). O Jesus ressurrecto, no primeiro dia
da semana, no mesmo dia em que Ele ressurgiu,ajuntou-se
com os seus discípulos (Mat.
28:9,10; Mar 16:9,10; Luc. 24:9, 10, 33-45; João 20:9). Foi um dia de
Jesus começar“por Moisés, e por todos os
profetas” explicar-lhes
o que dEle se achava em todas as Escrituras (Luc.
24:27,44). Foi um dia em que
os olhos de entendimento dos discípulos foram abertos (Luc. 24:31, 45; João 20:20).
Foi um dia emqual Cristo pregou paz aos ajuntados (Luc. 24:36; João 20:19).
Foi um dia de repreensão (João 20:27-29). Foi um
dia em que a igreja foi comissionada (Mat. 28:18-20; Mar 16:15; Luc.
24:46-47; João 20:21). Foi um dia de instrução
de coisas futuras (Luc.
24:49). Foi um dia para
os discípulos serem abençoados por Jesus (Luc. 24:50; João 20:21-23) e um diade
grande júbilo para os discípulos (Luc. 24:52). Depois destes
exemplos de Jesus com Seus discípulos, a Bíblia mostra o povo de Deus
ajuntando-se no primeiro dia da semana para ouvir da pregação de Cristo por
Seus ministros (Atos 20:7), fazer o trabalho de amor pela igreja
(I Cor. 16:1,2) e receber do Senhor a Sua mensagem (Apoc. 1:10, “no dia do Senhor”).
Quando nós reunimos no primeiro dia da semana, seguimos o exemplo de Cristo e o
exemplo bíblico dos Seus discípulos. Foi
a ressurreição de Cristo que deu início de tantas bênçãos no primeiro dia da
semana. Quando ajuntarmos nesse dia, celebramos a Sua vitória
sobre o pecado, a morte e o diabo. Todo Domingo celebramos a Sua
Vitória. Está vendo? Temos razões gloriosas para reunirmos com
júbilo todo Domingo junto com os Seus discípulos.
O
serviço ao SENHOR é estipulado pelo próprio Deus. Ele instituiu o Seu
tipo de igreja para a Sua glória (Mat.
16:18; Romanos 11:36; Apoc 4:11). Por ser serviço ao SENHOR Deus, os
Seus servos devem servi-lo com temor saudável (Sal. 2:11). Por não
servir ao Senhor na Sua casa com temor, os filhos de Arão, Nadabe
e Abiú, foram consumidos pelo fogo (Lev 10:1-3). Por não
obedecerem ao SENHOR nos sacrifícios, os filhos de Eli, Hofni
e Finéias, foram mortos em um único dia (I Sam 2:12-17; 4:11).
Por não temer corretamente o SENHOR na sua adoração, Uzá,
acendeu contra si, a ira do SENHOR e foi morto (I Cron. 13:8-10). Por
Ananias e Safira mentirem diante do servo do SENHOR, na casa de Deus, foram
mortos por Deus (Atos 5:1-10).
Houve muitos fracos e doentes em Corinto, e até alguns morreram, por não
levarem a sério as ordenanças da igreja (I
Cor. 11:29,30). Vir a igreja e servir ao SENHOR em temor é um dever
abençoado do servo do SENHOR. Por ser do SENHOR Deus a igreja, o servo
deve servir em obediência específica de um coração reto e temente a Deus que
ordenou tal serviço para a Sua glória. O temor de Deus é uma boa razão
para vir a igreja servir ao SENHOR.
Mat.
16:18. Na primeira vez no Novo testamento que a palavra “igreja” foi usada, e na primeira das duas
vezes que Jesus usou essa palavra, podemos achar uma boa razão para virmos a
igreja. Os discípulos tinham confessados que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus Vivo” (Mat. 16:16). Cristo
parabenizou os discípulos pela confissão correta e disse algo além que sobre
tal verdade a Sua igreja é edificada. Isso quer dizer que o alicerce da igreja
é a verdade que Cristo é o Messias, o verdadeiro Filho do Deus Vivo. A
igreja é composta de pessoas que fazem tal confissão de coração, ou seja, o
alicerce da igreja é Cristo, a mensagem principal dos Apóstolos. A mensagem
principal da igreja verdadeira é Cristo (Atos
20:21). A pedra fundamental da igreja é Cristo (Efés.
2:20). O cabeça da igreja é Cristo (Efés. 1:22). A igreja é o corpo de Cristo (Efés.
2:23). Ele deve estar em todos os membros da igreja e todos os
membros da igreja devem ser nEle (Efés. 4:15,16).
O ajuntamento daqueles que confessam Cristo tem o seu começo com o próprio Cristo
e os discípulos(Efés.
4:11; I Cor. 12:28). Neste
ajuntamento verdadeiro Cristo está exaltado como Ele não está em outras
ocasiões. Pela igreja verdadeira ser a congregação daqueles que são em Cristo,
e por Ele alicerçar o seu ajuntamento, os verdadeiros Cristãos têm múltiplas
razões para priorizarem o ajuntamento de Cristo. Por isso estamos aqui.
Hb. 10.19-25. Existem ações que somente podem ser
feitas se feitas juntos. O autor do livro de Hebreus menciona algumas dessas. Emversículo 22 o cristão, por causa da salvação por
Cristo e por ser feito um sacerdote a Deus por Cristo (vs. 19-21), é exortado a exercitar essas posições
junto aos irmãos. Em versículo
23 ocristão
é incentivado a esforçar à prática da sua fé com os outros irmãos. Em versículo
24 o cristão é exortado a lembrar da condição dos irmãos na fé, que mesmo tendo
posições em Cristo, também tenham fraquezas nas paixões da carne. Em versículo25 o cristão é mandado a não ser
displicentes com as suas responsabilidades de adoração publica.
Também cada cristão deve prezar o ajuntamento pelo conforto, edificação,
instrução, e deleite que tal congregação verdadeira fornece. Cada uma dessas
exortações (vs. 19-25) só pode ser realizada se os cristãos
são juntos na assembleia. É um ajuntamento com bênçãos sociais e mentais, mas
especialmente espirituais dando-nos boas razões para virmos à congregação
nossa.
Lc.
16.10; Mt. 5.19. O
cristão verdadeiro deleita-se na lei do Senhor (Rm. 7.22) e deseja mais e mais a crescer na
aplicação da Palavra de Deus na sua vida diária (I Pe. 2.2). A desobediência mínima da Palavra de
Deus impede esse crescimento –
Lc. 16. 10, “Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no
mínimo, também é injusto no muito.” Como temos estudado anteriormente,
a frequência fiel na casa do Senhor é importante para atingirmos crescimento
espiritual. Assim também se somos injustos nas coisas mínimas seremos injustos
nas coisas de mais importância, como a frequência fiel
na igreja. Acontecerá que seremos impedidos a crescer na nossa
obediência espiritual aqui na terra e isso causar-nos-á ser chamados o menor no
Reino de Deus – Mt. 5.19,
“Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim
ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que
os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” Portanto, temos boas razões a
sermos sempre presentes na casa do Senhor.
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros,
mas concidadãos dos santos, e da família de Deus" (Ef 2.19 - ACF)
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, Brasil, 1/94
BUNYAN,
John, The Fear of God. Soli Deo Gloria Publications, Morgan, 1999.
GILL,
John, Commentary on the Whole Bible. Online Bible, Vers.
7.05b, 1998,http://www.OnlineBible.Org .
ROSS,
Tom, Why go to Church?. http://users.aol.com/LIBCFL
STRONG,
James LL.D., S.T.D., Exhaustive Concordance of the Bible. Abingdon, Nashville,
1980
Revisão gramatical:
Edson Elias Basílio 10/2009
Pastor
Calvin G Gardner
Só use as duas Bíblias
traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus
(que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas
por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011
(Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode
ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem
notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org/
)
Retorne a solascriptuta-tt.org/EclesiologiaEBatistas/
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.