Pastor Calvin Gardner
Texto: Ml. 3.1; Ef. 3.14-21
“EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o
caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós
buscais; e o mensageiro da aliança, a quem
vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.”
(Ml 3:1 ACF)
“14 ¶ Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo, 15 Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, 16
Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados
com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 Para que Cristo habite pela fé
nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e
o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 E conhecer o amor de Cristo, que
excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além
daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 A esse
glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre.
Amém.” (Ef 3:14-21 ACF)
Introdução – Que fique esclarecido já
no inicio deste estudo que não estamos tratando diretamente sobre a salvação
nesse estudo. Igreja nenhuma salva, nem mantém qualquer salvo nessa condição.
Também, não existe nenhuma igreja que tem exclusividade de ter todos os salvos
no mundo como membro dela. Nenhuma denominação qualquer é dona da verdade ou tem
a chave do céu ou do inferno. Cristo é A Verdade, portanto, Ele é o Dono da
Verdade (Jo. 14.6). A chave do céu e o inferno pertence a Jesus (Ap. 1.18; 3.7).
Devo deixar claro também que nenhuma igreja é a coleção de todos os salvos no
mundo. A Bíblia usa a palavra "igreja" para referir-se a uma reunião de pessoas
que tem fins específicos. Por exemplo, em Atos 19.39, a palavra grega que é
traduzida "igreja" (#1577, Strong's) na sua maioria das vezes no Novo
Testamento, é traduzida neste caso "assembleia" para referir-se à assembleia
jurídica. Pessoas ajuntadas para tratar assuntos jurídicos biblicamente são uma
`ecclesia', congregação, reunião, ou igreja. A Bíblia não usa o termo `igreja'
para falar de todos os salvos na terra e no céu, mas de grupos dos salvos
separados para obedecer as Escrituras. A Bíblia usa "família de Deus" (Ef. 3.15)
ou "Reino de Deus" (Jo. 3.3-5) para falar da totalidade dos salvos. Quando há um
grupo de pessoas reunidas conforme o padrão neotestamentário, ai é uma igreja.
Quando há mais de um destes grupos de pessoas reunidas conforme o padrão
neotestamentário, a Bíblia usa o termo "igrejas" (Gl. 1.2; Ap. 1.20). Portanto
não há nenhuma "igreja" no mundo hoje que reúne todos os salvos.
Mesmo que nenhuma igreja salva, e nenhuma igreja tem exclusividade de ter os
salvos na sua organização, pode perguntar qual importância há de ser membro de
uma igreja qualquer? A mensagem correta da salvação só pode ser declarada
corretamente pelos que a conhecem. Se a Bíblia não é manuseada de forma correta,
uma igreja pode deturpar o Evangelho. Assim se vê a importância da igreja.
Também, a obediência do salvo é importante a Deus (Jo. 4.24-25). Pela obediência
correta do salvo Ele é glorificado. Portanto, se percebe a importância de uma
igreja que ensina cabalmente a Verdade.
A Palavra "Batista"
- O profeta Malaquias proferiu uma profecia dizendo que Deus enviará diante dele
o Seu mensageiro, "que preparará o caminho
diante de Mim" (Ml. 3.1; Is 40.3; Lc. 1.76).
Quatrocentos anos depois se cumpriu essa profecia. Jesus, referindo-se a este
homem, destacou-o como sendo "muito mais do que profeta" (Mt. 11.9). Jesus ainda
diz deste: "que entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior".
Pela inspiração do Espírito Santo, Deus deu um nome distinguido a este homem
chamando-o "João, o Batista" (Mt. 11.11). Nada ruim ser chamado Batista se Deus
assim o aprovou. A palavra grega aqui traduzida `Batista' significa: aquele que
batiza (#910, baptistes, Strong's). O titulo "o Batista" era dado a João por ele
imergir os que atenderam a sua mensagem de arrependimento dos pecados e criam
pela fé no Senhor Jesus como Salvador (Mt. 3.1-8). Não é de primeira importância
o seu batismo, mas ter-se arrependido dos seus pecados e ter crido no Senhor
Jesus Cristo. Por João batizar os salvos ele foi chamado "o Batista". O nome de
"Batista" então veio da prática deste destacado homem enviado por Deus (Jo. 1.6;
Lc. 1.76-80).
Existe uma igreja hoje que recebeu o seu nome pela sua prática de batizar
biblicamente os que vieram a ela desejando ser membro dela. Do mesmo modo que
João o Batista requereu que [os que o procuravam para ser batizados] produzissem
frutos dignos de arrependimento (Mt. 3.1-8; Lc. 3.8; veja também At. 26.20),
essa igreja batiza somente os que comprovadamente são salvos. Como existem
grupos que não se identificam com a doutrina e prática neotestamentária, os
salvos que venham de tais igrejas necessitam receber o batismo neotestamentário
para serem membros. Por causa dessa prática bíblica (At. 19.1-7) os inimigos
dela deram o nome de Anabatistas ["aqueles que batizam de novo"], e depois foram
chamados simplesmente por Batistas. Eu sou um destes, um Batista.
Infelizmente é evidente uma confusão hoje sobre o que é um Batista. Muitos
pensam que os Batistas são Protestantes e saíram da igreja católica. Outros
pensam por terem o nome Batista, os Batistas começaram no século XVI quando o
nome Batista veio ser popular. Outros pensam que os Batistas são iguais às
muitas igrejas que imergem os adeptos delas. São errôneas todas estas idéias que
muitos têm sobre os Batistas. Para esclarecer estes erros trago esse estudo com
as razões bíblicas porque sou Batista. Eu creio que, se você é salvo e deseja
servir o Salvador Jesus Cristo corretamente, você também deve ser um Batista.
Aquela Igreja neotestamentária que veio a ser chamada "Batista" tem um começo
bíblico pois começou com Jesus Cristo. Jesus interpretou a profecia de Malaquias
que nos diz: "O meu mensageiro, que preparará o
caminho diante de Mim" como sendo João o
Batista. (Mt. 11.9-13; Ml. 3.1). João o Batista de fato veio antes de Jesus (Lc.
1.15-17, 36, 76). Ele não veio para começar uma obra mas para preparar o
material para que Jesus começasse a Sua igreja (Jo. 1.29-34). João veio
batizando discípulos (Mt. 3.1-8) e destes que João batizou, Jesus escolheu doze
para O seguirem durante Seu ministério antes da Sua crucificação (Lc. 6.12-13).
Segunda a profecia de Malaquias (Ml. 3.1) e de Isaías (Is 40.3), aquele que
devia vir depois de João seria o Senhor Jesus. De forma alguma seria Pedro ou
qualquer outro homem em qualquer época. A confissão de Pedro que Jesus é o
Cristo, o Filho do Deus vivo, é o alicerce sobre qual Jesus edificou a Sua
Igreja e não sobre a pessoa de Pedro (Mt. 16.13-19). Por isso Jesus chamou esta
"ekklesia" (ajuntamento, reunião, congregação, igreja) a "Minha Igreja".
Aquela igreja conhecida hoje pelo nome "Batista" é Bíblica pois começou no lugar
certo. A Igreja neotestamentária começou na Palestina. Foi somente nessa terra
que Jesus ministrava. É tão impossível para a Igreja que Cristo instituiu não
ser na Palestina quanto é impossível para Jesus não ter nascido, crescido e
ministrado na Palestina. A igreja neotestamentária que foi organizada na
Palestina é aquela Igreja que em tempo oportuno na história veio a ser conhecida
pelo nome Batista. Muitas outras igrejas de tipos diferentes foram organizadas
na Europa, na América do Norte, na América do Sul. Difícil seria para qualquer
destas comprovar um histórico apoiado pela profecia do Velho Testamento, pelo
cumprimento desta profecia no Novo Testamento, e pela história secular acerca do
lugar do seu começo, como têm os Batistas.
A Igreja Batista tem um começo Bíblico pois foi constituída no tempo certo. A
Igreja neotestamentária começou durante o ministério público de Jesus. Até o
tempo da ascensão de Jesus essa Igreja tinha o seu começo, uma membresia, a suas
duas ordenanças, um tesoureiro, o seu pastor, ela praticou a disciplina e tinha
as suas doutrinas e comissão. Tudo isso antes do dia de Pentecostes. No dia de
Pentecostes essa Igreja foi autenticada do céu publicamente. Os que foram salvos
e batizados no dia de Pentecostes foram agregados àquela instituição já
existente e que contava com no mínimo 120 membros (At. 1.15; 2.41). A Igreja
Batista pode dizer que é neotestamentária pois foi instituída corretamente, ou
seja, durante o ministério pessoal do Senhor Jesus Cristo.
O começo da Igreja Batista é Bíblico pois começou com a membresia correta, ou
seja, com os que João o Batista batizou. Jesus, o fundador, e todos os primeiros
membros desta igreja foram batizados por João o Batista. Em I Co. 12.28, Paulo
nos ensina que Deus pôs na Igreja primeiramente os apóstolos. Para ser um
apóstolo, era necessário, entre outras qualificações, conhecer o batismo de João
(At. 1.21-22). Somente aquela igreja que tem Cristo como Fundador e foi
instituída na Palestina durante o Seu ministério público pode ter a membresia
inicial correta e assim ter o começo Bíblico.
Desde então a membresia deve ser somente de salvos. Somente pessoas convertidas
com a salvação assegurada pela graça em Jesus Cristo devem ser membros. No Novo
Testamento a mensagem é: o sangue antes da água. João o Batista pregou o
arrependimento e a fé para ser salvo (Mt. 3.1-2). Os que ele batizou no rio
Jordão foram os que confessaram os seus pecados (Mt. 3.6). A necessidade da fé
antes do batismo é enfatizada por Marcos quando registra "Quem
crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"
(Mc. 16.16). No dia de Pentecostes quem devia ser batizado em nome de Jesus
Cristo foram os que arrependeram-se dos seus pecados. Só estes poderiam ser
batizados "para", ou, "em referência ao" perdão dos pecados (At. 2.37-38).
Enfatizando essa instrução de Pedro foi a prática que logo seguia, ou seja, os
que de bom grado receberam a Palavra foram batizados (At. 2.41). O diácono
Felipe instruiu o Eunuco que nada lhe impedia que fosse batizado se de antemão
de todo coração cresse. Depois da sua confissão de fé, Felipe o batizou (At.
8.35-39).
Para ser Bíblica não pode ser como a Igreja Católica ou as igrejas da Reforma
(Presbiteriana, Luterana, Anglicana). Essas permitem ter entre os seus membros
os que não se arrependeram ou confessaram uma fé pessoal em Cristo. Também
permitem outros abusos de doutrina tais como o batismo infantil, o batismo pela
aspersão, a transubstanciação, e a consubstanciação. Por isso sou Batista.
Também sou Batista por que:
A Igreja neotestamentária tem o evangelho correto. O evangelho é a mensagem de
Jesus Cristo. Essa mensagem inclui a Sua primeira vinda segundo a profecia, a
Sua vida imaculada conforme as Escrituras, a Sua morte em substituição para
todos aqueles que se arrependem e crêem nEle. Também inclui o Seu sepultamento
por três dias, a Sua ressurreição ao terceiro dia e a Sua ascensão à destra do
Pai conforme as Escrituras (I Co. 15.1-8). A promessa da Sua segunda vinda segue
logo nessa mensagem. Este evangelho começou a ser aberto e publicamente
ministrado pelo ministério de João o Batista (Mc. 1.1-8; Mt. 11.13; Lc. 16.16).
Mesmo que o Velho Testamento, na Lei e na Profecia, por simbologia, figuras e
tipos pregou o Evangelho eterno, tudo qual foi cumprido em Jesus Cristo, temos
no Novo Testamento o próprio Cristo presente. Este Evangelho não foi apenas
pregado por João mas também por Jesus (Mc. 1.14-15) e pelos Apóstolos (At. 8.25;
20.21). Jesus também enfatizou que este mesmo evangelho do reino "será
pregado em todo mundo, em testemunho a todas as nações"
(Mt. 24.14). Quer dizer, aquilo estabelecido por João no princípio do Evangelho
não terá mudança. Não há um evangelho diferente para os Judeus antes do dia de
Pentecostes e para os Gentios que seriam salvos depois deste evento (At. 15.9;
Rm. 1.16). Se você necessita descanso para a sua alma, arrependa-se dos seus
pecados e creia já em Jesus Cristo.
Cristo consumou a obra da salvação na cruz e o Seu Pai ressuscitando-O deu
certeza a todos que Ele aceitou a obra consumada do Seu Filho (At. 17.30-31). Na
Bíblia, a observação de uma ordenança eclesiástica nunca é posta entre a fé em
Cristo e a salvação. Foi Cristo quem morreu e quem ressuscitou dentre os mortos,
o qual está à destra de Deus onde intercede pelos Seus. Não existe uma condição
de observar uma ordenança da igreja para ser salvo (Rm. 8.34). Quem confia neste
evangelho de Jesus Cristo tem a vida eterna agora (Jo. 3.36; 5.24) e para sempre
(Jo. 10.27-28). Este foi o Evangelho que o próprio Filho de Deus pregou aqui na
terra (Mt. 4.17, 23). Quando Cristo foi para o céu Ele legou este mesmo
Evangelho para os Seus discípulos pregarem.
O que é necessário para ser salvo é o arrependimento dos pecados e a fé em
Cristo Jesus (At. 16.30-31). Já está em Cristo? O batismo declara publicamente o
que já aconteceu literal e espiritualmente no coração. Não há batismo que sela,
confirma, completa, apóia, ou de outra forma ajuda aquela obra que Jesus veio a
fazer, ou seja, buscar e salvar aquilo que se havia perdido (Lc. 19.10). Se o
batismo segurasse, completasse ou de outra forma auxiliasse a salvação, tanto os
do Velho Testamento quanto ao malfeitor salvo na cruz faltariam algo para serem
salvos perfeitamente. Isso porque não foram batizados com o batismo
neotestamentário. Enfatizando que o batismo não segura, completa, ou de outra
forma auxilia a salvação, temos a Palavra de Jesus prometendo ao malfeitor salvo
na cruz mas sem o batismo: "Hoje estarás comigo
no Paraíso". Todos do Velho Testamento que
também creram em Cristo são salvos eternamente sem o batismo pois Jesus, "Com
uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados".
Todos em Cristo têm a promessa que Deus jamais se lembrará de seus pecados e de
suas iniqüidades. Se Cristo não basta não há mais oblação para o pecado (Hb.
10.10-18; Gl. 3.3). O batismo não ajuda ninguém a entrar na fé como também não
segura os que já estão na fé. Não é neotestamentária a doutrina pentecostal que
ensina que por um tipo de batismo o Cristão melhora a sua salvação. A Bíblia
ensina que o pecador injusto é trazido ao Justo somente pelo padecimento de
Cristo, algo que o batismo apenas figura (I Pe. 3.18-22).
Enquanto as igrejas Protestantes misturam o Evangelho com as ordenanças, e
muitas das igrejas Pentecostais misturam a manutenção da salvação com a
obediência pessoal, os Batistas se limitam ao Evangelho eterno como tudo
necessário para o pecador ser salvo eternamente. Por ser a sua mensagem o
Evangelho Eterno, eu sou Batista.
Também sou Batista por que:
Quando Jesus deu as chaves àquela instituição que Ele iniciou na Palestina
durante o Seu ministério público, Ele deu a ela a distinção de ser a instituição
pela qual Deus trabalha na terra (Mt. 16.19; Ef. 3.21). Cristo autorizou e
comissionou somente um grupo de pessoas a evangelizar o mundo todo, a fazer
discípulos em todas as nações, a batizar estes discípulos e a ensinar estes
salvos tudo que Jesus mandou.
Se Jesus comissionou aquele grupo que tem o começo Bíblico, outro grupo qualquer
não tem a mesma comissão. Se Jesus comissionou este primeiro grupo de pessoas
ajuntadas conforme a Sua vontade, e não há evidência de Ele incluir outros,
somente este grupo com as características deste primeiro grupo de pessoas que
Jesus ajuntou tem a comissão.
O Espírito Santo por Mateus relata que este grupo recebeu a ordem de ir, fazer
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele mesmo os mandou (Mt.
28.18-20, v. 18, "e falou-lhes").
O Espírito Santo por Marcos relata que exclusivamente este tipo de igreja em
particular foi mandado a ir por todo o mundo, pregando o evangelho a toda
criatura (Mc. 16.15, "disse-lhes").
O Espírito Santo por Lucas relata que somente este tipo de congregação deve
pregar em Seu nome a remissão dos pecados, em todas as nações, começando em
Jerusalém (Lc. 24.46-47, v. 46 "E disse-lhes").
O Espírito Santo pelo apóstolo João descreve como o Pai enviou a Jesus para
fazer uma obra específica, Jesus também enviou este tipo de igreja em particular
(Jo. 20.21, "Disse-lhes, pois, Jesus").
O Espírito Santo destaca que esse tipo de ajuntamento tinha o seu início antes
do dia de Pentecostes, mas no dia de Pentecostes receberia a virtude do Espírito
Santo. Este tipo de ajuntamento seriam as testemunhas dEle tanto em Jerusalém
como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra (At. 1.4-8, v. 7, "E
disse-lhes").
Dou graças a Deus que existem pessoas salvas em outros ajuntamentos não
neotestamentários, pois a Palavra de Deus é o poder de Deus para a salvação e
não o ajuntamento. Damos graças a Deus que a Palavra de Deus é a semente
incorruptível pela qual Seu povo nasce de novo (Rm. 1.16; I Pe. 1.23-25).
Porém, por ter Cristo entregue a esse tipo de ajuntamento bíblico essa comissão,
então somente esse tipo de ajuntamento neotestamentário tem a Sua autoridade de
pregar, batizar e ensinar a Sua palavra. A autoridade de administrar as
ordenanças é com este tipo de igreja neotestamentária somente.
Conclusão
– Mesmo que nenhuma igreja tenha o poder de salvar ou mantém alguém nessa
condição, e mesmo que nenhuma igreja tem exclusividade de ser a única que tem os
salvos como membros, existe um tipo de igreja que é bíblica e verdadeira. Essa
igreja verdadeira é neotestamentária. Essa igreja verdadeira tem Jesus Cristo
como Fundador; foi instituída na Palestina durante o ministério público de
Cristo e foi constituída no seu princípio por pessoas batizadas por João o
Batista. Essa igreja prega o Evangelho eterno como suficiente para a salvação
eterna e somente ela tem a autoridade de administrar as ordenanças dadas a
igreja, ou seja, batizar e administrar a Ceia do Senhor. Essa igreja geralmente
é chamada "Batista".
Desde que é pela igreja correta que Deus recebe glória por Jesus Cristo (Ef.
3.21), eu sou Batista. Desde que os membros dessa igreja são levados a serem
batizados e organizados juntos pela operação do Espírito Santo, eu sou Batista
(Ef. 1.23; I Co. 12.13). Desde que a salvação não está na igreja mas a
obediência bíblica está, eu sou Batista. Creio que você deve ser batista também
pelas mesmas razões.
Os que querem servir o seu Salvador com obediência neotestamentária fazem tal
obediência melhor numa Igreja com os traços históricos dos Batistas.
Bibliografia:
Biblia Sagrada, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, 1995.
PENDLETON, J. M., Why I am a
Baptist, Stacy Printing Company, Buffalo, 1989.
STRONG, JAMES LL.D., S.T.D. Abindgon's Strong's Exhaustive Concordance of the
Bible. Nashville, Abingdon, 1980
TAYLOR, H. Boyce, Why Be a Baptist? Ashland Avenue Baptist Church, Lexington,
1932.
Pastor Calvin G Gardner –
http://www.PalavraPrudente.com.br
–
mailto:pastorcalvin@palavraprudente.com.br
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.