Adaptado de David Cloud
Não há nem sequer um só claro exemplo, nas Escrituras do Novo
Testamento, de uma criança sendo batizada. Para se encontrar evidências para
essa prática, deve-se ler tentando inserir dentro das Escrituras algo que nela
jamais aparece.
“Para alguns, o batismo
infantil é uma doutrina por implicação. Faz-se a implicação de que, em cinco
lares no NT que foram visitados pela salvação, deve ter havido criancinhas.
Esses foram os lares de Cornélio (Atos 10), de Lídia (Atos 16), do carcereiro
Filipense (Atos 16), de Crispo (Atos 18) e de Estefânio (I Cor 1:16)” (A Igreja de Deus: Um Simpósio).
O caso de Cornélio: “afirma-se
no verso 24 de Atos 10 que os que estavam reunidos com ele na casa eram seus
parentes e amigos próximos. Depois, no verso 33, Cornélio diz [a Pedro]
‘…estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é
mandado.’ No verso 44 o Espírito Santo veio sobre todos que ouvem a Palavra.
Sabemos, por outras Escrituras, que, no NT, o Espírito Santo opera dessa forma
somente sobre os que creram. Os que estavam reunidos eram capazes de ouvir
[entendendo] os comandos de Deus de modo a crerem e obedecerem” (Ibid.). Afirma-se especificamente, em
Atos 11:17, que os que foram salvos e batizados com Cornélio foram os que
“creram no Senhor Jesus Cristo”. Obviamente eles não eram bebezinhos.
Lídia e sua família (Atos
16.14-15): Nada é dito sobre crianças nessa passagem e é altamente improvável
que essa mulher comerciante tão ocupada teria bebês. Não há nenhuma evidência
[sólida], aqui sobre qualquer prática de batismo infantil.
O carcereiro Filipense e sua família (Atos
16.30-34): Essa passagem diz claramente que Paulo falou a Palavra de Deus para
toda a família (v.32) e que toda a família creu (vs.32-33). Isto não poderia
ter sido dito a respeito de criancinhas.
A família de Crispo (Atos
18.8): Os que foram salvos e batizados em sua família eram todos crentes, pois
lemos: ““E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa …”
(At 18:8). Nós não lemos sobre a idade dos membros da família de Crispo, mas
lemos que cada um deles creu no Senhor. Obviamente eles não eram criancinhas.
A família de Estefânio (I
Cor 1.16). Novamente, nada é realmente dito sobre criancinhas presentes ou
batizadas. Em I Cor 16:15 lemos que os familiares “dedicaram a si mesmos para o
servir aos santos”. Isto não poderia ser dito sobre criancinhas.
15 E rogo-vos, ó irmãos
(tendes conhecido a família de Estéfanas, que é as primícias de Acaia, e que
dedicaram a si mesmos para o servir aos santos), (Tradução Literal
do Texto Tradicional)
“Ninguém tem o direito de
inserir o que é omitido nas Escrituras, somente para subjetivamente [por mero exercício de imaginação,
"wishfull thinking", raciocínio forçado que fantasia para alcançar
seus propósitos]dar
forças a uma suposta doutrina, e ignorar o claro ensino de muitas outras partes
da Palavra de Deus” (Ibid.).
O batismo infantil usa um modo errado: aspersão, ao invés de
imersão. O Batismo infantil usa a errada pessoa sendo batizada: bebezinhos sem
a capacidade de crer e nascer de novo. O batismo infantil tem o propósito
errado: impor salvação ou bênçãos espirituais.
Isto contrasta com Salmos 49.7-8. A Bíblia diz que todas as
bênçãos de salvação são recebidas através da fé [pessoal, claro] em Jesus
Cristo (Atos 15.8-11; 16:30-31, Ef 2.8-10; II Tim 3.15). Recebemos a vida
eterna pela fé pessoal (Jo 1.12). Recebemos a justificação e a paz com Deus
através da fé pessoal (Rm 5.1). Recebemos o Espírito Santo pela fé pessoal (Ef
1.12-14).
Isto contrasta com Atos 8.36-37. – “36 E, indo eles caminhando,
chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que
eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E,
respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” (At 8.36-37
BRP)
Multidões de pessoas que foram batizadas enquanto criancinhas
crescem pensando estarem prontas para o Paraíso mesmo nunca tendo nascido de novo
através da fé pessoal em Cristo. Eles estão confiando em seu batismo infantil e
no fato de serem membros de suas igrejas. Eles são iludidos pelo ensino de suas
próprias igrejas. “Este falso evangelho sacramental sempre impediu meus pais de
me dizer que eu era um pecador e necessitava de um Salvador. Eles pensavam que
eu tinha recebido a vida eterna no batismo. Afirmo enfaticamente haver milhões
de Luteranos acreditando na mesma coisa em que meus pais acreditavam e no que
fui ensinado e em que acreditei durante muitos anos. Fui salvo aos 45 anos,
quando finalmente ouvi o verdadeiro evangelho e cri nele. Acreditamos que
milhões de almas estão em enorme risco [de irem para o inferno] por causa desse
falso ensinamento” (A Chamada Bereana, agosto 2001).
Em algumas igrejas a criancinha se torna um membro imediatamente
após a cerimônia de batismo. Em outras, a criança não é considerada um membro
pleno, mas é admitida como membro em anos posteriores, sem ter mostrado
evidência de regeneração. Da mesma forma, o batismo infantil resulta nessas
igrejas cheias de membros não verdadeiramente salvos. Isso, é claro, destrói a
igreja e é a causa principal da morte espiritual de muitas denominações
protestantes.
“Ele declara uma falsidade quando diz: ‘Eu o batizo’, porque ele
não está batizando mas aspergindo. Ele declara uma falsidade quando diz: ‘A
criança está regenerada e introduzida no corpo da igreja de Cristo! (Livro
Anglicano da Oração Comunitária).’ As criancinhas não nasceram de novo nem são
verdadeiros membros da igreja. Ele declara uma falsidade dizendo: ‘Aprouve a
Deus regenerar esta criança com Seu Espírito Santo, recebê-la como Seu próprio
filho por adoção, e incorporá-la à Sua santa igreja’. Nenhuma dessas coisas
pode ser verdadeira para uma criancinha, e nada dessas coisas é concedida pelo
batismo (Hiscox,
Práticas para Igrejas Batistas).
O batismo infantil ou salva verdadeiramente, ou de todo não
salva. Muitas denominações que ainda praticam o batismo infantil acreditam que
ele resulta em salvação parcial para a criancinha, e que ela pode mais tarde
adicionar obras como o catecismo, a missa e a confissão para ser completamente
salva. As seguintes passagens da Bíblia mostram que quando uma pessoa é salva,
ela se torna completa e eternamente salva. As mesmas passagens revelam que essa
salvação não ocorre através do batismo infantil, mas por uma fé pessoal em
Jesus Cristo, com sincero arrependimento (II Cor 5.17; Tit. 3.5-7; Ef 1.3-7; Rm
5.1-2; Col 1.12-14; 1 Jn 5.12-13).
1. Os crentes podem se rejubilar no fato que seus filhos são
santificados pelo relacionamento dos seus pais com Cristo (I Cor 7.14). Embora
possamos não saber tudo que isso envolve, sabemos que (a) a passagem não fala
de santificação por um batismo ritual. Nada aqui é dito ou em qualquer outra
passagem do NT sobre a necessidade de batizar crianças antes de elas poderem
partilhar da santificação dessa família. (b) As crianças são eternamente salvas
se morrerem em infância tenra. O caso do filho de Davi ilustra isto. Após a
morte do seu filho, Davi disse que ele um dia iria ter com ele (II Sam
12.22-23). Isto mostra a certeza de Davi de que o bebê estaria salvo com Deus.
Se isto era verdade para os filhos dos santos do AT, certamente é verdade para
o crente no NT. (c) Num certo momento na vida da criança, ela se torna
pessoalmente responsável diante de Deus por seu relacionamento com Jesus
Cristo. A Bíblia não diz em que idade ou momento isso ocorre, mas Jesus
encoraja as crianças a virem para Ele (Lc 18.16) e ensinou a Timóteo as Escrituras
como uma criança com o modo como pode ser salvo (II Tim 3.15).
2. Os pais devem se dedicar a treinar a criança no caminho de Cristo. Não é
realmente a dedicação da criança que é essencial; é a dedicação dos pais. Os
pais perdem seu tempo se dedicarem seus filhos a Deus numa cerimônia pública e
falharem em instruí-los e discipliná-los no caminho correto. Façamos ambas
estas coisas! Devemos oferecer nossos bebezinhos a Deus e pedir que Ele abençoe
suas vidas e vamos cuidadosamente educá-los para Seu santo serviço.
Adaptado
de
David Cloud
http://www.cacp.org.br/a-problematica-do-batismo-infantil-2/
???
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.