Herb Evans
Traduzido e adaptado por Hélio de
Menezes Silva, 2017
26 Porque, TODOS vós, os filhos de Deus
sois, ATRAVÉS DA FÉ em Cristo Jesus.
27 Porque TANTOS
(DENTRE VÓS) QUANTOS PARA DIREÇÃO ATÉ o
Cristo FOSTES submersos, de o Cristo já
vos REVESTISTES. -- Gal.
3:26,27 (LTT-2017)
Um bom irmão nos mostrou uma carta, que ele havia recebido de alguém, o qual
estava chateado com ele em relação à aplicação de Gálatas 3:27 ao batismo com
água [Será que queria que se aplicasse ao batismo no mesmo instante da
salvação, batismo místico, para dentro da mitológica igreja universal,
invisível, aqui sobre a terra? Ou à segunda bênção dos pentecostais?]. O
argumento do cara era que, uma vez que os batistas estritos ensinam que o livro
de Gálatas e o livro dos Coríntios foram escritos para igrejas locais, a
passagem não poderia ser entendida como, "[somente] TANTOS
(dentre vós) QUANTOS FOSTES submersos [implicando que nem todos tinham sido submersos]",
porque eles já eram membros da igreja e, portanto, [todos eles] já tinham sido batizados
dentro da água. Ele argumentou ainda que [com certeza havia algum erro na
Bíblia, pois] Paulo não pode ter dito "TANTOS (dentre vós) QUANTOS", ele teria dito qualquer outra coisa que
tivesse incluído todos eles! O pobre cara não notou que o versículo anterior
diz: "... TODOS
vós, os filhos de Deus sois ...". Tudo isso [,
ajuntado,] significaria (segundo ele) que TODOS os filhos de Deus não poderiam
(segundo ele) ter sido misticamente, invisivelmente batizados dentro do Cristo,
devido às palavras "TANTOS (dentre vós) QUANTOS PARA [DIREÇÃO ATÉ O] Cristo FOSTES submersos.". [Ao contrário, segundo ele, em qualquer grupo de
salvos, somente alguns dos salvos já foram batizados nesse batismo sem água, os
demais estavam na fila para receber este batismo.]
Uma explicação simples seria que alguns dos crentes [da igreja da Galácia]
não tinham sido todos batizados na água, ou [ainda] estavam
aguardando o batismo na água e [ainda] estavam recebendo instruções
sobre o seu significado.
Os santos do Antigo Testamento foram batizados em direção à identificação com
Moisés (1Co 10: 2 E
todos eles em direção a (identificação
com)
Moisés foram submersos, dentro da nuvem e dentro do mar,), mas, ao contrário do batismo de Gálatas 3:27, apenas um único aspecto (a identificação
com Moisés) estava ali em vista, pois ninguém nunca foi dito estar DENTRO DE
Moisés ou batizado PARA DENTRO da morte de Moisés.
Há, no entanto, múltiplos aspectos e perspectivas envolvidas no batismo para [direção
até] o Cristo (Gálatas 3:27, Rm 6: 3-5), na medida em que a palavra "PARA
DIREÇÃO ATÉ" tem um significado composto de "EM DIREÇÃO A"ou
"EM REFERÊNCIA A". Ademais, "PARA DIREÇÃO ATÉ"
envolve um batismo que RETRATA tanto a IDENTIFICAÇÃO quanto a POSIÇÃO de um
crente em Cristo. Romanos 6:3-5 explica tanto essa identificação quanto essa
posição. Não há, no entanto, nenhuma exigência em qualquer das [duas] passagens
[Gálatas 3:27, Rm 6: 3-5] para [haver] um Cristo místico, universal
e invisível, ou [haver] um batismo místico, universal e invisível.
Harry Ironside a respeito de Romanos 6:
Harry Ironside {{que dificilmente seria
considerado um Brider [erro que diz que somente os batistas (alguns dizem
que talvez somente os batistas mais fieis) serão a Noiva, os demais salvos
serão apenas os convidados], dificilmente um Landmarker, dificilmente um
incisivo defensor da existência apenas de igrejas locais, e muito
definitivamente um defensor do batismo do Espírito e defensor do corpo místico}},
viu Romanos 6 como BATISMO DENTRO DA ÁGUA. Ele disse em sua "Lectures
on Romans" ["Palestras sobre Romanos"] (1926) na página 76.
"Desta ordenança cristã [que inicia o crente na sua vida de obediência e o junta a uma igreja local] [Paulo] fala: 'Ou não sabeis vós que nós, tantos quantos fomos submersos para direção até Jesus Cristo , para dentro da Sua morte fomos submersos?' [Rm 6:3]
"Os israelitas "... todos eles em direção a (identificação com) Moisés foram submersos, dentro da
nuvem e dentro do mar," [1Co 10:2]. Figurativamente, eles
passaram pela morte, e Moisés era o seu novo líder. O domínio de Faraó terminou
no que lhes dizia respeito (1 Cor 10). Portanto, nós que fomos salvos somos
agora batizados em direção a, ou para dentro da morte de Cristo. Temos aceitado
e recebido a Sua morte como [sendo] a nossa, sabendo que Ele morreu em nosso
lugar. Somos batizados em direção a Ele como o novo líder ".
"É ESTE O [místico, invisível] BATISMO DO ESPÍRITO? Eu acho que não.
O Espírito não batiza em direção à morte, mas para dentro do novo Corpo. [Este batismo
físico é] o [nosso] estabelecimento para dentro do Cristo místico. Nosso
batismo com água é um batismo em direção à morte de Cristo. "- Harry
Ironside
John R. Rice e Romanos 6
3 Ou não sabeis vós
que, TANTOS DE NÓS quantos
fomos submersos PARA DIREÇÃO ATÉ Jesus Cristo,
PARA DENTRO DA SUA MORTE fomos submersos? 4 Fomos, pois, juntamente
sepultados COM ELE por- meio- da submersão PARA DENTRO DA MORTE;
a fim de que, tanto- como foi ressuscitado o Cristo para-
fora- de- entre os mortos através da glória de o Pai, mesmo-
assim, também *nós*, em novidade de vida andemos.
5 Porque, uma vez que temos sido PLANTADOS
JUNTAMENTE com Ele na SEMELHANÇA da Sua morte, assim também o
seremos na semelhança da Sua ressurreição, --Rom. 6: 3-5
Nem mesmo o notável [por falhas] John R. Rice [batista
independente e tido como fundamentalista, mas tinha falhas] , que editou
um periódico interdenominacional e que acreditou numa igreja universal,
mística, invisível e em um batismo universal, místico e invisível de todos os
crentes, aceitaria que Romanos 6 se refere ao batismo místico. Ele corretamente
acreditava que Romanos 6 se refere a um batismo [material, mas que também ] SIMBÓLICO,
dentro de água, um batismo que RETRATAVA as coisas mencionadas em Rm 6.
Novamente, os misticamente batizados, que não viram, ouviram, sentiram ou
sentiram o seu batismo místico (eles foram meramente declarados [por
alguém de suas igrejas] que eles tinham sido misticamente batizados), têm
um problema. Se TODOS os filhos de Deus são verdadeiramente misticamente
batizados em Cristo após a conversão, então como é que os "DE NÓS" [de Rm 6:3] pode se referir a todos os cristãos
ou a todos os filhos de Deus? Por que ele diria "TANTOS DE NÓS quantos fomos submersos" ?
Romanos 6 -- Não É Um Invisível Ato de
Plantar-nos Dentro De Cristo
3 Ou não sabeis vós
que, TANTOS DE NÓS quantos
fomos submersos PARA DIREÇÃO ATÉ Jesus Cristo,
PARA DENTRO DA SUA MORTE fomos submersos? 4 Fomos, pois, juntamente
sepultados COM ELE por- meio- da submersão PARA DENTRO DA MORTE;
a fim de que, tanto- como foi ressuscitado o Cristo para-
fora- de- entre os mortos através da glória de o Pai, mesmo-
assim, também *nós*, em novidade de vida andemos.
5 Porque, uma vez que temos sido PLANTADOS JUNTAMENTE com Ele na SEMELHANÇA
da Sua morte, assim também o seremos na semelhança da
Sua ressurreição, --Rm
6:3-5.
[Sim,] Romanos 6 ensina a identificação ([que é demonstrada] no
batismo [real, físico, nas água]) como sendo "para direção até Jesus
Cristo", mas será que o batismo [real, físico, nas água] [não] vai
além disso e chega a ser "tornar-se identificado com a Sua morte e
ressurreição"?
Como poderia você chegar a ser batizado misticamente [batismo
imaterial, invisível] PARA DENTRO DA MORTE, ou misticamente [em
evento místico, imaterial] SER REVESTIDO por Cristo? Outro problema em
fazer o chamado "batismo místico" sinônimo e simultâneo com o novo
nascimento é que o novo nascimento é um NASCIMENTO, NÃO É UMA MORTE. O batismo
de Romanos 6 é uma MORTE.
[Ademais,] como pode o Espírito ser o BATIZADOR, quando Jesus é Quem
é o BATIZADOR (Mateus 3:11 ... Aquele [Varão], porém, [que] após mim [está] vindo, mais poderoso
do que eu é, de Quem não sou digno de carregar os sapatos; *ELE* vos
submergirá dentro de [o] Espírito Santo, e [dentro do] fogo.) O Espírito Santo é o ELEMENTO [o meio dentro do qual
é feita a submersão], e a vida dEle nunca pode ser sinônimo de morte, pois Ele
sempre esteve muito vivo [e vivificador].
[E] como pode o corpo de Cristo ser o ELEMENTO [como erram os que falam
que o batismo é "pelo" Espírito, que Ele é o batizador, e que o
batismo é "com", "em" ou "dentro" ou "para
dentro" do Cristo ou do Seu corpo], uma vez que o Cristo é o BATIZADOR?
Será possível que Ele batiza você dentro dEle mesmo (em contradição com Mateus
3:11 ... *ELE* VOS SUBMERGIRÁ dentro de [o] Espírito Santo, e [dentro do] fogo.)
E então há o fato de que você é "JUNTAMENTE sepultado COM
Ele por- meio- da submersão PARA DENTRO DA MORTE" (Rm 6:4). Cristo foi batizado PARA DENTRO DA
MORTE DELE, como Ele profetizou. Somos batizados simbolicamente para dento
dessa morte, apesar das preposições em duelo.
Se permitirmos que o batismo de Romanos 6 seja o que é (isto é, o batismo dentro
de água), e aceitarmos que o batismo retrata a morte, sepultamento e
ressurreição de Cristo, e [retrata] a nossa identificação com Ele, e retrata a [nossa]
entrada [individualmente] em Seu CORPO REPRESENTATIVO, [que é] o CORPO DA
IGREJA LOCAL, estamos coerentes com o contexto.
"PLANTADOS
JUNTAMENTE com
Ele", em Rm 6:5, é figurativo. É um SEPULTAMENTO
figurativo e é uma SEMELHANÇA figurativa, é simplesmente uma FIGURA.
Uma analogia [explicativa, isto é, uma símile] feita com algo invisível e
místico seria uma contradição de termos, um oxímoron [etimologicamente, "uma
extrema idiotice", ou contradição]. [Quando eu quero explicar
algo abstrato, imaterial, a quem não a entende, faço uma símile com algo material
e que ela entende. Por exemplo, se meu filho aos 5 anos me perguntasse o que
significa dizer que um homem é transparente em seu caráter, eu poderia
responder "ah, ele é como o claro vidro de uma porta que deixa todo o
interior da casa ser visto, ele não esconde nada". Se eu disssse
"ah, ele é hialino, vaporoso, lúcido, vítreo, aerófano, especular, transluzente,
diáfano, translúcido", não ajudaria muito].
Mas alguém dirá: "Não há água mencionada em Romanos 6!" Que
grande observador! No entanto, em Romanos 6, também não há Espírito mencionado.
E então há a questão de simbolicamente REVESTIR-SE DE Cristo no BATISMO DENTRO
DA ÁGUA. Você não SE REVESTE de Cristo em um evento místico e invisível. Você
faz isso em um evento visível e público, material, sim, mas SIMBOLIZANDO e
demonstrando sua identificação com Ele, [particularmente com] Sua
morte [em seu lugar] [e com Sua ressurreição]. [Nos seus
espírito, alma e coração, você já era salvo e O amava, mas agora, no batismo
dentro da água,] você COLOCA sobre si o UNIFORME [farda do
exército] de Cristo.
Herb Evans
Baptist Examiner - November 25, 1989, p. 12; December 9, 1989, p. 7
(Expandido)
Traduzido e adaptado por Hélio de Menezes Silva, 2017.
PLANTED in the LIKENESS
For ye are ALL the children of God BY FAITH in Christ Jesus. For AS MANY of you [saved children of God] asHAVE BEEN baptized INTO Christ have PUT ON Christ . . .--Gal. 3:26, 27
A good brother showed us a letter, which he had received
from someone, who was upset with him regarding his application of Galatians
3:27 to water baptism. The fellow's argument was that since strict Baptists
teach that the book of Galatians and the book of the Corinthians were written
to local churches, the passage could not read, "as many of you as have
been baptized," for
they were already water baptized members of the church. He argued further that
Paul would not have said "as many," he would have said whatever would
have included all of them! The poor brother did not notice that the preceding
verse said, "Ye are ALL the children of God," which would
mean that ALL these children of God (according to
him) might not have been mystically, invisibly baptized into Christ due to the
words, "AS MANY OF YOU (children
of God) as have been baptized into Christ."
A simple explanation would be that some of the believers were not all baptized
or were awaiting water baptism and were receiving instruction to its meaning. The Old Testament saints were baptized
unto Moses (1 Cor. 10:2), but unlike the baptism of Galatians 3:27, only a
single aspect, identification with Moses, was in view there, for no one ever
was said to be IN Moses or baptized INTO Moses’ death. There are, however,
multiple aspects and perspectives involved in the baptism INTO Christ (Gal. 3:27; Rom. unto
G15193-5), in that the word INTO has a composite meaning of TOWARD or IN
REFERENCE TO and WITHIN and involves a baptism which PORTRAYS both the IDENTIFICATION and the POSITION of a believer IN Christ. Romans unto G15193-5
explains both this identification and position. There is, however, no demand in
either passage for a mystical, universal, invisible Christ or a mystical,
universal, invisible baptism.
Harry Ironside on Romans Six
Harry
Ironside, hardly a Brider, hardly a Landmarker, hardly a hard-nose local church
only Baptist, and most definitely a Spirit baptism advocate and mystical body
advocate, viewed Romans 6 as WATER
BAPISM. He said in his
"Lectures on Romans (1926) on page 76.
"Of this initiatory ordinance of Christianity speaks. Know ye not that so
many of us have been baptized into (or unto) His death?" Israel were baptized unto Moses in the cloud
and in the sea." They passed through death in figure, and Moses was their
new leader. Pharaoh's dominion was ended so far as they were concerned (1 Cor.
10). So we who are saved are now baptized unto, or into, the death of Christ.
We have accepted his death as ours, knowing that He died in our place. We are
baptized unto Him as the new leader.”
“IS THIS SPIRIT BAPTISM?
I think not. The Spirit does not baptize unto death, but into the one new Body.
It is establishment into the mystical Christ. Our baptism with water is a
baptism unto Christ's death.” -- Harry
Ironside
John R. Rice and Romans 6
Know ye not, that SO
MANY OF US as were baptized INTO Jesus Christ were baptized INTO HIS DEATH? Therefore we
are buried WITH HIM by baptism INTO DEATH: that like as Christ
was raised up from the dead by the glory of the Father, even so we also should
walk in newness of life. For if we have been PLANTED
TOGETHER in theLIKENESS of his death, we shall be also in
the LIKENESS of his resurrection . . . --Rom. unto
G15193-5
Not even the notable John R. Rice,
who edited an interdenominational periodical and believed in a universal,
mystical, invisible church and a universal, mystical, invisible baptism of all
believers, would surrender Romans 6 to mystical baptism. He believed correctly
that Romans 6 refers to a SYMBOLIC water baptism, which PORTRAYED the things mentioned there. Again, the
mystically baptized, who did not see, hear, feel, or sense their mystical
baptism (they were merely told that they were mystically baptized), have a
problem. If ALL the children of God are truly
mystically baptized into Christ upon conversion? How can the “US” refer to all Christians or to all the children
of God? Why would it say, "SO MANY OF “US” as were baptized.”
Romans 6 -- Not an Invisible Planting
Know ye not, that SO MANY OF US as were baptized INTO Jesus Christ were baptized INTO HIS DEATH? Therefore we are buried WITH HIM by baptism INTO DEATH: that like as Christ was raised up from the dead by the glory of the Father, even so we also should walk in newness of life. For if we have been PLANTED TOGETHER in theLIKENESS of his death, we shall be also in the LIKENESS of his resurrection . . . --Rom. unto G15193-5
Not even the notable John R. Rice, who edited an interdenominational periodical and believed in a universal, mystical, invisible church and a universal, mystical, invisible baptism of all believers, would surrender Romans 6 to mystical baptism. He believed correctly that Romans 6 refers to a SYMBOLIC water baptism, which PORTRAYED the things mentioned there. Again, the mystically baptized, who did not see, hear, feel, or sense their mystical baptism (they were merely told that they were mystically baptized), have a problem. If ALL the children of God are truly mystically baptized into Christ upon conversion? How can the “US” refer to all Christians or to all the children of God? Why would it say, "SO MANY OF “US” as were baptized.”
Romans 6 teaches baptismal identification with being IN CHRIST but goes on to teach being identified
with His death and resurrection? How in the world could you get mystically
baptized INTO DEATH or mystically PUT ONChrist? Another problem
in making the so-called "mystical baptism" synonymous and
simultaneous with the new birth is that the new birth is a BIRTH NOT A DEATH! The baptism of Romans 6 is a DEATH. How can the Holy Spirit
be the BAPTIZER, when
Jesus is the BAPTIZER (Matt. 3:11). The
Holy Spirit is the ELEMENT,
and His life can never be
synonymous with death as He has been always very much alive? How can the body
of Christ be the ELEMENT,
if He is the BAPTIZER?
Does He baptize you into Himself (in contradiction to Matt. 3:11). And
then there is the fact that you are baptized WITH CHRIST into His death. Christ was baptized INTO HIS DEATH as he prophesied. We are baptized into
that death symbolically, dueling prepositions notwithstanding. If we allow the
baptism of Romans 6 to be what it is, water baptism, and that baptism pictures
the death, burial and resurrection of Christ and our identification with Him
and pictures the entrance into His REPRESENTATIVE
BODY, the LOCAL CHURCH BODY, we are consistent with the context. It
is a figurative PLANTING a figurative BURIAL and a figurative LIKENESS, simply a FIGURE.
An invisible, mystical likeness would be a contradiction of terms, an oxymoron. But someone says, "There is no water mentioned in Romans 6!" How observant! Nevertheless, there is no Spirit mentioned in Romans 6 either. And then there is the matter of symbolically PUTTING ON of Christ in WATER BAPTISM. You don’t mystically or invisibly PUT ON Christ. You do it visibly and publicly and SYMBOLICALLY to demonstrate your identification with Him and His death. You PUT ON the Christ UNIFORM.
--by
Herb Evans, Baptist Examiner - November 25, 1989, p. 12; December 9, 1989,
p. 7 (Expanded)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.