Durante anos, estudantes da "História dos Batistas", na América, têm aludido a
uma citação de dois eruditos holandeses que foram comissionados pelo rei da
Holanda para investigarem a reivindicação dos batistas holandeses de que têm uma
origem apostólica. Os dois eruditos holandeses foram Dr. Anne Ypeij, professor
de Teologia em Gronigen, e Isaac Johannes Dermout, capelão do rei. De fato, os
batistas atribuem este material a esta data [1819], pois o Reverendo Dermout
nasceu no dia 31 janeiro de 1777. Tendo descoberto referências a este material
através dos anos, eu fiquei muito satisfeito em descobrir no Seminário Teológico
Ocidental na Holanda, Michigan, uma cópia do exato volume, na língua holandesa.
O livro é intitulado Geschiedenis
der Nederlandsche
Hervormde Kerk [História da
Igreja Reformada Holandesa]. Uma tradução do material para o inglês pode
ser lida como se segue:
"Nós temos visto, agora, que os Batistas (que eram chamados muito antigamente de Anabatistas, e, em épocas mais recentes, de Menonitas) são os [mesmos] Waldenses originais [do século II]. E que eles [os Batistas] por muito tempo na história da igreja receberam a honra desta origem. Neste cômputo, os Batistas podem ser considerados como a única comunidade cristã que tem permanecido de pé desde os dias dos apóstolos, e como uma sociedade cristã que tem conservado puras as doutrinas do Evangelho através dos séculos. As perfeitamente corretas economias [administração de assuntos teórico-doutrinários e práticos] externa e interna da denominação Batista tende a confirmar a verdade, disputada pela igreja Romana, que a Reforma ocorrida aproximadamente no século XVI já que estava no mais alto grau de necessidade, e, ao mesmo tempo, vai refutar a noção errada dos católicos, que a denominação deles é a mais antiga." [ 1 ]
Os Batistas têm aderido a várias teorias a respeito das suas origens,
variando desde a contínua sucessão a partir dos apóstolos, defendida pela
maioria dos historiadores Batistas do século XIX, até a crença de que os
batistas descendem de determinados Separatistas Ingleses que eram
congregacionais em sua forma de governo e de administração, apoiada pela maioria
dos historiadores neste século [XX]. Esta questão agitou os Batistas do Sul [dos
Estados Unidos da América] no finalzinho do século XIX, quando o Dr. William
Whitsitt, então presidente do Seminário Batista do Sul , publicou um artigo
afirmando que "o batismo [somente] de crentes [o que exclui bebês e criancinhas]
e por imersão foi [simplesmente] restaurado pelos Batistas
Ingleses em 1641. Um debate sem tréguas foi empreendido por alguns editores de
jornais Batistas contra o Dr. Whitsitt e o Seminário, trazendo a sua renúncia em
1899.
[Nota de rodapé: 1]Anne Ypeij e Isaac Johannes Dermout,
"Geschiedenis
der Nederlandsche
Hervormde Kerk" [tradução:
"História da Igreja Reformada Holandesa"]
(Te Breda: W. Van Bergen en
Comp., 1819) p. 148.
Autor desconhecido
Tradução por Valdenira N. de M. Silva
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.