por Thomas Ice
(traduzido por Valdenira
N.M.S., ago. 2014)
Ap 19:7-9 7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque
vindas são as BODAS do Cordeiro, e já a sua esposa se
aprontou. 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e
resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados
aqueles que são chamados à CEIA das bodas do Cordeiro. E
disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. ACF2007
- Apocalipse 19:7 - 9
Recentemente, em uma
conferência de profecia, me perguntaram se havia uma diferença na Bíblia entre
o casamento da noiva {Nota H1} (a igreja)
com o Cordeiro e a ceia das bodas do Cordeiro. Eu respondi que
eu acredito que a Escritura indica que há uma diferença nessas coisas e que
eles são dois eventos que acontecerão em dois momentos diferentes da história.
Deixe-me mostrar-lhe porque eu penso desta maneira.
De acordo com Apocalipse
19:07, a noiva {Nota H1}, (que é composta pelos membros
coletados e a ela incorporados ao longo da era da igreja, e levados ao céu no
arrebatamento), está se aprontando para um evento iminente. Como é que a noiva {Nota
H1} ou a igreja se apronta? Ela se pronta vestindo-se de “linho fino, puro e resplandecente” que é dito ser "os
atos de justiça dos santos."
Esta declaração significa que, neste ponto da história (logo antes da segunda
vinda [a Revelação de Cristo, Sua 2ª vinda, vinda até pisar a terra,
ao final da Tribulação, 7 anos depois do Arrebatamento]), a soma total da
noiva {Nota H1}, o corpo de Cristo, está nos céus, e já
passou pelo julgamento Bema onde os crentes da era da igreja devem ser
avaliados quanto à sua fidelidade a Cristo durante a presente época (Rm 14:10;.
2 Coríntios 5:10). O resultado de passar pelo tribunal de Cristo resulta em ser
dado à noiva {Nota H1} o linho fino que Apocalipse 19:8
diz: são as justiças dos santos.
Foi assim que "Sua esposa se aprontou." Aprontou-se para quê? Ela se preparou para as bodas do
Cordeiro. Isso, na estrutura da linguagem figurada que está senda usada nesta
passagem, significa que o casamento (cerimônia de casamento) ocorre logo antes
da segunda vinda [a Revelação de Cristo, Sua 2ª vinda, vinda até
pisar a terra, ao final da Tribulação, 7 anos depois do Arrebatamento].
Mais tarde, Apocalipse 19:14
diz: 14 E seguiam-no os exércitos no
céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Assim, tendo sido recém-casada com o
Cordeiro, a noiva {Nota H1} começa seu papel na história de
reinar à direita de Cristo (Ap 3:21), acompanhando o seu novo marido desde o
céu em cavalos brancos, a fim de participar do julgamento do Armagedom no
segundo advento. Arnold Fruchtenbaum explica ainda como se segue:
O anúncio do casamento será feito (v. 6) e a Noiva {Nota H1} vai
finalmente estar preparada (v. 7). A razão pela qual a Noiva {Nota H1}
estará agora totalmente pronta para a cerimônia de casamento é porque ela vai
ter todo o seu vestido de noiva {Nota H1} em (v. 8). . . .
isto também mostra que a cerimônia de casamento ocorre após o Julgamento do
Tribunal do Messias, quando os santos são recompensados por seus atos na terra
(1 Co 3:10-15). . . . Isto corresponde ao ritual de purificação do sistema de
casamento judaico. Os presentes à cerimônia de casamento são os
"poucos", ou seja, somente aqueles no céu, naquele momento. [1]
É neste ponto que muitos
cristãos de hoje, muitas vezes, confundem as bodas do Cordeiro com a ceia das
bodas do Cordeiro. Mas eles são dois eventos distintos que ocorrem em dois
momentos diferentes da história. Apocalipse 19:9 diz: ...: Bem-aventurados aqueles que são chamados à CEIA das bodas do Cordeiro. ...
Esta passagem claramente tem
um olhar para a frente antecipando um tempo futuro. Ela não pode se referir a
qualquer um no céu desde que a igreja (a noiva {Nota H1}) é a
única entidade [composta daqueles em Cristo e de corpos já
ressuscitados] redimida no céu. No entanto, após a segunda
vinda [a Revelação de Cristo, Sua 2ª vinda, vinda até pisar a terra,
ao final da Tribulação, 7 anos depois do Arrebatamento], quando os
crentes de outras épocas serão ressuscitados (Dan. 12:2), juntamente com os
santos da tribulação, tanto os mortais como os ressuscitados (Ap 20:4), serão
os convidados que serão convidados para esta celebração da ceia. Eu acredito
que as bodas serão durante a primeira parte do reino milenar de Cristo.
Fruchtenbaum diz:
Assim, os "muitos" que são convidados para participar da festa de
casamento na terra são todos os santos do Antigo Testamento e os santos da
Tribulação ressuscitados depois da Segunda Vinda. Enquanto a cerimônia de
casamento terá lugar no céu pouco antes da Segunda Vinda, a festa de casamento
terá lugar na terra após a Segunda Vinda. Na verdade, parece que a festa de
casamento é o início do Milênio ou o Reino messiânico; a Igreja co-reinando com
o Messias começará com uma tremenda festa de casamento [2].
Há algumas passagens do Novo
Testamento que falam de Cristo comendo e banqueteando-se no reino e são, em
minha opinião, referências à celebração relacionada à ceia das bodas do
Cordeiro. Quais são algumas dessas passagens que fortemente implicam que a
celebração da ceia de casamento começa no reino milenar?
Mateus 8:11
Esta passagem diz: 11 Mas eu vos digo que muitos
virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e
Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
Aqui está um quadro
retratando os redimidos de todos os tempos (desde Adão até João, o batista) sentando-se
com Cristo no reino, e desfrutando de uma refeição juntos. Estes são,
provavelmente, os convidados que vemos mencionados em Apocalipse 19:09, uma vez
que eles são seres humanos resgatados das épocas que não fazem parte da Igreja,
a Noiva {Nota H1} de Cristo. Desta forma, haverá convidados
na ceia das bodas do Cordeiro, que serão capazes de celebrar o casamento da
segunda pessoa da Trindade com sua noiva {Nota H1}, a igreja.
Lucas 13:28-29
As declarações feitas por
Jesus nesta passagem têm alguns paralelos com as coisas que Ele disse em Mateus
8:11, mas há também algumas diferenças. Ela diz: 28 Ali haverá choro e ranger de
dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de
Deus, e vós lançados fora. 29 E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
Isto é no contexto de Cristo
repreendendo os líderes judeus do Seu tempo que estavam defendendo a rejeição
Messiânica de Jesus pela nação. Os líderes de Israel deste tempo pensavam que
eles estavam em aliança com Abraão, Isaque, Jacó e os profetas, quando na
realidade eles se opunham à própria mensagem deles ao não reconhecerem Jesus
como o Messias há muito prometido. Por isso, os outros virão dos quatro cantos
do mundo e experimentarão a comunhão do reino. Este jantar com o Messias,
provavelmente, terá início com a celebração que terá lugar na ceia das bodas do
Cordeiro. Como em Mateus 8:11, esses outros são os convidados mencionados em
Apocalipse 19:09.
Lucas 22:16 - 18, 29-30
Esta é uma passagem
importante em relação à ceia das bodas do Cordeiro. Lemos em Lucas 22:16-18 o
seguinte: 16Porque
vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra
no reino de Deus.17 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e
reparti-o entre vós;18 Porque vos digo que já não
beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
Isso é chamado de Ceia do Senhor, que Jesus inaugurou a fim da igreja praticar
até a Sua volta para buscar a Sua noiva {Nota H1}. A promessa
de Cristo de não comer ou beber novamente até que Ele volte quando o reino
vier, significa que Ele não estará comemorando as Suas bodas no céu antes de
que desça na Sua segunda vinda [até pisar a terra] com a
Sua noiva {Nota H1}. Aqui Ele diz que a próxima vez que ele
comer e beber será na vinda do reino, que irá começar no início dos mil anos do
Seu reinado sobre a terra.
A ideia declarada acima é
reforçada no final da passagem de Lucas 22, quando Cristo diz o seguinte nos
versículos 29 e 30: 29 E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, 30 Para que comais e
bebais à minha mesa no meu reino, e
vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.
Mais uma vez, Jesus fala de
comer e beber durante o reino. Este é o momento em que terá início a comunhão
pessoal nossa [já com corpos glorificados, já como Noiva {Nota H1}
desposada] com o nosso Salvador. Assim, se segue que este será o
tempo da ceia das bodas do Cordeiro, celebrada com os vários
redimidos dos séculos em que Cristo buscou a sua noiva {Nota H1}.
Quando as duas partes de
Lucas 22 são combinadas elas justificam a ideia de que a ceia das bodas do
Cordeiro, mencionada especificamente em Apocalipse 19:9, terá lugar durante o
tempo do reino milenar. Mateus 26:29 é uma passagem paralela de Lucas 22 e diz:
" 29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da
vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.
Parábola da festa de
casamento
Mateus 22:1-14 não ensina
sobre um jantar ou festa [bem avançada no tempo, na metade ou final] no
reino, mas esta parábola retrata uma festa de casamento (versículo 4)
semelhante à que provavelmente ocorrerá no início do reino milenar, quando o
Filho do Pai celebra a ceia das bodas do Cordeiro. Thomas Figart explica o
propósito de como esta parábola retrata a ceia das bodas do Cordeiro, quando
ele diz:
À primeira vista, pode parecer inapropriado se referir ao "reino
dos céus",como uma festa de casamento para o filho (Cristo) do rei (o
Pai), desde que a Igreja ainda não tinha começado. De fato, como poderia Cristo
ser apresentado a Israel desta maneira real antes de Sua morte? Mas quando a
parábola é tomada como um todo, ela pode ser vista como incluindo a rejeição do
Filho, a destruição de Jerusalém e o julgamento dos incrédulos no retorno de
Cristo à terra [para pisar sobre ela]. . . . O fato é que os judeus já O haviam
rejeitado pelo tempo que esta parábola foi dada, e é a forma de [Cristo]
mostrar alguns dos eventos que dizem respeito aos anos seguintes, mesmo até, e
incluindo Seu retorno à Terra. [3]
Assim, esta parábola é uma
imagem da festa de casamento ou jantar, que terá lugar no reino, mas muitos
daqueles que pensavam que iriam estar lá (israelitas não-eleitos) estarão
ausentes. Da mesma forma, muitos dos que se pensava não ter nem mesmo sido
convidado vão aparecer como convidados legítimos neste importante evento na
história. É por isso que se diz em Apocalipse 19:9: "Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do
Cordeiro."
Conclusão
Embora o casamento do
Cordeiro com Sua noiva {Nota H1} (a igreja) e as bodas do
Cordeiro estejam intimamente relacionados, eles são eventos separados, assim
como a cerimônia de casamento e recepção do casamento de nossos dias são
eventos separados. Na verdade, esses dois eventos são, frequentemente,
realizados em dois locais diferentes, assim como o casamento do
Cordeiro será no céu logo antes da segunda vinda (Ap 19), enquanto que a ceia das
bodas do Cordeiro terá início com o início do milênio. Talvez alguns estejam
confusos e não consigam fazer essas distinções, porque a palavra casamento [em
português de hoje] é usada para se referir a ambos os eventos. Ao comparar
Escritura com Escritura e distinguir as coisas que diferem, parece claro que
são dois eventos distintos. A coisa mais importante para qualquer pessoa
considerar estará se banqueteando na ceia das bodas do Cordeiro. Ouvi dizer que
vão estar lá alguns convidados interessantes. Certifique-se de que você é um
deles, confiando no dom da salvação de Cristo através da fé simples nEle e Sua
graciosa obra na cruz que pagou pelos pecados de todos aqueles que
creem. Maranata!
________________________________________
Notas
[1] Arnold Fruchtenbaum, The Footsteps of the Messiah: A Study of the Sequence
of Prophetic Events, [As Pegadas do Messias: Um Estudo da Sequência
de Eventos Proféticos, EdiçãoRevisada (Tustin, CA: Ariel Ministries, 2003), p.
597.
[2]
Fruchtenbaum,. Footsteps …, p. 597.
[3] Thomas O.
Figart, The King of The Kingdom of Heaven: A Verse by Verse
Commentary on the Gospel of Matthew [O Rei do Reino do Céu.Comentário
Versículo por Versículo do Evangelho de Mateus] (Lancaster, PA: Eden
Press, 1999), p. 402.
{Nota H1: Em 2015 fui
amigavelmente desafiado a achar um só verso que clara e explicitamente diga que
a Igreja é (verso ser) ou será (verbo ser) a noiva,
e eu procurei durante algumas horas e não achei, mas achei dezenas de versos
clara e explicitamente ensinando que a nação de Israel é que é a esposa ou
noiva. do Cristo. Ver http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Esposa_Ou_Noiva_Do_Cristo-Quem_E_A-RElam}
Thomas Ice
(traduzido por Valdenira
N.M.S., ago. 2014)
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente
por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão
das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras
das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT
(Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a
http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.