A Ceia das Bodas do Cordeiro


por 
Thomas Ice

(traduzido por Valdenira N.M.S., ago. 2014)



Ap 19:7-9  7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as BODAS do Cordeiro, e   a sua esposa se aprontou. 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à CEIA das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. ACF2007
- Apocalipse 19:7 - 9


Recentemente, em uma conferência de profecia, me perguntaram se havia uma diferença na Bíblia entre o casamento da noiva {Nota H1} (a igreja) com o Cordeiro e a ceia das bodas do Cordeiro. Eu respondi que eu acredito que a Escritura indica que há uma diferença nessas coisas e que eles são dois eventos que acontecerão em dois momentos diferentes da história. Deixe-me mostrar-lhe porque eu penso desta maneira.

As BODAS do Cordeiro


De acordo com Apocalipse 19:07, a noiva {Nota H1}, (que é composta pelos membros coletados e a ela incorporados ao longo da era da igreja, e levados ao céu no arrebatamento), está se aprontando para um evento iminente. Como é que a noiva {Nota H1} ou a igreja se apronta? Ela se pronta vestindo-se de “linho fino, puro e resplandecente” que é dito ser "os atos de justiça dos santos." Esta declaração significa que, neste ponto da história (logo antes da segunda vinda [a Revelação de Cristo, Sua 2ª vinda, vinda até pisar a terra, ao final da Tribulação, 7 anos depois do Arrebatamento]), a soma total da noiva {Nota H1}, o corpo de Cristo, está nos céus, e já passou pelo julgamento Bema onde os crentes da era da igreja devem ser avaliados quanto à sua fidelidade a Cristo durante a presente época (Rm 14:10;. 2 Coríntios 5:10). O resultado de passar pelo tribunal de Cristo resulta em ser dado à noiva {Nota H1} o linho fino que Apocalipse 19:8 diz: são as justiças dos santos.
Foi assim que "Sua esposa se aprontou." Aprontou-se para quê? Ela se preparou para as bodas do Cordeiro. Isso, na estrutura da linguagem figurada que está senda usada nesta passagem, significa que o casamento (cerimônia de casamento) ocorre logo antes da segunda vinda [a Revelação de Cristo, Sua 2ª vinda, vinda até pisar a terra, ao final da Tribulação, 7 anos depois do Arrebatamento].

Mais tarde, Apocalipse 19:14 diz: 14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Assim, tendo sido recém-casada com o Cordeiro, a noiva {Nota H1} começa seu papel na história de reinar à direita de Cristo (Ap 3:21), acompanhando o seu novo marido desde o céu em cavalos brancos, a fim de participar do julgamento do Armagedom no segundo advento. Arnold Fruchtenbaum explica ainda como se segue:
O anúncio do casamento será feito (v. 6) e a Noiva {Nota H1} vai finalmente estar preparada (v. 7). A razão pela qual a Noiva {Nota H1} estará agora totalmente pronta para a cerimônia de casamento é porque ela vai ter todo o seu vestido de noiva {Nota H1} em (v. 8). . . . isto também mostra que a cerimônia de casamento ocorre após o Julgamento do Tribunal do Messias, quando os santos são recompensados por seus atos na terra (1 Co 3:10-15). . . . Isto corresponde ao ritual de purificação do sistema de casamento judaico. Os presentes à cerimônia de casamento são os "poucos", ou seja, somente aqueles no céu, naquele momento. [1]

A CEIA do Casamento


É neste ponto que muitos cristãos de hoje, muitas vezes, confundem as bodas do Cordeiro com a ceia das bodas do Cordeiro. Mas eles são dois eventos distintos que ocorrem em dois momentos diferentes da história. Apocalipse 19:9 diz: ...Bem-aventurados aqueles que são chamados à CEIA das bodas do Cordeiro...

Esta passagem claramente tem um olhar para a frente antecipando um tempo futuro. Ela não pode se referir a qualquer um no céu desde que a igreja (a noiva {Nota H1}) é a única entidade [composta daqueles em Cristo e de corpos já ressuscitados] redimida no céu. No entanto, após a segunda vinda [a Revelação de Cristo, Sua 2ª vinda, vinda até pisar a terra, ao final da Tribulação, 7 anos depois do Arrebatamento], quando os crentes de outras épocas serão ressuscitados (Dan. 12:2), juntamente com os santos da tribulação, tanto os mortais como os ressuscitados (Ap 20:4), serão os convidados que serão convidados para esta celebração da ceia. Eu acredito que as bodas serão durante a primeira parte do reino milenar de Cristo. Fruchtenbaum diz:
Assim, os "muitos" que são convidados para participar da festa de casamento na terra são todos os santos do Antigo Testamento e os santos da Tribulação ressuscitados depois da Segunda Vinda. Enquanto a cerimônia de casamento terá lugar no céu pouco antes da Segunda Vinda, a festa de casamento terá lugar na terra após a Segunda Vinda. Na verdade, parece que a festa de casamento é o início do Milênio ou o Reino messiânico; a Igreja co-reinando com o Messias começará com uma tremenda festa de casamento [2].

Há algumas passagens do Novo Testamento que falam de Cristo comendo e banqueteando-se no reino e são, em minha opinião, referências à celebração relacionada à ceia das bodas do Cordeiro. Quais são algumas dessas passagens que fortemente implicam que a celebração da ceia de casamento começa no reino milenar?

Mateus 8:11
Esta passagem diz: 11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
Aqui está um quadro retratando os redimidos de todos os tempos (desde Adão até João, o batista) sentando-se com Cristo no reino, e desfrutando de uma refeição juntos. Estes são, provavelmente, os convidados que vemos mencionados em Apocalipse 19:09, uma vez que eles são seres humanos resgatados das épocas que não fazem parte da Igreja, a Noiva {Nota H1} de Cristo. Desta forma, haverá convidados na ceia das bodas do Cordeiro, que serão capazes de celebrar o casamento da segunda pessoa da Trindade com sua noiva {Nota H1}, a igreja.

Lucas 13:28-29
As declarações feitas por Jesus nesta passagem têm alguns paralelos com as coisas que Ele disse em Mateus 8:11, mas há também algumas diferenças. Ela diz: 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. 29 virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
Isto é no contexto de Cristo repreendendo os líderes judeus do Seu tempo que estavam defendendo a rejeição Messiânica de Jesus pela nação. Os líderes de Israel deste tempo pensavam que eles estavam em aliança com Abraão, Isaque, Jacó e os profetas, quando na realidade eles se opunham à própria mensagem deles ao não reconhecerem Jesus como o Messias há muito prometido. Por isso, os outros virão dos quatro cantos do mundo e experimentarão a comunhão do reino. Este jantar com o Messias, provavelmente, terá início com a celebração que terá lugar na ceia das bodas do Cordeiro. Como em Mateus 8:11, esses outros são os convidados mencionados em Apocalipse 19:09.

Lucas 22:16 - 18, 29-30
Esta é uma passagem importante em relação à ceia das bodas do Cordeiro. Lemos em Lucas 22:16-18 o seguinte: 16Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.17 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.

Isso é chamado de Ceia do Senhor, que Jesus inaugurou a fim da igreja praticar até a Sua volta para buscar a Sua noiva {Nota H1}. A promessa de Cristo de não comer ou beber novamente até que Ele volte quando o reino vier, significa que Ele não estará comemorando as Suas bodas no céu antes de que desça na Sua segunda vinda [até pisar a terra] com a Sua noiva {Nota H1}. Aqui Ele diz que a próxima vez que ele comer e beber será na vinda do reino, que irá começar no início dos mil anos do Seu reinado sobre a terra.

A ideia declarada acima é reforçada no final da passagem de Lucas 22, quando Cristo diz o seguinte nos versículos 29 e 30: 29 E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, 30 Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.
Mais uma vez, Jesus fala de comer e beber durante o reino. Este é o momento em que terá início a comunhão pessoal nossa [já com corpos glorificados, já como Noiva {Nota H1} desposada] com o nosso Salvador. Assim, se segue que este será o tempo da ceia das bodas do Cordeiro, celebrada com os vários redimidos dos séculos em que Cristo buscou a sua noiva {Nota H1}.

Quando as duas partes de Lucas 22 são combinadas elas justificam a ideia de que a ceia das bodas do Cordeiro, mencionada especificamente em Apocalipse 19:9, terá lugar durante o tempo do reino milenar. Mateus 26:29 é uma passagem paralela de Lucas 22 e diz: " 29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.

Parábola da festa de casamento
Mateus 22:1-14 não ensina sobre um jantar ou festa [bem avançada no tempo, na metade ou final] no reino, mas esta parábola retrata uma festa de casamento (versículo 4) semelhante à que provavelmente ocorrerá no início do reino milenar, quando o Filho do Pai celebra a ceia das bodas do Cordeiro. Thomas Figart explica o propósito de como esta parábola retrata a ceia das bodas do Cordeiro, quando ele diz:
À primeira vista, pode parecer inapropriado se referir ao "reino dos céus",como uma festa de casamento para o filho (Cristo) do rei (o Pai), desde que a Igreja ainda não tinha começado. De fato, como poderia Cristo ser apresentado a Israel desta maneira real antes de Sua morte? Mas quando a parábola é tomada como um todo, ela pode ser vista como incluindo a rejeição do Filho, a destruição de Jerusalém e o julgamento dos incrédulos no retorno de Cristo à terra [para pisar sobre ela]. . . . O fato é que os judeus já O haviam rejeitado pelo tempo que esta parábola foi dada, e é a forma de [Cristo] mostrar alguns dos eventos que dizem respeito aos anos seguintes, mesmo até, e incluindo Seu retorno à Terra. [3]

Assim, esta parábola é uma imagem da festa de casamento ou jantar, que terá lugar no reino, mas muitos daqueles que pensavam que iriam estar lá (israelitas não-eleitos) estarão ausentes. Da mesma forma, muitos dos que se pensava não ter nem mesmo sido convidado vão aparecer como convidados legítimos neste importante evento na história. É por isso que se diz em Apocalipse 19:9: "Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro."


Conclusão
Embora o casamento do Cordeiro com Sua noiva {Nota H1} (a igreja) e as bodas do Cordeiro estejam intimamente relacionados, eles são eventos separados, assim como a cerimônia de casamento e recepção do casamento de nossos dias são eventos separados. Na verdade, esses dois eventos são, frequentemente, realizados em dois locais diferentes, assim como o casamento do Cordeiro será no céu logo antes da segunda vinda (Ap 19), enquanto que a ceia das bodas do Cordeiro terá início com o início do milênio. Talvez alguns estejam confusos e não consigam fazer essas distinções, porque a palavra casamento [em português de hoje] é usada para se referir a ambos os eventos. Ao comparar Escritura com Escritura e distinguir as coisas que diferem, parece claro que são dois eventos distintos. A coisa mais importante para qualquer pessoa considerar estará se banqueteando na ceia das bodas do Cordeiro. Ouvi dizer que vão estar lá alguns convidados interessantes. Certifique-se de que você é um deles, confiando no dom da salvação de Cristo através da fé simples nEle e Sua graciosa obra na cruz que pagou pelos pecados de todos aqueles que creem. Maranata!

________________________________________


Notas
[1] Arnold Fruchtenbaum, The Footsteps of the Messiah: A Study of the Sequence of Prophetic Events,  [As Pegadas do Messias: Um Estudo da Sequência de Eventos Proféticos, EdiçãoRevisada (Tustin, CA: Ariel Ministries, 2003), p. 597.

[2] Fruchtenbaum,. Footsteps  …, p. 597.
[3] Thomas O. Figart, The King of The Kingdom of HeavenA Verse by Verse Commentary on the Gospel of Matthew [O Rei do Reino do Céu.Comentário Versículo por Versículo do Evangelho de Mateus] (Lancaster, PA: Eden Press, 1999), p. 402.
{Nota H1: Em 2015 fui amigavelmente desafiado a achar um só verso que clara e explicitamente diga que a Igreja é (verso ser) ou será (verbo ser) a noiva, e eu procurei durante algumas horas e não achei, mas achei dezenas de versos clara e explicitamente ensinando que a nação de Israel é que é a esposa ou noiva. do Cristo. Ver http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Esposa_Ou_Noiva_Do_Cristo-Quem_E_A-RElam}

Thomas Ice

(traduzido por Valdenira N.M.S., ago. 2014)


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)


(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.