(Is partial preterism biblical? What do partial preterists believe?)
GotQuestions
https://www.gotquestions.org/partial-preterism.html
Traduzido por Hélio de Menezes Silva, 2018
Pergunta: "É o preterismo parcial bíblico? Em que acreditam os preteristas parciais?"
Resposta: Preterismo é a visão escatológica de
que as profecias do fim dos tempos [escritas] na Bíblia já foram cumpridas. Então, quando
lemos o que a Bíblia diz sobre a Tribulação, estamos lendo a história [já
passada]. O preterismo é dividido em dois campos:
preterismo total (ou consistente) e preterismo parcial. O preterismo
total [https://www.gotquestions.org/preterist.html
] tem uma visão extrema de que todas as profecias da Bíblia [já]
foram cumpridas de uma forma ou de outra. Os preteristas parciais adotam uma
abordagem mais moderada, e muitos preteristas parciais consideram os
preteristas completos como culpados de heresia.
Aqueles que defendem o preterismo parcial acreditam que
as profecias de Daniel, de Mateus 24 e de Apocalipse (com exceção dos dois ou
três últimos capítulos) já foram cumpridas e foram cumpridas até [antes de o
final de] o século I dC. De acordo com o
preterismo parcial, não há Arrebatamento, e as passagens que descrevem a
Tribulação e o Anticristo estão realmente se referindo à destruição de
Jerusalém no ano 70 dC e do imperador romano Tito. Preteristas parciais
acreditam [que somente faltam se cumprir duas coisas]: o [futuro, instantâneo] retorno
de Cristo à terra, e [imediatamente depois] uma futura ressurreição e
julgamento [o Julgamento Final, do Grande Trono Branco], mas eles não ensinam
um reino milenar ou que Israel como nação tem qualquer lugar no plano futuro de
Deus. De acordo com preteristas parciais, as
referências da Bíblia aos "últimos dias" falam dos últimos dias da
Antiga Aliança Judaica, não dos últimos dias da própria terra.
Para que os preteristas parciais tenham a possibilidade
de manter sua posição, eles insistem que o livro de Apocalipse foi escrito cedo
(antes de 70 dC [antes da destruição de Jerusalém pelo general romano Tito).
Eles também são forçados a usar uma hermenêutica
inconsistente ao interpretar passagens proféticas. De acordo com a visão preterista do fim dos tempos, os
capítulos 6 a 18 do Apocalipse são altamente simbólicos, não descrevendo nenhum
evento literal. Uma vez que a destruição de
Jerusalém não envolveu a destruição em massa da vida marinha ([descrita em] Apocalipse
16:3), nem [envolveu] trevas agonizantes (versículo 10 de Apocalipse 16), esses
juízos são interpretados pelo preterista como puramente alegóricos. No entanto [note a inconsistência], de acordo com os
preteristas, o capítulo 19 deve ser entendido literalmente - Jesus Cristo
retornará fisicamente. Mas o capítulo 20 é
novamente interpretado alegoricamente por preteristas, enquanto os capítulos 21
a 22 são entendidos literalmente, pelo menos em parte, em que realmente haverá
um novo céu e nova terra [note a inconsistência: até Apocalipse capítulo 18:
alegoricamente; capítulo 19: literalmente; capítulo 20: alegoricamente; capítulos
21, 22: literalmente].
Ninguém nega que o Apocalipse contém visões
surpreendentes e às vezes confusas. Ninguém nega
que o Apocalipse descreve muitas coisas figurativamente - essa é a natureza da
literatura apocalíptica. Entretanto, negar
arbitrariamente a natureza literal de partes selecionadas do Apocalipse é
destruir a base de interpretar qualquer um dos livros [da Bíblia] literalmente.
Se as pragas, as testemunhas, a besta, o falso profeta,
o reino milenar, etc., são todas alegóricas, então em que base afirmamos que a
segunda vinda de Cristo e da nova terra é literal? Esse é o fracasso do preterismo - deixa a interpretação do
Apocalipse ao bel prazer das opiniões do intérprete [que pode mudar a cada momento,
capítulo e até versículo].
Aqueles que defendem o preterismo parcial também não leem
Mateus 24 em um sentido literal. Cristo falou da
destruição do templo (Mateus 24:2). Mas muito do
que Ele descreveu não ocorreu em 70 dC. Cristo fala do tempo futuro como
um de "... grande
tribulação, tal como nunca houve desde [o] princípio d[o] mundo até agora, nem jamais haja haverá (novamente) . 22E, se não fossem abreviados aqueles dias, não foi salva nenhuma carne;
para benefício, porém, dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias."(Mateus
24:21–22). Certamente, isso não pode ser aplicado aos eventos de 70 dC.
Houve tempos [muitíssimo] piores na história do mundo desde então. [Por
exemplo, em 70 dC foram mortos 1.1 milhões de judeus, e no holocausto nazista
foram mortos 6 milhões de judeus].
O Senhor também diz: "29E, imediatamente depois da tribulação
daqueles dias, o sol será entenebrecido, e a lua não dará a sua luz, e as
estrelas cairão provenientes- de- junto- do céu, e os poderes dos céus serão
abalados. 30E então
aparecerá o sinal de o Filho do homem,
no céu; e, então, todas as tribos da terra baterão- nos- peitos- em- pesar e
verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória." (Mateus
24:29–30). Para que os eventos desses dois versos já tenham ocorrido,
Jesus Cristo tem que [já] ter retornado corporalmente no ano 70 dC - mas Ele
não o fez. O preterista parcial acredita que
esses versículos não se referem a um retorno corporal de Cristo [i.é,
em carne e osso], mas a uma manifestação de Seu ato de julgamento [mesmo Seu corpo
estando invisível e fora da terra]. No entanto,
isso não é o que uma leitura normal e literal do texto levaria alguém a
acreditar. É o "Filho do Homem" que as
pessoas veem, não apenas o Seu ato de julgamento.
Os preteristas parciais também apelam para Mateus 24:34
[Em verdade vos digo que de
modo nenhum passe esta geração até que todas- e- quaisquer destas coisas
aconteçam.], onde Jesus fala de "esta geração". Eles dizem
que Cristo estava se referindo àqueles que viviam no tempo em que Ele falou as
palavras registradas naquele capítulo; Assim, a Tribulação teria tido que
ocorrer dentro de 40 anos de sua declaração. No
entanto, acreditamos que Jesus não estava se referindo às pessoas de seus dias,
mas à geração que testemunharia os eventos registrados em Mateus 24:15–31.
Essa futura geração testemunhará todos os eventos
comoventes dos últimos dias, incluindo o retorno corporal de Cristo (versículos
29–30).
O ponto de vista preterista parcial [necessariamente] leva
a uma crença no amilenarismo (ou pós-milenarismo) e está associado à Teologia
do Pacto [ou da Substituição ou Aliancismo ou Supersecionismo, que vê a relação
de Deus com os cristãos como sendo ou a "substituição" ou a
"realização" da promessa feita aos judeus (ou os israelitas).].
Obviamente, rejeita o [literalismo e, portanto, o] dispensacionalismo.
Mas seu principal problema é sua hermenêutica
inconsistente e sua alegorização de muitas profecias bíblicas que são melhor
entendidas literalmente. Enquanto o preterismo
parcial está dentro do escopo da ortodoxia [isto é, não é impossível que um preterista
parcial seja um salvo], ela não é a visão da maioria entre os cristãos de hoje.
GotQuestions
https://www.gotquestions.org/partial-preterism.html
Traduzido por Hélio de Menezes Silva, 2018
Ver também:
Samuel Whitefield: Why Partial Preterism Leads to a Full Heresy (2013) https://www.preteristarchive.com/2013_whitefield_why-partial-preterism-leads-to-a-full-heresy/
The Eschatology of Unbelief: The Folly of Preterism Part 1, Sam Adams, https://youtu.be/XgfEQEo9UWM?list=PL7hTgx5fREfMIqFZifdG2LKFWOutnKxKa
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.