Mt 10:23 – Prometeu Cristo Aos Discípulos Sua Segunda Vinda Durante Suas Vidas?


Hélio de Menezes Silva, 2018

Tão logo, portanto, vos persigam nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo: que de modo nenhum vós acabeis [de percorrer] as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.  (Mt 10:23, LTT)


Essa vinda de o Cristo para os seus 83 apóstolos e discípulos, em Mt 10:23 ... :

a) Não é Sua Segunda Vinda, corporal + visivelmente + em poder e glória, até tocar a terra para começar Seu Reino Milenar em um qualquer dia ainda futuro, porque Mt 10:23 implica que Ele sabia o dia quando seria essa vinda, mas (quando falando a partir de Seu aspecto humano e "feito de nenhuma reputação" Fp 2:7), Ele disse que não conhecia tal dia "Concernente, porém, ao dia (aquele) e à hora, nenhum homem [os] tem sabido, nem mesmo os anjos que [estão] dentro do céU, nem mesmo o Filho, exceto o Pai." Mc 13:32.

b) Particularmente, não é Sua Segunda Vinda, a qual alguns supõem que ocorreu durante a vida dos 83 apóstolos e discípulos, mais particularmente na destruição de Jerusalém no ano 70 dC, ainda muito mais particularmente naquela ocasião havendo ocorrido a ressurreição de todos os mortos, o dia do julgamento e o fim do mundo, como dizem os preteristas mais radicais. Não é pois, repetimos, Ele sabia o dia quando seria essa vinda, mas (quando falando a partir de Seu aspecto humano e "feito de nenhuma reputação" Fp 2:7), Ele disse que não conhecia tal dia "Concernente, porém, ao dia (aquele) e à hora, nenhum homem [os] tem sabido, nem mesmo os anjos que [estão] dentro do céU, nem mesmo o Filho, exceto o Pai." Mc 13:32.

c) Não é uma profecia ainda a se cumprir, no futuro que não podemos determinar, na 70ª Semana de Daniel, cumprindo-se nos 144.000 judeus virgens e nos demais convertidos daqueles 7 anos. Ao contrário, é uma infalível promessa dada intransferivelmente aos 83 apóstolos e discípulos, para se cumprir durante as vidas deles;

d) Não se refere a Lc 10:1 "Ora, depois disto, designou o Senhor (Jesus) ainda outros setenta [varões] (discípulos), e os enviou de dois em dois, adiante da Sua face, para dentro de toda [a] cidade e local aonde Ele mesmo estava para ir."

e) Não significa "Vão na frente, evangelizando, depois Eu irei e alcançarei vocês", até mesmo porque Lc 10:17 mostra que foram os 83 apóstolos e discípulos que voltaram para o Cristo, ao invés de Este ir para aqueles "Ora, os setenta  voltaram com alegria, dizendo: "Ó Senhor, até os demônios nos são sujeitados em o Teu nome!""

f) A expressão "vinda de Deus" pode significar castigo. Exemplo Is 13:2-5.
2) "Alçai uma bandeira sobre o [alto] monte calvo, levantai a voz para eles; acenai-lhes com a mão, para que entrem pelas portas dos nobres.    3) Eu dei ordens aos Meus santificados; sim, já chamei os Meus poderosos para [executarem] a Minha ira, os que exultam com a Minha majestade.    4) [Já se ouve] a gritaria da multidão sobre os montes, como a de muito povo; o som do rebuliço de reinos e de nações congregados. O SENHOR dos Exércitos passa em revista o exército de guerra.    5) [] vêm de uma terra remota (desde a extremidade do céu) o SENHOR e os instrumentos da Sua indignação, para destruir toda aquela terra.   


g) Uma passagem mais clara e com mais detalhes sobre o mesmo assunto (a regra é que deve complementar e reinar sobre a atual, menos detalhada) é Lc 21:12-28, examine-a bem, compare com Mt 10:16-23


h) (a+b+c+d+e+f+g) implicam que a "vinda", em Mt 10:23, foi o castigo derramado por Deus sobre Jerusalém, em 70 dC. Mas enfatizamos que os eventos dessa destruição de 70 dC de modo nenhum foram o pleno cumprimento das profecias de Daniel, de 1Co 15; de 1Ts 4; de Apocalipse, tal pleno cumprimento ainda está por acontecer, e a 70ª Semana de Daniel (a Tribulação de 7 anos) e a Segunda Vinda de o Cristo, corporal + visivelmente + em poder e glória, até tocar a terra para começar Seu Reino Milenar, ainda está por acontecer.

i) Da Hermenêutica (a ciência da interpretação) Bíblica, lembre-se de uma das mais importantes regras para a interpretação das profecias da Bíblia, a "Lei do Duplo Cumprimento":

- Como, sem exceção, todas as muitas centenas (ou mesmo milhares) de profecias da Bíblia que chegaram ao pleno tempo em que (nenhum salvo discorda) deviam ter se cumprido plenamente, elas o foram de modo absolutamente literal, então isso nos dá a certeza de que todas as profecias que ainda não chegaram a tal pleno tempo ainda serão (no futuro) cumpridas do modo mais absolutamente literal, pleno, total, em todos os seus detalhes. Qualquer profecia que pareça ter já ter sido cumprida de um modo parcial e não totalmente literal, apenas nos deu uma "pequena, incompleta e/ou temporária amostra preliminar" que nos encoraja a fé em que seu cumprimento pleno, absolutamente literal, virá.
- Em outras palavras:
Profecias podem ser cumpridas duplamente: a primeira vez num sentido "menor", incompleto, efêmero e/ou não literal (e.g.: a destruição de Jerusalém no ano 70) e a segunda vez num sentido "maior", completo, definitivo, absolutamente literal (e.g.: a Grande Tribulação).
- Ainda em outras palavras:
Antes do infalível cumprimento "maior" (completo, definitivo, e absolutamente literal em todos os detalhes) de uma profecia, às vezes a mesma pode ser cumprida somente num sentido "menor" (incompleto, temporário, não literal em todos os detalhes).
Exemplo 1: A profecia de Jl 2:28-32 (referente ao fim dos tempos), já foi cumprida em sentido menor e ainda será cumprida em sentido maior. Foi cumprido em sentido menor quando, aos 83 varões (!) judeus (!) chamados pelo Cristo em carne e osso (para serem um dos 13 apóstolos ou um dos 70 discípulos), Deus deu o dom de instantaneamente saberem perfeitamente falar e perfeitamente entender idiomas humanos que nunca tinham aprendido. Cada um desses 83 recebeu este dom e também todos os outros dons de Mc 16:17-18, sem faltar nenhum deles, e eles nunca falharam ao "tentar" exercê-los, e tais dons foram exclusivos e identificatórios deles, e sempre foram exercidos somente diante de judeus descrentes e antes da diáspora de 70 dC., podendo às vezes ser exercidos (quando o apóstolo ou discípulo não podia ir a um local) pelos seus associados contemporâneos a eles e por eles enviados como seus representantes temporários. Em particular, o idioma humano jamais aprendido podia ser falado por qualquer pessoa que estivesse na presença de um dos 83, para provar que eram um dos 13 apóstolos ou 70 discípulos.
A profecia de Joel teve um cumprimento apenas parcial e temporário começando no dia do Pentecostes (At 2:17-21) e gradualmente diminuindo até pararem no tempo da Diáspora, em 70 dC., mas não se cumpriu a parte da profecia que está em Jl 2:30-32 {30E mostrarei prodígios noS céuS, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31O sol será volteado para- dentro- de trevas, e a lua para- dentro- de sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. 32E há de ser [que] todo aquele que invocar o nome do SENHOR será libertado; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.}, portanto alegoristas e preteristas que digam que isso é assim mesmo, que nem tudo se cumpre literalmente, que tudo já se cumpriu alegoricamente até 70 dC, que nenhum cumprimento literal virá no futuro, mas nós, os crentes literalistas- normais, sabemos e cremos que o cumprimento pleno e literal será nos futuros dias da Grande Tribulação.
- Exemplo 2: A profecia de Os 11:1 "Quando Israel [era] menino, eu o amei; e do Egito chamei a Meu filho."
se aplica, em sentido menor, ao fato de Deus, usando Moisés, ter tirado a nação de Israel para fora da escravidão no Egito. Alegoristas e preteristas de aC diriam que toda a profecia já tinha sido cumprida de forma total e definitiva, nada mais restando a ser cumprido. Mas crentes literalistas- normais de aC teriam lembrado de que Sl 2:7 fala de outro Filho em um sentido muitíssimo maior, um Filho que seria [isto é, Seu corpo seria] gerado diretamente por Deus em um sentido muito especial "Proclamarei o decreto: o SENHOR Me disse: 'o Filho Meu Tu és; Eu, hoje, Te tenho gerado.'", isto não se aplica nem ao homem Israel nem à nação de Israel, e diríamos que o cumprimento no êxodo tinha sido somente parcial e ainda viria o completo, e hoje lemos no Novo Testamento que entender-se esse duplo cumprimento (menor e maior) sempre foi o propósito de Deus, pois o NT ensina que Os 11:1 somente se cumpriu plenamente quando Deus, o Verbo eterno, depois de ter recebido corpo físico de homem perfeito (sem deixar de ser Deus) no ventre de Maria, e depois de ter sido dado à luz, e depois de ter sido por Deus enviado para o Egito, foi por Ele chamado de volta Mt 2:15,19-21 "15) E esteve lá até à morte de Herodes, a fim de que fosse cumprido aquilo havendo sido dito pelo Senhor através do profeta (Oseias), dizendo: "Para- fora- do Egito chamei Eu o Meu Filho."    19) Havendo, porém, morrido Herodes (o Grande), eis que um anjo de [o] SENHOR aparece (em um sonho) a José, n[o] Egito,    20) Dizendo-[lhe]: "Havendo-te levantado , toma o menino- novo e a mãe dEle, e vai tu para dentro da terra de Israel; porque [] têm morrido aqueles [que estavam] procurando [tirar] a vida do menino- novo."    21) Então, havendo ele (José) se levantado, tomou o menino- novo e a mãe dEste, e veio para dentro d[a] terra de Israel." .
- Exemplo 3: Na profecia de Gn 3 15 "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." ,
"serpente" é ambos o animal e o Diabo;
"mulher" é ambos Eva e Maria;
"semente" é ambos a descendência das serpentes e os homens de Belial;
a "inimizade" é ambos de seres humanos contra serpentes, e de filhos de Deus contra filhos do Diabo; etc.
- Exemplo 5: Na profecia de Is 14:12-14  "12 Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! [Como] foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!    13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.    14 Subirei sobre as alturas das nuvens, [e] serei semelhante ao Altíssimo." há perfeita e completa aplicação tanto ao rei de Tiro como, também, ao Diabo, sim.
- Exemplo xxxx: a destruição de Jerusalém no ano 70 dC, que é uma "pequena amostra preliminar" da profecia de Dn 9:26, que de modo algum substitui ou impede o cumprimento total e literal da mesma;

- Citemos o Manual de Escatologia, D. Pentecost:

"Poucas leis são mais importantes de observar na interpretação das Escrituras proféticas do que a lei da dupla referência. Dois acontecimentos, muito distantes no que diz respeito à época de cumprimento, podem ser unidos no escopo de uma profecia. Isso acontecia porque o profeta tinha uma mensagem para sua própria época e outra para o futuro. Reunindo dois acontecimentos muitos distantes dentro do escopo da profecia, ambos os propósitos podiam cumprir-se. Horne diz:
         As mesmas profecias muitas vezes têm sentido duplo e referem-se a diferentes acontecimentos, um próximo, outro remoto; um secular, outro espiritual ou talvez eterno. Uma vez que os profetas tinham em mente vários acontecimentos, suas expressões podem ser parcialmente aplicá¬veis a um e parcialmente a outro, e nem sempre é fácil fazer as transições. O que não foi cumprido inicialmente deve ser aplicado ao segundo; o que já foi cumprido, muitas vezes pode ser considerado típico do que resta a ser realizado. (Thomas Hartwell HORNE, Introduction to the critical study and knowledge of the Holy Scriptures, I, p. 390)
Era propósito de Deus dar a visão próxima e distante, para que o cumprimento de uma garantisse o cumprimento da outra. Girdlestone ressalta isso quando diz:
         Ainda outra provisão foi feita para confirmar a fé do homem em pronunciamentos que tratavam do futuro distante. Muitas vezes os profetas que tinham de falar de tais coisas também eram comissionados para predizer outras coisas que aconteceriam em breve; a constatação dessas previsões recentes no seu próprio tempo e geração era justificativa para que os ouvintes acreditassem nos outros pronunciamentos que apontavam para um tempo ainda mais distante. Uma era praticamente um "sinal" da outra e, se uma se mostrasse verdadeira, poder-se-ia confiar na outra. Desse modo, o nascimento de Isaque sob circunstâncias tão improváveis ajudaria Abraão a acreditar que em sua semente todas as famílias da terra seriam abençoadas. (R. B. GIRDLESTONE, The grammar of prophecy, p. 21)



Hélio de Menezes Silva, 2018



Ver:
https://www.christiancourier.com/articles/668-what-is-the-meaning-of-matthew-10-23

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.