[Testemunhos
de pregações de pastores, antes de 1948. De que a nação de Israel seria
convertida e voltaria à sua exata terra, como literal nação, para serem
cumpridas literalmente todas as profecias referentes a ela como literal nação.
]
Ampliado e atualizado em 5 de outubro de 2017 (primeiro publicado em 19 de
dezembro de 2012)
David Cloud
Way of Life Literature, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061
866-295-4143, fbns@wayoflife.org
[tradução feita por computador. Hélio roga que alguém possa compará-la com o
original (procure por "Testimonies That Israel Would Return" em https://www.wayoflife.org/ ), corrigi-lo
à mão, depois enviar como anexo para hmenezes arroba di.ufpb.br.]
Os seguintes
são testemunhos escritos antes do estabelecimento do estado moderno de Israel
que Israel seria restaurado. Esses testemunhos foram baseados em
uma interpretação literal das profecias da Bíblia que os judeus retornariam
para a terra de Israel.
Aqueles que interpretam a Bíblia literalmente não se decepcionarão!
________
John Gill, Exposição do Antigo Testamento , 1763 -
"Que os judeus após a sua conversão no último dia voltarão para a
terra da Judéia novamente, e possuí-la, é o sentido de muitas passagens da
Escritura; entre outros, veja Jer. 30:17.
"
[17) Porque te restaurarei a saúde, e te
curarei as tuas chagas, diz o SENHOR; porquanto te chamaram a repudiada, [dizendo]:
"Esta [é] Sião [«Sequidão»], já ninguém pergunta por ela".
]
Charles Simeon, Horae Homiletcae, Ou, Discursos sobre as
Escrituras inteiras, vol. 6, 1820--
"Os judeus em geral e a generalidade dos cristãos também acreditam
que os dispersos de Israel serão devolvidos, um dia, para a sua própria
terra".
Edward Bickersteth, A Restauração dos Judeus para Sua Própria Terra , 1841--
"Pouco
depois, Abraão foi chamado para examinar a terra de Canaã, e lhe foi prometido
nestas palavras: Levanta agora os teus olhos e olha do lugar onde estás, para o
norte, e para o sul, para o oriente e para o ocidente; Por toda a terra
que vês, eu darei, e a sua semente para sempre. Gn 13:14, 15. A
promessa foi renovada e confirmada a Isaque e Jacó. Gen. 17: 4-16; 22: 15-18; 24: 3, 4; 28: 13-15. A extensão da
terra é mais explicitamente declarada nas palavras: "..."À
tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio, o
rio Eufrates;" Gen. 15:18.
"Essas promessas, em seu significado claro e óbvio, dão de presente a
possessão perpétua desta terra para esta nação; no entanto, até
agora, a posse real dos filhos de Abraão foi muito parcial e interrompida.
Mesmo no reinado de Salomão, não parece ter sido essa total possessão e
soberania do todo que as promessas nos levaram a esperar. E a história nos
mostra que, por 1800 anos, os judeus foram expulsos desta terra e espalhados
pela terra; Mas eles são tão maravilhosamente preservados em sua distinção, no
meio das nações, que a realização literal da profecia é até hoje uma
possibilidade, e seu estado presente é, na providência de Deus, de forma a
tornar a probabilidade aos olhos dos homens em geral.
"As promessas originais são confirmadas e ampliadas em uma grande
variedade de formas em partes subsequentes das Sagradas Escrituras. Profecias que
descrevem literalmente a sua atual dispensação e degradação, então prometem sua
futura restauração e glória; tornando a dispersão a garantia e a
garantia da restauração.
"Houve diferentes sistemas de interpretação dessas profecias na igreja
cristã. Alguns os veriam como já foram cumpridos literalmente; ou explicá-los
em um sentido figurativo e místico. Outros, concordando plenamente
que os verdadeiros crentes têm, através de Cristo, um interesse real em toda
bênção espiritual e eterna prometida no Antigo Testamento e que o Novo
Testamento nos justifica em uma aplicação espiritual de algumas das profecias
do Antigo Testamento para a igreja cristã, Acredite também que ainda haverá um
cumprimento literal exato para a nação judaica das promessas feitas a eles. Esta é a visão
aqui mantida. "
James Hamilton, palestras sobre a conversão dos judeus. Palestra I
"O Destino dos Judeus", Sociedade Britânica para a Propagação do
Evangelho entre os Judeus, 1843 -
"Abster-se
de todas as especulações sobre o período em que, e as agências pelas quais o
resultado deve ser trazido, será o assunto desta palestra para mostrar que os
judeus devem ser restaurados para sua própria terra; e II. Que eles sejam
convertidos. Em outras palavras, o destino dos judeus inclui sua restauração e
conversão.
"Quando uma grande cidade é derrubada, e a primeira explosão de tristeza
desaparece, é reconstruída ou reocupada, abandonada ou esquecida. Em ambos os
casos, é apenas uma geração que sofre. Se uma nova cidade se eleva nas
ruínas do antigo, os conquistadores e os conquistados geralmente se misturam
mais ou menos juntos, e em alguma idade futura eles vivem de forma promissora e
se regozijam em comum em um solo que os pais humedeceram com o sangue do outro. O que o romano
moderno deixa menos a ver que a grama acena nos cinemas, onde seus antepassados
se sentaram no longo dia de verão, riu e aplaudiu e gritou; ou, que sente
pessoalmente que a aranha cresce fora do altar de trincheira em que Romulus ou
Numa colocaram a vítima lutando? A cadeia da identidade está quebrada, e
a nova raça é limpa separada do antigo. Se, por outro lado, nenhuma
cidade nova for sofrida, se o choque que derrubou suas paredes também dispersou
seu povo, como os fragmentos quebrados da avalanche, eles logo derretem e são
átomos perdidos no fluxo de uma população mais poderosa. Onde está o
peito em que Troy desperta o menor brilho do sentimento patriótico? Qual país paga
sua peregrinação aos locais pantanosos de Nínive e Babilônia? ... Onde estão
as pessoas que têm o direito hereditário de sentar-se entre tais ruínas, e
reconhecendo emblemas da glória derrotada, o direito de chorar porque a sua casa lhes é
deixada desolada? Onde estão os habitantes antigos? Eles não são exterminados, e
ainda assim eles desapareceram. Mesclado nas nações e misturado mutuamente, não há
precipitação que possa decompô-las e trazê-las novamente em sua distinção original. A casa está
desolada; mas ninguém sente que a casa é dele, então ninguém lança sua
desolação.
"Mas há uma cidade cujo caso é bastante peculiar. Capturado,
devastado, queimado, arrasado até a fundação, despovoado, levado em cativeiro,
seus cidadãos deportados vendidos em escravidão e proibidos pelas mais severas
penalidades de visitar novamente seus assentos nativos; apesar de
dezoito séculos terem passado, e estranhos ainda pisam seu solo sagrado, essa cidade
ainda é o ímã de muitos corações, e desperta de vez em quando dores de emoção
afiada como quando sua queda foi recente. Todos e todos, e de todos os ventos
do céu, os filhos exilados de Sião a visitam, e com os olhos cheios de lágrimas
lamentam a viuvez. Nenhuma cidade nunca foi honrada assim. Ninguém mais
recebe peregrinações de carinho da cinquenta geração de pessoas marginalizadas. Ninguém mais,
depois de séculos de dispersão, poderia, no primeiro chamado, reunir sob suas
asas a totalidade de sua família de todo o mundo. Ninguém mais
possuiu um feitiço suficiente para manter as regiões mais remotas, e diante dos
mais poderosos incentivos, suas pessoas ainda são distintas; e ninguém além
de si mesmo pode agora ser repovoado precisamente com a mesma raça que o deixou
quase dois mil anos atrás. O motivo dessa anomalia deve ser buscado, não em Jerusalém, mas nos
propósitos de Deus "(James Hamilton," O Destino dos Judeus ",
Palestra I em Palestras sobre a Conversão dos Judeus, Sociedade
Britânica para a Propagação do Evangelho entre os judeus, 1843).
Charles H. Spurgeon, 1864--
"O
significado do nosso texto [Ezequiel 37: 1-10], tal como aberto pelo contexto,
é, evidentemente, se as palavras significam algo, primeiro, que haverá uma
restauração política dos judeus para a sua própria terra e para os seus própria
nacionalidade. E, em seguida, em segundo lugar, há no texto e, no contexto, uma
declaração mais clara de que haverá uma restauração espiritual - de fato uma
conversão - das tribos de Israel.
"Israel agora é apagado do mapa das nações. Seus filhos
estão espalhados por toda parte. Suas filhas lutam ao lado de todos os
rios da terra. Sua música sagrada é silenciada - nenhum rei reina em Jerusalém! Ela não traz
governadores entre suas tribos. Mas ela deve ser restaurada! Ela deve ser
restaurada "como dos mortos". Quando seus próprios filhos
abandonaram toda esperança por ela, então Deus deve aparecer para ela. Ela deve ser
reorganizada - seus ossos dispersos devem ser reunidos. Haverá um governo nativo
novamente. Haverá novamente a forma de um corpo político "(" A
Restauração e Conversão dos Judeus ", Tabernáculo Metropolitano).
Samuel Wakefield, Theology , 1869--
"...
uma restauração futura aguarda esse povo, e será para o mundo uma demonstração gloriosa
da verdade da profecia. ... Três coisas são certas: os próprios judeus esperam; eles são
preservados pela providência de Deus como um povo distinto para o seu país; e seu país, que
de fato não possui ninguém, é preservado para eles "(pág. 96).
William E. Blackstone, Jesus está chegando , 1878--
"E
a sua maravilhosa preservação, como um povo distinto, através de todas as
perseguições, vicissitudes e andanças dos últimos dezoito séculos até o momento
presente, é um milagre permanente, atestando a verdade da Palavra de Deus e
assegurando-nos de Seus propósitos em seus história futura. Disse Frederico
o Grande ao seu capelão: "Doutor, se sua religião é verdadeira, deve ser
capaz de uma prova muito breve e simples. Você vai me dar uma prova de sua
verdade em uma palavra? O bom homem respondeu: 'Israel'. Outras nações
vão e vão, mas Israel permanece. Ela não passa. Deus diz sobre
ela: "7) Por
um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; 8) Com um pouco de ira escondi a Minha face
de ti por um momento; mas com benignidade eterna Me compadecerei de ti, diz o
SENHOR, o teu Redentor. Is 54: 7-8. Mas, talvez,
você diga: "Não creio que os israelitas sejam restaurados a Canaã e
Jerusalém reconstruída". Caro leitor! você leu as declarações
da Palavra de Deus sobre isso? Certamente nada é mais claramente
indicado nas Escrituras. "(Este livro vendeu milhões de cópias e foi
traduzido para mais de 40 idiomas.)
David Baron, o problema judaico: sua solução, ou o presente e
o futuro de Israel , 1894--
"Este livro [Jeremias], ditado pelo próprio Deus, é muito notável; pois, no
entanto, diz respeito a Israel, é dirigido principalmente às nações gentias.
"7) Porque
assim diz o SENHOR: Cantai- retumbando- de- júbilo sobre Jacó,
com alegria, e exultai por causa do Chefe das
nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, SENHOR, ao Teu povo, o
remanescente de Israel.
10) Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-[a] nas ilhas
longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará
e o guardará, como o pastor ao seu rebanho." (Jeremias 31:7, 10).
"É um testemunho, portanto, não tanto para Israel quanto para as nações
gentias sobre Israel. Assim como, na epístola dos romanos, encontramos, por assim dizer,
uma epístola dentro de uma epístola; três capítulos-ix., x., xi. - expressamente indicados pelo Espírito de Deus, com o
propósito de esclarecer os cristãos gentios em relação aos propósitos de Deus
em Israel. O apóstolo está muito impressionado com a importância de a Igreja
ter opiniões corretas sobre esse assunto; e sente que não pode deixá-los
ignorantes desse mistério, a não ser, através da noção errônea de que Deus
expulso o Seu povo Israel, que conheceu antes e que as promessas e privilégios
especiais reservados a Israel a nível nacional na Palavra de Deus foram
transferidos para a Igreja, eles devem cair no perigo de auto-presunção.
"Então, aqui, através do profeta Jeremias, há uma mensagem definitiva, uma
proclamação, um aviso, ao chefe das nações dos gentios, e às ilhas de longe,
com o mesmo significado, a saber, que Deus ainda não está feito com Israel -
que Aquele que espalhou a Israel o congregará e o
guardará, como o pastor ao seu rebanho.'. ...
"Existem vários métodos de interpretação que parecem insatisfatórios e
talvez sejam responsáveis por uma grande incredulidade judaica e gentia. Há, em primeiro
lugar, o antigo caminho do chamado espiritualizar as profecias, tornando Israel
e Sião a significar a Igreja e a Terra para significar o céu; mas eu confesso
que este sistema de interpretação não tem consistência sobre isso, e torna a
Palavra de Deus o livro mais desnecessário e ininteligível do mundo. Por exemplo,
lemos aqui:
"Eu trarei novamente o cativeiro do meu povo Israel e Judá; ... e farei que
eles retornem à terra que eu dei aos seus pais ".
"Se Israel seja a Igreja, quem é Judá? Se Judá seja a Igreja, quem é
Israel? Qual é o "cativeiro" que a Igreja sofreu? e onde é "a
terra" da qual a Igreja foi expulsa e a qual irá retornar? No final da
profecia, lemos:
"38) Eis que vêm dias, diz o
SENHOR, em que esta cidade [será] reedificada para o SENHOR, desde a torre de Hananeel até à Porta da Esquina.
40) E todo o vale dos cadáveres e da cinza, e todos
os campos até ao ribeiro de Cedrom, até à esquina da porta dos cavalos para o
oriente, [serão] consagrados ao SENHOR; não se arrancará nem se
derrubará mais, eternamente." (Jeremias
31:38,40).
"Em que localidade particular no céu estão a torre de Hananeel e o portão
da esquina? E o que nossas interpretações alegóricas farão da colina Gareb, e
Goath, e do ribeiro de Kedron? Tudo isso é conhecido por mim nos
arredores da Jerusalém literal em Canaã; mas eu confesso alguma
dificuldade em localizá-los em lugares celestiais. Se Israel não
significa Israel, e "a terra que Deus deu aos pais" não significa a
Palestina, então não sei o que significa.
"O anúncio é:" Aquele que dispersa Israel o reunirá ". Agora, quando se
trata de espalhar - é claro, é permitido referir-se ao Israel literal, aos judeus,
"espalhados e descascados"; mas quando, na mesma frase, uma
reunião das mesmas pessoas é mencionada, é a reunião do Israel espiritual. Que consistência
ou honestidade, eu rezo, existe em tais interpretações! "
Alfred H. Burton, O Futuro da Europa e o Destino da Rússia à Luz
da Profecia , 1896 -
"Os
judeus serão então instalados em suas próprias terras. Depois de
voltarem na incredulidade, eles se formarão em uma comunidade florescente. ... Leitor, essas
coisas podem ocorrer em breve. Os poderosos exércitos devem ser
esgueirados antes do brilho da glória de Cristo, quando, como o relâmpago, ele
descerá do céu. Não deixe a infidelidade dos nossos dias levá-lo a questionar a
possibilidade de tais coisas "(pp. 72, 73).
Ford C. Ottman, The Unfolding of the Ages in the Revelation of John , 1905 -
"Israel
ainda deve ser revivido, e Jesus diz:" 32) Proveniente- de- junto- da figueira,
porém, aprendei a parábola: quando já os ramos dela se tornarem tenros e ela
brote as folhas, vós sabeis que próximo [já está] o verão. " (Mateus
24:32). Qual é o significado do movimento sionista moderno e o interesse
generalizado no retorno dos judeus à Palestina? Um recente
rabino judeu disse recentemente: "Não existe uma nação judaica, e nunca
haverá. Os sionistas que fazem tanto barulho não representam o sentimento
judaico. Não há movimento geral para restaurar Israel para a Palestina. Pregamos hoje
não a nacionalidade judaica, mas o judaísmo universal, o humanitarismo, a
unidade de Deus e o homem. Washington é para nós um segundo Moisés. Quando libertou os Estados
Unidos da tirania, ele criou um refúgio para todos os oprimidos, incluindo os
judeus. Por que precisamos da Palestina? Nós temos a América. É suficiente.' A rendição
não-crente das promessas apenas mostra quão completamente Israel desistiu de
seu Deus. Mas o Deus de Israel permanece, e Ele ainda virá e recuperará a
glória que lhe é devida. De volta, os israelitas irão, se eles o conhecem ou não, e Deus
reivindicará a Sua fidelidade e glória. A figueira, embora estéril, ainda
permanece "(pp. 172).
Walter Scott, à mão, ou, coisas que devem vir a passar rapidamente,
Londres: Pickering & Inglis, 4a edição, 1910--
"Israel
é objeto de
profecia. No drama da história humana, o hebraico é o principal ator. No domínio da
profecia, ele é igualmente proeminente. O círculo passado e futuro
circunda o judeu. O judeu é o grande fator de profecia. ... As antigas
monarquias do Egito, da Assíria, da Babilônia, da Pérsia, da Grécia e de Roma
ressurgiram, floresceram e caíram, não deixando resultados permanentes por
trás. Mas os judeus, cuja história confiável vai mais longe do que
qualquer um desses reinos antigos, estão conosco hoje. Na fisionomia e
nas características nacionais, o judeu permanece inalterado. Em uma história
de quase quatro mil anos. ... Os judeus como povo não podem ser destruídos. Deus é seu
guardião e conservador, mesmo sob o juízo governamental como são hoje. Os judeus, sem
uma casa, sem um país, sem um governo, sem cabeça, são ainda um povo distinto
dos gentios na fé, sentimento e esperança nacionais, como nos dias de Davi e
Salomão "(pp. 66 , 68).
"A Restauração da Comunidade hebraica é a primeira e indispensável
necessidade do arranjo da situação de acordo com os requisitos do sistema
profético traçado na Palavra. Todo o futuro profético depende desse fato primário. O judeu, e não o
gentio, é o centro do governo de Deus da terra;portanto,
todos tomam forma e cor do assentamento de Judá em sua terra. Este será o
grande evento político dos séculos e um que atrairá a atenção universal. ... sempre que,
e por quem, o retorno de Judá é efetuado, o resultado será mudar todo o governo
político do mundo. ... A Restauração de Israel na Palestina é a primeira e fundamental
necessidade exigida pela profecia "(pp. 71, 72, 73).
Jesse Forrest Silver, The Lord's Return: Visto na
História e na Escritura como pré-milenar e iminente , 1914 -
"...
devemos lembrar que todas as promessas feitas ao povo judeu serão literalmente
cumpridas. Deus não os expulsou para sempre. O pacto de Abraão prometeu uma
terra que nunca mais possuía (Gn 15:18). A cegueira espiritual será
removida quando "a plenitude dos gentios entrar" (Romanos 11:25, 26).O tabernáculo de Davi será reconstruído (Amós 9: 11-15,
Atos 15:16). (pp. 245, 246).
W. Graham Scroggie, Profecia e História , 1915--
"A
benção universal através de Israel, prometida na Aliança com Abram, deve ser concedida
em uma dispensação teocrática, que, é claro, a dispensação atual não é. Naquele dia, o
monte da casa do Senhor será estabelecido no alto das montanhas ... e os povos
fluirão para ele. ... E Ele julgará entre muitos povos, e repreenderá as nações fortes
de longe; e eles baterão suas espadas em arados, e suas lanças em ganchos de
poda, a nação não levantará espada contra a nação, nem aprenderão mais a
guerra. ... Se tiver algum cumprimento, deve ser literalmente tal como está; e, como tal,
nunca chegou a acontecer, a passagem ainda aguarda cumprimento. Mas antes da
Reposição, Reunião e Reajuste, de que falamos, os judeus, na incredulidade,
terão retornado à Palestina - uma circunstância necessária para o cumprimento
das profecias relativas ao fim; e uma circunstância que vemos em
processo de realização no momento presente "(pp. 46, 47).
IM Haldeman, dez sermões sobre a segunda vinda , 1916--
"7) Porque
assim diz o SENHOR: Cantai- retumbando- de- júbilo sobre Jacó,
com alegria, e exultai por causa do Chefe das nações; proclamai, cantai
louvores, e dizei: Salva, SENHOR, ao Teu povo, o remanescente de Israel. 8) Eis
que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre os quais haverá cegos e aleijados, grávidas e
as mulheres [que estão] em trabalho de parto, juntamente; em grande
congregação voltarão para aqui.
9) Virão com choro, e com súplicas (deles) os guiarei; os farei andar junto aos
ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque [sou]
um pai para Israel, e Efraim [é] o Meu primogênito.
10) Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-[a] nas ilhas
longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará
e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.
. (Jer. 31. 7-10) Ele os trará
para a terra da Palestina. Não serão mais duas nações. Eles não serão mais povos
separados, aquele que vagueia entre os gentios, e o outro afundado neles como
aqueles que estão nos seus túmulos. Serão uma nação sobre os montes
de Israel; como está escrito: "Ez 37:21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que Eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios,
para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua
própria terra. LTT Ez 37:22 E deles farei uma só nação na terra sobre os montes de
Israel, e um só rei [será]
rei de todos eles, e nunca mais [serão]
duas nações; nunca mais e de modo nenhum (para o futuro) serão
divididos em dois reinos. LTT. (Ez.
37:21, 22). ... Os doze apóstolos, eles próprios judeus, serão seus governantes,
administradores e juízes, de acordo com a promessa que o próprio Senhor
prometeu ".
Arno Gaebelein, O Profeta Ezekiel , Neptune,
NJ: Loizeaux Brothers, 1918--
"O
cumprimento próximo foi o retorno do remanescente do cativeiro babilônico. Mas isso não esgota
essa profecia; há um maior regresso a casa para Israel, quando eles serão reunidos
de todos os países para possuir a terra e multiplicar-se lá como nunca fizeram
em toda a sua história passada. ... A ressuscitação nacional de toda a
casa de Israel, a restauração de sua própria terra e o avivamento espiritual
que acompanha (embora o último não venha aqui completamente) é o significado da
visão [em Ezequiel 37]. ... Na visão dos ossos secos, a ressurreição física é usada como um
tipo de restauração nacional de Israel "(pp. 238, 245, 246).
James M. Gray, Um livro de texto sobre a profecia , 1918--
"A
profecia de Ezequiel dos ossos secos é tão familiar que não é necessário
citá-lo (capítulo 37); Mas pode ser suficiente dizer que a ressurreição que tipifica não é
uma ressurreição física de indivíduos, mas uma ressurreição política da nação
de Israel e de Judá, para ser então reunida novamente como uma. ... Como uma
palavra de encerramento, pode-se dizer que, a menos que Israel seja restaurado
novamente em sua própria terra, a maior parte do livro de Apocalipse,
certamente os capítulos 7 a 20, quase não terá significado. Esses capítulos
são em grande parte judeus e se relacionam com eventos que terão lugar na
história dessa população, em grande parte na Palestina e na cidade amada de
Jerusalém "(pp. 43, 46, 47).
CI Scofield, Lectures on Prophecy , c. 1940--
"Observe
nesta passagem [Deuteronômio 30: 1-8] três pontos: 1. Não se refere ao
cativeiro babilônico, pois a dispersão aqui referida é" entre todas as
nações ". 2 Jeová reúne o seu povo de todas as nações. 3. Ele os leva
para a terra que seus pais possuíam. Todo mundo sabe o que é essa
terra. Aqui, então, se não houvesse outra passagem, é uma simples
declaração do propósito de Deus de plantar novamente Seu povo antigo em sua
própria terra. Passando totalmente pelos Salmos, muitos dos quais são inegavelmente
milenares e proféticos do mesmo evento, chegamos a Isaías. Aqui, e nos
restantes livros proféticos, ficaremos com vergonha de qual parte do testemunho
abundante selecionar uma citação. Saindo a história dos tempos, e os enunciados
dos profetas que tinham um cumprimento local e próximo, pode-se dizer que das
restantes partes preditivas, os cinco sextos se relacionam de algum modo com a
restauração. ... A visão do vale dos ossos secos [Ezekiel 37] é autoexplicativa,
se o contexto for anotado. Os ossos são expressamente declarados como "toda a casa de
Israel", na hora exata em que dizem: "Nossa esperança está
perdida". Você imagina que eu penso nessa visão quando ouço alguns dos meus
amigos judeus dizerem "não procuramos mais o Messias". O que é senão o
cumprimento da previsão de Ezequiel de que, antes da maravilhosa restauração, a
esperança nacional seria abandonada - "nossa esperança está perdida!" ... todos os
sinais indicam a proximidade solene do reajuntamento" (pp. 60, 61, 63, 64,
67)
David Cloud.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.