Traduzir "βασιλεία" (Basileia) Como "O Reino" Ou Como "O Reinar"? Gl 5:21.

Hélio de Menezes Silva, 2017






"Βασιλεία" é um substantivo grego, usado 163 vezes. O problema é que pode ter traduções para substantivos portugueses com significativas diferenças em implicações doutrinárias. Na ordem de pior para melhor sentido a ser tomado, no NT, tais traduções são:

a) "um reino", "um domínio", no sentido de um TERRITÓRIO governado por um rei; este é o sentido mais comumente tomado pelos tradutores e pregadores do NT, mas quase sempre é o pior sentido; por exemplo, em Gl 5:21 (21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais [coisas] não herdarão o REINO /* isto é, um território, um local */ de Deus. , se você tomar este sentido vai pensar que um crente neotestamentário pode perder a salvação se cometer certos pecados, portanto a salvação (ou sua preservação), pelo menos parcialmente, É, SIM, pelas obras, o que colide de frente, violentamente, contra dezenas de versos entre Romanos e Filemom que ensinam que a salvação é somente pela graça de Deus, independentemente de obras, é através somente da fé, fé somente no Cristo (e todas as palavras dEle e sobre Ele, na Bíblia); DESAFIO QUALQUER UM A ACHAR UMA HARMONIZAÇÃO ENTRE ESTE SENTIDO "território governado por um rei", SE ADOTADO EM GL 5:21, AS TAIS DEZENAS DE VERSOS;

b) "o reinado", no sentido de espaço de tempo em que um rei reina/reinou; extensão da autoridade e influência de um rei;

c) "soberania", "autonomia" no sentido de irrestrito poder de um rei sobre súditos, livre de qualquer influência;

d) "o reinar", no sentido de "A AÇÃO, a ATIVIDADE de reinar de um rei"; esta é a melhor tradução na maioria das ocorrências no NT, particularmente em Gl 5:21.


*******************************************


Mais explicações:

Gl 5:19 Ora, manifestas são as obras da carne, as quais são: adultério, fornicação {*}, impureza, lascívia, nota Mt 15:19.

{*} Gl 5:19
Na lista das obras da carne, os traIdutores da NVI enfraquecem "FORNICAÇÃO" para apenas o imponderável termo "IMORALIDADE SEXUAL" (para muitos, moralidade é relativa, depende do contexto, uma mulher pode aceitavelmente se "compadecer" de 20 homens condenados à morte e fazer sexo gratuito com eles, "só por caridade"!) Nota Mt 19:09.



Gl 5:20 Idolatria, feitiçaria
, inimizades, porfias, emulações , iras, pelejas, facções, heresias , "farmakeia" tanto é o uso de drogas como é feitiçaria, frequentemente associada à idolatria. "emulação", aqui, é mau ciúme e/ou imitação. nota 1Co 11:19.



Gl 5:21 Invejas, homicídios {*}, bebedices, folias próprias do álcool, e
coisas semelhantes a estas, a respeito das quais vos declaro de antemão (assim como também antes vos disse) que aqueles, que tais coisas estão cometendo, o participar no reinar de Deus não herdarão {**}.

{*} Gl 5:21
Na lista das obras da carne, os mss Alexandrinos/ TC/ bíblias moderninhas aqui extirpam/ destroem (por nota/ [colchetes]) "HOMICÍDIOS"!

{**} Gl 5:21 "... AQUELES, QUE TAIS COISAS ESTÃO COMETENDO, O PARTICIPAR NO REINAR DE DEUS NÃO HERDA":
    Este verso só permite concluirmos que aqueles dentre os crentes do NT que são caracterizados como contumazes e recalcitrantes praticantes daqueles grosseiros pecados aqui enumerados não herdarão de o direito de reinar, que é de Deus.
    Não é afirmado que tais crentes perderão a salvação, nem que não irão para o céu ao morrerem, nem que não passarão a eternidade no gozo de Deus (Romanos - Filemom abundantemente ensinam que a salvação, do início ao fim, é obra exclusiva e totalmente de Deus, resulta somente da Sua graça derramada sobre quem se arrependeu e creu biblicamente, e é totalmente independente de obras: Rm 3:21–4:5; 11:6; Ef 2:8-9; etc.).
    Salvação, céu e gozo eterno são diferentes da autoridade recebida para reinar com e para Deus, no Milênio.
    Sempre que Paulo ou João usam a expressão "o reinar de Deus" no sentido futuro ou escatológico (1Co 15:23,24,25; 2Tm 4:1; Rv 20:6) ela significa o reinar de Deus durante o Milênio, e a autoridade recebida pelo crente que foi fiel para participar deste reinar, reinando com e para o nosso Senhor e Salvador. Por um lado, a SALVAÇÃO, na dispensação da graça, é total e somente pela GRAÇA de Deus, e é incapaz de ser perdida. Por outro lado, a autoridade recebida para REINAR com e para Deus, durante o reinar de Deus no Milênio, é um PRÊMIO, deve ser merecido mediante operosidade, fidelidade e perseverança, e pode ser perdido.





Hélio de Menezes Silva, 2017.






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.