Os cristãos devem estar comprometidos no conhecer e obedecer à Palavra de Deus.
É essencial, então, que saibamos como interpretar a Bíblia corretamente, e
evitar aqueles erros que poderiam nos conduzir a conclusões incorretas. O que
se segue são alguns princípios que te ajudarão a interpretar a Bíblia no que
ela realmente diz e alguns exemplos do que tem ocorrido quando esses princípios
são violados.
Espiritualizar (ou alegorizar) é ir além do
plano semântico da passagem em busca de um significado mais profundo ou oculto.
O perigo com esse método é que não há como se checar uma interpretação
extravagante. O único padrão torna-se a mente do intérprete. Prende-se ao
pretenso sentido do texto.
a.. Isaías e futebol americano?
O pastor [da Igreja] de Vineyard e diretor dos Cumpridores da Promessa, James
Ryle, faz conexões entre o time de futebol americano Colorado Buffaloes e o
livro de Isaías. Ele alega que o Espírito Santo lhe disse para aplicar Isaías
21:6 ao seu time, Colorado, derrotado no campeonato nacional quando eles foram
batidos pelo Notre Dame por 21 a 6 no Orange Bowl em 1990. Depois da violenta
derrota do Colorado, o Espírito Santo revelou também a ele que Deus iria
"estender Sua mão uma segunda vez", de acordo com Isaías 11:1. Isso
talvez foi cumprido quando o Colorado, na temporada seguinte, bateu o Notre
Dame e venceu o campeonato nacional. De acordo com Ryle, Isaías 11:11 também
foi relacionado à vitória do Colorado por 11-1-1, recorde de empate e de
fracasso (veja James Ryle, Hippo in the Garden (Hipopótamo no Jardim). Orlando,
Flórida, Creation House, 1993. Págs. 77, 182-83).
a.. Joel 2:23 Chuvas Temporã e Serôdia
Joel 2:23 e sua referência às chuvas "temporã" e "serôdia"
têm sido usadas como base para o Movimento da Chuva Serôdia. Supostamente, a
"chuva temporã" nesse versículo refere-se ao fluir do Espírito Santo
no Pentecostes e a "chuva serôdia" refere-se ao derramamento do
Espírito no século vinte. Entretanto, Joel 2:23 é endereçada à nação de Israel,
não à igreja. Essa passagem enfoca o futuro de Israel no reino de mil anos.
Ademais, as chuvas temporã e serôdia mencionadas se referem literalmente às
chuvas sazonais e não ao derramamento do Espírito Santo. Qual é o sentido real
de Joel 2:23? Quando Israel for restaurada para sua terra no milênio, Deus
mandará a devida chuva de outono e da primavera para suas lavouras.
a.. Ex.: Cantares de Salomão
Alguns têm considerado Cantares de Salomão como uma referência do amor de
Cristo por Sua igreja. Esta é uma interpretação injustificável. O Cantares de
Salomão fala sobre a grandiosidade do amor conjugal. Não há nada nesses
cânticos que fale de Cristo ou da Igreja, nem que há alguma evidência no NT que
indique que essas canções deveriam ser consideradas em outro sentido que não o
amor conjugal.
a.. Ex.: Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales (Ct 2:1)
Esses [títulos] não têm nada a ver com Cristo. Ao invés disso, essa passagem se
refere à jovem Sulamita, que se compara com flores delicadas.
a.. Ex.: Seu estandarte sobre mim é o amor (2:4)
Essa frase, freqüentemente usada em canções infantis e refeitórios, não se
refere a Cristo mas aos cuidados e proteções de Salomão por sua noiva.
Demonstrar sem contexto é amarrar uma série não
apropriada ou inadequada de versículos bíblicos para provar nossa teologia.
"Pôr em outra forma - é sedutor, mas errôneo - para se compor um fragmento
teológico de um completo estudo indutivo das Escrituras. É errado, tendo feito
isso, começar procurando textos bíblicos que parecem sustentar nossas
conclusões, todas sem a cuidadosa interpretação do texto para o que nós
apelamos" (Richard Mayhue, How to Interpret the Bible for Yourself (Como
Interpretar a Bíblia Por Você Mesmo), BMH Books, p. 75)
a.. Ex.: "Chame pelo nome e clame"
Alguns líderes da Teologia da Prosperidade adoram citar João 14:14, "Se me
pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei". Eles interpretam esse
versículo para dizer que podemos clamar pela fé o que quer que desejarmos (ex.:
carro, riquezas etc.) enquanto afixamos "em nome de Jesus" no final
de nossas orações. Eles não salientam que orar "em nome de Jesus"
significa orar de acordo com o que Jesus deseja, não com o que almejamos por
nós mesmos. Diversos outros textos revelam que a oração respondida é baseada na
oração de acordo com a vontade de Deus (1 João 5:14-15); orando com um coração
obediente (1 João 3:22) e orando com razões corretas e não com motivos
egoísticos (Tiago 4:1-3).
a.. Ex.: Homossexualidade
"O modo de vida pecaminoso (não alternativo) da comunidade gay de
demonstrar sem o contexto da Bíblia firma outro erro mais grave. Eles
interpretam incorretamente textos selecionados para sustentarem suas posições
(ex., a amizade de Davi e Jônatas em 1 Samuel 19:1; 20:41). Ignoram
evidentemente, então, que as Escrituras proíbem inquestionavelmente a
homossexualidade, como em Levítico 20:13; Romanos 1:24-32; 1 Coríntios 6:9-11 e
1 Timóteo 1:9-10." (Mayhue, pág. 78)
Interpretar um texto fora de seu contexto pode
conduzir a erro. A Escritura não pode ser divorciada de sua circunvizinhança
imediata.
a.. Ex.: Mateus 18:19-20
"Quantas vezes você ouviu alguém mencionar [que obteve] uma resposta à
oração por lembrar de Mateus 18:19-20? 'Em verdade também vos digo que, se dois
dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que,
porventura, pedirem, ser-lhes-à concedida por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio
deles.' Se você olhar cuidadosamente para esses versículos, notará que eles
estão ligados de modo inseparável a Mateus 18:15-18. Os dois ou três citados
não se ajuntaram para orar mas para, de certa forma, cumprir a disciplina da
igreja." (Mayhue, pág. 80)
a.. Ex.: Tiago 1:5 e a Revelação Divina
As raízes Mórmon remontam a 1820 quando Joseph Smith, o fundador do mormonismo,
recebeu supostamente uma revelação direta depois de ler Tiago 1:5, "Se,
porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá
liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-à concedida." Smith alega
que foi visitado por Deus, que disse-lhe para não se unir a qualquer das
igrejas existentes, "que para eles estavam todas erradas" (Pérolas do
Grande Preço, Joseph Smith, 2:15-19). De Joseph Smith e da igreja que ele
fundou viriam várias crenças como a negação da Trindade, a que Deus tem um
corpo humano, a existência de Jesus como o irmão espiritual de satanás,
salvação pelas obras e outras doutrinas heréticas. Tiago 1:5, pensava ele, não
valida as experiências subjetivas e revelações recebidas que contradigam outras
porções da Bíblia. Tiago 1:5 fala sobre pedir a Deus para nos ajudar a viver em
santidade enquanto enfrentamos provações.
a.. Ex.: 2 Coríntios 3:6 condena a interpretação literal?
"A letra mata, mas o Espírito vivifica". Esse versículo adverte
contra o ter a Bíblia de modo muito sério ou literal? Não. Paulo nem sempre
dirigiu o assunto da interpretação literal versus a espiritual. O contexto
revela que a "letra" é a Antiga Aliança - a Lei de Moisés (isto é,
"as letras gravadas nas pedras" - versículo 7). Assim, o contraste
está entre a Antiga Aliança, que revela o pecado humano e por isso mata, e a
Nova Aliança, que dá vida.
a.. Ex.: 2 Pedro 2:20 e a perda da salvação
Algumas pessoas usam esse versículo para ensinar que o crente pode perder sua
salvação: "Portanto, se [eles], depois de terem escapado das contaminações
do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam
enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o
primeiro." O "eles" nessa passagem, entretanto, está se
referindo aos falsos profetas tal como mencionado em 2:1. Essa passagem está se
referindo a falsos profetas e não a crentes verdadeiros.
Evite pegar promessas específicas a Israel e
aplicá-las a outros países como os Estados Unidos.
a.. Ex.: 2 Crônicas 7:14 e os Estados Unidos
Alguns cristãos gostam de reivindicar essa passagem para os Estados Unidos:
"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me
buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus,
perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." Esse versículo, entretanto,
não tem nada a ver com os Estados Unidos. Como diz Mayhue, "Não esqueçam
disso! As promessas de Deus à Salomão e Israel não tem nada a ver com a América
ou outro país aonde os cristãos vivem hoje em dia. Não importa quão espiritual
ou humana a América se tornou, o efeito da nossa história natural não
descansará na condição de 2 Crônicas 7:14, mas de preferência na soberania de
Deus." (Mayhue, págs. 91-92)
A Bíblia nunca confunde Israel com a igreja.
Ainda que haja similaridades entre a nação de Israel e a igreja, a promessa
incondicional e eterna à nação de Israel não deve ser espiritualizada e
transferida à igreja.
a.. Ex.: Gênesis 13:14-17 ("toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti
e à tua descendência, para sempre")
Deus prometeu uma terra determinada (Canaã) a um povo determinado (Os filhos de
Abraão - os judeus). A terra não pode ser espiritualizada para significar
salvação ou paraíso, nem a igreja herdar essas promessas às custas da pátria de
Israel.
a.. Ex.: Romanos 11:25-26 ("E, assim, todo o Israel será
salvo")
Alguns amilenialistas, incluindo-se João Calvino, pegaram "Israel" no
versículo 26 para ser uma referência à igreja composta por judeus e gentios. O
contexto específico de Romanos 9-11, ao invés disso, mostra que no capítulo 11
[a palavra] "Israel", usada nessa seção, sempre se refere aos judeus
de sangue e nunca aos gentios.
a.. (adicionado a Vlach): Inconsistência do pseudo-literalismo da Teologia do
Pacto: ela começa com o disfarce que: palavras devem ser entendidas em senso
simples, gramatical-histórico; a Escritura é inspirada por deus e sem nenhuma
contradição; A Escritura é que deve interpretar a Escritura; é indispensável
que o Espírito Santo ilumine para nós o sentido do texto. Mas, na prática, modifica
isso para: interpretação literal de profecia ainda não cumprida é inteiramente
inalcançável; profecia ainda não cumprida tem que ser interpretada
espiritualmente, com sentido alegórico; uma "interpretação teológica"
(minha teoria preferida) tem que prevalecer sobre o método gramatical-histórico
(especialmente em profecias ainda não cumpridas); O VT tem que ser interpretado
pelo NT (frequentemente dando novos significados a passagens do VT)
Filosofias modernas ou atuais não devem ser
usadas como base para reinterpretação do texto bíblico.
a.. Ex.: A criação em seis dias (Gênesis 1-2)
Uma interpretação corrente e literal de Gênesis 1-2 mostra que Deus criou o
mundo em seis dias de vinte e quatro horas. A palavra hebraica para
"dia" (yom), quando acompanhada por um adjetivo numérico (ex.: quinto
dia), nunca é usada de maneira figurada. Isso é sempre entendido de modo
normal. Entretanto, com a crença crescente no evolucionismo e numa terra
antiga, alguns têm tentado reinterpretar os dias da criação não como
literalmente dias de vinte e quatro horas, mas como longos períodos de tempo.
Assim, "seis dias" é apenas figurativo para um longo período de
tempo, que pode incluir milhões de anos.
a.. Ex.: Precisamos amar a nós mesmos primeiro para amar a outros? (Mt
22:39)
Alguns na psicologia cristã têm deturpado essa passagem, tencionando dizer que
devemos aprender a amar nós mesmos para amar a outros. Ainda nessa passagem, o
amor próprio não é encorajado, mas presumido ("Porque nunca ninguém odiou
sua própria carne..." - Ef 5:29). O ponto é que precisamos mostrar o mesmo
interesse a outros tal qual naturalmente mostramos a nós mesmos. Como diz
Mayhue, "Em Mateus 22 Jesus fala de dois mandamentos - amar a Deus e amar
ao nosso próximo. Não há um terceiro mandamento para amarmos a nós mesmos. Por
uma questão de registro bíblico, não há mandamento nas Escrituras para amarmos
a nós mesmos. Por vezes, isso aparece: que a base do amor próprio vem mais da
hierarquia de necessidades [do psicólogo] Abraham Maslow do que da
Bíblia." (Mayhue, págs. 100/01)
a.. Ex.: Psicologia e a redefinição de termos
A influência da psicologia na igreja têm conduzido freqüentemente para uma
deturpação de termos bíblicos e seus significados.
Pecado
Por exemplo, note a redefinição de Robert Schuller para o pecado: "Pecado
é qualquer ato ou pensamento que rouba de mim ou de outro ser humano sua
auto-estima" (Robert Schuller, Auto-estima: A Nova Reforma, pág. 14)
Inferno
Observe também a redefinição de Schuller para inferno: "E o que é inferno?
É a perda do orgulho que naturalmente segue em separação de Deus - a
determinante e infalível fonte de nosso sentido de auto-respeito da alma... Um
indivíduo está no inferno quando ele perdeu toda sua auto-estima" (págs.
14-15)
Ser nascido de novo
O que significa para Schuller ser nascido de novo? "Ser nascido de novo
significa que devemos ser transformados de uma auto-imagem negativa para uma
positiva - da inferioridade para a auto-estima, do medo para o amor, da dúvida
para a confiança".
Nem toda experiência que aconteceu na Bíblia é
regra para hoje em dia. "Precisamos ver se o princípio na passagem é
ensinado em outra parte. Se o que aconteceu para alguém nos tempos bíblicos é
considerado regra para todos os crentes, isso deve estar em harmonia com o que
é ensinado em outras partes nas Escrituras." (Roy B. Zuck, Interpretação
Bíblica Básica. Victor Books, pág. 285)
a.. Experiências de Moisés, dos profetas e dos apóstolos
Martyn Lloyd-Jones, em seu livro Renovação, diz que a revelação da glória de
Deus a Moisés em Êxodo 33:18-23 é algo que todos os crentes devem buscar:
"Moisés já conhecia a glória de Deus. Ele não a havia visto, mas ele
acreditou [em] Deus. Ele aceitou a revelação e tinha havido estranhas
manifestações aqui e acolá. E no poder delas ele disse: 'Rogo-te que me mostres
a tua glória, deixe-a ser manifesta'. E essa deve ser nossa posição... Sabemos
que Deus está lá em toda sua glória, e a necessidade é que devemos ser movidos,
tal qual foi Moisés, a desejar a manifestação dessa glória. É quase
inconcebível, ou não, que algum cristão não devesse ofertar essa oração de
Moisés?" (Lloyd-Jones, Renovação, págs. 216-18).
Lloyd-Jones nos oferece também outros exemplos de experiências na Bíblia que os
crentes deveriam experimentar hoje em dia: A visão de Isaías, do Senhor
assentado em Seu trono (Is 6:1-7); a visão de João, de Cristo em Patmos (Ap 1);
o encontro de Saulo com Cristo na estrada de Damasco (At 9); e a visão dos
apóstolos, de Cristo transformado diante deles no Monte da Transfiguração (Mt
17). No que diz respeito a experiências como essas Lloyd-Jones diz que
"nós nunca devemos esquecer que todas elas são possíveis ao indivíduo a
qualquer tempo". ENTRETANTO, homens como Moisés (veja Dt 34:10-22), Isaías
e os apóstolos são homens ímpares com ministérios ímpares. A Bíblia não sugere
que as experiências deles são normas para hoje. Em nenhum lugar a Bíblia nos ensina
a buscar as experiências desses homens sem par.
a.. Ressuscitando os mortos
O fato de Eliseu e Pedro terem sido capazes de ressuscitar mortos (I Rs 17 e At
9:36-43) não significa que Deus pretende que todos os crentes ressuscitem
pessoas da morte. A Bíblia nunca diz que esse ato é regra para os crentes de
hoje.
a.. Expulsar demônios
Expulsar demônios foi feito por Cristo e os apóstolos para validar suas
proclamações de que o Reino está próximo (Mt 10:5-8; 12:28). Em nenhum lugar na
instrução à igreja é dito para os crentes expulsarem demônios.
a.. Poligamia
"Abraão, Jacó, Davi e outros tinham mais de uma esposa. Isso significa que
a poligamia é aceitável, como alguns crêem? Não, não é uma prática aceitável.
Muito embora Deus não os tenha condenado individualmente por tais práticas, até
onde os registros das Escrituras dizem a respeito, sabemos que a poligamia está
errada porque Deus deu a Adão uma mulher e disse: "Por essa razão o homem
deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só
carne" (Gn 2:24) e porque numerosas passagens no Novo Testamento falam da
fidelidade conjugal a uma só esposa (p. ex., Mt. 5:27, 31-32; I Co 7:2-3; Ef
5:22-23, Cl 3:18-19; ITs 4:3-7)." (Zuck, pág. 286)
a.. Ex.: A liderança do marido em casa (Ef 5:22-23)
A sociedade moderna rejeita com freqüência as diferenças de papéis entre homens
e mulheres. Assim sendo, o pensamento de que o marido seja o líder e a mulher
seja submissa ao seu marido é rejeitada com freqüência como sendo uma limitação
cultural dos tempos de Paulo. Não há nada no contexto que limite esses
mandamentos aos tempos de Paulo. De fato, a instrução para os maridos é baseada
no exemplo do amor de Cristo por sua igreja.
a.. Ex.: Anciãos (I Tm 2:11-15)
As Escrituras deixam claro que a mulher não deve sustentar posições de
autoridade acima do homem na igreja. Muitas igrejas cristãs, contudo, permitem
que as mulheres sejam anciãs e pastoras. Passagens como I Tm 2:11-15, que
expressamente proíbem posições de liderança para mulheres, são rejeitadas tais
como um produto de uma sociedade machista. Nada, entretanto, em I Tm 2:11-15
indica que seus mandamentos são limitados àquele tempo e cultura. De fato, a
liderança masculina é fundamentada na ordem da criação (2:13) e na queda
(2:14).
Mais exemplos de interpretação-distorção (acréscimos a Mike Vlach:):
- João 2 (água para suco de uva): Agostinho ( padre católico de heresias) (3??)
interpreta as 6 talhas como 6 eras, cada uma de 1000 anos, totalizando 6000
anos !?!?!
- Jo 21:11: Rupert of Deutz (11??) interpreta os 100+50+3=153 peixes como a
proporção de 100 casados, 50 viúvos ou auto- controlados, 3 virgens!?!?!
- Ap 7:4-8: Ladd, e também Fairbairn, interpretam os 144.000 como todos os
componentes de "o Verdadeiro Israel" (todos os que forem salvos)
durante a Tribulação, brutalmente colidindo de frente com o fato que são
exatamente 144.000, somente machos adultos, judeus, virgens, 12.000 de cada uma
de 12 tribos da nação de Israel!?!?!
Mike Vlach, pastor assistente da Igreja da Comunidade de Indian Hills,
68510-4499, 84-South Street , 1000 - Lincoln, Nebraska
Phone: (00xx1 402) 483-4541, Fax: (00xx1 402) 483-6716, http://www.ihcc.org, ihcc@ihcc.org
Tradução: CLEBER OLYMPIO
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(retorne a
http://solascriptura-tt.org/ Ide/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.