A História De Como O Evangelismo Foi Corrompido Entre Os Batistas Independentes
(traduzido (imperfeitamente) por Google, a partir de https://www.wayoflife.org/reports/the-history-of-how-evangelism-was-corrupted.php
. Se você puder aperfeiçoar manualmente a tradução imperfeita de Google,
rogamos que envie cópia em arquivo doc ou html, para hmenezes arroba
di.ufpb.br)
27 de setembro de 2017
David
Cloud, Literatura do Caminho da Vida, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061
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O seguinte é extraído da IGREJA DISCIPLING: A IGREJA QUE PODE ESTAR ATÉ QUE CRISTO VEM . Novo para março de 2017. Veja o final deste relatório para obter detalhes.
__________
Batistas independentes Antes da década de 1970
P rior para a década de 1970
, as igrejas
baptistas independentes eram espiritualmente mais fortes, e uma razão era que
eles eram mais cuidadosos com a salvação.
Considere alguns exemplos proeminentes:
J.
Frank Norris (foto), década de 1930 e 1940 - Norris declarou claramente que o
arrependimento é "virar-se para Deus com contrição, confissão e súplica
sem fé para a misericórdia" e que a "evidência adequada" do novo
nascimento aparece nos frutos sagrados de arrependimento e fé e novidade da
vida ". Ele advertiu sobre aqueles que instruíram as pessoas a fazerem
meros" decisões "para Cristo e convidaram os pecadores apenas para se
apresentarem para a oração. Com esse tipo de pregação,
ele disse que "não tinha evangelho suficiente para salvar uma
formiga" (J. Frank Norris, O que os Batistas
Fundamentais acreditam , um discurso pronunciado
na reunião anual da Associação Batista Americana na Primeira Igreja Batista ,
Fort Worth, Texas, 1935). Na década de 1940, Norris
pregava uma semana inteira no assunto do inferno sem dar um convite. Só após uma semana completa de tal pregação fez um convite, e
mais de cento e cinquenta foram salvos. Ele acreditava em arar o
terreno dos corações do pecador com a lei de Deus para preparar a alma para uma
verdadeira convicção, arrependimento e fé salvadora.
John R. Rice, 1940 - "Arrepender-se literalmente significa ter uma mudança de espírito ou espírito em relação a Deus e ao
pecado . Significa se afastar de
seus pecados , sinceramente, com todo
seu coração, e confiar em Jesus Cristo para salvá-lo. Você pode ver, então, como o homem que crê em Cristo se
arrepende e o homem que se arrepende acredita em Cristo. O carcereiro se arrependeu quando se virou do pecado para
acreditar no Senhor Jesus Cristo "( O que devo fazer para
salvar? 1940).
Baptist Bible Fellowship International, 1950 - "Nós acreditamos que o
arrependimento e a fé são obrigações solenes, e também graças inseparáveis,
forjadas em nossas almas pelo Espírito de Deus vitorioso; por isso, sendo profundamente convictos de nossa culpa, perigo
e desamparo, e do caminho da salvação por Cristo, nos
dirigimos a Deus com contrição , confissão e súplica
falsas por misericórdia ao mesmo tempo recebendo calorosamente o Senhor Jesus
Cristo e confessando-o abertamente como nosso único e suficiente Salvador
"(Baptist Bible Fellowship, Articles of Faith, 1950).
Harold Sightler, 1963 - "Reconhecendo sua culpa, há uma virada do pecado
. Há um giro para Deus. A verdadeira palavra
"arrependimento" significa uma volta completamente ao redor: uma
mudança de curso; uma mudança de mente. ... Pensar no arrependimento
que não faz com que o pecador se alegre com seus pecados seja impossível . ... Eu sei que temos um
movimento religioso superficial em nossos tempos que permitirá aos homens
professar fé em Cristo e, ao mesmo tempo, continuar a viver no mundo. Essa fé religiosa superficial não é real. Estes são meros professores e não fazem parte de Deus na
salvação "( Chastening and Repentance , 1963).
BR Lakin, 1964 - "Arrependimento para com Deus - isso está se afastando de todo seu pecado e tudo o que você sabe estar errado, e voltando para o rosto
, e confie em
Jesus Cristo como seu completo Redentor" ( Prepare-se
para conhecer seu Deus , 1964) .
Lester Roloff, 1965 - "O arrependimento é uma tristeza piedosa pelo
pecado. O arrependimento é um abandono do pecado. O verdadeiro arrependimento é colocar sua confiança em Jesus
Cristo para que você não mais viva assim
. O arrependimento é permanente. É
uma experiência ao longo da vida e eterna.
Você nunca
amará o diabo novamente quando você se arrepender. Você nunca flertará com o diabo como o hábito de sua vida
novamente quando você for salvo . Você nunca será feliz vivendo no pecado; nunca irá satisfazer; e as cascas do mundo nunca
preencherão seu anseio e fome em sua alma.
O
arrependimento é algo muito maior do que muitas pessoas pensam. É absolutamente essencial se você for ao céu "( Arrependa-se ou Perece , 1965).
Highland Park Baptist Church c. 1965 - "Aqui estão
algumas coisas que o pecador deve fazer para ser salvo. Ele deve querer ser salvo (Isaías 1: 18-19). Ele deve estar disposto a que Deus o salve (Apocalipse 22:18). Ele deve reconhecer-se pecador (Salmos 51: 3, Lu
15:17). Ele deve se arrepender -
virar as costas ao pecado e se voltar para Deus (Atos 20:21; Lu
13: 2). Ele deve crer em Cristo e
em Sua obra acabada de Redenção (Atos 16:31, João 1:12, Ro.
10:10, João 3:16) "( Manual para os nossos
membros , Highland Park Baptist
Church, Chattanooga, Tennessee , c. 1965, p. 32).
Oliver B. Greene, 1960 - Ele pregou 25
mensagens de rádio seguidas na ira de Deus . Ele disse: "O verdadeiro arrependimento é a tristeza pelo pecado
cometido contra um Deus santo e não apenas a tristeza pelo
pecado, mas se afasta do pecado, abandona o pecado e se volta para Deus . O pecado pregou o Salvador
na cruz e certamente esse fato por si só é motivo suficiente para que todos os que se arrependeram genuinamente odiem o pecado e
abandonem os caminhos pecaminosos "( Comentário de Atos dos Apóstolos , Atos 2: 37-38).
Leon Maurer, 1970 - " Uma oração memorizada ou alguma afirmação repetida
sem verdadeiro arrependimento e fé nunca salva ninguém . Ele deve ser
muito sério e realmente significa isso. ... Considere
um caso em que a pessoa que está sendo tratada vai repetir uma oração após o
vencedor da alma enquanto ele chama o Senhor a salvar sua alma. Aqui está um padrão que pode ser seguido meramente
como um exemplo: "Senhor, percebo que sou pecador. Estou perdido no meu pecado. Eu me desvio do meu pecado. Eu me arrependo do meu pecado. Aqui e agora confio no Senhor Jesus Cristo como
meu Salvador pessoal ... "( Soul Winning: The Challenge of the
Hour ,
The Sword of the Lord, 1970).
Quando
esses homens falaram de virar-se do pecado, todos naqueles dias sabiam o que
eles queriam dizer. Eles não
estavam falando sobre a reforma ou a salvação das obras. Eles estavam falando sobre algo que ocorreu no
coração. Eles estavam falando sobre uma
mudança de mentalidade radical que os colocava em um caminho diferente.
Batistas independentes após a década de 1970
O vencedor da alma mudou drasticamente no final da década de 1960 e início dos
anos 70.
Havia um frenesi para a Bigness, e essa foi a motivação de uma mudança na
doutrina e metodologia ganhando alma.
A Espada do Senhor promoveu
o conceito "maior" e "o crescimento mais rápido". Esta é a forma como os pregadores foram frequentemente
apresentados na Highland Park Baptist Church, Chattanooga, Tennessee, nos anos
70 e 80.
Um novo programa evangelístico foi introduzido e se espalhou rapidamente. Eu experimentei este programa no Highland Park como estudante
no Templo do Tennessee de 1974 a 1977.
Jack Hyles foi, de longe, o professor mais influente da nova alma que ganhou e
métodos de plantação de igrejas, mas foi a Espada do Senhor que deu a seu
ensinamento uma promoção muito ampla. Em 1962, The Sword of the
Lord publicou a Vitória de Alerta de Almas de Hyles e Construímos uma Igreja Evangelística .
Segundo em influência, a partir do final da década de 1970, foi Curtis Hutson,
que se tornou o editor de The Sword of the Lord após a morte de John R. Rice em
1980. O livro de Hutson, ganhando almas e
tirando-os O Corredor (Espada do Senhor, 1978) foi muito influente. O mentor de Hutson era Jack Hyles.
Jack Hyles ensinou que todo problema da igreja poderia ser resolvido por seu
programa ganhando alma:
"Soul winning é o segredo básico de qualquer outro problema na igreja. Por exemplo, aqui uma igreja está tendo serviços frios. Não há calor. Lá. O Senhor não se encontra com eles. Agora, como você supera isso? Chegue
às almas vencedoras. Se alguém anda pelo corredor
todos os domingos e profe sua fé em Cristo, isso irá aquecer o serviço em
grande coisa. Aqui está uma igreja que
tem problemas com seus negócios. Não tem pessoas
suficientes que conheçam negócios. Está tendo problemas para
lidar com seus assuntos legais. Não tem sabedoria
suficiente. A Bíblia diz: "Aquele
que ganha almas é sábio". Então, Deus dá sabedoria
extra aos que ganham almas "(Hyles, Vamos Construir uma Igreja
Evangelística , p. 34).
Este programa, que eu chamo de "Prayerism Rápido", tem as
seguintes características:
1. A ênfase do aumento da alma mudou de uma ênfase no arrependimento para
uma ênfase em "ir ao céu quando você morre".
Este foi o coração e a alma do programa ganhador de almas de Jack Hyles.
"Pode ser feito assim. "Agora, Sr. Doe,
deixe-me fazer uma pergunta: você sabe que se você morresse neste minuto, você
iria ao céu?"
"Não, eu não acredito que eu faça."
"Deixe-me perguntar-lhe isso: Você gostaria de saber? Você não acha que seria bom se você soubesse que se você morresse,
você iria ao céu?
"'Sim.'
"Bem, deixe-me perguntar-lhe isso: Se eu pudesse levar a Bíblia e
explicar-lhe como você poderia saber além de qualquer sombra de dúvida, que
você poderia saber agora, e você poderia vê-lo e você poderia entender isso, você
poderia acredite? Você faria o que a Bíblia
diz?
"Você vê o que estou tentando dizer?
É bom fazê-lo
cometer que ele o fará; então você percorreu um
longo caminho para fazê-lo salvo antes de apresentar o plano. Então, estas três perguntas: (1) "Você sabe que se você
morresse hoje você iria ao céu?" (2) "Você gostaria de
saber?" (3) "Se eu pudesse
mostrar-lhe como você poderia saber, você faria isso?" (Hyles, Let's Go Soul Winning, Sword of the Lord Publishers).
O exemplo
mais atroz disso que vimos é o Meu João 3:16 Livro: Lola
Mazola's Happyland Adventure . A capa retrata uma criança alegre em uma montanha-russa
segurando uma Bíblia. As crianças são ensinadas
que o céu é um lugar excitante, como uma Disneyland eterna, e eles podem ir lá
"quando morrem" dizendo a oração de um pecador. Inclui um "certificado comemorativo" assinado e
datado para proclamar a segurança eterna da criança. A capa diz: "O autor mais vendido, Robert J. Morgan,
contou essa história às crianças há anos e testemunhou pessoalmente que, por
sua vez, centenas deles expressam fé em Jesus".
Nem uma vez no livro de Atos, encontramos um pregador dizendo: "Você quer
ir ao céu quando você morre? Se assim for, você precisa
fazer isso ... "Não há uma sugestão desse tipo de coisa na Escritura.
Os pregadores no Novo Testamento prometeram a vida eterna através de Jesus
Cristo, mas nunca usaram a abordagem "você quer ir ao céu" no
evangelismo. A ênfase é em conhecer e
servir a Cristo nesta vida presente. A ênfase é sobre o
discipulado no aqui e agora em vez de obter um ingresso para o céu. É fazer obras para o arrependimento (Atos 26:20). É ao ser ordenado a andar
em boas obras (Efésios 2:10). É viver com sobriedade,
justiça e piedade neste mundo presente (Tito 2:12).
2. A "oração do pecador" tornou-se o foco da alma ganhando.
A ênfase e o objetivo era fazer com que o indivíduo orasse a oração de um
pecador.
Um exemplo da oração de um pecador é o seguinte a partir do plano evangélico do
Salmo do evangelho :
"Querido Jesus, eu sei que sou um pecador; Eu
sei que mereço o inferno pelos meus pecados.
Creio que
você morreu por mim, e confio em você para me salvar do inferno e me dar o dom
da vida eterna. Obrigado Jesus por me
salvar. Um homem."
A oração do pecador pode ser rastreada até meados do século XX. A American Tract Society foi fundada em 1825 durante o Segundo
Grande Despertar, mas não foi até 1955 que publicou seu primeiro trecho
contendo a oração de um pecador.
Billy Graham popularizou a oração do pecador em seus tramos evangélicos,
começando na década de 1950 com Steps to Peace with God . A oração do pecador também
foi popularizada por Bill Bright e Campus Crusade for Christ.
Foi Jack Hyles que popularizou a alma de oração do pecador ganhando entre os
batistas independentes. Esta foi a ênfase de sua
alma ganhando livros e escolas pastorais anuais. Ele
disse: "Você deve tentar fazê-los orar".
Em uma recente conferência bíblica, alguns homens me desafiaram, dizendo:
"E a oração do pecador? Você acredita em usar a
oração do pecador? "
Minha resposta é simples: "Mostre-me a oração do pecador no Novo
Testamento".
Jesus Cristo nunca levou um indivíduo na oração de um pecador, e Paulo nunca
levou ninguém na oração de um pecador.
Em nosso curso de evangelismo semeando e colhendo , pedimos que as pessoas façam seus próprios estudos sobre as
seguintes passagens para aprender a lidar com as pessoas de uma maneira
bíblica. Estude essas passagens e anote todas as
lições que você possa encontrar sobre o evangelismo.
- Nicodemos - João 3: 1-16
- A mulher no poço - João 4: 1-43
- O Rico Governante jovem - Marcos 10: 17-27
- Zaqueu - Lucas 19: 1-10
- Eunuco etíope - Atos 8: 26-39
- Lydia - Atos 16: 14-15
- O carcere de Filipinas - Atos 16: 23-40
- Os atenienses - Atos 17: 14-34
Em vez de se concentrar na oração de um pecador, o evangelismo bíblico tem as
seguintes características:
O evangelismo bíblico apresenta o evangelho (Marcos 16: 15-16; Ro
1:16). O trabalho que o Senhor deu ao Seu povo
como embaixadores de Cristo é pregar o evangelho a toda pessoa na Terra. O evangelho é definido em poucas palavras em 1 Corinthians 15: 1-4.
Esta é a
mensagem que deve ser proclamada e explicada. Um
pecador não precisa se tornar um teólogo para ser salvo, mas ele precisa
entender e receber o evangelho. Para entender o evangelho,
o indivíduo deve entender o caráter de Deus como um juiz sagrado. Ele deve entender que ele é um pecador de acordo com a
definição da Bíblia, o que significa que ele não é bom e não possui justiça aceitável para Deus. Ele
deve entender quem é Jesus Cristo e o significado da morte de Cristo como um sacrifício
expiatório. Ele deve entender que
Cristo ressuscitou dentre os mortos. Ele deve entender o que
significa que Cristo morreu e se levantou "de acordo com as Escrituras ".
Nós lidamos com o que significa acreditar no evangelho no início deste capítulo.
O trabalho do vencedor da alma é explicar o evangelho. O tempo que isso demora depende da base religiosa do ouvinte,
da receptividade e de outros fatores.
O evangelismo bíblico é trazendo pecadores a fé
sincera em Jesus Cristo (Atos 8: 36-37). A salvação não é uma
oração; É um relacionamento pessoal com Deus em
Cristo. "E esta é a vida eterna, para que eles
te conheçam o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste"
(João 17: 3).
Impulsiona o evangelismo bíblico pecadores
para ligar em Jesus Cristo como
Senhor e Salvador (Romanos 10: 9-13).
"Se confessares com a tua boca o Senhor Jesus, e creres no teu coração que
Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque
com o coração o homem crê para a justiça;
e com a boca
a confissão é feita para a salvação. Pois a Escritura diz: Todo
aquele que crer nele não se envergonhará.
Pois não há
diferença entre judeus e grego: porque o mesmo Senhor é rico para todos os que
o invocam. Pois todo aquele que invocar o nome do
Senhor será salvo ".
Aqui, a salvação é descrita como confessando o Senhor Jesus com a boca,
acreditando do coração que Deus o ressuscitou e o invocando.
A palavra "Senhor" é mencionada três vezes nesta passagem-chave. Para dizer que uma pessoa pode receber Cristo como Salvador e
não como o Senhor não tem apoio bíblico. Jesus é o Senhor, e toda alma se
inclinará a Ele como Senhor, seja na salvação ou no julgamento.
Para crer em Cristo, salvando-se da moda desta passagem (para confessá-lo, para
crer para a justiça, invocá-lo) exige que o indivíduo compreenda e acredite no
evangelho que Paulo pregou em Romanos 1-3: a condição totalmente perdida e
condena do homem diante de um Deus santo e sua incapacidade de se salvar por
boas obras e guarda de leis (Ro
1:18 - 3:20) e a obra de Cristo de expiação por nome do homem na cruz (Ro
3: 21-29).
Chamar o Senhor no sentido de Romanos 10:13 não é uma "oração do
pecador" na maneira como o evangelismo da oração do pecador foi ensinado. É simplesmente um recebimento pessoal de Jesus Cristo.
A oração do pecador pode ser útil para algumas pessoas que não sabem o que dizer
ao Senhor ao convocá-lo para a salvação. Minha esposa foi ajudada
pela oração de um pecador quando ela foi salva como adolescente. Mas a oração de um pecador não é o objetivo do evangelismo. Para obter o pecador para receber o Cristo vivo é o objetivo. Se a oração de um pecador é usada, deve ser usada com muito
cuidado e sabedoria no momento certo e com a pessoa certa.
E se a oração de um pecador é usada, deve ser uma boa oração do pecador que
ajude o indivíduo a expressar arrependimento e fé bíblica. Muitas das orações do pecador que vimos totalmente
arrependimento arrependimento.
3. O conceito bíblico de arar o solo do coração do homem com a lei para
prepará-lo para a convicção e salvação do Espírito Santo foi descartado por um
rápido programa de vendas.
Quando nos referimos a arar o solo, nos referimos a semear a semente do
evangelho, explicando-a cuidadosamente, usando a lei para mostrar ao pecador
sua situação, orando por ela e esperando pacientemente o fruto que vem somente
pelo Espírito de Deus.
A lei de Moisés foi dada para mostrar ao homem a sua condição caída e levá-lo
ao Salvador (Ga 3: 24-25).
Em Romanos 1-3, vemos o uso da lei por Paulo desta maneira. Ele passa quase dois capítulos completos expondo a condição
caída do homem e o juízo justo de Deus sobre todos os homens antes de mencionar
qualquer coisa sobre a graça de Deus na expiação de Cristo.
Esta é a verdadeira "Romans Road"!
É cuidadoso
fazer com que o pecador perca totalmente e completamente antes de tentar
salvá-lo.
Os "antigos" batistas acreditavam em arar o solo com a lei para fazer
com que o pecador se visse como extremamente pecaminoso e desfeito. Nós vimos como J. Frank Norris pregou uma semana inteira no
inferno antes de dar um convite de salvação e Harold Sighter pregou 25
mensagens seguidas na ira de Deus.
Mas esta preparação cuidadosa e paciente é eliminada no programa
"Prayerism Rápido".
Jack Hyles ensinou dezenas de truques psicológicos. Considere como ele usou a oração para manipular indivíduos:
"Há várias maneiras de fazer isso, mas você deve tentar fazê-los orar. Se ele estiver realmente pronto, diga: "Posso rezar por
você, e enquanto orar, você rezaria e pedisse a Deus para salvar você
hoje?" Talvez ele não esteja tão
pronto. Talvez você não conheça. Você poderia dizer: "Posso rezar para que você seja
salvo?" Talvez você não pense que
ele irá deixar você orar para que ele seja salvo. Então
você diz: Posso ter uma palavra de oração com você antes de eu ir?
"De qualquer forma, para que sua cabeça seja curada é boa. Se você está falando com ele, ele pode interromper, mas se
você está falando com o Senhor, ele não o fará. Você
pode pregar um pequeno sermão na oração. Se você não pode ganhar um
companheiro com Cristo, e se ele não deixa você apresentar o plano para ele, a
melhor forma de dizer a ele como ser salvo é dizer ao Senhor e deixar o pecador
ouvir você.
"Eu entro em uma casa e digo: 'Senhor, você gostaria de saber como ser
salvo?'
"Não, não tenho tempo para isso. A esposa está doente e
estou ocupada.
"Eu poderia ter uma oração para sua esposa antes de nós, que ela vai ficar
bem?"
"Com sua esposa deitada doente, um homem seria um tolo para não deixar o
pregador orar por ela. Ele diz: "Bem,
ok"
"Rezo:" Querido Senhor, abençoe essa esposa e faça-a bem, e ajude
este homem a saber que Romanos 3:10 diz: "Como está escrito, não há nenhum
justo, nem um." E se as pessoas morrem em seus
pecados, de acordo com Romanos 6:23 "o salário do pecado é a morte". Ó querido Senhor, mostre-lhe que Romanos 5: 8 é verdadeiro
quando diz que "Deus cumpre seu amor com nós, naquele, enquanto ainda
somos pecadores ..."
"Ore o plano. Ele não vai interrompê-lo. Você pode passar com muitas coisas falando com o Senhor para
que você não fale com ele. ...
"Eu paro abruptamente em minha oração.
Rezo uma
simples oração. Nunca reze uma grande
oração. Você deve rezar uma oração tão simples que
não se importará com sua oração seguindo a sua.
"Mas você pode rezar assim:" Caro Senhor, aqui é um homem que precisa
se converter. Eu rezo. Você o ajudará a
salvar. Que ele receba Cristo. Você o ama, querido Senhor ... "Agora, amigo, você
rezará?" Você reza assim, e ele
pode rezar sua pequena oração em um minuto.
"Eu sempre paro no meio da minha oração. Eu
digo: "Querido Senhor, leve esse homem a ser salvo. Você me conduziu aqui e rezo para que ele seja salvo hoje. Que sua esposa tenha um marido cristão e as crianças um pai
cristão. Que este seja o dia da sua salvação ". Agora, enquanto nossas cabeças são curvadas em oração, 'Sr. Doe, você estaria disposto hoje a pedir a Deus para te perdoar
e dizer-lhe que você quer salvar?
"Veja, você pára no meio de sua oração e leva-o a orar. Deixe-me dizer isso: cinquenta por cento do tempo em que você
chegar tão longe que a pessoa perdida vai orar "(Hyles, Let's Go Soul Winning
).
Isso é uma manipulação psicológica barata.
É complicado. É desonestidade. Se você diz a um homem que
deseja orar por ele, mas seu objetivo é pregar a ele e fazê-lo rezar a oração
de um pecador, isso é decepção. Não vemos nenhuma sugestão
disso nos Evangelhos ou nos Atos.
Considere o seguinte exemplo dessa metodologia. Carl
Hatch foi chamado de "o maior vencedor da alma do mundo" pelo editor de Sword of the Lord Curtis Hutson e por Jack Hyles:
The Carl Hatch Squeeze
Não pergunto a ninguém se eles querem ser salvos. Se
você quer uma resposta positiva, você deve fazer uma pergunta positiva. Se você quer uma resposta, não pergunte uma pergunta. Se você quer uma resposta sim perguntar uma pergunta sim. Soul winning é positivo. E
na alma ganhando você usa muita psicologia .
Por exemplo, se você está perdido e eu digo: "Sr. Smith, deixe-me fazer uma pergunta. Você não quer ir para o inferno, não é? "
Ele responderá, não.
Eu digo: "Maravilhoso, você quer ir ao céu, não é?" Ele dirá: Sim. Eu responderei: "Claro que você faz. Com certeza. Com certeza. Agradeço a Deus por um homem que não quer ir para o inferno
".
Você conseguiu isso? Estou reforçando o fato de
que ele quer ir ao céu. Estou mantendo tudo
positivo .
Eu não digo: "Posso mostrar isso para você?" Ou "Você se importa
se eu leio a Bíblia para você?" Isso é negativo e você provavelmente
receberá uma resposta negativa. Eu apenas disse:
"Estou tão feliz que você não quer ir para o inferno e vou demorar um
minuto para mostrar alguns versos. Eu não tenho muito tempo e
eu também não sei. Há três coisas que você
precisa saber. Primeiro, Jesus morreu por
você. Isso não é maravilhoso? Dois, Jesus te ama. Isso não é maravilhoso? Três, Jesus quer que você vá ao céu. Isso não é maravilhoso? E estou tão feliz que você
quer ".
Veja, estou sendo positivo .
Ele pode dizer que ele tem muitas perguntas, mas as pessoas não salvas não têm
perguntas. Não perca as perguntas das
pessoas não salvas. Diga-lhes que você
responderá suas perguntas mais tarde , mas primeiro você quer
ler alguns versículos da Escritura. As pessoas não salvas não
têm perguntas. Se você os salvar, isso
responde a todos.
Deixe-me dizer-lhe como lidar com alguém que tem um espírito burro que ganha
salva. Você compartilha o evangelho e leva-os ao
ponto de rezar a oração do pecador, mas eles param. Como você economiza esse tipo de pessoa? Agora, isso funcionará na maioria dos casos. Se ele é um homem, coloque sua mão em seu ombro e diga:
"Sr. Jones, eu quero ter uma oração por você. Estou emocionado por você querer ir ao céu. Deus foi bom para você. Incline sua cabeça comigo. Então eu rezo: "Senhor, sou tão grato por esse homem que
não quer arder no inferno. Estou tão emocionado que
ele quer ir ao céu e não levar seus filhos para o inferno. Agradeço-lhe este homem.
E eu rezo para
que você o ajude a ver essa necessidade ".
Enquanto nossas cabeças ainda estão curvadas, eu digo: "Sr. Jones, se você quer o céu como sua casa e Cristo como seu
Salvador, ore esta oração. Senhor Jesus. "E se ele não repete isso e tenta não orar, aperto seu ombro . Eu uso essa técnica. Se eu estiver lidando com o presidente do banco, pego sua mão
e quando chega a hora de orar, eu aperto sua mão. Nós
titulamos que o Carl Hatch esprema. Funciona . Se eu estou lidando com
uma mulher, peço-lhe que coloque a mão na Bíblia, e quando chega a hora de
orar, eu apenas toco sua mão gentilmente.
Funciona; funciona! (Isto é de um seminário
Carl Hatch soul winning na Texas Baptist University. Hatch foi chamado o maior
vencedor da alma do mundo por Sword of the Lord editor Curtis Hutson e Jack Hyles.)
Esta é uma prática condenável que transformou o evangelismo bíblico em algo
barato. Hatch não tomou o tempo para lidar
cuidadosamente e claramente com qualquer parte do evangelho. Quem é Deus? Quem é Jesus Cristo? O que é pecado? O que significa que Cristo
morreu pelos meus pecados? O que significa que Ele
morreu de acordo com as Escrituras? O que significa que Ele
ressuscitou da morte?
E Carl Hatch nem sequer sugeriu o arrependimento. Ele
simplesmente estava oferecendo às pessoas um bilhete para o céu.
4. A apresentação do evangelho é breve e rápida.
Os livros ganhadores de almas de Jack Hyles incentivaram os evangelistas a
tentar liderar um completo estranho na oração de um pecador depois de apenas
alguns minutos. Muitas vezes ele descreveu
as pessoas líderes na oração de um pecador em 10 ou 15 minutos.
Uma tarde eu fui ganhar alma com um pastor que foi treinado nesse método. Ele é um homem de Deus, mas ele adotou a metodologia que ele
ensinou sem pensar. Em cada porta, ele
passaria pelo plano de Hyles. Ele perguntaria ao
indivíduo se ele ou ela gostaria de ir ao céu quando ele morreu e se ele
escutasse enquanto ele lhe falava como fazer isso. Nenhum deles nos deixou até a casa, como eu lembro, e eles
realmente mostraram interesse zero em Jesus Cristo. Mas quando eles realmente não fecharam a porta, o pastor
passaria rapidamente pelos pontos mais básicos da "Estrada dos
Romanos" (por exemplo, você é um pecador, o salário do pecado é a morte, o
dom de Deus em Cristo é eterno vida). Após essa apresentação,
que levou apenas alguns minutos, ele disse: "Você tem alguma
pergunta?". E então ele disse:
"Gostaria de orar agora para receber Cristo como seu Salvador?"
Nenhuma das pessoas estava interessada o suficiente até nos deixar entrar em
suas casas e eles não tinham perguntas, mas ele estava pronto para levá-los a
um pecador oração em tal circunstância. Isso é Prayerism rápido. E estes eram principalmente estudantes universitários que
estavam mergulhados na evolução e no humanismo. Mais
tarde, perguntei ao pastor por que ele nem sequer sugeriu o arrependimento em
sua apresentação, e ele disse que não havia pensado nisso.
A seguir está o conteúdo completo da Estrada dos Romanos de Jack Hyles:
Eu sempre uso o seguinte: "Agora, Sr. Doe, há apenas quatro coisas que
você deve saber para ser salvo. Primeiro, você deve saber
que você é um pecador. Por exemplo, Romanos 3:10
diz: "Como está escrito, não há nenhum justo, não, nenhum." Deixe-me ilustrar. Se não houver justos, isso
significa que não sou justo, não é? (Observe, eu não entendi o
primeiro, e eu não entendi o pecado pecador abaixo. Você sempre o deixa saber
disso, mas pela graça de Deus, você estaria no conserto em que ele se encontra.
Você se perdeu primeiro.) Então, se não houver justos, não sou justo. Se não houver nenhum justo, então Sr. Doe, você não é justo. Além disso, diz: "Porque todos pecaram, e ficam aquém da
glória de Deus". Agora, se todos pecaram,
significa que eu pequei ... certo? Isso significa que sua esposa
pecou, e isso significa que você
pecou ".
Se ele ainda age como se ele não fosse um pecador, você apenas lista alguns
pecados e você o pegará. Muitas vezes eu digo isso:
"Você percebe que você é um pecador?
Por exemplo,
a Bíblia menciona alguns pecados, como o pensamento maligno, literatura ruim,
disposição feia, etc. "Em algum lugar ao longo dessa linha haverá algo que
ele faz. Mostre-lhe que ele é um pecador.
Em segundo lugar, mostre-lhe o preço do pecado. Romanos
5:12: "Portanto, como por um homem o pecado entrou no mundo, e a morte
pelo pecado ..." Que tipo de morte? Toda a morte, tanto a
morte espiritual como física, a soma total da morte. "... e assim a morte passou sobre todos os homens, porque
todos pecaram." E Romanos 6:23, "Porque o salário do pecado é a morte
..." Então, há um preço no pecado. Qual é esse preço? Morte. Que tipo de morte? Isso inclui a segunda morte de Apocalipse 20:14, e essa
segunda morte é o Lago de Fogo. Então, finalmente, uma
pessoa que é pecadora deve pagar por ela indo ao inferno. Esse é o preço básico do pecado.
Em terceiro lugar, a próxima coisa que devemos fazer é mostrar que Jesus pagou
o preço. Então eu digo isso: "Sr. Doe, Deus olhou para baixo do céu e viu que você era um
pecador. Ele viu que estava em dívida. Ele viu que você e eu merecíamos ir ao inferno. Ele queria nos salvar e fez um plano para fazê-lo. Ele veio ao próprio mundo.
Seu nome era
Jesus. Ele era Deus em um corpo humano. Por trinta e três anos, ele morou aqui neste mundo. Ele não cometeu um único pecado. Isso
é importante. Sr. Doe, suponha que Jesus
Cristo pecou apenas uma vez. O preço do pecado sendo a
morte ou o inferno, onde Jesus teria que ir quando Ele morreu? A resposta é o Inferno, mas Ele não pecou. Ele não cometeu um pecado, mas Ele foi até a cruz e, na cruz,
sofreu a morte espiritual quando disse: 'Meu Deus, meu Deus, por que me
abandonaste?' Ele sofreu o mesmo que uma
pessoa perdida terá que sofrer no inferno.
Eu vou mais
longe do que isso. Eu acredito que Ele sofreu
tanto nesse momento no Calvário como a soma total de sofrimento eterno de todas
as pessoas perdidas que jamais irão para o inferno para ficar para sempre. Na verdade, ele estava pagando nosso preço pelos nossos
pecados. Ele estava se tornando nosso substituto
".
Quarto: "Se recebermos esse preço como nossa esperança para o Céu e
recebê-Lo como nosso Salvador do pecado, Ele nos fará seus filhos e nos levará
ao Céu quando morrermos" (Hyles Let's Go Soul Winning).
Este não é
mesmo o evangelho completo, porque Hyles não diz nada sobre a ressurreição de
Cristo. Compare 1 Corinthians 15: 3-4.
Mas, mesmo que inclua a ressurreição, é uma apresentação extremamente rasa do
evangelho. Pode ser o suficiente para alguém que
cresceu em uma igreja que acredita na Bíblia no Cinturão da Bíblia da América e
foi ensinado os princípios da Bíblia toda a sua vida. Mas não é suficiente para um indivíduo que nunca ouviu o
evangelho. Não é suficiente para um humanista ateu, um
hindu, um budista ou um muçulmano. É muito raso, muito
básico, muito rápido.
Considere o fato de que o homem é um pecador. Ninguém
pode ser salvo se ele não acredita e reconhece que ele é um pecador, e que ele
é um pecador tão grande que ele absolutamente merece o inferno eterno.
Quando perguntados se eles acreditam que são um pecador, muitas pessoas
responderão afirmativamente, simplesmente porque sabem que não são perfeitas, mas,
ao mesmo tempo, não acreditam que sejam tão perversas quanto merecer a ira de
Deus. A maioria das pessoas admite que não são
perfeitas, mas também pensam em si mesmas como basicamente boas ou pelo menos
que seu bem pode superar o ruim. Eles sabem que fizeram
errado, mas eles não pensam em si mesmos como merecedores do inferno. Em suas mentes, eles redefinem o "pecado" como falta
de perfeição ou falta de auto-estima ou (se católicos) dividem o pecado em
"categorias" de mortal e venial, ou algo assim.
Eles não acreditam que são pecadores desde a concepção (Salmo 51: 5) e que
mesmo a própria justiça deles são trapos imundos diante de um Deus santo
(Isaías 64: 6).
Um exemplo de não arar o solo foi contado por um pastor amigo que
teve a seguinte experiência na Lancaster Baptist Church em Lancaster,
Califórnia:
"Nós
saímos com seus funcionários no sábado de manhã para ganhar a alma. Em breve, nos juntamos com alguns dos veteranos. Na primeira porta em que fomos, falamos com um cara católico
amigável e, para minha surpresa, o cara ficou "salvo" diante dos meus
próprios olhos, como ------ - tirou-o de algumas passagens das escrituras para
a oração do pecador tão suavemente que fui pego de surpresa. Eu me peguei e, enquanto ------- estava gravando os detalhes
de contato deste homem e escrevendo isso, perguntei ao homem se (1) ele
acreditava que ele era uma boa pessoa e (2) que é possível ir para céu por ser
uma boa pessoa. Este homem que acabou de
ser "salvo" me disse 'sim'. Olhei em volta e os outros
dois homens ao meu lado não disse nada e não fez nada. Fomos para mais alguns
lugares e, eventualmente, chegou a uma casa com uma jovem católico romano que
veio à porta. Ela disse que era um cristão professo. Mesmo que ela disse que
todas as igrejas eram os mesmos ------- lhe deu a certeza da salvação citando 1
João 5:13Olhei em volta e os outros dois homens ao meu lado não disse nada
e não fez nada. Fomos para mais alguns lugares e, eventualmente, chegou a uma
casa com uma jovem católico romano que veio à porta. Ela disse que era um
cristão professo. Mesmo que ela disse que todas as igrejas eram os mesmos
------- lhe deu a certeza da salvação citando 1 João 5:13.”
É inconcebível que lidar com as pessoas de uma maneira tão superficial. O “cara
Católica” reconheceu que ele é um “pecador”, mas ele não quis dizer com isso
que ele era merecedor do inferno. Ele não quis dizer o que a Bíblia quer dizer.
Ele ainda se considerava basicamente uma boa pessoa merecedores do céu por
causa de suas “boas obras”! Obviamente, ele não estava pronto para ser salvo e
deve não ter sido
levado em oração do pecador. Foi tudo muito apressado e superficial.
Uma vez eu estava em visita com um homem em Oklahoma City, quando uma mulher
nos convidou para sua casa. Seus filhos adolescentes estavam na sala de estar,
por isso, aceitou o convite e meu parceiro começou a falar com ela. Embora
fosse logo evidente que sua linguagem era Português e Inglês dela era muito rudimentar, ele passou a dar-lhe a Estrada de
Romanos e levá-la na oração do pecador. Eu sugeri que devemos tentar obter uma
Bíblia Português e encontrar alguém que fala sua língua.
Jack Hyles disse de um homem no Texas, que supostamente levou um carona a
Cristo, mesmo que o homem era surdo e mudo e não podia ler.
“Ele pegou
uma carona e tentou testemunhar a ele. O caroneiro sacudiu a cabeça. Ele então
falou bem alto, mas o caroneiro apontou para seus ouvidos e balançou a cabeça.
Portanto, este novo convertido começou a escrever o Evangelho para fora e o
caroneiro apontou para baixo e balançou a cabeça. Ele não sabia ler, ele não
podia ouvir, ele não podia falar. Portanto, este ganhador de almas, que foi
para o terceiro grau e não poderia mesmo soletrar Jesus, parou o carro e saiu,
levou sua Bíblia, apontou para a Bíblia, apontou para o coração, apontou para o
céu, fez um movimento para abrir o seu coração e deixá-Lo entrar, ficou de
joelhos e começou a rezar. O sujeito surdo e mudo ficou de joelhos e resmungou
um pouco, levantou-se com um sorriso do Céu em seu rosto, apontou para a
Bíblia, apontou para o céu e apontou para seu coração”( Let' s Construir uma Igreja Evangelística ).
Este não é o evangelismo bíblico; é misticismo cego.
Esta metodologia evangelística é tão breve e rápida, que é esperado para
produzir a salvação durante os poucos minutos de um convite do evangelho em um
serviço de igreja ou uma reunião evangelística. Anteriormente mencionamos a
prática do velho Highland Park Baptist Church em Chattanooga, Tennessee. Todo
domingo de manhã as pessoas vêm para a frente para “salvação”, ser tratado na
frente do auditório, ser levado em oração do pecador, e, em seguida, ser
batizado depois de responder a algumas perguntas simples na afirmativa. ---
Eu sempre pensei que este programa é bíblico e até mesmo ridículo. No mínimo,
os requerentes devem ser levados para outra sala e tratadas com cuidado,
durante o tempo que for preciso, e não deve haver nenhuma pressão qualquer.
5. Breve
Prayerism pronuncia imediatamente pessoas salvas e dá-lhes a garantia só porque
eles rezaram a oração do pecador, com zero de evidência para apoiá-la. Isto é o que Hyles
ensinou: “Então você diz: 'Caro Senhor, obrigado que esse homem confiou Jesus.
E se a Bíblia é verdadeira e ele foi sincero, ele é seu filho. Ajudá-lo a vê-lo
agora. Em nome de Jesus.
Um homem.'
“Deus te abençoe, irmão. 'Deixe-me perguntar-lhe esta pergunta agora:? De
acordo com este livro, onde você iria se você morresse agora'
"'Ao céu.'
“Você acredita que este livro? Quando você chegar ao tribunal, você está
disposto a confiar sua eternidade sobre o que este livro diz?
"'Sim senhor.'
“Isso significa que você é filho de Deus. Agora, alguém suponha que pede-lhe
amanhã, 'Mr. Doe, Você é cristão? "- o que você vai dizer a eles?
“ 'Eu vou dizer-lhes que sim.'
“Se alguém diz: 'Quando você se tornou um cristão?' - o que você vai dizer a
eles?
“ 'Yesterday'” ( Deixe-nos ir Ganhar Almas ).
Acreditamos na segurança eterna e nós acreditamos na certeza da salvação, mas a
garantia deve vir do Senhor, como Ele é o único que conhece os corações. Veja Romanos
8:16 ; Gl 4: 6 ; 1
João 5:10 . O Senhor conhece os que são dele. Parte do crente é demonstrar
a sua salvação, afastando-se da iniqüidade ( 2
Ti 02:19. Acreditamos na segurança eterna e nós acreditamos na certeza da
salvação, mas a garantia deve vir do Senhor, como Ele é o único que conhece os
corações. Veja Romanos 8:16; Gl 4: 6; 1 João 5:10. O Senhor conhece os que são
dele. Parte do crente é demonstrar a sua salvação, afastando-se da iniqüidade
(2 Ti. 2:19).
Não 6. Breve Prayerism não procurar evidências e a grande maioria das
profissões estão vazios.
Breve Prayerism produz um grande número de profissões, mas uma grande
porcentagem estão vazios.
Eu estava discutindo a doutrina do arrependimento com um missionário há alguns
anos na Inglaterra. Ele havia me dito que muitas pessoas iam sendo salvos
através da sua divulgação ganhar almas, mas quando eu perguntei sobre os
serviços da igreja, ele disse que eles tinham um pequeno número de pessoas nos
serviços e admitiu que a maioria das pessoas a serem “salvos” foram não está interessado
o suficiente até mesmo para assistir os serviços. I desafiou-o sobre a alegação
de que as pessoas estavam realmente sendo salvo. Eu perguntei: “Como você pode
dizer que eles são salvos quando não há nenhuma evidência de que em suas
vidas?” Ele ficou agitado e fortemente combatida que eu não tinha direito de
julgar a salvação das pessoas que estavam fazendo profissões através de seu
ministério. Ele disse: “Você não pode saber quem é salvo.” Este homem tinha
recentemente frequentou a Escola de Hyles Pastor, e ele disse que o tópico
apresentado nesse ano foi de arrependimento!
A idéia de que você não pode dizer se alguém é salvo é heresia. É possível, é
claro, para uma pessoa para mostrar falsos sinais de salvação e de enganar as
pessoas, como fez Judas. E nós não estamos dizendo que uma pessoa genuinamente
salvo, de repente, ser perfeitamente sem pecado ou que todo verdadeiro crente é
igualmente zelosos em servir a Cristo ou que um salvas marcas pessoais “Jesus
Senhor de toda a sua vida.” Mas a Bíblia é claro que, se alguém está
genuinamente salvo, não será certamente evidência em sua vida. Eu não sei de um
exemplo de conversão no Novo Testamento que não resultou em uma vida mudou
dramaticamente. Você?
Durante várias semanas, em 1977, minha esposa e eu segui-se em um programa de
ganhar almas Phoster Club em uma igreja batista fundamentalista. Embora as
senhoras Phoster Clube relatado muitas salvações e tinha uma pilha de cartões
que representam “decisões por Cristo,” nós não encontrar ainda uma pessoa que
demonstrou evidência bíblica. Na verdade, a maioria das pessoas que tentaram
acompanhar nem sequer nos convidar para a casa para uma conversa.
Igrejas relatou milhares de almas salvas anualmente, embora esses números não
foram refletidos na participação ativa. Jack Hyles afirmou que sua igreja viu
mais pessoas salvas em 3 de Maio de 1998, que foram salvas e batizadas no dia
de Pentecostes. Ele estima que cerca de 15.000 pessoas foram salvas e 5.112
foram batizadas naquele dia. Mas a noite multidão quarta-feira, que é o
verdadeiro indicação da igreja verdadeira, não era mais do que várias centenas,
e que incluiu os estudantes Hyles-Anderson.
Departamento de Espanhol da Primeira Igreja Batista relatou 35.000 profissões
1977-1987, mas a média de público nunca foi mais do que 1.400
(www.firesofevangelism.org/Origin.html).
Longview Baptist Temple em Longview, Texas, afirma
que mais de um milhão de pessoas foram ganhas para Cristo em 25 anos, que é uma
média de 40.000 por ano (www.lbtministries.com/Pastor/Meet_Our_Pastor.htm). No
entanto, em um serviço média no meio da semana, que é o reflexo mais verdadeiro
do quadro de sócios de uma igreja americana, você vai encontrar apenas algumas
centenas de pessoas no atendimento. Literalmente centenas de milhares de estas
almas que têm sido “vencido” estão longe de ser encontrada.
Quando nos foi dado as cartas “decisão” para acompanhar um ministério feira de
condado em Oklahoma no final de 1990, das centenas de profissões que foram
gravadas não foi possível encontrar sequer uma pessoa que deu nenhuma evidência de salvação ou foi mesmo
interessado em participar Igreja.
Um amigo pastor acompanhou as mais de 100 “decisões salvação” que foram feitas
em um ministério feira do condado em Kentucky em 2011, e ele não encontrou
uma alma que estava mesmo
interessado o suficiente em Cristo para ir à igreja.
Prayerism rápido com suas estatísticas vazias não é algo que é praticado apenas
por Batistas Independentes.
Na década de 1990, as Assembléias de Deus tinha um trabalho evangelístico
chamado “Década da Colheita”, e fora de 3,5 milhões de profissões, apenas cinco
dos 100 realmente se juntou a uma igreja, e muito menos de que provaram ser
verdadeiros discípulos de Cristo.
O mesmo é verdadeiro para a Convenção Batista do Sul. SBC evangelista Jim
Elliff diz: “Nosso maior ceia de pizza pode trazer uma centena de novos
convertidos, 'mas nós provavelmente irá obter apenas alguns daqueles no rolo.
[E mesmo a grande maioria destes não irá tornar-se membros da igreja fiéis.] Em
outras palavras, se você comparar todos os que nos dizem que se tornaram cristãos através de nossos esforços
evangelísticos, para aqueles que realmente mostram sinais de ser regenerado, devemos ser red- enfrentadas”(‘batistas do
Sul, um não regenerado Denominação’, ccwtoday.org).
7. O arrependimento foi redefinido para justificar este programa.
Houve uma mudança na doutrina do arrependimento. Vimos que antigos pregadores
batistas independentes ensinou uma doutrina clara de arrependimento como uma viragem,
uma rendição, uma mudança de mente que resulta em uma mudança de vida, mas isso
mudou. (Mais exemplos podem ser encontrados no livro Arrependimento
and Soul Winning , disponível a partir Way
of Life Literature.) Em vez de arrependimento e fé como duas coisas diferentes,
como Paulo ensinou (Atos 20:21), arrependimento e fé se tornar uma coisa. O
arrependimento tornou-se fé. Em vez de se voltar para Deus do pecado e da falsa
religião, o arrependimento ficou
Em vez de arrependimento e fé como duas coisas diferentes, como Paulo ensinou (
Atos
20:21
em vez de arrependimento como algo que sempre produz evidência ( Atos
26:20 Considere as seguintes passagens com cuidado: João
10: 27-30 ; 1
Co. 15: 1-2 ; Cl
1: 21-23 ; 2 Ti 02:19.girando da incredulidade à crença . Em vez de arrependimento como algo que sempre produz
evidência (Atos 26:20), o arrependimento tornou-se algo que
não pode ser visto .
Veja alguns exemplos:
Curtis Hutson - “O problema e confusão não está pregando o arrependimento, mas
anexando a definição errada à palavra. Por exemplo, para dizer que o
arrependimento significa abandonar o pecado, ou para dizer que o arrependimento
é uma mudança de mente que leva a uma mudança de ação, é dar uma definição
errada à palavra”( Arrependimento: O Que a Bíblia ensina? espada do
Senhor, 1986, p. 16). Jack Hyles - “Então, sim, há um arrependimento de
incredulidade, a fim de acreditar. ... Com a sua vontade você acreditar e
confiar em Cristo para salvá-lo. Para crer, você tem que se arrepender de
incredulidade. O que faz um homem perdido deve ser corrigido”( Inimigos de
ganhar almas , 1993). Hyles ensinou que o arrependimento não faz
significa “a abandonar o pecado.”
Bob Gray - “10.446 profissões de fé em 1995. ... Arrependimento não é uma
doutrina. A palavra 'arrepender' nem sequer é encontrada no livro de John. Ele
é, obviamente, assumido por Deus que 'arrependimento' é uma parte de
'acreditar'. ... O arrependimento não está se transformando de seus pecados.
... Arrependimento é mudar a mente da incredulidade à crença em Cristo”(‘A
mensagem do Pastor,’ O Soulwinner , Janeiro de 1996,
Longview Baptist Temple, Longview, Texas).
Fred Afman de Tennessee Temple - “As muitas condições falsas de salvação
[incluir] batismo em água e arrependimento” ( “O Caminho da Salvação”, classe
de Escola Dominical, Highland Park Baptist Church, Chattanooga, Tennessee, Maio
de 1996; citou Chris McNeilly, a Grande omissão , pp. 25, 26).
Tolbert Moore - “Se alguém diz: arrepender pelos pecados e você não está salvo,
o que eles querem dizer com isso? ... arrependimento no verdadeiro sentido da
palavra realmente significa para virar de ser um descrente e tornar-se um
crente”(‘Arrependimento e Senhorio de Salvação,’ O Evangelho Preacher , Setembro de 1996).
Na década de 1980, a espada do Senhor parou de publicar de Leon Maurer Ganhar
Almas: O Desafio da Hora e John Rice Aqui estão
mais perguntas, em que Rice disse que o
arrependimento é de abandonar o pecado. Além disso , a espada Hinário
foi expurgada de muitas referências ao arrependimento. 8. A doutrina da
segurança eterna foi corrompido.
A doutrina bíblica da segurança eterna nunca é divorciado de uma experiência de
salvação de mudança de vida. Considere as seguintes passagens com cuidado: João
10: 27-30; 1 Co. 15: 1-2; Col. 1: 21-23; 2 Ti. 02:19;
Heb. 6: 8-11; 10: 38-39; 1
João 3: 1-3 Como já observamos, garantindo a segurança da salvação é a obra
do Espírito de Deus ( Ro
08:16. ; Ga. 4: 6 ; 1
Jo. 5:10 ). Nós podemos mostrar o indivíduo em que a garantia pode ser
encontrada, que é na Palavra de Deus, mas não podemos dar a garantia. O Senhor
conhece os que são seus, e parte do crente é demonstrar a sua salvação,
afastando-se da iniqüidade ( 2
Ti. 2:191 João 3: 1-3.
Mas na década de 1970, a segurança eterna se divorciou de uma mudança de vida e
a evidência de uma caminhada obediente. O programa de ganhar almas típico teve
como objetivo levar alguém em oração do pecador e, em seguida, dar-lhe
“segurança de salvação” imediatamente, mesmo se não havia nenhuma evidência de
que a pessoa foi ainda sincero na oração, mesmo se a pessoa não faria tanto
como convidar o ganhador de almas em sua casa.
Uma vez que minha esposa foi tomada em “ganhar almas visitação” por um suposto
especialista, que levou um homem de oração do pecador. Enquanto o perito estava
escrevendo a informação do homem, o homem disse à minha esposa: “Eu realmente
não acredito que coisas.” No entanto, ele foi dado “garantia” e relatado como
um convertido.
Como já observamos, garantindo a segurança da salvação é a obra do Espírito de
Deus (Romanos 8:16; Gálatas 4:.. 6; 1 Jo. 5:10). Nós podemos mostrar o indivíduo
em que a garantia pode ser encontrada, que é na Palavra de Deus, mas não
podemos dar a garantia. O Senhor conhece os que são seus, e parte do crente é
demonstrar a sua salvação, afastando-se da iniqüidade (2 Ti. 2:19).
9. Houve um foco em “evangelismo criança.” A grande ênfase foi colocada
em ganhar crianças pequenas a Cristo e batizando-os. O programa Escola Bíblica
de Férias foi voltado para isso. Foi em um VBS que fiz uma profissão de Cristo
e foi batizado quando tinha 10-11 anos de idade. Na Convenção Batista do Sul,
houve uma taxa de crescimento de 96% 1970-2010 em batismos de crianças
pré-escolares Sabemos que não havia crianças pequenas batizadas no dia de
Pentecostes, porque todos os 3.000 que foram batizado “perseveravam na doutrina
e na comunhão dos apóstolos, e no partir do pão e nas orações” ( Atos
2:42
. Considere as estatísticas para 2013: Um total de 60% das igrejas SBC batizado
de zero jovens entre as idades de
12-17 e 80% batizado zero ou apenas uma idades jovens adultos 18-29. Mas houve
uma explosão nos batismos de “cinco e menos” ( Igreja Anual perfil , 2013).
Esse é o batismo infantil Batista!
Uma criança pode crer em Jesus Cristo salvadora, mas é duvidoso que um
pré-escolar pode fazer isso. Sabemos que não havia crianças pequenas batizadas
no dia de Pentecostes, porque todos os 3.000 que foram batizados “perseveravam
na doutrina e na comunhão dos apóstolos, e no partir do pão e nas orações” (Atos
2:42) . Essa não é a descrição de uma criança de cinco anos de idade.
Eu cresci sob este tipo de ministério e filosofia, eo fruto foi miserável. Ele
desempenhou um papel importante na construção de igrejas multidão mista. A
grande maioria das crianças que foi “salvo” em uma idade jovem, quer caiu para
o mundo na adolescência ou permaneceu na igreja como, morna, cristãos mundanos
nominais.
Plantadores de igrejas realmente tentou construir igrejas na evangelização
infantil, impulsionado pelos ministérios de ônibus e truques, o que não é o que
vemos em Atos 13-14, e esta é uma passagem da Escritura especificamente dado
como o exemplo mais proeminente de plantação de igrejas missionário para toda a
era da igreja.
Um missionário início Independent Batista para a Tailândia na década de 1980,
um graduado Hyles-Anderson, relatou números impressionantes de salvações e
participantes para os seus serviços, mas a maioria acabou por ser crianças que
ele era atraente com truques.
Rasa, ganhar almas antibíblico e negligência de arrependimento têm produzido
igrejas incrivelmente fracos. Produziu igrejas que são multidões mistas em vez
de igrejas de discípulos. Se os cristãos professos são rebeldes contra a
Palavra de Deus e se recusam a obedecer a pregação, se recusam a ser fiel, se
recusam a separar do mundo, são insubordinados à autoridade pastoral,
provavelmente é porque eles não são salvos. Como vimos, a Bíblia é muito clara
sobre este ponto. Veja, por exemplo, John 08:47; 10:27; Tito 1:16; 1 João 2:
3-4.
Se os cristãos professos são rebeldes contra a Palavra de Deus e se recusam a
obedecer a pregação, se recusam a ser fiel, se recusam a separar do mundo, são
insubordinados à autoridade pastoral, provavelmente é porque eles não são
salvos. Como vimos, a Bíblia é muito clara sobre este ponto. Veja, por exemplo,
John
08:47 ; 10:27 ; Tito
1:16 ; 1 João 2: 3-4
A maioria das igrejas são muito descuidados sobre salvação. Eles pronunciar pessoas,
incluindo crianças, salvos em uma mera profissão sem ter em conta para a
evidência bíblica.
Há muito tempo eu rejeitou esta tradição. Minha única autoridade de fé e
prática é a Bíblia, e na Bíblia vemos uma ênfase na conversão espiritual
genuíno com evidências. Um dos meus primeiros livros foi A
salvação fazer a diferença? Por 40 anos eu ter avisado sobre
o descuido tenho testemunhado tanto em Batistas do Sul e Independent Igrejas
Batistas. Queremos seguir a Bíblia, nem ninguém é tradição da igreja; o exemplo
bíblicos é At 2: 41-42. Essa é a descrição de uma igreja dos verdadeiros
discípulos. por 40 anos, tenho advertido sobre o descuido tenho testemunhado
tanto em Batistas do Sul e Independent Igrejas Batistas. Queremos seguir a
Bíblia, nem ninguém é tradição da igreja; o exemplo bíblicos é At
2: 41-42
********************************************
The History of How Evangelism Was Corrupted Among Independent
Baptists
September 27, 2017
David Cloud, Way of Life
Literature, P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061
866-295-4143, fbns@wayoflife.org
The following is excerpted from THE DISCIPLING CHURCH: THE CHURCH THAT WILL STAND UNTIL CHRIST COMES. New for March 2017. See end of this report for details.
__________
Independent Baptists Prior to the 1970s
Prior to the 1970s,
Independent Baptist churches were spiritually stronger, and one reason was that
they were more careful about salvation.
Consider
some prominent examples:
J.
Frank Norris (pictured), 1930s and 1940s - Norris stated plainly that
repentance is “turning to God with unfeigned contrition, confession, and
supplication for mercy” and that the “proper evidence” of the new birth
“appears in the holy fruits of repentance and faith and newness of life.” He
warned about those who instructed people to make mere “decisions” for Christ
and invited sinners merely to come forward for prayer. Of this kind of
preaching, he said it “did not have enough gospel in it to save an ant” (J.
Frank Norris, What Do Fundamental Baptists Believe, an address
delivered at the annual meeting of the American Baptist Association at First
Baptist Church, Fort Worth, Texas, 1935). In the 1940s, Norris preached an
entire week on the subject of hell without giving an invitation. Only after a
full week of such preaching did he give an invitation, and more than a hundred
and fifty were saved. He believed in plowing the ground of sinner’s hearts with
the law of God to prepare the soul for genuine conviction, repentance, and
saving faith.
John R. Rice, 1940 - “To repent literally means to have a change of
mind or spirit toward God and toward sin. It means to turn from
your sins, earnestly, with all your heart, and trust in Jesus Christ to
save you. You can see, then, how the man who believes in Christ repents and the
man who repents believes in Christ. The jailer repented when he turned from sin
to believe in the Lord Jesus Christ” (What Must I Do to Be Saved? 1940).
Baptist Bible Fellowship International, 1950 - “We believe that Repentance and
Faith are solemn obligations, and also inseparable graces, wrought in our souls
by the quickening Spirit of God; thereby, being deeply convicted of our guilt,
danger and helplessness, and of the way of salvation by Christ, we turn
to God with unfeigned contrition, confession and supplication for mercy at
the same time heartily receiving the Lord Jesus Christ and openly confessing
Him as our only and all-sufficient Saviour” (Baptist Bible Fellowship, Articles
of Faith, 1950).
Harold Sightler, 1963 - “Recognizing his guilt, there is a turning from
sin. There is a turning to God. The actual word ‘repentance’ means a
turning completely around: a change of course; a change of mind. … To
think of repentance that does not cause the sinner to turn gladly from his sins
is impossible. … I know that we have a shallow religious movement in our
times that will allow men to profess faith in Christ and at the same time
continue to live in the world. Such a shallow religious faith is not real.
These are mere professors and have no part with God in salvation” (Chastening
and Repentance, 1963).
B.R. Lakin, 1964 - “Repentance toward God--that’s turning away from all
your sin and everything you know to be wrong, and turning
right about face, then trusting Jesus Christ as your complete Redeemer” (Prepare
to Meet Thy God, 1964).
Lester Roloff, 1965 - “Repentance is a godly sorrow for sin. Repentance is a
forsaking of sin. Real repentance is putting your trust in Jesus Christ
so you will not live like that anymore. Repentance is permanent. It is a
lifelong and an eternity-long experience. You will never love the devil again
once you repent. You will never flirt with the devil as the habit of
your life again once you get saved. You will never be happy living in sin;
it will never satisfy; and the husks of the world will never fill your longing
and hungering in your soul. Repentance is something a lot bigger than a
lot of people think. It is absolutely essential if you go to heaven” (Repent
or Perish, 1965).
Highland Park Baptist Church c. 1965 - “Here are some things the sinner must do
to be saved. He must want to be saved (Isa. 1:18-19).
He must be willing for God to save him (Rev 22:18).
He must acknowledge himself a sinner (Ps. 51:3; Lu. 15:17). He
must repent - turn his back on sin and turn to God (Acts 20:21; Lu. 13:2).
He must believe on Christ and His finished work of Redemption (Act 16:31; Joh. 1:12; Ro. 10:10; Joh. 3:16)”
(Handbook for Our Members, Highland Park Baptist Church, Chattanooga,
Tennessee, c. 1965, p. 32).
Oliver B. Greene, 1960s - He preached 25 radio messages in a row
on the wrath of God. He said, “True
repentance is sorrow for sin committed against a holy God and not only
sorrow for sin, but turning from sin, forsaking sin and turning to God. Sin
nailed the Savior to the cross and certainly that fact alone is sufficient
reason why all who have genuinely repented hate sin and forsake sinful
ways” (Commentary of Acts of the Apostles, Acts 2:37-38).
Leon Maurer, 1970 - “A rotely memorized prayer or some
repeated statement without true repentance and faith never saves anyone. He
must be very serious about it and really mean it. … Consider a case where the
person being dealt with is going to repeat a prayer after the soul winner as he
calls on the Lord to save his soul. Here is a pattern which can be followed
merely as an example: ‘Lord, I realize I am a sinner. I am lost in my
sin. I turn from my sin. I repent of my sin. Right here and
now I do trust the Lord Jesus Christ as my personal Saviour…’ (Soul Winning:
The Challenge of the Hour, The Sword of the Lord, 1970).
When these men talked of turning from sin, everyone in those days knew what
they meant. They weren’t talking about reformation or a works salvation. They
were talking about something that occurred in the heart. They were talking
about a radical change of mind that put them on a different path.
Independent Baptists after the 1970s
Soul winning changed dramatically in the late 1960s and early 1970s.
There was a frenzy for bigness, and this was the motivation for a change in
soul winning doctrine and methodology.
The Sword of the Lord promoted the “biggest” and “the fastest
growing” concept. This is the way that preachers were often introduced at
Highland Park Baptist Church, Chattanooga, Tennessee, in the 1970s and
1980s.
A new evangelistic program was introduced and spread rapidly. I experienced
this program at Highland Park as a student at Tennessee Temple from
1974-1977.
Jack Hyles was by far the most influential teacher of the new soul winning and
church planting methods, but it was The Sword of the Lord that gave his
teaching a very wide promotion. In 1962, The Sword of the Lord published
Hyles’ Let’s Go Soul Winning and Let’s Build an
Evangelistic Church.
Second in influence, beginning in the late 1970s, was Curtis Hutson, who became
the editor of The Sword of the Lord upon the death of John R. Rice in 1980.
Hutson’s book Winning Souls and Getting Them Down the Aisle (Sword
of the Lord, 1978) was very influential. Hutson’s mentor was Jack Hyles.
Jack Hyles taught that every church problem could be solved by his soul winning
program:
“Soul winning is the basic secret of every other problem in the church. For
example, here a church is having cold services. There is no warmth. There. The
Lord does not meet with them. Now how do you overcome it? Get to winning souls.
If somebody walks down the aisle every Sunday and professes their faith in
Christ, that will warm the service up a great deal. Here is a church having
trouble with its business. It doesn’t have enough folks who know business. It
is having trouble handling its legal affairs. It doesn’t have enough wisdom.
The Bible says, “He that winneth souls is wise.’ So God gives extra wisdom to
those who win souls” (Hyles, Let’s Build an Evangelistic Church, p.
34).
This program, which I call “Quick Prayerism,” has the following characteristics:
1. The emphasis of soul winning changed from an emphasis on repentance to
an emphasis on “going to heaven when you die.”
This was the heart and soul of Jack Hyles’ soul winning program.
“It may be done thusly. ‘Now, Mr. Doe, let me ask you a question: Do you know
that if you died this minute you would go to Heaven?’
“‘No, I don’t believe I do.’
“‘Let me ask you this: Would you like to know? Don’t you think it would be fine
if you could know that if you died you would go to Heaven?’
“‘Yes.’
“Well, let me ask you this: If I could take the Bible and explain to you how
you could know beyond any shadow of a doubt, that you could know right now, and
you could see it and you could understand it, would you believe it? Would you
do what the Bible says?’
“Do you see what I’m trying to say? It is good to get him committed that he
will do it; then you have gone a long way toward getting him saved before you
ever present the plan. So these three questions: (1) ‘Do you know that if you
died today you would go to Heaven?’ (2) ‘Would you like to know?’ (3) ‘If I
could show you how you could know, would you do it?’” (Hyles, Let’s Go
Soul Winning, Sword of the Lord Publishers).
The most atrocious example of this we have seen is My John 3:16 Book:
Lola Mazola’s Happyland Adventure. The cover depicts a gleeful
child on a roller coaster holding a Bible. Children are taught that heaven is
an exciting place, sort of like an eternal Disneyland, and they can go there
“when they die” by saying a sinner’s prayer. It includes a “commemorative
certificate” that is signed and dated to proclaim the child’s eternal security.
The cover says, “Best-selling author Robert J. Morgan has told this story to
children for years and personally witnessed hundreds of them in turn express
faith in Jesus.”
Not once in the book of Acts do we find a preacher saying, “Do you want to go
to heaven when you die? If so, you need to do this...” There is not a hint of
that type of thing in Scripture.
Preachers in the New Testament promised eternal life through Jesus Christ, but
they never used the “do you want to go to heaven” approach in evangelism. The
emphasis is on knowing and serving Christ in this present life. The emphasis is
on discipleship in the here and now rather than obtaining a ticket to heaven.
It is on doing works meet for repentance (Acts 26:20).
It is on being ordained to walk in good works (Eph. 2:10).
It is on living soberly, righteously, and godly in this present world (Titus 2:12).
2. The “sinner’s prayer” became the focus of soul winning.
The emphasis and aim was to get the individual to pray a sinner’s prayer.
An example of a sinner’s prayer is the following from the gospel tract God’s
Simple Plan of Salvation:
“Dear Jesus, I know I am a sinner; I know I deserve hell for my sins. I
believe You died for me, and I am trusting You to save me from hell and
give me the gift of eternal life. Thank you Jesus for saving me. Amen.”
The sinner’s prayer can be traced to about the middle of the 20th century. The
American Tract Society was founded in 1825 during the Second Great Awakening,
but it was not until 1955 that it published its first tract containing a
sinner’s prayer.
Billy Graham popularized the sinner’s prayer in his gospel tracts, beginning in
the 1950s with Steps to Peace with God. The sinner’s prayer was
also popularized by Bill Bright and Campus Crusade for Christ.
It was Jack Hyles who popularized sinner’s prayer soul winning among
Independent Baptists. This was the emphasis of his soul winning books and
annual Pastor’s Schools. He said, “You must try to get them to pray.”
At a recent Bible conference, some men challenged me, saying, “What about the
sinner’s prayer? Do you believe in using the sinner’s prayer?”
My reply is simple: “Show me the sinner’s prayer in the New Testament.”
Jesus Christ never led an individual in a sinner’s prayer, and Paul never led
anyone in a sinner’s prayer.
In our evangelism course Sowing and Reaping, we urge people to do
their own studies of the following passages to learn how to deal with people in
a biblical way. Study these passages and write down every lesson you can find
about evangelism.
- Nicodemus - John
3:1-16
- The Woman at the Well - John 4:1-43
- The Rich Young Ruler - Mark 10:17-27
- Zacchaeus - Luke
19:1-10
- The Ethiopian Eunuch - Acts 8:26-39
- Lydia - Acts 16:14-15
- The Philippian Jailer - Acts 16:23-40
- The Athenians - Acts 17:14-34
Instead of focusing on a sinner’s prayer, biblical evangelism has the following
characteristics:
Biblical evangelism presents the gospel (Mark 16:15-16; Ro. 1:16).
The job the Lord has given His people as ambassadors of Christ is to preach the
gospel to every person on earth. The gospel is defined in a nutshell in 1
Corinthians 15:1-4. This is the message that must be
proclaimed and explained. A sinner does not have to become a theologian to be
saved, but he does have to understand and receive the gospel. To understand the
gospel, the individual must come to understand the character of God as a holy
judge. He must understand that he is a sinner according to the Bible’s
definition, meaning that he is not good and has no righteousness
that is acceptable to God. He must understand who Jesus Christ is and the
significance of Christ’s death as an atoning sacrifice. He must understand that
Christ rose from the dead. He must understand what it means that Christ died
and rose “according to the Scriptures.” We have dealt with what it means
to believe the gospel earlier in this chapter.
The soul winner’s job is to explain the gospel. How long this takes depends on
the listener’s religious background, receptivity, and other factors.
Biblical evangelism is bringing sinners to wholehearted faith
in Jesus Christ (Acts 8:36-37).
Salvation is not a prayer; it is a personal relationship with God in Christ.
“And this is life eternal, that they might know thee the only true God, and
Jesus Christ, whom thou hast sent” (John 17:3).
Biblical evangelism urges sinners to call on
Jesus Christ as Lord and Saviour (Romans 10:9-13).
“That if thou shalt confess with thy mouth the Lord Jesus, and shalt believe in
thine heart that God hath raised him from the dead, thou shalt be saved. For
with the heart man believeth unto righteousness; and with the mouth confession is
made unto salvation. For the scripture saith, Whosoever believeth on him shall
not be ashamed. For there is no difference between the Jew and the Greek: for
the same Lord over all is rich unto all that call upon him. For whosoever shall
call upon the name of the Lord shall be saved.”
Here salvation is described as confessing the Lord Jesus with the mouth,
believing from the heart that God has raised Him from the dead, and calling on
Him.
The word “Lord” is mentioned three times in this key passage. To say that a
person can receive Christ as Saviour and not as Lord has no biblical support.
Jesus is Lord, and every soul will bow to Him as Lord, either
in salvation or in judgment.
To believe on Christ savingly after the fashion of this passage (to confess
Him, to believe unto righteousness, to call upon Him) requires that the
individual understand and believe the gospel that Paul preached in Romans 1-3:
man’s totally lost and condemned condition before a holy God and his inability
to save himself by good works and law keeping (Ro. 1:18 -
3:20) and Christ’s work of atonement for man’s behalf on the cross (Ro. 3:21-29).
To call on the Lord in the sense of Romans 10:13 is
not a “sinner’s prayer” in the way that sinner’s prayer evangelism has been
taught. It is simply a personal receiving of Jesus Christ.
A sinner’s prayer might be helpful to some people who don’t know what to say to
the Lord in calling on Him for salvation. My wife was helped by a sinner’s
prayer when she got saved as a teenager. But a sinner’s prayer is not the goal
of evangelism. To get the sinner to receive the living Christ is the goal. If a
sinner’s prayer is used at all, it must be used very carefully and wisely at
the right time and with the right person.
And if a sinner’s prayer is used, it must be a good sinner’s prayer that helps
the individual express biblical repentance and faith. Many of the sinner’s
prayers that we have seen totally neglect repentance.
3. The biblical concept of plowing the soil of man’s heart with the law to
prepare it for Holy Spirit conviction and salvation was discarded for a quick
salesmanship program.
When we refer to plowing the soil, we refer to sowing the seed of the gospel,
carefully explaining it, using the law to show the sinner his plight, praying
over it, and patiently waiting for the fruit that comes only by God’s Spirit.
The law of Moses was given to show man his fallen condition and to lead him to
the Saviour (Ga.
3:24-25).
In Romans 1-3, we see Paul’s use of the law in this manner. He spends nearly
two full chapters exposing man’s fallen condition and God’s righteous judgment
upon all men before he mentions anything about the grace of God in Christ’s
atonement.
This is the true “Romans Road”! It is careful to get the sinner totally and
thoroughly lost before it tries to get him saved.
The “old” Baptists believed in plowing the soil with the law to cause the
sinner to see himself as exceedingly sinful and undone. We have seen how that
J. Frank Norris preached a full week on hell before giving a salvation
invitation and Harold Sighter preached 25 messages in a row on the wrath of
God.
But this careful, patient preparation is done away with in the “Quick
Prayerism” program.
Jack Hyles taught dozens of psychological tricks. Consider how he used prayer
to manipulate individuals:
“There are several ways to do this, but you must try to get them to pray. If he
is really ready, say, ‘Could I pray for you, and while I pray, would you pray
and ask God to save you today?’ Maybe he is not quite that ready. Maybe you
don't know. You could say, ‘Could I pray that you will get saved?’ Maybe you
don’t think he will let you pray for him to get saved. Then you say, Could I
have a word of prayer with you before I go?’
“Anyway, to get your head bowed is good. If you are talking to him, he might
interrupt, but if you are talking to the Lord, he won’t. You can preach him a
little sermon in the prayer. If you can’t win a fellow to Christ, and if he
won’t let you present the plan to him, the best way to tell him how to be saved
is to tell the Lord and let the sinner hear you.
“I go into a home and say, ‘Sir, would you like to know how to be saved?’
“‘No, don’t have time for it. The wife’s sick and I'm busy.’
“Could I have a prayer for your wife before we go, that she will get well?”
“With his wife lying there sick, a man would be a fool not to let the preacher
pray for her. He says, ‘Well, O.K.’
“I pray, ‘Dear Lord, bless this wife and make her well, and help this man to
know that Romans
3:10 says, ‘As it is written, There is none
righteous, no, not one.’ And if people die in their sins, according toRomans 6:23 ‘the
wages of sin is death.’ O dear Lord, show him that Romans 5:8 is
true when it says that ‘God commendeth his love toward us, in that, while we
were yet sinners...’
“Pray him the plan. He won’t interrupt you. You can get by with a lot of things
talking to the Lord that you wouldn’t talking to him. ...
“I stop abruptly in my prayer. I pray a simple prayer. Never pray a big prayer.
You must pray a prayer so simple that he won’t mind his prayer following yours.
“But you can pray this, ‘Dear Lord, here is a fellow who needs to get
converted. I pray You will help him get saved. May he receive Christ. You love
him, dear Lord...’ ‘Now fellow, will you pray?’ You pray like that, and he can
pray his little prayer in a minute.
“I always stop in the middle of my prayer. I say, ‘Dear Lord, lead this man to
be saved. You led me here and I pray that he will be saved today. May his wife
have a Christian husband and the little children a Christian daddy. May this be
the day of his salvation.’ Now while our heads are bowed in prayer, ‘Mr. Doe,
would you be willing today to ask God to forgive you and tell Him you want to
get saved?’
“See, you stop in the middle of your prayer and lead him to pray. Let me say
this: Fifty per cent of the time when you get this far the lost person is going
to pray” (Hyles, Let’s Go Soul Winning).
That is cheap psychological manipulation. It is tricky. It is dishonesty. If
you tell a man that you want to pray for him, but your goal actually is to
preach to him and get him to pray a sinner’s prayer, that is deception. We see
no hint of this in the Gospels or Acts.
Consider the following example of this methodology. Carl Hatch was called “the
world’s greatest soul winner” by Sword of the Lord editor
Curtis Hutson and by Jack Hyles:
The Carl Hatch Squeeze
I don’t ask anybody if they want to be saved. If you want a positive answer you
must ask a positive question. If you want a no answer ask a no question. If you
want a yes answer ask a yes question. Soul winning is positive. And in
soul winning you use a lot of psychology.
For instance, if you are lost and I say, “Mr. Smith, let me ask you a question.
You don’t want to go to hell, do you?”
He will answer, No.
I say, “Wonderful, you want to go to heaven, don’t you?” He will say, Yes. I
will reply, “Sure you do. Sure you do. Sure you do. I thank God for a man that
doesn’t want to go to hell.”
Did you get that? I am reinforcing the fact that he wants to go to heaven.
I’m keeping everything positive.
I don’t say, “Can I show this to you?” or “Do you mind if I read the Bible to
you?” That’s negative and you will probably get a negative answer. I just say,
“I’m so glad you don’t want to go to hell and I will just take a minute here to
show you some verses. I don’t have long and I know you don’t, either. There’s
three things that you need to know. First, Jesus died for you. Isn’t that
wonderful? Two, Jesus loves you. Isn’t that wonderful? Three, Jesus wants you
to go to heaven. Isn’t that wonderful? And I’m so glad that you want to.”
See, I am being positive.
He may say he has a lot of questions, but unsaved people don’t have
questions. Don’t get on unsaved people’s questions. Tell them that you
will answer their questions later, but first you want to read a few verses
of Scripture. Unsaved people don’t have questions. If you get them saved, that
answers all of them.
Let me tell you how to deal with someone who has a dumb spirit who bucks
getting saved. You share the gospel and get them to the point of praying the
sinner’s prayer, but they stop. How do you get that type of person saved? Now,
this will work in most cases. If he is a man, put your hand on his shoulder and
say, “Mr. Jones, I want to have prayer for you. I’m thrilled you want to go to
heaven. God has been good to you. Bow your head with me. Then I pray, “Lord,
I’m so thankful for this man that doesn’t want to burn in hell. I’m so thrilled
he wants to go to heaven and not take his kids to hell. I thank you for this
man. And I pray you will help him to see that need.”
While our heads are still bowed, I say, “Mr. Jones, if you want heaven as your
home and Christ as your Saviour, pray this prayer. Lord Jesus.” And if
he doesn’t repeat that and tries not to pray, I squeeze his shoulder. I use
this technique. If I am dealing with the president of the bank, I take his hand
and when it comes time for him to pray, I squeeze his hand. We’ve titled that
the Carl Hatch squeeze. It works. If I am dealing with a woman, I
ask her to put her hand on the Bible, and when it comes time to pray I just tap
her hand gently. It works; it works! (This is from a Carl
Hatch soul winning seminar at Texas Baptist University. Hatch was called the
world’s greatest soul winner bySword of the Lord editor Curtis
Hutson and by Jack Hyles.)
This is a damnable practice that has turned biblical evangelism into cheap
salesmanship. Hatch didn’t take the time to deal carefully and clearly with any
part of the gospel. Who is God? Who is Jesus Christ? What is sin? What does it
mean that Christ died for my sins? What does it mean that He died according to
the Scriptures? What does it mean that He rose from the dead?
And Carl Hatch didn’t even hint at repentance. He was simply offering people a
ticket to heaven.
4. The presentation of the gospel is brief and quick.
Jack Hyles’ soul winning books encouraged evangelists to try to lead a complete
stranger in a sinner’s prayer after just a few minutes. Many times he described
leading people in a sinner’s prayer in 10 or 15 minutes.
One afternoon I went soul winning with a pastor who was trained in this method.
He is a man of God, but he has unthinkingly adopted the methodology he was
taught. At each door he would go through Hyles’ plan. He would ask the
individual if he or she would like to go to heaven when he died and if he would
listen while he told him how to do that. None of them even let us into the
house, as I remember, and they really showed zero interest in Jesus Christ. But
when they didn’t actually close the door, the pastor would quickly go through
the most basic points of the “Romans Road” (e.g., you are a sinner, the wages
of sin is death, the gift of God in Christ is eternal life). After that
presentation, which took only a few minutes, he said, “Do you have any
questions?” None did. And then he said, “Would you like to pray now to receive
Christ as your Saviour?” None of the people were interested enough even to let
us into their houses and they had no questions, but he was ready to lead them
in a sinner’s prayer in such a circumstance. That is Quick Prayerism. And these
were mostly university students who were steeped in evolution and humanism.
Later I asked the pastor why he didn’t even hint at repentance in his
presentation, and he said that he hadn’t thought about it.
Following is the full content of Jack Hyles’ Romans’ Road:
I always use the following: “Now, Mr. Doe, there are only four things you must
know to be saved. First, you must know that you are a sinner. For
example, Romans
3:10 says, ‘As it is written, There is none
righteous, no, not one.’ Let me illustrate. If there is none righteous, that
means I’m not righteous, doesn’t it? (Notice, I didn’t get him unrighteous
first; I got me unrighteous. Never put the sinner below you. You always let him
know that but for the grace of God you would be in the fix he is in. You get
yourself lost first.) So if there is none righteous, I’m not righteous. If
there is none righteous, then Mr. Doe, you are not righteous. Also, it says,
‘For all have sinned, and come short of the glory of God.’ Now if all have
sinned, that means I’ve sinned-- right? That means your wife has sinned, and
that means you have sinned.”
If he still acts like he is not a sinner, you just list a few sins and you will
catch him. A lot of times I say this: “You do realize that you are a sinner?
For example, the Bible mentions some sins such as evil thinking, bad
literature, ugly disposition, etc.” Somewhere along that line there will be
something that he does. Show him that he is a sinner.
Second, show him the price on sin. Romans 5:12:
“Wherefore, as by one man sin entered into the world, and death by sin...” What
kind of death? All death, both spiritual and physical death, the sum total of
death. “... and so death passed upon all men, for that all have sinned.”
And Romans
6:23, “For the wages of sin is death...” So there is
a price on sin. What is that price? Death. What kind of death? That includes
the second death of Revelation
20:14, and that second death is the Lake of Fire. So
ultimately a person who is a sinner must pay for it by going to Hell. That is
the basic price on sin.
Third, the next thing we must do is show that Jesus paid the price. So I say
this: “Mr. Doe, God looked down from Heaven and saw that you were a sinner. He
saw that you were in debt. He saw that you and I deserved to go to Hell. He
wanted to save us and made a plan to do it. He came to the world Himself. His
name was Jesus. He was God in a human body. For thirty-three years He lived
here in this world. He did not commit one single sin. This is important. Mr. Doe,
suppose that Jesus Christ had sinned one time only. The price on sin being
death or Hell, where would Jesus have had to go when He died? The answer is
Hell, but He did not sin. He did not commit one sin, but He went to the cross,
and on the cross He suffered spiritual death when He said, ‘My God, my God, why
hast thou forsaken me?’ He suffered the same thing that a lost person will have
to suffer in Hell. I'll go farther than that. I believe that He suffered as
much in that moment on Calvary as the sum total eternal suffering of all the
lost people who will ever go to Hell to stay forever. Actually He was paying
our price for our sins. He was becoming our substitute.”
Fourth, “If we will receive that price as our hope for Heaven and receive Him
as our Saviour from sin, He will make us His children and take us to Heaven
when we die” (Hyles Let’s Go Soul Winning).
This is not even the complete gospel, because Hyles says nothing about
Christ’s resurrection. Compare 1
Corinthians 15:3-4.
But even if it included the resurrection, it is an extremely shallow
presentation of the gospel. It might be enough for someone who has grown up in
a Bible-believing church in the Bible Belt of America and has been taught the
principles of the Bible all his life. But it isn’t enough for an individual who
has never heard the gospel. It isn’t enough for an atheistic Humanist, a Hindu,
a Buddhist, or a Muslim. It’s too shallow, too basic, too quick.
Consider the fact that man is a sinner. No one can be saved if he does not
believe and acknowledge that he is a sinner, and that he is such a
sinner that he absolutely deserves eternal
hell.
When asked if they believe they are a sinner, many people will answer in the
affirmative simply because they know that they are not perfect, but at the same
time, they do not believe that they are so wicked as to deserve God’s wrath.
Most people will admit that they aren’t perfect, but they also think of
themselves as basically good or at least that their good can outweigh the bad.
They know they have done wrong, but they don’t think of themselves as deserving
of hell. In their minds, they redefine “sin” to be a lack of perfection or a
lack self-esteem or (if Catholics) they divide sin into “categories” of mortal
and venial, or some such thing.
They do not believe that they are sinners from conception (Psalm 51:5)
and that even their very righteousness is as filthy rags before a holy God (Isaiah 64:6).
An example of not plowing the ground sufficiently was told to
me by a pastor friend who had the following experience at Lancaster Baptist
Church in Lancaster, California:
“We went out with their staff on Saturday morning for soul
winning. We were immediately partnered up with some of the veterans. The first
door we went to, we spoke to a friendly Catholic guy and to my surprise, the
guy got ‘saved’ before my very eyes as ------- took him from a few scripture
passages to the sinner’s prayer so smoothly that I was caught off guard. I
caught myself and while ------- was recording this man’s contact details and
writing it down, I asked the man whether (1) he believed that he was a good
person and (2) that it is possible to go to heaven by being a good person. This
man who had just got ‘saved’ told me ‘YES.’ I looked around and the other two
men beside me said nothing and did nothing. We went to a few more places and
eventually reached a home with a Roman Catholic young lady who came to the
door. She said she was a professing Christian. Even though she said that all
churches were the same ------- gave her assurance of salvation by quoting 1 John 5:13.”
It is unconscionable to deal with people in such a shallow way. The “Catholic
guy” acknowledged that he is a “sinner,” but he didn’t mean by that that he was
deserving of hell. He didn’t mean what the Bible means. He still thought of
himself as basically a good person deserving of heaven because of his “good
deeds”! Obviously he wasn’t ready to get saved and should not have
been led in a sinner’s prayer. It was all too hasty and shallow.
One time I was on visitation with a man in Oklahoma City when a woman invited
us into her house. Her teenage children were in the living room, so we accepted
the invitation and my partner began to talk to her. Though it was soon evident
that her language was Portuguese and her English was veryrudimentary,
he proceeded to give her the Romans Road and lead her in a sinner’s prayer. I suggested
that we should try to obtain a Portuguese Bible and find someone who speaks her
language.
Jack Hyles told of a man in Texas who supposedly led a hitchhiker to Christ
even though the man was deaf and dumb and couldn’t read.
“He picked up a hitchhiker and tried to witness to him. The
hitchhiker shook his head. He then talked real loud, but the hitchhiker pointed
to his ears and shook his head. So this new convert started writing the Gospel
out and the hitchhiker pointed down and shook his head. He couldn’t read, he
couldn’t hear, he couldn’t talk. So this soul winner, who went to the third
grade and couldn’t even spell Jesus, stopped the car and got out, took his
Bible, pointed to the Bible, pointed to his heart, pointed to Heaven, made a
motion to open your heart and let Him come in, got on his knees and began to
pray. The deaf and dumb fellow got on his knees and mumbled a bit, got up with
a smile of Heaven on his face, pointed to the Bible, pointed to Heaven and
pointed to his heart” (Let’s Build an Evangelistic Church).
This isn’t biblical evangelism; it is blind mysticism.
This evangelistic methodology is so brief and quick that it is expected to
produce salvation during the few minutes of a gospel invitation in a church
service or an evangelistic meeting. Earlier we mentioned the practice of the
old Highland Park Baptist Church in Chattanooga, Tennessee. Every Sunday
morning people would come forward for “salvation,” be dealt with in the front
of the auditorium, be led in a sinner’s prayer, and then be baptized after
answering a few simple questions in the affirmative. ---
I have always thought that this program is unscriptural and even ridiculous. At
the very least, seekers should be taken to another room and dealt with
carefully, for as long as it takes, and there should be no pressure
whatsoever.
5. Quick Prayerism immediately pronounces people saved and gives them
assurance just because they have prayed a sinner’s prayer, with zero evidence
to back it up.
This is what Hyles taught:
“Then you say, ‘Dear Lord, thank You that this man has trusted Jesus. And if
the Bible is true and he has been sincere, he is Your child. Help him to see it
now. In Jesus' name. Amen.’
“God bless you, brother. ‘Let me ask you this question now: According to this
Book, where would you go if you died right now?’
“‘To Heaven.’
“Do you believe this Book? When you get to the judgment seat, are you willing
to trust your eternity on what this Book says?
“‘Yes, sir.’
“That means you are God’s child. Now, suppose somebody asks you tomorrow, ‘Mr.
Doe, Are you a Christian?’--what are you going to tell them?
“‘I'll tell them yes.’
“If somebody says, ‘When did you become a Christian?’-- what are you going to
tell them?
“‘Yesterday’” (Let’s Go Soul Winning).
We believe in eternal security and we believe in assurance of salvation, but
the assurance must come from the Lord, as He is the only who knows the hearts.
See Romans
8:16; Galatians 4:6; 1 John 5:10.
The Lord knows those that are His. The believer’s part is to demonstrate his
salvation by departing from iniquity (2 Ti. 2:19).
6. Quick Prayerism does not look for evidence and the vast majority of
professions are empty.
Quick Prayerism produces a large number of professions, but a large percentage
are empty.
I was discussing the doctrine of repentance with a missionary some years ago in
England. He had told me that many people were being saved through their soul
winning outreach, but when I asked about the church services, he said that they
had a small number of people in the services and admitted that most of the
people being “saved” were not interested enough even to attend the services. I
challenged him about the claim that the people were actually being saved. I
asked, “How can you say they are saved when there is no evidence of it in their
lives?” He became agitated and strongly countered that I had no right to judge
the salvation of people who were making professions through his ministry. He
said, “You cannot know who is saved.” This man had recently attended Hyles
Pastor’s School, and he said the featured topic that year was repentance!
The idea that you cannot tell if someone is saved is heresy. It is possible, of
course, for a person to show false signs of salvation and to deceive people, as
Judas did. And we are not saying that a genuinely saved person will suddenly be
sinlessly perfect or that every true believer is equally zealous to serve
Christ or that a saved personal makes “Jesus Lord of his entire life.” But the
Bible is clear that if someone is genuinely saved, there will definitely be
evidence in his or her life. I don’t know of one example of conversion in the
New Testament that did not result in a dramatically changed life. Do you?
For several weeks in 1977, my wife and I followed up on a Phoster Club
soul-winning program in a fundamental Baptist church. Though the Phoster Club
ladies reported many salvations and had a stack of cards representing
“decisions for Christ,” we did not find even one person who demonstrated
biblical evidence. In fact, most of the people we tried to follow up on didn’t
even invite us into the house for a talk.
Churches reported thousands of souls saved annually, though these numbers were
not reflected in the active membership. Jack Hyles claimed that his church saw
more people saved on May 3, 1998, than were saved and baptized on the day of
Pentecost. He estimated that around 15,000 people were saved and 5,112 were
baptized on that one day. But the Wednesday night crowd, which is the truest
indication of the real church, was not more than several hundred, and that
included the Hyles-Anderson students.
First Baptist Church’s Spanish department reported 35,000 professions from
1977-1987, but the average attendance was never more than 1,400
(www.firesofevangelism.org/Origin.html).
Longview Baptist Temple in Longview, Texas, claims that more than
one million people were won to Christ in 25 years, which is an average of
40,000 a year (www.lbtministries.com/Pastor/Meet_Our_Pastor.htm). Yet on an
average mid-week service, which is the truest reflection of an American
church’s active membership, you will find only a few hundred people in
attendance. Literally hundreds of thousands of these souls that have been “won”
are nowhere to be found.
When we were given the “decision” cards to follow up a county fair ministry in
Oklahoma in the late 1990s, of the hundreds of professions that were recorded
we could not find even one person who gave any evidence of
salvation or was even interested in attending church.
A pastor friend followed up on the more than 100 “salvation decisions” that
were made at a county fair ministry in Kentucky in 2011, and he did not
find one soul who was even interested enough in Christ to attend
church.
Quick Prayerism with its empty statistics is not something that is practiced
only by Independent Baptists.
In the 1990s, the Assemblies of God had an evangelistic outreach called “Decade
of Harvest,” and out of 3.5 million professions, only five out of 100 actually
joined a church, and much fewer than that proved to be true disciples of
Christ.
The same is true for the Southern Baptist Convention. SBC Evangelist Jim Elliff
says, “Our largest pizza supper may bring in a hundred new ‘converts,’ but we
will likely get only a few of those on the roll. [And even the vast majority of
these will not become faithful church members.] In other words, if you compare
all who we say have become Christians through our evangelistic
efforts, to those who actually show signsof being regenerate, we
should be red-faced” (“Southern Baptists, An Unregenerate Denomination,”
ccwtoday.org).
7. Repentance was redefined to justify this program.
There was a change in the doctrine of repentance. We have seen that former
Independent Baptist preachers taught a clear doctrine of repentance as a
turning, a surrender, a change of mind that results in a change of life, but
this changed. (More examples can be found in the book Repentance and Soul
Winning, available from Way of Life
Literature.)
Instead of repentance and faith as two different things, as Paul taught (Acts 20:21),
repentance and faith become one thing. Repentance became faith.
Instead of turning to God from sin and false religion, repentance became turning
from unbelief to belief.
Instead of repentance as something that always produces evidence (Acts 26:20),
repentance became something that might not be seen.
Consider some examples:
Curtis Hutson - “The problem and confusion is not preaching repentance but
attaching the wrong definition to the word. For instance, to say that
repentance means to turn from sin, or to say that repentance is a change of
mind that leads to a change of action, is to give a wrong definition to the
word” (Repentance: What Does the Bible Teach? Sword of
the Lord, 1986, p. 16).
Jack Hyles - “So, yes, there is a repentance from unbelief in order to believe.
... With your will you believe and rely upon Christ to save you. In order to
believe, you have to repent of unbelief. That which makes a man lost must be
corrected” (Enemies of Soulwinning, 1993). Hyles taught that repentance does
notmean “to turn from sin.”
Bob Gray - “10,446 professions of faith in 1995. … Repentance is not a doctrine.
The word ‘repent’ is not even found in the book of John. It is obviously
assumed by God that ‘repentance’ is a part of ‘believing.’ … Repentance is not
turning from your sins. … Repentance is to change one’s mind from unbelief to
belief in Christ” (“A Message from the Pastor,” The Soulwinner,
January 1996, Longview Baptist Temple, Longview, Texas).
Fred Afman of Tennessee Temple - “The many false conditions of salvation
[include] water baptism and repentance” (“The Way of Salvation,” Sunday School
class, Highland Park Baptist Church, Chattanooga, Tennessee, May 1996; quoted
from Chris McNeilly, The Great Omission, pp. 25, 26).
Tolbert Moore - “If someone says: repent for sins and you are not saved, what
do they mean by that? … repentance in the true sense of the word really means
to turn from being an unbeliever and to become a believer” (“Repentance and
Lordship Salvation,” The Gospel Preacher, September 1996).
In the 1980s, The Sword of the Lord stopped publishing Leon Maurer’s Soul
Winning: The Challenge of the Hour and John Rice’s Here Are
More Questions, in which Rice said that repentance is to turn from
sin. Further, The Sword Hymnal was purged of many
references to repentance.
8. The doctrine of eternal security was corrupted.
The biblical doctrine of eternal security is never divorced from a
life-changing salvation experience.
Consider the following passages carefully: John 10:27-30; 1 Co. 15:1-2; Col. 1:21-23; 2 Ti. 2:19; Heb. 6:8-11; 10:38-39; 1 John 3:1-3.
But in the 1970s, eternal security was divorced from a change of life and the
evidence of an obedient walk. The typical soul winning program aimed to lead someone
in a sinner’s prayer and then give him “assurance of salvation” immediately,
even if there was no evidence that the person was even sincere in the prayer,
even if the person would not so much as invite the soul winner into his house.
Once my wife was taken on “soul winning visitation” by a supposed expert who
led a man in a sinner’s prayer. While the expert was writing down the man’s
information, the man told my wife, “I don’t really believe that stuff.” Yet he
was given “assurance” and reported as a convert.
As we have noted, granting assurance of salvation is the work of the Spirit of
God (Ro.
8:16; Ga. 4:6; 1 Joh. 5:10).
We can show the individual where assurance can be found, which is in God’s
Word, but we can’t give the assurance. The Lord knows those that are His, and
the believer’s part is to demonstrate his salvation by departing from iniquity
(2 Ti. 2:19).
9. There was a focus on “child evangelism.”
A huge emphasis was placed on winning little children to Christ and baptizing
them. The Vacation Bible School program was geared toward this. It was at a VBS
that I made a profession of Christ and was baptized when I was 10-11 years
old.
In the Southern Baptist Convention, there was a 96% growth rate from 1970 to
2010 in baptisms of pre-schoolers. Consider the statistics for
2013: A full 60% of SBC churches baptized zero youth between
ages of 12-17 and 80% baptized zero or just one young adult ages 18-29. But
there was an explosion in the baptisms of “five and under” (Annual Church
Profile, 2013).
That is Baptist infant baptism!
A child can believe on Jesus Christ savingly, but it is doubtful that a
pre-schooler can do this.
We know that there were no small children baptized on the day of Pentecost,
because all of the 3,000 that were baptized “continued stedfastly in the
apostles' doctrine and fellowship, and in breaking of bread, and in prayers” (Acts 2:42).
That is not the description of a five-year-old child.
I grew up under this type of ministry and philosophy, and the fruit was
wretched. It played a major role in building mixed multitude churches. The vast
majority of the children that got “saved” at a young age either fell away to
the world in adolescence or stayed in the church as nominal, lukewarm, worldly
Christians.
Church planters actually tried to build churches on child evangelism, driven by
bus ministries and gimmicks, which is not what we see in Acts 13-14, and this
is a passage of Scripture specifically given as the preeminent example of
missionary church planting for the entire church age.
An early Independent Baptist missionary to Thailand in the 1980s, a
Hyles-Anderson graduate, reported impressive numbers of salvations and
attendees to his services, but the majority turned out to be children that he
was enticing with gimmicks.
Shallow, unscriptural soul winning and neglect of repentance have produced
incredibly weak churches. It has produced churches that are mixed multitudes
instead of churches of disciples.
If professing Christians are rebels against God’s Word and refuse to obey the
preaching, refuse to be faithful, refuse to separate from the world, are
insubordinate to pastoral authority, it is probably because they aren’t saved.
As we have seen, the Bible is very clear on this point. See, for example, John 8:47;10:27; Titus 1:16; 1 John 2:3-4.
Most churches are far too careless about salvation. They pronounce people,
including children, saved on a mere profession with no regard for biblical
evidence.
Long ago I rejected this tradition. My sole authority for faith and practice is
the Bible, and in the Bible we see an emphasis on genuine spiritual conversion
with evidence. One of my early books was Does Salvation Make a
Difference? For 40 years I have warned
about the carelessness I have witnessed both in Southern Baptist and
Independent Baptist churches. We want to follow the Bible, not anybody’s church
tradition; the biblical example is Acts 2:41-42.
This is a description of a church of true disciples.
________
The above is excerpted from THE DISCIPLING CHURCH: THE CHURCH THAT WILL STAND UNTIL CHRIST COMES. New for March 2017. This church manual aims to establish churches on a solid biblical foundation of a regenerate church membership, one mind in doctrine and practice, serious discipleship, thorough-going discipline, and a large vision for world evangelism. We examine the New Testament pattern of a discipling church, and we trace the history of Baptist churches over the past 200 years to document the apostasy away from the biblical pattern to a mixed multitude philosophy. We also document the history of “sinner’s prayer” evangelism which has affected the reality of a regenerate church membership. The book deals with biblical salvation with evidence, care in receiving church members, the church’s essential first love for Christ, the right kind of church leaders, the right kind of preaching, training church members to be Bible students, the many facets of church discipline, building strong families, youth ministry, training preachers, charity, reproof, educating the church for spiritual protection, maintaining standards for workers, the church’s prayer life, the church’s separation, spiritual revival, the church’s music, and many other things. The last chapter documents some of the cultural factors that have weakened churches over the past 100 years, including the theological liberalism, public school system, materialism and working mothers, the rock & roll pop culture, pop psychology, the feminist movement, New Evangelicalism, television, and the Internet. There is also a list of recommended materials for a discipling church. Dr. Don Jasmin, editor of The Fundamentalist Digest, says, “The book The Discipling Church is well named. It is loaded with Scriptural exposition, Scriptural explanation, and Scriptural edification. This spiritually rich volume covers almost every phase of a genuine Biblically discipling church. Every pastor should procure this spiritually enriching treasury, one which a preacher will readily consult for valuable assistance and counsel in seeking to maintain a Scripturally balanced N. T. ministry.” 513 pages. Available in print and eBook editions.