(Figurative Language in Bible Prophecy . https://www.wayoflife.org/reports/figurative_language_in_bible_prophecy.php
)
David Cloud
(traduzido por Hélio de M.S.)
Ampliado em 19 de setembro de 2108 (publicado pela primeira vez em 13 de março de 2018)
David
Cloud, Way of Life Literature (https://www.wayoflife.org/),
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O que se segue é da edição de fevereiro de 2018 da Understanding Bible Prophecy (https://www.wayoflife.org/publications/abss/understanding_bible_prophecy.php ), disponível em Way of Life Literature (https://www.wayoflife.org/).
A linguagem figurativa é uma parte importante da comunicação humana. Usamos a fala
figurativa frequentemente em conversas normais (por exemplo, "ele é tão rápido
quanto o raio", "ela partiu o coração", "ele torce a verdade
como [se ela fosse] um nariz de cera"; "ele mexeu em um ninho de vespas").
Homens escrevem canções, poesia e obras de ficção que incorporam linguagem figurativa.
Na Bíblia, a linguagem figurada é usada para os mesmos propósitos que na fala comum
e é interpretada pelas mesmas regras, mas é usada para outros propósitos também.
É importante entender que a linguagem figurada é um elemento importante da mentalidade
hebraica. Não é mera poesia. Não é apenas "linguagem [desnecessariamente
enfeitada e] florida" que podemos tirar ou largar [sem fazer a
menor falta para o entendimento], como é frequentemente o caso em outras literaturas. A linguagem figurada
é uma parte fundamental da revelação de Deus, e os judeus foram ensinados a pensar
assim por causa da sua própria linguagem e por irem crescendo nas Escrituras e
sendo desmamados [para digerirem as coisas mais sólidas da Bíblia]. Deus não apenas
ensinou à nação Israel o que pensar, mas também como pensar.
"Um tipo de modo de pensar pré-existente foi dado ao povo hebreu, juntamente
com a sua língua. Este modo de pensar foi projetado por Deus como o meio perfeito para
a Sua revelação de Si mesmo para a humanidade. Esse modo de
pensar relacionou o mundo juntamente e viu a totalidade do mundo [estando]
dentro de Deus, interconectada com a Sua Pessoa como seu Criador. O mundo inteiro
é Sua criação e Sua revelação. Os hebreus pensavam em associações ou semelhanças
intrínsecas. Combinados com a compreensão adequada do relacionamento do mundo com
seu Criador, eles poderiam "ver" ou "visualizar" as conexões
intrínsecas entre o mundo físico e o mundo eterno e invisível. Eles entenderam
que a criação não era Deus, mas que Deus era completamente manifesto nela e poderia
ser comparado a cada parte dela" (Jonathan Cloud," Alguns Pensamentos
sobre o Modo de Pensar Hebraico Antigo Fiel ", 2 de agosto de 2017).
Um dos propósitos da criação é a revelação, ensinar os homens sobre Deus e sobre
a própria vida (Sl 19: 1-3; Rm 1:20),
) ‹Salmo de Davi para o músico-mor› Os
céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos.
2) [Um] dia faz emite sua fala para [outro] dia,
e [uma] noite mostra sabedoria a [outra]
noite. 3) Não há linguagem nem fala [onde] não
se ouça a voz [deles].
20) Porque, desde [a]
criação d[o] mundo, as coisas
invisíveis dEle (Deus) são claramente
vistas (sendo elas entendidas através das coisas (que estão)
criadas): [a saber,] tanto o Seu eterno poder como [a
Sua] qualidade- de- Pessoa- da- Divindade. (Tudo isto) para
ser[em] eles (os homens)
inescusáveis:
e as Escrituras estão repletas de lições da criação, particularmente por meio de
parábolas, símiles, metáforas e personificação. Só em Oséias encontramos
os seguintes exemplos:
leão (Os 5:14); 14) Porque para Efraim [serei]
como um LEÃO, e como um LEÃO JOVEM à casa de Judá: Eu, Eu o despedaçarei, e
ir-Me-ei embora; arrebatarei, e não haverá quem [o]
livre. ;
pomba
(Os 7:11); 11) Porque Efraim [é]
como uma POMBA enganada, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria.;
águia
(Os 8: 1); 1) "Põe a trombeta
à tua boca. [Ele virá] como a ÁGUIA contra
a casa do SENHOR, porque transgrediram a Minha aliança, e se
rebelaram contra a Minha lei.;
vento
(Os 8: 7) 7) Porque semearam VENTO, e ceifarão
tormenta, não têm talo (de cereal),
aquilo brotado não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros. ;
uva
(Os 9:10) 10) Achei a Israel como UVAS no deserto, vi
a vossos pais como a fruta temporã da
FIGUEIRA na sua primeira (frutificação); [mas]
eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a [essa]
vergonha, e as [suas] abominações
foram como aquilo que amaram.;
figueira
(Os 9:10) [acima];
ave
(Os 9:11); 11) Quanto a Efraim, a sua glória
como AVE voará, não haverá nascimento, não [haverá]
gestação nem concepção.
raiz
(Os 9: 16) 16) Efraim foi ferido, secou-se a sua
RAIZ; não darão FRUTO; sim, ainda que gerem, matarei os
frutos desejáveis do seu ventre.;
frutas
(Os 9:16) [acima];
vide
vazia (Os 10: 1) ) "Israel
[é] uma VARA- DA- VIDEIRA VAZIA, produz
fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto,
multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, tornaram
agradáveis as [suas] imagens- em- pé- colunas- obeliscos.;
espuma
na água (Os 10: 7) 7) O rei de
Samaria será desfeito como A ESPUMA SOBRE A FACE DA ÁGUA.;
novilha
(Os 10:11) Porque Efraim [é como]
uma NOVILHA domada, que gosta de trilhar [o grão];
mas Eu passei sobre a formosura do seu pescoço; farei cavalgar Efraim. Judá
lavrará, Jacó lhe desfará os torrões..
Os escritores da Bíblia usaram todos os aspectos da criação para ilustrar as verdades
espirituais.
Símile (similitude) : Comparar duas
coisas usando advérbios tais como "semelhantemente a" e
"como" ["como se fosse"]
"a lua
tornou-se COMO [SE
FOSSE]
sangue;" (Ap 6:12)
Em
Ap 1: 12-16, temos uma descrição de Cristo, e parte dessa [descrição]
disso é através de símiles, como vemos pelo uso de advérbios -
12) E virei-me para ver (o Dono de) a voz
que falou comigo. E, havendo eu me virado, vi sete castiçais de ouro ;
13) E, n[o] meio dos sete castiçais , [Um] (homem)
SEMELHANTE A [O] Filho d[o] homem,
tendo vestido a Si mesmo (de uma túnica)
comprida- até- aos- pés, e tendo sido cingido ao redor (próximo aos peitos) com
um cinto de ouro;
14) E a Sua cabeça e os [Seus]
cabelos [eram] brancos COMO [SE
FOSSEM] branca lã,
COMO [SE FOSSEM] neve,
e os Seus olhos [eram] COMO [SE
FOSSEM] chama de fogo;
15) E os Seus pés [eram] SEMELHANTES A um precioso- e- reluzente metal,
COMO se numa fornalha tivessem sido incandescidos;
e a Sua voz [era] (poderosa) COMO [a] voz
de muitas águas,
16) E tendo [Ele], na Sua mão
direita, sete estrelas ; e proveniente- de- dentro- da Sua boca [estava]
saindo uma aguda espada de dois fios; e o Seu rosto [era] COMO o sol [quando]
resplandece na sua força.
"como [se fossem] branca lã" (v. 14),
"branco como [se fossem] a neve" (v. 14),
"como [se fossem] chama de fogo" (v. 14),
"semelhantes a um precioso- e- reluzente metal" (v. 15),
"como [a] voz de muitas águas" (v. 15), "] "como o sol
[quando] resplandece na sua força." (v. 16).
O livro de Provérbios está cheio de símiles:
Pv 4:18 Mas a vereda dos justos [é] COMO
a brilhante luz da aurora, [que] vai
brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Pv 10:26 COMO vinagre para os dentes, COMO fumaça para os olhos, assim [é] o preguiçoso para aqueles que o mandam.
Pv 25:19 [COMO] dente quebrado, e pé desconjuntado, [é] a confiança no desleal, no tempo da adversidade.
Metáfora: Uma comparação sem o uso dos advérbios
Uma metáfora mostra a relação entre uma coisa e outra, ou a semelhança de uma coisa
em relação a outra. É "uma forma abreviada de comparação".
"2) O SENHOR [é] o
meu rochedo, e a minha cidadela- fortificada, e o meu
libertador; o meu Deus, a minha fortaleza , em quem confio; o meu
escudo, a força da minha salvação, [e] a
minha alta torre de defesa e refúgio" (Sl 18: 2).
"depois fazei prova de Mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se
Eu não vos abrir as janelas do céu" (Ml 3:10)
Cristo
é chamado pedra (1 Co. 10: 4),
a pedra principal de esquina (1 Pe 2: 6), "Eis que ponho
em Sião [a] Pedra
principal da esquina, eleita, preciosa; e que quem [está]
crendo (apoiado)
sobre Ela de modo nenhum seja envergonhado.",
um leão (Ap 5: 5) "5 "Não
chores; eis que conquistou- a- vitória O LEÃO (Aquele sendo proveniente-
de- dentro- da tribo de Judá), O Raiz de Davi, para (assim) abrir
o livro- rolo e desatar os seus sete selos." ,
um cordeiro (Jo 1:29) "Eis o CORDEIRO DE DEUS, Aquele
(Cordeiro) [que] (completa e
definitivamente) [está]
levantando- e- carregando- (sobre Si) para-
longe o pecado do mundo!",
uma porta (Jo 10: 7) "...Em verdade, em
verdade vos digo que *EU* SOU A PORTA das ovelhas.",
uma videira (Jo 15: 1) "*EU* SOU A VIDEIRA VERDADEIRA,
e o Meu Pai é o lavrador.",
pão (Jo 6:51) "51) *EU* SOU O PÃO
QUE [ESTÁ] VIVENDO, aquele (pão)
havendo descido proveniente- de- dentro- do céu. Se algum homem comer
proveniente- deste pão viverá para dentro da eternidade.",
um fundamento (1 Co 3:11) "11) Porque
outro FUNDAMENTO nenhum homem pode pôr além daquele estando [já]
posto, o qual é Jesus, o Cristo.".
O livro de Provérbios está cheio de metáforas. "O
gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a esposa contenciosa, uma e outra [são]
semelhantes;" (Pr 27:15).
[Hélio
acrescentou uma das mais importantes e menos percebida metáforas, cuja não
percepção resulta em mais danos:
Porque
eu zelo- com- ciúme a respeito de vós, com o ciúme ① de- natureza- de
① Deus: porque vos preparei ② para vos
apresentar a o Cristo (semelhantemente a uma ③ virgem pura o
ser a exatamente um marido),
① "de natureza
de": Meyer.
② "preparei": Almeida 1681, 1819, ARC, ACF, Smith, Thayer §1.
③ "semelhantemente a": o v. é uma METÁFORA,
uma comparação, pois Paulo escreve a uma só assembleia local
e, se a interpretação fosse "na vossa natureza de virgem pura a ser realmente a
apresentada a um só marido, que é o Cristo", isto transformaria Cristo num
polígamo, casando-se com (e sendo marido de) milhões de assembleias locais. Ver
livro "Esposa Ou
Noiva Do Cristo: Quem É A?", do Dr. Robert Elam."
]
Metonímia: O nome de uma coisa é colocado significar
uma outra [coisa]
Paulo usa a palavra "cálice" significar o conteúdo dele (o suco de
uva [não fermentado]) na Ceia do Senhor (1 Co. 11:26) 26)
Porque, todas- e- quaisquer- vezes que comais este pão e este
CÁLICE bebais, a morte de o Senhor (Jesus)
proclamais, até que Ele venha.
.
Abraão usa [a expressão] "Moisés e os profetas" para significar
o Antigo Testamento (Lc 16:29). "29) Diz-lhe
Abraão: 'Eles têm MOISÉS E OS PROFETAS; ouçam [aos
tais].'"
Sinédoque: [O nome de] uma parte é usado
para significar o todo
Por exemplo, espada é frequentemente usada para significar guerra (Is 51:19; Jr
14:13). 19) Estas duas [coisas] te
aconteceram; quem terá compaixão de ti? A assolação, e o destruição, e a
fome, e a ESPADA! Por quem eu te consolarei?
13) Então disse eu: Ah! Senhor DEUS, eis que os profetas lhes dizem: Não
vereis ESPADA, e não tereis fome; antes vos darei paz verdadeira neste
lugar. "
Personificação: Falando de objetos inanimados como se eles
estivessem animados [de vida].
"12) Porque com alegria saireis, e em paz
sereis guiados; os MONTES E OS OUTEIROS irromperão em canto- retumbante (de júbilo)
diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas (em alegria). " (Is 55:12)
Hipérbole: um exagero usado para enfatizar
Jr 9:1 "Oh! se a minha
cabeça se tornasse [em]
ÁGUAS, e os meus olhos numa FONTE- JORRANTE DE LÁGRIMAS! Então
choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
Zc 9:3 E Tirus edificou para si fortalezas, e amontoou prata como o pó, e ouro fino como a lama das ruas.
Ec 6:6 E, ainda que vivesse DUAS VEZES MIL ANOS e não gozasse o bem, não vão todos para um mesmo lugar?
Mt 5:29 Se, porém, O TEU OLHO, o direito, te é
isca de armadilha, ARRANCA-O E ATIRA-[O]
PARA LONGE DE TI; porque te é proveitoso que se faça perecer um [só]
dos teus membros, e não [que] todo o teu
corpo seja lançado para dentro do Inferno ; . Isso é uma hipérbole
para enfatizar a necessidade de ser salvo antes que seja tarde demais e de não permitir
que nada atrapalhe o recebimento da salvação.
Parábola ou alegoria: um símile estendido
O rei da Babilônia é comparado a uma grande águia (Ez 17: 2-3).
2) "Filho do homem,
propõe um enigma, e profere uma parábola para com a casa de Israel.
3) E disse: Assim diz o Senhor DEUS: Uma GRANDE ÁGUIA ,
de grandes asas, de plumagem comprida, e cheia de penas de várias cores, veio
ao Líbano e levou o mais alto ramo de
um cedro.
Israel é comparado a uma videira (Sl 80: 8-13). 8) Trouxeste
uma VINHA do Egito; lançaste fora os gentios, e a plantaste.
Símbolo ou tipo: um objeto material usado para ilustrar a verdade
espiritual
Os principais exemplos são o tabernáculo e seus artigos (por exemplo, a porta
para o pátio, o altar de sacrifício, a pia de lavar, o candelabro, a mesa dos pães
da proposição, o altar de incenso, o propiciatório, a arca da aliança).
Outros exemplos são o maná, a serpente de bronze e os jugos
de Jeremias (Jr 27: 1-8). "... 2) "Assim
me disse o SENHOR: Faze uns grilhões e JUGOS, e põe-nos ao teu pescoço ... 6) E
agora Eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
Meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam. ... 8) ... se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei de Babilônia, e não puserem o seu pescoço debaixo do jugo
do rei de Babilônia, a essa nação Eu castigarei com espada, e com fome, e
com peste, diz o SENHOR, até que a Eu consuma pela mão dele; "
Antropomorfismo: características humanas atribuídas
a Deus
"12) Porque os OLHOS de [o]
Senhor [estão] sobre [os]
justos, e os seus ouvidos [atentos] para as suas súplicas.
[O] rosto, porém, de [o]
Senhor [é] contra aqueles [que
estão] fazendo [o] mal."" (1 Pe. 3:12).
"9) Porque, [quanto] ao
SENHOR, Seus olhos correm de uma para outra parte, através de toda a terra,
para mostrar-Se forte para com [aqueles] cujo coração [é]
perfeito para com Ele; ..." (2Cr 16: 9).
*** *** ****
Linguagem figurativa pode esconder a mensagem. Algumas coisas nas Escrituras são
dadas para esconder a verdade para aqueles que se recusam a crer. Pedro disse que
as coisas difíceis nas Escrituras são mal utilizadas pelos incrédulos para sua própria
destruição (2 Pe 3:16).
16) Como também em todas as epístolas [dele] (de Paulo),
falando nelas concernente estas coisas, entre as quais há alguns pontos difíceis-
de- ser[em]- entendidos, os quais os [homens] sem
instrução e [os] inconstantes TORCEM,
como também [TORCEM] as outras
Escrituras, para a DESTRUIÇÃO deles mesmos .
Ele
advertiu a respeito de escarnecedores voluntariamente ignorantes (2 Pe 3: 3-5).
3) Isto, primeiramente, sabendo [vós]: que,
nos últimos dias, virão escarnecedores, segundo as suas próprias concupiscências
andando, 4) E dizendo:
"Onde está a promessa da vinda dEle (o Cristo)?
Porque, desde que os pais foram adormecidos, todas as coisas permanecem assim
como [eram] desde [o] princípio
d[a] criação."
5) Porque é ignorado- e- escondido por eles isto , [eles
o] escolhendo: que [os] céus
estavam [criados já] desde a antiguidade, bem- como [a]
terra; para- fora- da água e através da água tendo [ela] (a
terra) juntamente- se- firmado- de- pé por[-
operação- d]a Palavra de Deus,
É por isso que Cristo ensinou por parábolas às vezes (Mt 13: 10-17).
10) E, havendo os [Seus] discípulos
vindo [a Ele], Lhe disseram: "Por que em parábolas
lhes falas?" 11) Ele, porém, (nisso)
havendo respondido, lhes disse: "Porque a vós outros tem sido
dado conhecer os mistérios do reinar dos céuS; a eles, porém, [isto] não
tem sido dado. ....
13) Por causa disso, em parábolas lhes falo:
porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
14) E é cumprida sobre eles a profecia de Isaías, aquela dizendo: 'De
ouvido ouvireis, mas que de maneira nenhuma entendais; e, vendo, vereis, mas
que de maneira nenhuma percebais;' 15) Porquanto
foi engrossado de gordura o coração deste povo, e com os ouvidos ouviram como- [se-
fosse- uma- insuportável]- carga, e propositadamente-
fecharam os seus olhos: para que nunca vejam com os [seus]
olhos, nem com os [seus]
ouvidos ouçam, nem com o coração [deles] entendam,
e se convertam , e Eu os cure'. 16) De
vós, porém, bem-aventurados [são] os olhos,
porque veem; e os vossos ouvidos (bem-aventurados são),
[porque] ouvem. 17) Porque
em verdade vos digo que muitos profetas e justos intensamente- desejaram ver o
que vós vedes, e não [o] viram; e ouvir
o que vós ouvis, e não [o] ouviram.
A verdade da Escritura é clara para aqueles que [nela] creem, mas é obscura para
aqueles que não creem. Em outras palavras, aos que intencionalmente não creem, Deus lhes dá
corda suficiente para se enforcarem! Isto é verdade quanto à Bíblia como
um todo, e [mais ainda] quanto às profecias em particular. Para o crente,
há ampla evidência de que as profecias da Bíblia foram cumpridas; e maravilhosa
e perfeitamente cumpridas, mas o cético, olhando para as mesmas profecias, não entende
(e não quer entender) e é assim confirmado em sua incredulidade.
Linguagem figurativa pode expandir a mensagem. O paralelismo hebraico, por exemplo,
expande a mensagem usando paralelos de ensino. Por exemplo, Isaías
1:18 contém um paralelo contrastivo -
"ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata,
eles se tornarão tão brancos como a neve".
A fealdade do pecado é contrastada com a perfeição da salvação em Cristo. O significado é
que, apesar de nossos pecados serem horríveis, a graça de Deus em Cristo fornece
uma purificação completa.
Isaías
2: 3 é um paralelo completo -
"de Sião sairá a lei,
e de Jerusalém [sairá] a
palavra do SENHOR."
"Sião" na primeira parte é completada por "Jerusalém" na segunda
parte. O paralelo combinado nos ensina que Sião é Jerusalém. E "a lei"
na primeira parte é completada pela "palavra do Senhor" na segunda parte. A segunda parte
do paralelo explica que a lei no reino de Cristo será a Palavra de Deus.
Linguagem figurativa pode enfatizar a mensagem. Considere hipérbole,
que é um exagero usado para ênfase. Considere Lucas 14:26: "26)
"Se qualquer [homem]
vem a Mim e não aborrece ao seu pai, e à mãe, e à esposa, e aos filhos, e aos
irmãos, e às irmãs, e ainda também à sua própria vida, não pode Meu discípulo
ser.".
Cristo usou essa linguagem para enfatizar que Ele deve ser preeminente nas afeições
de Seus discípulos. Deve haver um primeiro [maior, superior] amor por Cristo. Ele deve ser amado
com tanto fervor e tão grandemente que o amor por outras coisas parece ser ódio,
em comparação.
A linguagem figurativa pode dar mais poder à mensagem, tornando-a mais
dramática, visual e memorável . As profecias hebraicas
estão cheias de drama poderoso.
Zc 4:10 ... eles [são] os
olhos do SENHOR, que correm de uma para outra parte, através de toda a terra."
Zc 7:11 Eles, porém, recusaram dar ouvidos, deram-[me] um ombro que se rebela- e- retira , e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem.
Zc 11:2 Uiva [em lamentação], ó cipreste, porque o cedro caiu, ... .
Zc 11:3 Voz de uivo dos pastores! porque a glória deles [está] destruída; ....
Zc 11:10 E tomei a Minha vara Graça, e a quebrei em metades, para desfazer a Minha aliança ... .
Dt 32:11 Como a águia desperta a sua ninhada,
voeja sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os carrega sobre
as suas asas,
Cristo
usou a linguagem figurada da mesma maneira (por exemplo, esconder uma vela debaixo
de uma cesta de alqueire, Mt 5:15;
escoicear contra os aguilhões. Atos 26:14).
A linguagem figurativa pode condensar a mensagem. Por exemplo, a
estátua [de ouro, prata, bronze e ferro] que lemos em Daniel 2 e que
Nabucodonosor viu em seu sonho é descrita em cinco versículos (Dn 2: 31-35). Mas até mesmo a
mais breve interpretação do sonho requer dez versos (Dn 2: 36-45). E, de fato, muitos
livros inteiros foram escritos para explicar essa figura.
A linguagem figurada exige que o estudante da Bíblia estude e medite na Palavra de Deus. Ele requer que
os homens estudem a Sua Palavra com diligência (Pv 2: 1-6; 2 Ti 2:15).
Pv 2:1-6 ... 3 Se
clamares por conhecimento, [e] por inteligência [para
entender] alçares a tua voz, 4 Se
como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5 Então entenderás o temor do SENHOR,
e acharás o conhecimento de Deus...
2Tm 2:15 Estuda- empenha-te para aprovado
apresentar a ti mesmo a Deus, [como] um
trabalhador que não tem [de que] se
envergonhar, retamente- fazendo- o- corte- e- dividindo a Palavra (Escrita)
de a Verdade.
Aqueles
que não estão dispostos a buscar a Deus e a estudar a Sua Palavra não conhecerão
a verdade. Há coisas simples nas Escrituras e há coisas difíceis. A profecia bíblica,
com seu maior uso de linguagem simbólica e de poesia hebraica, não será bem entendida
a menos que o indivíduo esteja disposto a ser um estudante sério.
A linguagem figurativa não torna a mensagem da Bíblia menos verdadeira. "O jovem estudante
das Escrituras deve ser lembrado, em primeiro lugar, que sua linguagem figurativa
não é menos certa e verdadeira que suas declarações claras e literais. As figuras
da Bíblia são empregadas não apenas para agradar a imaginação e entusiasmar os sentimentos,
mas para ensinar verdades eternas. O Senhor Jesus, 'a Testemunha
fiel e verdadeira', disse: O céu e a terra passarão; as Minhas
palavras, porém, nunca [e]
de- nenhum- modo passem.' (Marcos 13:31). No entanto, há uma classe de intérpretes
que parece pensar que se eles podem mostrar em qualquer caso dado que a linguagem
[do texto em foco, da Bíblia] é figurativa, seu significado é quase totalmente despojado
de toda certeza e realidade " (EP Barrows "The Figurative Language
of Scripture," Companion to the Bible).
*** *** *** ***
Primeiro, a linguagem simbólica é definida pelo seu contexto.
Considere o livro do Apocalipse. O primeiro capítulo usa uma linguagem figurativa,
que é claramente identificada [no próprio capítulo, sem deixar nenhuma dúvida]. Em Ap 1:12 e 16,
vemos "sete candelabros de ouro" e "sete
estrelas", mas esses são [indisputadamente] explicados no versículo
20. "as sete estrelas, [os]
mensageiros das sete assembleias são;
e os sete castiçais que viste, [as]
sete assembleias são."
Considere Daniel 8, onde a visão [Visão de um carneiro e de um bode. O
chifre pequeno] dos versículos 2-8 é interpretada nos versos 19-25 [o
carneiro com 2 chifres = reis da Média e da Pérsia. O bode = Alexandre e seus 4
sucessores. O rei de fisionomia feroz seria o rei do norte? Um tipo do
Anticristo? O Anticristo?].
Considere a visão do vale dos ossos secos em Ezequiel 37: 1-2. Isso é explicado
no versículo 11.
Considere a parábola das águias e da videira em Ezequiel 17: 1-9, que é explicada
nos versículos 10-21 [a parábola das 2 águias = rebelião de Zedequias
contra Nabucodonosor. Terrível resultado 2Rs 24:17-20; 25:1-10.].
Considere o capítulo 2 de Isaías.
Nos versículos 1-5, temos uma profecia da exaltação [elevada por Deus]
[da nação, a etnia] de Israel durante o Milênio. A linguagem simbólica
está no versículo 2 - ""E acontecerá nos últimos dias [que] será
estabelecido o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e será exaltado
acima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.". Isso é
explicado no contexto. "O monte da casa do SENHOR" refere-se a Jerusalém (v. 1)
e os "montes" e "outeiros" referem-se a outras nações [etnias]
(vv. 2b, 3, 4).
Isaías
2: 10-22 é uma profecia da Grande Tribulação, e a linguagem simbólica nos versos
13-16 é explicada nos versos 11, 12 e 17. Os cedros e carvalhos, torres, muros,
navios e imagens referem-se aos [vãos] orgulho e glória do homem idólatra. Refere-se a tudo
em que o homem confia e ama à parte de Deus: sua riqueza e posses, seu poder militar,
os objetos que ele constrói, suas invenções. Tudo neste sistema mundial atual
é projetado para o prazer e a glória do homem, enquanto o Deus Criador é desprezado
e Suas leis são quebradas. No dia do Senhor, esse sistema mundial idólatra será julgado e derrotado
em preparação para a vinda de Cristo e o estabelecimento de Seu reino.
Segundo, a linguagem simbólica é definida comparando as Escrituras com as
Escrituras.
Às vezes, o estudante da Bíblia precisa ir a outra passagem para explicar a linguagem
figurada. Considere Apocalipse 4: 5.
5) E, provenientes- de- dentro- do trono,
saem relâmpagos, e trovões, e vozes; e sete lâmpadas de fogo ardendo [estavam]
diante do trono, as quais são os sete espíritos de Deus.
A
mesma descrição é usada em Apocalipse 5: 6 e Isaías 11: 2.
6) E olhei, e eis (n[o] meio
do trono, e das quatro criaturas viventes, e n[o] meio
dos (vinte e quatro) anciãos) um
Cordeiro tendo Se postado na- qualidade- de tendo sido morto, tendo sete
chifres e sete olhos (que são os sete espíritos de Deus , aqueles (espíritos) tendo
sido enviados para dentro de toda a terra).
2) E repousará sobre Ele
o Espírito do SENHOR,
o espírito de sabedoria
e de entendimento,
o espírito de conselho
e de fortaleza,
o espírito de conhecimento
e de temor do SENHOR.
Ao
comparar estas três passagens, aprendemos que a descrição figurativa do Espírito
Santo se refere ao seguinte:
- Primeiro, os sete espíritos descrevem a inteligência onisciente do Espírito Santo.
Em
Apocalipse 4: 5, os sete Espíritos são comparados a lâmpadas, que significam luz
espiritual. Sete é o número bíblico de perfeição e conclusão (por exemplo, sete
dias de criação, sete selos de Revelação). Assim, isto fala da perfeita inteligência
do Espírito Santo e do fato de que Ele transmite sabedoria e entendimento a toda
a criação.
- Em segundo lugar, os sete espíritos descrevem a presença do Espírito Santo em
toda parte. Em Apocalipse 5: 6 os sete Espíritos são "enviados a toda a terra".
- Terceiro, os sete espíritos também se referem a sete características e obras do
Espírito Santo, conforme descrito em Isaías 11: 2.
Somos lembrados da necessidade de estudar a Bíblia e não apenas lê-la. Paulo disse que
o homem de Deus deve [empenhar-se] colocar trabalho e esforço na Palavra
de Deus para entendê-lo adequadamente (2 Timóteo 2:15).
15) Estuda- empenha-te para aprovado
apresentar a ti mesmo a Deus, [como] um
trabalhador que não tem [de que] se
envergonhar, retamente- fazendo- o- corte- e- dividindo a Palavra (Escrita) de a
Verdade.
E
Provérbios diz que devemos buscar sabedoria enquanto os homens buscam tesouros (Pv
2: 3-5).
3) Se clamares por conhecimento, [e] por
inteligência [para entender] alçares
a tua voz, 4) Se como a prata a
buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5)
Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de
Deus.
Se
o indivíduo [quiser ser alimentado por colheradas na boca, de comida
pré-preparada por outros, e] apenas [passivamente] consultar comentários
e perguntar aos professores por significados, ele nunca aprenderá muito. Ele mesmo deve
[gastar seu tempo e seu esforço e] fazer o seu próprio estudo e deve
tentar entender as passagens para si mesmo. Só então ele entenderá corretamente. Bons comentários
são úteis, mas devem ser usados somente depois que o aluno tenha feito todo o esforço
para entender a passagem por si mesmo, estudando as palavras, examinando o contexto
e comparando as Escrituras com as Escrituras.
David Cloud
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