Hélio Nem Sempre Faz Pesquisas Para Mim, Não Atende Pedidos, Não Tira Dúvidas, Não Entra Em Debates? Qual O Formato Para Eu Lhe Contestar Um Parágrafo Específico?



1) Hélio, É Você Insensível E Indiferente? Por Que Não Faz Pesquisas E Trabalha Para Mim? E Nem Sempre Responde E Atende Meus Pedidos?



PERGUNTA: Hélio, é você insensível e indiferente? Por que não faz pesquisas para mim? Por que não trabalha para mim, não responde questões de prova para mim? Por que nem sempre responde e atende a todos os meus pedidos, no modo e extensão que eu espero? Por que não gosta de ficar respondendo longas (quase intermináveis) séries de perguntas teológicas, nem mesmo gosta de responder uma perguntazinha só, isolada?
Por que você nunca carrega um "aflito da internet" sobre suas costas? Psicanalistas nos carregam por décadas. Espíritas santinhos nos carregam por décadas, para pagar o carma deles.
Por que você não gosta de conversar por internet e telefone sobre minhas crises pessoais a quem você não conhece pessoalmente muitíssimo bem, e a seus familiares e vizinhos?

RESPOSTA:
Gostei muito, muito mesmo, de ser professor universitário durante 44 anos de minha vida, e acho que meus alunos também gostavam de me ter como professor, pois várias turmas concluintes me honraram com o título do melhor professor do curso.
Nunca deixei de ter prazer em responder todas as perguntas, desde que a) fossem feitas com todo respeito, gentileza, e, acima de tudo, sinceridade, humilde desejo de aprender; e b) o aluno tivesse lido cada palavra das minhas anotações que eu preparava para cada disciplina.
Eu sempre começava minha resposta perguntando se o perguntador tinha assistido (sem cochilos nem distrações) a aula ou a revisão das 2 aulas da semana que sempre fazia se alguém tivesse faltado.
Depois perguntava se tinha lido e meditado profundamente em CADA palavra das minhas anotações que eu disponibilizava no início da disciplina.
Em 90% dos casos o perguntador respondia que não, não e não, então eu gentilmente pedia que primeiro lesse muito bem as minhas anotações, se necessário lesse 3 vezes o parágrafo da sua dúvida. Quase sempre, no dia seguinte, ele me dizia ter entendido tudo.
Nos 10% dos casos em que o perguntador voltava e me dizia ter lido, mas achado que havia um erro nas minhas anotações, então eu pedia que lesse mais uma vez. No dia seguinte, 8% me diziam ter entendido.
Nos 2% dos casos em que o perguntador dizia que tinha lido com toda a atenção mas havia um erro no que eu tinha escrito, então eu investia muitos minutos com eles, explicando, reexplicando, dando novos exemplos, pedindo que resolvessem algum exercício no quadro, ouvindo seus argumentos. E, se ele provasse que eu tinha errado mesmo, ou não tido sido claro, ou tinha usado e alguma palavra que deixava dúvidas, então eu agradecia muito ao aluno, dava-lhe um prêmio de nota, e corrigia meu escrito.

Como professor da Bíblia, sigo caminho semelhante: se eu já escrevi ou traduzi de alguém um artigo que eu considero muito bom em tratar um assunto, eu simples e gentilmente rogo ao perguntador que estude com toda profundidade cada palavra do artigo, e lhe envio um link. Se não lerem com tanta profundidade e voltarem a fazer perguntas que já estão lá respondidas, então eu simples e gentilmente rogo ao perguntador que, três vezes, estude com toda profundidade cada palavra do artigo.

Quanto a e-mails, até antes de 2000 minha conduta era a seguinte:

A) Quanto a e-mails agressivos, insultuosos, ameaçadores, chulos, etc., eu nunca nem sequer os lia (portanto, muito menos respondia): na primeira palavra grosseira/ insultuosa/ chula/ ameaçadora/ etc. (usualmente esta palavra vinha na linha de "Assunto", ou na 1ª. linha do texto), eu apertava o botão "Apague" e esquecia tudo.
B) Quanto a e-mails referentes a artigos escritos por outros autores, eu nunca os respondia nem encaminhava, pois os leitores têm que aprender a fazer as perguntas aos autores, não a mim, que sou simples "carteiro" que está entregando a mensagem deles.
C) Quanto a e-mails que me faziam refutações e críticas sinceras e "mansas", eu sempre as lia e ficava GRATO por elas (pois era com elas que eu podia melhorar como eu escrevi), mas só respondia objeções ou brigas UMA única vez, para não haver o risco de cairmos no pecado de discutir por discutir. Continuo procedendo assim porque me esforço ao máximo para ser absolutamente bíblico, para respaldar tudo que digo com uma abundância de versos da Bíblia tomados literal- normalmente, honestamente tomados no valor simples de suas palavras (obviamente respeitando o contexto). Assim, creio que os meus artigos e a minha única resposta a cada objeção ou briga já devem estar suficientemente respaldados com versículos da Bíblia, creio que já fui suficientemente claro com eles. Daí em diante, nenhum proveito haveria em envolver-me em um longo debate, em um esgotante e interminável duelo através de e-mails, com todos os seus riscos. Se alguém terminar concordando com o que eu escrevi, ótimo. Se porventura alguém não quiser concordar, ele é muito bem-vindo para continuar a receber o jornal SolaScripturaTT e dele aproveitar mesmo o pouco com que concorde, mas não é obrigado a suportar-me se me odeia e às posições do jornal, e não me terá como adversário disposto a envolver-se em longas brigas. Se dois crentes, depois de terem certeza de que se expressaram e foram entendidos suficientemente bem, então continuarem com posições tão diferentes a ponto de partirem para teimar e discutir, eles, esses tais, estarão dando péssimo testemunho, estarão fazendo mau uso dos seus tempo e energia, e estarão desobedecendo ao Senhor Deus. Ademais, toda arenga, toda discussão longa e briguenta, será inútil, carnal, e desgastante.
Em outras palavras, desde sempre eu só respondo (a qualquer refutação, por qualquer pessoa) no máximo UMA vez, pois, depois de DOIS e-mails da parte de cada um, cada um estará bem esclarecido, cada um poderá continuar no caminho que quiser. Continuar na troca de e-mails só trará riscos de queda em pecados como de teimosia, ou outros muito piores...


Quanto a e-mails, a partir de 2000:

O site http://solascriptura-tt.org tornou-se ativo e o número de e-mails começou a crescer pouco a pouco. Em 2002 o boletim (que é como uma editora de livros, não é um grupo de comunhão nem de debates!) solascripturatt@yahoogrupos.com.br surgiu e os e-mails multiplicaram-se muito mais do que minhas forças, e não vejo no horizonte um fim ou diminuição para isto. Ora, em paralelo, eu tenho muitas obrigações diárias essenciais e inescapáveis.
A) Por isso, em adição a tudo acima, e agora quanto a PERGUNTAS, sou forçado a dizer que eu simplesmente NÃO disponho de tempo (além de não dispor de conhecimento e energia) para responder todas as perguntas que as pessoas querem que eu responda, nestes dias, através de e-mail. Para fazer isto eu teria que deixar de lado parte de outras coisas que eu tenho certeza pela Bíblia (e pelo simples bom senso) que são mais importantes.
B) Eu não sou um serviço de "Respondo imediatamente a tudo que qualquer pessoa quiser me perguntar",
nem um serviço de "
Faço todo seu dever de casa em seu lugar",
nem um serviço de "
Faço para você todas as pesquisas que você deveria fazer"
.
C) Eu NÃO recebi o chamado de Deus para ser "Um dos poucos respondedores oficiais sempre de plantão para, em nome dos batistas fundamentalistas radicalmente crentes no TT, responder todas e quaisquer perguntas bíblicas feitas por todas as pessoas a qualquer hora". Se eu tivesse (e não tenho) ambos o tempo necessário e o chamado de Deus para isso, eu poderia facilmente não policiar meu tempo e passar três ou mais horas a cada dia dedicadas somente a responder perguntas.
D) As respostas para muitas das perguntas podem ser encontradas ou no web-site http://solascriptura-tt.org ou na maioria dos e-mails ou arquivos do grupo solascripturatt@yahoogrupos.com.br. Para facilitar a vida dos usuários, o site tem instrumentos de pesquisa (barra Google) a ser feita somente dentro do site, e tem mais de 1000 artigos convenientemente agrupados em mais de 20 tópicos. A resposta à maioria das perguntas (sobre música cristã, ou textos e versões da Bíblia, ou ecumenismo, ou falta de separação, ou alegadas contradições, ou "assuntos cinzentos", ou neo-pentecostalismo, ou pragmatismo religioso) e muitos outros assuntos podem ser encontradas em pelo menos um dos artigos no meu site, ou no meu boletim SS-TT, ou em qualquer dos sites e dos grupos que neles recomendei. Basta que os interessados, eles mesmos, invistam bastante esforço e bastante tempo procurando as respostas eles mesmos. E cada crente deve ser ligado à melhor igreja batista que esteja num raio alcançável por ele, e deve dirigir suas perguntas primeiramente ao seu pastor.


Eu não estou dizendo que eu nunca, em situação nenhuma, vou responder e-mails. Você é bem-vindo para escrever sobre algum assunto QUE VOCÊ JÁ PESQUISOU EXAUSTIVAMENTE (POR HORAS E HORAS) EM TODAS AS FONTES QUE EU INDIQUEI E VOCÊ PENSA QUE NÃO ESTÁ RESPONDIDA. SE EU JÁ TIVER UMA RESPOSTA PRONTA, OU SE EU PUDER RESPONDER EM 2 OU 3 LINHAS ("Irmão, você deveria ter encontrado o artigo XXXX no meu site ou boletim, tal artigo responde sua pergunta!!!"), OU SE O SENHOR DEUS ME DIRIGIR A TOMAR UM POUQUINHO DE TEMPO PARA ESCREVER UM PEQUENO ARTIGO RESPONDENDO ALGO QUE NUNCA FOI TRATADO NO SITE NEM NO GRUPO, eu responderei como o Senhor dirigir, mesmo que leve meses ou anos para a notinha "fazer pequeno artigo sobre ..." chegue ao topo na minha longa fila de "coisas a fazer".

Mas você tem que entender que não necessariamente você receberá tipo algum de resposta, nem mesmo uma confirmação de recebimento. (E escrever repetidamente com a mesma pergunta não aumentará as suas chances de receber resposta.)


2) Não Quer Hélio Perder Tempo Comigo? Como Tirarei Minhas Dúvidas?


Repito:

B) Eu não sou um serviço de "Respondo imediatamente a tudo que qualquer pessoa quiser me perguntar",
nem um serviço de "
Faço todo seu dever de casa em seu lugar",
nem um serviço de "
Faço para você todas as pesquisas que você deveria fazer"
.
C) Eu NÃO recebi o chamado de Deus para ser "Um dos poucos respondedores oficiais sempre de plantão para, em nome dos batistas fundamentalistas radicalmente crentes no TT, responder todas e quaisquer perguntas bíblicas feitas por todas as pessoas a qualquer hora". Se eu tivesse (e não tenho) ambos o tempo necessário e o chamado de Deus para isso, eu poderia facilmente não policiar meu tempo e passar três ou mais horas a cada dia dedicadas somente a responder perguntas.

E acrescento: é indispensável que todo crente se esforce para ser o melhor membro da melhor igreja de doutrina batista (não precisa ter o nome batista, mas somente toda a doutrina das igrejas como vemos nas epístolas de Paulo, Romanos a Filemon) que estiver a seu alcance, mesmo sacrificialmente (durante muitos anos minha vida tenho procurado e selecionado e sido membro de igrejas a 10 ou 20km de minha casa, um certo tempo até a 200km). É somente sendo membro e servindo de todo coração uma BOA igreja local que você poderá crescer, tirar suas dúvidas, ser desmascarado se for insincero, ser disciplinado. Seu pastor e seus anciãos conhecerão seus verdadeiros problemas escondidos, e o ajudarão.

Para você tirar suas dúvidas, você deveria sair da subserviência à sua convenção/ associação (coisas não encontradas no NT) e sair da sua igreja que tanto tem se afastado de várias verdades e práticas ensinadas no Novo Testamento, como você mesmo já reconheceu e disse a outras pessoas, e mesmo a mim. Saia imediata e definitivamente, e torne-se assíduo frequentador, depois membro da melhor igreja local de doutrina re-submersora (não precisa ter o nome batista, mas somente toda a doutrina das igrejas como vemos nas epístolas de Paulo, Romanos a Filemon) que pregue:

- "uma vez havendo crido, então sempre salvo, preservado somente por Deus, mesmo que você caia em pecados",
- igreja exclusivamente local (guerreando contra "igreja universal")
- igreja exclusivamente independente (guerreando contra convenções e associações),
- igreja fundamentalista (denunciando, guerreando e separando-se de erros, mesmo de igrejas de mesmo nome dela, e denunciando, guerreando e separando-se de pecados, mesmo do pastor),
- interpretação literalista- normal (dispensacionalista, pré-milenarista, pré-tribulacionista),
- só tolerando Bíblias que sejam fieis traduções do TR,
- só música santa e incapaz de encorajar dança,
- evangelismo, missões, e busca de crescimento e santificação pessoais (mesmo que nunca a alcancemos com perfeição).



Faça suas perguntas nessa boa igreja de doutrina batista, o pastor e outros mestres terão o chamado de Deus para responder suas perguntas, olho no olho!
Escave na King James Bible-1611 (ou na Bíblia LTT-2018), usando a concordância da KJB como seu único léxico e dicionário de grego, hebraico e inglês-1611 (ou português), raramente usando comentários e exegetas, e só os respeitando se forem exatamente da mesmíssima posição acima (batista, fundamentalista, etc.), mesmo assim só os considerando à medida que se harmonizem com a KJB-1611 interpretada da forma literal-normal.


3) É Hélio Covarde E Não Gosta De Furiosas E Longas Brigas E Debates Teológicos/ Doutrinários? Nem Pessoalmente Nem Pela Web E Papel? É Pela Idade?


1) Debates a viva voz (públicos ou mesmo privados), sem bíblicas regras, sem bíblicos moderadores (pior ainda se forem sem regra nenhuma, sem moderador nenhum):
Mesmo se eu tivesse saúde para isso (e não tenho mais), nunca aceitaria. A propósito, Cristo e Seus apóstolos nunca PROCURARAM por isso. Isso produz muito estrondo e fumaça, mas nenhuma luz. Separa muita gente para sempre, e magoa demais e para sempre afasta da verdade muitos crentes desnutridos, e até afasta alguns descrentes, quando sabem a respeito da vergonhosa briga. Oponente e plateia comportam-se como políticos na rede globo, gladiadores se matando no circo, tendem a pensar que ganha quem for mais veemente, emotivo, furioso, agressivo, grosseiro, gritando mais alto, ridicularizando, esmagando e fazendo o outro chorar de raiva.

2) Debates a viva voz (públicos ou mesmo privados), com bíblicas regras, com bíblicos moderadores, com todo extremo respeito, gentileza, amor mútuos, dois irmãos gentilmente conversando em busca da verdade, sem emocionalismo:
Já fiz isso, não condeno que faz ou fará isso, mas não mais tenho saúde para isso, termino me emocionando, meu coração pode não aguentar.

3) Debates por escrito, por e-mails ou artigos mensais (públicos ou estritamente privados), sem bíblicas regras, sem bíblicos moderadores (pior ainda se forem sem regra nenhuma, sem moderador nenhum):
Mesmo se eu tivesse saúde para isso (e não tenho mais), nunca aceitaria. A propósito, Cristo e Seus apóstolos nunca PROCURARAM por isso. Isso produz muito estrondo e fumaça, mas nenhuma luz. Separa muita gente para sempre, e magoa demais e para sempre afasta da verdade muitos crentes desnutridos, e até afasta alguns descrentes, quando sabem a respeito da vergonhosa briga. Oponente e plateia comportam-se como políticos na rede globo, gladiadores se matando no circo, tendem a pensar que ganha quem for mais veemente, emotivo, furioso, agressivo, grosseiro, gritando mais alto, ridicularizando, esmagando e fazendo o outro chorar de raiva.

4) Debates por escrito, por e-mails ou artigos mensais (públicos ou estritamente privados), com bíblicas regras, com bíblicos moderadores, com todo extremo respeito, gentileza, amor mútuos, dois irmãos gentilmente conversando em busca da verdade, sem emocionalismo:
Já fiz isso, não condeno que faz ou fará isso, mas não mais tenho saúde para isso, termino me emocionando, meu coração pode não aguentar.


4) Hélio, Então Como É Que Você Debate, Depois De Chegar Aos 75 Anos, Fragilidade de Nervos e Coração?


Bem, em todo artigo não muito fácil, que eu escrevo, eu faço mais ou menos assim: oro, estudo a Bíblia, escrevo, reviso a escrita; espero 1 semana orando e estudando, novamente reviso a escrita, espero 1 mês orando e estudando, novamente reviso a escrita, só então publico na internet e/ou em papel.

Quem discordar de mim no parágrafo 30 de um meu artigo, então, primeiro de tudo, antes de me perguntar, por favor estude bem, e me escreva (pessoalmente ou publicamente), mas sempre
- sendo muito, muito específico, e tratando de 1 (um) só assunto por mês,
- e escreva sempre no exato formato abaixo:
"Hélio,
No seu parágrafo 30, você disse xxxx xxxx xxxx e vou citar seus 2 argumentos, sem OMITIR nenhuma letra de Hélio, sem DISTORCER, sem tirar nada do seu CONTEXTO, Hélio:
a) você argumentou yyyy yyyy yyyy (não vou lhe omitir nem distorcer, Hélio), mas, sem sombra de ninguém poder discordar, eu provo que você errou completamente, provo porque _ _ _ _ _ .
b) você argumentou zzzz zzzz zzzz (não vou lhe omitir nem distorcer, Hélio), mas, sem sombra de ninguém poder discordar, eu provo que você errou completamente, provo porque _ _ _ _ _ .
"

Então eu lerei com todo cuidado (se o formato for exatamente este, e se o tom for extremamente respeitoso, e se a lógica for impecavelmente honesta), depois
pensarei bem,
orarei
e estudarei a Bíblia,
e, se eu notar que errei, consertarei onde errei, se não notar que errei nada farei, e entenda que não terei tempo para lhe responder pessoalmente. OK?

Você está se pondo no papel de professor e querendo apontar um erro em um parágrafo específico meu, e eu humildemente aceitarei isso, mas faça como eu fazia ao corrigir as provas de meus alunos: seja honesto reproduzindo e honestamente interpretando no contexto aquilo que seu aluno (eu) escreveu, e, ao lado, apresente sua curta e indiscutível prova de que eu disse uma mentira ou erro.

Por exemplo, vamos analisar uma única coisa, tem que ser uma única coisa, como eu traduzi a palavra grega{646 ἀποστασία apostasia} em 2Ts 2:3. Vou pôr no lado esquerdo como eu traduzi o verso todo na Bíblia LTT e, no lado direito, você tente provar que eu disse mentira ou erro

Aluno (Hélio) sendo corrigido

Professor (você) corrigindo a prova

3 Que ninguém vos engane, segundo alguma maneira. Porque não será assim

OK.

Explicação: "assim" se refere a "o dia do Cristo" à mentira com que os inimigos tentavam enganar os tessalonicenses, e ela era a de dizerem já ter se passado "o dia do Cristo.

OK. Também o professor acusador só aceita o TR, e este diz "dia do Cristo", no v. 2. Também o professor acusador rejeita o adulterado Texto Crítico, que diz "dia do Senhor".

sem que haja vindo a retirada (dos crentes) primeiramente

Explicação: .O substantivo {646 apostasia}:
o léxico de Liddell and Scott lhe dá o 2º sentido de "saída, desaparecimento";

o léxico de Lampe para o grego patrístico dá um exemplo de livro apócrifo do NT do século V onde significa a "assunção" de Maria.

Quando aparece isoladamente (sem ser seguida de "da fé"), então o substantivo {646 apostasia} somente significa "SEPARAÇÃO" ou "RETIRADA", e é o contexto que esclarece para longe de que é esta separação:
em At 21:21, é "separar [de Moisés]";
somente em 1Tm 4:1 (acompanhado de "da fé"), é que "868 apostêsontai 5100 tines 3588 tês 4102 pistews" deve ser entendido como " se separarão, alguns, da fé" ou " apostatarão alguns da fé".



Hélio (o aluno sendo criticado) pergunta:

Professor, nesta parte da minha explicação, o senhor prova que eu disse uma mentira proposital ou cometi involuntário mas grave erro de interpretação?

A questão não é se o senhor tem outras evidências, se prefere outras coisas, mas se prova ou não que eu disse uma mentira proposital ou cometi involuntário mas grave erro de interpretação.

Se não consegue provar isso e se prefere crer de modo diferente, siga seu caminho, mas, depois de me instruir uma vez, não fique constantemente me ofendendo, provocando, sugando meu tempo e energia, cobrando, procurando briga comigo. Por favor. Será melhor para mim e para você.

. O substantivo relacionado {647 apostasion} é "carta de separação [divórcio]" em Mt 5:31 e 19:7 e Mc 10:4.

Idem.

. O verbo relacionado {868 aphistemi} é "separar [do Templo]" em Lc 2:37; é "ausentar" em Lc 4:13; é "apartar" em Lc 13:27 e At 12:10 e 15:38 e 22:29 e 1Ti 6:5 e 2Ti 2:19 e He 3:12; é "levar" em At 5:37; é "deixar" em At 5:38; é "retirar" em At 19:9, e é "desviar" em 2Co 12:8.

Idem.

Portanto, neste presente verso 2Ts 2:3, todo o contexto, todas as evidências indicam que {646 apostasia} se refere ao ARREBATAMENTO dos verdadeiros salvos (vivos ou mortos) da dispensação das assembleias locais, se refere à retirada deles para- fora- deste mundo.

Idem.

- Todas as 7 primeiras traduções inglesas Wycliffe (1384); Tyndale (1526); Coverdale (1535); Cranmer (1539); Breeches (1576); Beza (1583); Geneva (1608) traduziram {646 apostasia} para "partida, separação, retirada". Somente depois ela começou a ser transliterada ao invés de traduzida, isto sempre tem o perigo de causar confusão... A Vulgata de Jerônimo 400 dC tem "discessio" (partida, retirada). A Bíblia francesa de Ostervald (veio do Anabatismo),1535, tem "departemẽt" ("saída, retirada"); a Bíblia polonesa Brzeska-1563 tem "odstąpienie" (substantivo) tal como tem em Pv 16:17 (verbo), portanto pode significar "separação, retirada"; etc.

Idem.




5) Por Que Hélio Não Responde Todas Minhas Críticas e Desafios Sobre Um Específico Parágrafo Dele, Mesmo Eu Sendo Muito Específico Nos Ataques?


RESPOSTA:
Reponderei (ponderei de novo) meu escrito que lhe incomodou e que você criticou. Reconsiderei cada palavra minha, seriamente lendo e considerando seus argumentos, irmão, mas não posso dizer que eles não me convenceram de forma avassaladora.

Havendo reconsiderado cada palavra no meu escrito, as mantenho. Mas, pelo menos pelos meses que antevejo, simplesmente não tenho tempo para lhe responder nem terei gosto para explicar-me, irmão (assumo que você é um verdadeiro crente, um verdadeiro salvo.)



Hélio de Menezes Silva, 2018.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.