Ef 4:8-10: Que significa "levou cativo o cativeiro"? O Paraíso sendo transladado para o céu? Israel sendo dispersa?




LTT Ef 4:8-11:

8 Por causa disso Ele (Deus) diz: "Havendo ascendido ao alto, Ele (o Cristo) levou cativo o cativeiro [1], e deu dons {*} aos homens." {* estes dons foram os apóstolos e profetas, e são os evangelistas e pastores- professores, todos eles do v. 11} Sl 68:18

9 (Ora, isto, "Ele ascendeu", que é, senão que também Ele desceu, antes (disso), para dentro das partes mais baixas da terra?
10 Aquele havendo descido é o mesmo também
(, depois,) havendo ascendido muito acima de todos os céus, a fim de que tornasse- plenas {*} todas as coisas.) {* ou "cumprisse"}

11 E, *Ele* (Deus), em verdade, concedeu alguns como apóstolos, depois [2] alguns como profetas {*}, depois alguns como evangelistas, depois alguns como pastores e (que também são) {*} professores- mestres, {* Gill}

 



[1] Ef 4:8 Havendo ascendido ao alto, Ele (o Cristo) LEVOU CATIVO O CATIVEIRO":
Concordamos com todos que crêem que,
- antes da queda, o Paraíso era no Jardim do Éden e todo ser humano vivo tinha comunhão diária com Deus manifesto (Cristofania);
- depois de Gn 3:23-24 o Paraíso continuou no Jardim do Éden mas ficou reservado só aos mortos que haviam crido durante suas vidas Gn 25:8; 2Sm 12:28;
- depois do dilúvio passou a ser a metade abençoada no Seol/Hades, que ficava no coração [o centro, o ponto mais profundo] da terra mas era separada do inferno Gn 25:8; 49:29; 2Sm 12:28; Mt 12:40; Lc 16:22-26; 23:43; 1Pe 3:19;
- depois da ressurreição do Senhor, o Paraíso foi transladado e passou a ser no terceiro céu Jo 14:2-4; At 7:56; 2Co 5:8; 12:2; Ap 2:7;
- durante o Milênio, será na Nova Jerusalém pairando nos ares;
- na eternidade futura será na Nova Jerusalém assentada sobre a Nova Terra Ap 21,22.

Mas discordamos de uma teoria muito difundida que diz que Ef 4:8 estabelece a transladação do Paraíso (e seus habitantes, os salvos do VT que já haviam morrido) para o terceiro céu, levados pelo próprio Cristo logo depois de Sua ressurreição. Discordamos pois a expressão "levou cativo" de modo nenhum casa com isto, é absurdo se dizer que quem está no Paraíso está em cativeiro, e que foi levado cativo!

Entendemos assim: Israel, que, por sua rebeldia contra Deus, já tinha sido cativa dos babilônios, medo- persas, gregos, e estava sendo cativa dos romanos, depois da sua rejeição final de o Cristo em At 7 pioraria muitíssimo mais de condição, depois do ano 70 dC (esta epístola foi escrita no ano 61, de Roma) seria levada cativa para todas as nações, dispersa, odiada, perseguida de morte (!) (Lc 21:24), "até que a plenitude dos gentios haja entrado" (Rm 11:25). A expressão "levou cativo o cativeiro" profetiza isto. Ao final da 70ª semana de Daniel, será convertida, e gozará de todas as promessas do Milênio e do estado eterno.

Quanto à passagem citada, Sl 68:18, ela alude ao costume de levar exércitos invasores derrotados (rei e generais sobreviventes, que são tipos do Diabo, dos seus demônios, do mundo e da carne) amarrados atrás da carruagem do rei vencedor ou seu general comandante. E a expressão "levou cativo o cativeiro" talvez também possa ser entendida como "levou uma multidão de cativos."

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Hélio, sempre interpretei a passagem como dizendo que, ao nos salvar, Jesus nos tira do cativeiro sob o Diabo.
CCCC

Irmão,
Só para eu entender direito sua posição: o senhor mantém a terminologia que usou, isto é, que Jesus, ao nos salvar, nos tira do cativeiro (cativeiro de servirmos ao Diabo, à carne e ao mundo) para OUTRO, sim, outro CATIVEIRO? O irmão não quer retificar estes termos? Por favor, pode consultar as definições de cativeiro, nos dicionários? Não nota que o significado de "cativeiro" se choca com a ideia de liberdade expressa em João 8:31-32? Veja, por exemplo, o dicionário de Eaton:

"Cativo: Alguém tomado [como prisioneiro] em uma guerra. Cativos eram muitas vezes tratados com grande crueldade e indignidade # 1Rs 20:32 Jos 10:24 Jud 1: 7 2Sa 04:12 #Jud 8: 7 2Sa 00:31 # 1Cr 20: 3. Quando uma cidade era tomada de assalto, todo o homens eram mortos e as mulheres e crianças levados cativos e vendidos como escravos #Isa 20: 1 47: 3 2Cr 28: 9-15 Salmo 44:12 Joe 3: 3 e exposto ao tratamento mais cruel #Na 03:10 Zacarias 14: 2 Es 03:13 2Rs 08:12 Isaías 13: 16,18. Cativos às vezes eram levados para países estrangeiros, como foi o caso com os judeus #Jer 20: 5 39: 9,10 40: 7".

O irmão não vê nenhum problema com a interpretação que toma como sinônimos "cativeiro" e "liberdade"? Não quer tomar que Ef 4:8-10 significa que Deus tomou a horrível situação designada por CATIVEIRO, e a levou para a situação ainda horrível (talvez mais horrível) de ser levado CATIVO?
Hélio

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[2] Ef 4:11
- apóstolos: os 12 iniciais, menos Judas, mais Matias, mais Paulo, totalizando 13 apóstolos, todos eles varões testemunhas oculares de todo o ministério de Cristo, de Sua morte e ressurreição, e escolhidos diretamente pelo Cristo manifesto em carne e osso (Matias foi o único escolhido pelo Senhor Jesus indiretamente, através dos outros apóstolos, o que não mais pode se repetir depois de suas mortes);
- profetas: como Elias, traziam [novas] Palavras de Deus, dizendo "Assim diz o Senhor, palavra por palavra"; deste quilate, só foram necessários e existiram enquanto o NT ainda não tinha sido concluído: Ágabo e outros;
- note que apóstolos e profetas são a sapata completada no 1º século, sobre a pedra da esquina (Cristo) Ef 2:20;
- evangelistas: companheiros e assistentes dos apóstolos, diretamente escolhidos por eles: Felipe, Lucas, Timóteo, e outros;
- pastores (que também são) professores- mestres: continuam durante toda a dispensação das igrejas locais. Gill.





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