1Jo 5:7-8: Cláusula Joanina -- Manuscritos E Traduções Da Peshitta, Mesmo Corrompidos, Conservam Rastro Do Comma

 

Daniel Macedo

03.2023

 

Assim como manuscritos gregos que não possuem o Comma têm o vestígio gramatical do Comma na concordância do gênero das palavras, o mesmo acontece com a Peshitta siríaca, os manuscritos da Peshitta siríaca do séc V em diante não têm o Comma, mas, no entanto, retêm um vestígio do Comma no versículo 8 (ou versículo 7, dependendo da versificação), que começa com "ܘܐܝܬܝܗܘ"  (Thomas Burgess, em Further Proof of the Authenticity f 1 John, v. 7 (Londres: Brodie and Dowding, 1829), p. 56):

 

ܘܐܝܬܝܗܘܢ ܬܠܬܐ ܤܗܕܝܢ ܪܘܚܐ ܘܡܝܐ ܘܕܡܐ ܘܬܠܬܝܗܘܢ ܒܚܕ ܐܢܘܢ

 

 “E três são os que testificam: o Espírito, e a água, e o sangue;  e estes três estão em um.”  (J. W. Etheridge)

 

 “E três são os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue;  e estes três são um”.  (George M. Lamsa)

 

 “E há três testemunhas, o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três estão em união.”  (James Murdock)

 

 A frase “E três são…” em 1 João 5 aparece apenas nas Bíblias com o Comma. Isso ocorre porque a cláusula imediatamente após o versículo 6 é introduzida com “Porque três são...” (seja com ou sem o Comma).  A frase “E três são…”  apenas aparece quando o Comma vem antes. Nas Bíblias sem a o Comma, a única frase deve ser “Porque três são…”:

 

 “οτι τρεις εισιν οι μαρτυρουντες, το πνευμα και το υδωρ και το αιμα, και οι τρεις εις το εν εισιν.”  (Nestlé-Aland 27)

 

 “Porque três são os que testificam: o Espírito, e a água, e o sangue;  e estes três concordam.”  (ESV)

 

Não há razão para que o siríaco traduza a conjunção causal grega “οτι” como a conjunção copulativa Waw (ܘ).  O siríaco traduz “οτι” como “porque” no versículo anterior e também em 1 João 5:4.  A frase “οτι τρεις εισιν οι μαρτυρουντες” obviamente introduz uma “causa” ou “razão” para a frase antecedente. O siríaco mostra ter sido traduzido de um manuscrito grego que continha “και τρεις εισιν”, que apenas está presente em manuscritos que contém o Comma. Embora não contivesse o Comma e a menção de “na terra”, continha, no entanto, o vestígio do Comma. O manuscrito mais antigo da Peshitta que contém 1 João é do século 5 (British Library, Add. 14470), uma edição posterior à "Vetus Sira", que ao que tudo indica continha o Comma, pois é citada por Efraim, o sírio, um teólogo cristão sírio do séc IV, que escreve sobre os Três Testificadores celestiais: “escrutinadores maliciosos ​​tentam escapar da atenção dos homens [ao fingir] que são batizados nos Três Nomes. Ora, pela boca de Três os juízes decidem. Eis que Três testemunhas que põem fim a toda contenda! E quem duvidaria das Santíssimas Testemunhas de seu batismo?”  (Eighty Rhythms upon the Faith, against the Disputers, 28:7, traduzido para o inglês pelo Rev. J. B. Morris, Select Works of S. Ephrem the Syrian (Oxford:, 1847), p. 196).

 

 

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