Exodus 25:31 Bible King James Version 1611 Pure Cambridge Edition: The Golden Candlestick The Lampstand
“And thou shalt make a candlestick of pure gold: of beaten work shall the candlestick be made: his shaft, and his branches, his bowls, his knops, and his flowers, shall be of the same.”
Êxodo 25:31 Bíblia King James Fiel:
O candelabro Êx 37:17-24 O Candelabro de Ouro “E farás um candelabro de ouro puro; de trabalho batido será feito o candelabro. O seu pé, e suas hastes, os seus copos, os seus botões e suas flores serão do mesmo.”
O Segundo Livro de Moisés chamado Êxodo 25:31 Bíblia Almeida Corrigida e Fiel ACF-2011:
O candelabro Êx 37:17-24 O Candelabro de Ouro “Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo.”
Êxodo 25:31 Bíblia de Estudo Literal do Texto Tradicional LTT:
“ Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal-e-hastes-vertical, os seus cálices, os seus botões de maçã, e as suas flores formarão uma mesma peça com ele.”
Os críticos alegam que a KJV traduz mal ao dar pronomes possessivos masculinos aos componentes associados ao castiçal (Menorah), que é um substantivo feminino no hebraico. A KJV trata o castiçal como masculino por causa do gênero masculino natural do castiçal no simbolismo. A personalidade masculina do castiçal (Menorah) pode ser encontrada em Zacarias 4:11-14. Neste versículo, o castiçal (Menorah) representa “o Senhor de toda a terra”.
Zechariah 4:11-14 Bible King James Version 1611 Pure Cambridge Edition:
¹¹ “ Then answered I, and said unto him, What are these two olive trees upon the right side of the candlestick and upon the left side thereof? ¹² And I answered again, and said unto him, What be these two olive branches which through the two golden pipes empty the golden oil out of themselves? ¹³ And he answered me and said, Knowest thou not what these be? And I said, No, my lord. ¹⁴ Then said he, These are the two anointed ones, that stand by the Lord of the whole earth.”
Zacarias 4:11-14 Bíblia King James Fiel:
Explicação da Visão do Candelabro ¹¹ “Então respondi, dizendo-lhe: O que são essas duas oliveiras do lado direito e esquerdo do castiçal? ¹² E respondendo-lhe outra vez, disse: O que são esses dois ramos de oliveira que, através de dois canos dourados, escorrem de si o óleo dourado? ¹³ E ele me respondeu e disse: Não sabes o que é isso? E eu disse: Não, meu senhor. ¹⁴ Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra.”
Zacarias 4:11-14 Bíblia Almeida Corrigida e Fiel ACF-2011:
Explicação da Visão do Candelabro ¹¹ “Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal? ¹² E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado? ¹³ E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. ¹⁴ Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra.”
Zacarias 4:11-14 Bíblia de Estudo Literal do Texto Tradicional LTT:
¹¹ “Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal? ¹² E, outra vez respondendo eu a ele, disse: Que são aqueles dois raminhos-carregados de oliveira, que, por ação dos dois tubos de ouro, esvaziam o óleo-semelhante-a-ouro para fora de si mesmos? ¹³ E ele me respondeu, dizendo: “Não sabes tu o que é isto? E eu disse: “Não, senhor meu.” ¹⁴ Então ele me respondeu, dizendo: “Estes são os dois varões filhos ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra.””
Nesta passagem há um castiçal com oliveiras de cada lado. As oliveiras são explicadas como sendo dois ungidos que estão ao lado do Senhor da terra. Fica claro então que o castiçal representa o Senhor de toda a terra. Este Senhor é masculino, seja Jesus Cristo ou algum outro Messias como interpretado pelos judeus. De acordo com uma interpretação estritamente cristã, o castiçal em Êxodo 25:31 representa Cristo, e Cristo é um homem. De fato, cada objeto no Tabernáculo representa um aspecto de Cristo. O altar representa o sacrifício de Cristo. O pão da proposição representa Cristo como o pão da vida. A pia representa a purificação de Cristo. O castiçal representa a luz de Cristo. Cristo é a luz do mundo (João 9:5).
Não há como os tradutores da KJV não reconhecerem um substantivo feminino hebraico. Muitos tradutores modernos dão um pronome masculino ao neutro “Espírito” (Romanos 8:16, 26) porque o Espírito é uma pessoa. Seria absurdo alegar que esses tradutores modernos não conseguiram reconhecer que o “Espírito” é neutro em grego. Às vezes, um tradutor pode escolher traduzir o gênero pessoal de uma pessoa ou símbolo em vez de seu mero gênero gramatical.