João 5.4. Anjo, Tanque De Betesda, Água Era- Agitada, O Primeiro A Entrar Era Salvo
O que se segue é um trecho de Crowned With Glory, 2000, do Dr. Thomas Holland, © usado com permissão.
Pois um anjo desceu em uma certa estação na piscina, e perturbou a água: todo aquele que primeiro depois que a perturbação da água interveio foi feito inteiro de qualquer doença que ele tinha.
Este versículo é geralmente consignado a notas de rodapé na maioria das versões modernas em inglês, e é geralmente considerado uma adição por algum escriba, a fim de transmitir uma história tradicional sobre a piscina de cura em Betesda. No entanto, considerar este texto como uma invenção da tradição é conjectura. A passagem deve ser considerada genuína, uma vez que aparece no Textus Receptus grego, a maioria de todos os manuscritos gregos existentes, a Versão Autorizada e a Nova Versão King James.
Se quisermos aceitar uma leitura baseada em sua ampla distribuição geográfica, devemos aceitá-la porque ela tem suporte textual antigo com a maior quantidade de distribuição geográfica. É encontrada nos códices A, E, F, G, H, I, K, L, D, Q, P e no terceiro corretor de C. As minúsculas gregas apoiam esmagadoramente o versículo e estão contidas em 28, 565, 700, 892, 1009, 1010, 1071, 1195, 1216, 1230, 1241, 1242, 1253, 1344, 1365, 1546, 1646 e 2148. Também está incluído na maioria dos manuscritos do latim antigo e nas primeiras traduções.
O versículo é encontrado na versão copta antiga, editada a partir do manuscrito copta Huntington 17 e é traduzido para o inglês da seguinte forma:
Havia um anjo (que) descia a cada hora na piscina e movia a água. E qualquer um (que) descer primeiro após o movimento da água será curado de toda doença que (pode) ser sua. [1]
O mesmo se aplica ao Velho Siríaco. A tradução de James Murdock desta passagem da Peshitta diz:
Pois um anjo, de tempos em tempos, descia ao batistério e movia as águas; e aquele que entrou pela primeira vez, depois do movimento das águas, foi curado de qualquer doença que tivesse. [2]
A passagem também tem citações patrísticas. Pode ser encontrada nos seguintes países: Diatessaron do século II. Tertuliano (200 dC) observa que um "anjo, por sua intervenção, estava acostumado a agitar o tanque em Betsaida". [3] A passagem também é citada por Ambrósio (397 dC), Dídimo (398 dC), Crisóstomo (407 dC) e Cirilo (444 dC), demonstrando que os pais gregos e latinos aceitaram a leitura como genuína.
[1] A versão copta do Novo Testamento: no dialeto do norte, vol. II (Oxford: Clarendon Press, 1898), 377-379.
[2] Murdock, 172.
[3] Os Escritos de Tertuliano 3:2:5.
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Outro resumo:
Evidências manuscritológicas
Manuscritos Unciais: A; C-3; E; F; G; H; K; L; M; (S); U; V; X-comm; Gamma; Delta; Theta; Lambda; Psi; 047; 063; 078;
Manuscritos Antiga Latina: a; aur; b; c; e; ff2; g1; j; r1
Vulgata
Traduções antigas: Siriaca (Phesitta e Harcleana), Copta, Armênia e Etíope.
Demais manuscritos: Y; Omega; 055; 0211; 0233
Evidências patrística:
Taciano (175 d.C) Diatesserao, 1, 10:77.
Tertuliano (200 d.C.), Sobre o Batismo, 1, 3.
Fonte: Jack Moorman, compilado por Mark Lamb
[Hélio de M.S. usou a Bíblia LTT (ou ACF ou BKJ-1611); supriu alguns versos que só tinham a referência; colocou raras explicações entre colchetes [ ]; e lembra que, como sempre, ao citar qualquer autor, concorda com a argumentação principal da citação, mas não necessariamente com tudo dela, nem com todos os artigos do autor.]
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