A música da igreja do NT caracteriza-se por sacras
santas e espirituais: melodia harmonia letra, compositor músico cantor, louvor
culto, salmo hino cântico coral, não palmas ritmo e instrumentos dançáveis ou
de percussão, não música popular, não música cristã contemporânea, não gospel
music
Com:
a. BÍBLIAS FALSIFICADAS (ver o excelente livro http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/VersoesModernasDaBiblia-Cloud-Livro.zip,
por David Cloud): Omitem 6000 palavras, enfraquecem importantes doutrinas.
Teste Bíblias com Cl 1:14 (omite o sangue de Cristo?) ou 1Tm 3:16 (omite a
divindade de Cristo?) e 1João 5:7,8 (omite a Trindade?). Apeguemo-nos à Almeida
Corrigida Fiel, e à Almeida Revista e Corrigida.
b. MENSAGEM CORROMPIDA (ex.: sermão de JoPeFi: "Cristo, o homem
mais sábio, disse, segundo Mt 5:6, ..." + citação do "admirável
Brecht" (ímpio teatrólogo alemão) + "salvação é processo,
resulta de praticar justiça" + citação da "admirável Madre
Teresa de Calcutá, que Deus a tenha" + cantemos "Amigos para Sempre,
de Júlio Iglesias").
c. MORAL CORROMPIDA (ex.: igrejas com cinzeiros; cartazes de "sexo
seguro"; camisinhas no SBN; boletim da IBE ("Deus não está mais
interessado em virgindade...", "há jovens doentes por falta de
sexo...", citação de Frei Leonardo Boff, etc.).
d. MOVIMENTO CARISMÁTICO (põe a experiência acima da Bíblia; é terrível,
infiltrante, ecumênico). Precedido pelo Movimento Pentecostal, sucedido por
Hagin-Macedo-etc.
e. MÚSICA CARNAL (ex.: A pornográfica "Na boquinha da garrafa",
já cantada e dançada em um culto, com participação do pastor, batista!!!...).
. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor,
bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé,
sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
(1Pe 5:8-9) (Ah! Se não vigiar e resistir!...).
. Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras. Cantai a glória do seu nome;
dai glória ao seu louvor. (Sl 66:1-2)
(Como vemos nas igrejas de hoje,) há música:
.. de excitação carnal: --- façamo-la de júbilo santo;
.. desonrante a Deus: --- façamo-la digna e honrante;
.. focalizada no homem: --- façamo-la focalizada em Deus;
.. menos que gloriosa: --- façamo-la gloriosa, de louvor s-a-n-t-o, a Deus.
Israel tinha:
A. Música de Festas Folclóricas Jz 11:34 .
- Note:
. Não há mal intrínseco em: "parabéns prá você" e os poucos, dentre
os hinos patrióticos (e dentre as cantigas de ninar, as cantigas de roda, as
cantigas de ciranda, os abôio de vaqueiros, etc.), que sejam realmente puros e
inocentes.
. Há mal incontornável em músicas de festas folclóricas idólatras/ sensuais/
depravantes/ com álcool: músicas de São João/ candomblés/ forró
/country-de-praça/ carnaval/ etc.
- Note:
. No cântico de Moisés (Ex 15:2-19) não há dança nem tambores
. No de Miriã (Ex 15:20-21 ) há, mas a Bíblia só REGISTRA o fato, sem
aprová-lo!!! (semelhantemente à poligamia e à autoflagelação de 1Rs 18:26-29 ).
O mau exemplo de Miriã foi seguido com o bezerro de ouro e suas danças Ex
32:18,19,25,10,27. Miriã era carnal e arruinadora Nu 12:1-2,9-10.
. Quando mulheres (!) dançaram louvando Davi mais que a Deus, a Bíblia só
REGISTRA o fato, sem aprová-lo!!! (semelhantemente à poligamia). O resultado foi
carnalidade, inveja, infelicidade 1Sm 18:7-8 .
. No Velho Testamento, danças sempre são associadas com instrumentos de
percussão! Cuidado com eles! Cuidado inclusive com órgãos eletrônicos e fitas,
se ambos forem ritmados!
B. Música para Deleite Pessoal
- Pode ser aceitável (Exemplo: algumas músicas clássicas, tais como
Serenata de Schubert; algumas músicas românticas, tais como "Querida,
recebo você", "Beijando teus lindos cabelos", Valsa dos
Namorados, etc.).
- Mas tem que passar os 7 testes abaixo, especialmente os de ritmo, letra, e
identificação. Não diremos: Quem é o Todo-Poderoso,
para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações? (Jó 21:15)
C. Música para Louvar a Deus no Templo
- A forma (liturgia) do louvor é importantíssima: Gn 4:3-5 (Caim
quis trocar um "mero detalhezinho na forma [não no alvo e conteúdo] da
adoração, e pode ter sido sincero e bem intencionado, mas vejam que trágicas
conseqüências..."); Lv 10:1-3 (Nadabe e Abiú, idem), 1Sm 6:19 (Idem. 50070
israelitas de Bete-Semes morreram por alguns olharem para dentro da arca!), 2Sm
6:3-9 (Idem. Uzá fulminado por tocar a arca [transportada de modo cômodo mas
desobediente]!). Deus não quer "sonzão" nem ausência de santidade Am
5:23; 6:1,5. "5:23 Afasta de mim o estrépito
dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. 6:1 Ai dos
que vivem sossegados em Sião, e dos que
estão confiados no monte de Samaria, que têm nome entre as primeiras das
nações, e aos quais vem a casa de Israel! 6:5 Que cantam ao som da viola, e
inventam para si instrumentos musicais, assim como Davi;"
- Devemos nos aproximar de Deus:
. Com reverência e piedade Por isso,
tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual
sirvamos a Deus agradavelmente, com REVERÊNCIA e PIEDADE; (He 12:28)
. Sem precipitação E disse: Não te
chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás
é terra santa. (Ex 3:5)
. Com cautela, sem leviandade (desobediência "irrefletida") E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu
incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram
fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de
diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. E disse Moisés
a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que
se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão
calou-se. (Lv 10:1-3)
. Sem palavreado irrefletido (pesemos, pensemos o que dizemos e
cantamos) Guarda o teu pé, quando entrares na casa
de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de
tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o
teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus
está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.
Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das
palavras. (Ec 5:1-3)
. Ouvindo em silêncio Certamente que me
tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma
está como uma criança desmamada. Sl 131:2). Mas o SENHOR está no seu
santo templo; cale-se diante dele toda a terra. (Ha 2:20). Cala-te, toda
a carne, diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada. (Zc
2:13)
. Sem carnalidade de shows mundanos E eu,
irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a
meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não
podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois,
havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais,
e não andais segundo os homens? (1Co 3:1-3) Porque Deus não é Deus de
confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. (1Co 14:33)
Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1Co 14:40)
. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?
Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes?
Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou
quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas
alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? (jó 38:4-7)
. Dai ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, dai ao SENHOR glória e força. Dai ao
SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.
(Sl 29:1-2)
- A definição de beleza é a:... SANTIDADE!!!... |
- As músicas (e as vidas) que agradam a Deus têm que ser SANTAS!
. Estiveste no Éden,
jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia,
topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro;
em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste
criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te
estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas
andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até
que se achou iniqüidade em ti. (Ez 28:13-15)
. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam
harpa e órgão. (Gn 4:21) (descendente de Caim).
- Há músicas que associamos a funerais, outras
a santo amor romântico (ágape + eros), outras a suja paixão carnal (porneia),
outras a coragem militar, outras a macumbas, outras a inocentes cantigas de
roda, outras a inocentes danças folclóricas (nunca no Templo!) de Israel (hoje
desconhecidas), outras a pecaminosas danças folclóricas do "Egito"
genérico, etc.
- Há músicas ditas "cristãs" mas que são algo parecidas com a dos
perdidos: --- evitemo-las totalmente!
- Há música "cristãs" compartilhadas por católicos e carismáticos:
--- evitemo-las também!
- Fiquemos com as milhares de músicas identificadoras (!),
características dos BONS anabatistas (e outros verdadeiros salvos, fiéis),
através dos séculos e séculos: hinos do Cantor Cristão, hinos e cânticos das
"Melodias do Maranata" I a IV (Batistas Regulares), e os cânticos
escritos + gravados + cantados pelos melhores entre os batistas dos séculos
XVII a XIX, e os melhores entre os atuais batistas de linha realmente bíblica -
fundamentalista - independente - regular - conservadora.
- Música semelhante à do mundo fará TRANSBORDAR
as igrejas, mas elas estarão cheias do joio, dos não salvos, dos que amam o
mundo e agradam à carne. Ver Jo 15:19; Rm 12:2; Fp 2:15; Tg 4:4; 2Pd 2:20 . 1Jo
2:15-16: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.
Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no
mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da
vida, não é do Pai, mas do mundo.
- Exemplos: Igreja Batista C., de Fortaleza; Igreja Batista do
bairro do B., de João Pessoa; Igreja Presbiteriana do bairro da P. e Cantinho
da P., de Campina Grande; etc.
- A música carnal corrompe:
. A mente (é difícil esquecer o que muito ouvimos);
. Os lábios (má música = má companhia, TV, etc.);
. A moralidade (Ah! as "Carla Perez" e "Presley" das
igrejas! Ah! as quedas e escândalos dos crentes (?) que brincam com a carne!).
- Má música é bola de neve rolando ladeira abaixo: Hoje, só UM dos meus CDs tem
UMA só faixa que é só um pouquinho sofrível em UM aspecto -> Amanhã, ela
entra no livro de corinhos só da mocidade da igreja -> ... -> Finalmente,
eu e a igreja estaremos entregues à carne!
- Depois de insistir por anos e conseguir que eu desvie minha carreira "só
1 grauzinho", o Diabo concentra-se em me fazer desviar "só mais uns
poucos 5 graus", etc.!
- Ritmo é sumamente crítico: até o hino 9 do Cantor Cristão ("Santo,
Santo, Santo"), cantado como o "Sr. Quadris-Incendiários", me
põe no espírito do "Sr. Quadris-Incendiários"!...
- E sucedia que, quando o espírito mau da parte
de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então
Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
(1Sm 16:23) (só música, sem palavras?).
- Música espiritual (portanto santa) traz paz (mesmo a animais!); pureza
("Vaso Novo"); louvor verdadeiro.
- Dai ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, dai ao SENHOR
glória e força. Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR
na beleza da santidade. (Sl 29:1-2)
- A definição de beleza é a:... SANTIDADE!!!... |
(santidade é a separação do mundo, para Deus!!!)
- As músicas (e as vidas) que agradam a Deus têm que ser SANTAS!
. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda,
mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos
ESPIRITUAIS; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso CORAÇÃO; (Ef
5:18-19)
. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria,
ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos
ESPIRITUAIS, cantando ao Senhor com GRAÇA em vosso CORAÇÃO. (Cl 3:16)
- Eu ainda não estou completamente certo se a Bíblia ensina que hoje:
(a) não devemos usar nenhum instrumento ou
(b) podemos usar alguns instrumentos, apropriados, desde que os usemos com muitos
cuidados.
Pelo menos, tenhamos muito, constante cuidado na escolha e uso dos instrumentos
nos cultos. A ênfase seja no espiritual, não no show; a ênfase seja nas palavras,
não nos instrumentos e volume e show.
- Alguns dizem: "Em si mesmo, nenhum instrumento é necessariamente mau.
Sem esta carne, no céu, talvez poderemos usar todos os atuais instrumentos. Sl
150 fala de tamborins e címbalos louvando ao Senhor."
- Mas notemos que, no Velho Testamento, não há menção de instrumentos de
percussão sendo usados no Templo!!! (E, no Novo Testamento, nós somos o
templo do Senhor). E não há menção de instrumentos algum, nos cultos durante a
dispensação da igreja!... Falando entre vós em
salmos, e hinos, e cânticos ESPIRITUAIS; cantando e salmodiando ao Senhor no
vosso CORAÇÃO; (Ef 5:18-19) A palavra de Cristo habite em vós abundantemente,
em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com
salmos, hinos e cânticos ESPIRITUAIS, cantando ao Senhor com GRAÇA em vosso
CORAÇÃO. (Cl 3:16)
- Notemos também que TODAS as danças, no Velho Testamento, estão associadas a
tambores e adufes! Cuidado! Cuidado inclusive com órgão eletrônico (não usemos
ritmos), cuidado com fitas ritmadas, com a "batida" do violão, etc.
Há dança na total ausência de estilos e instrumentos ritmistas (bateria,
palmas, etc.)? Acho muito difícil!
- Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em
que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não
sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a
hora vem, e AGORA é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em
ESPÍRITO e em VERDADE; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
(João 4:21-23):
Esta passagem deixa bem claro que o Novo Testamento APERFEIÇOOU a
adoração! Agora, toda ela deve ser bem diferente e superior à do
Velho Testamento!
(Alguns excelentes homens de Deus, durante os séculos, pensaram e ensinaram e
praticaram mais ou menos assim: "esta passagem de modo nenhum quer dizer
que a toda adoração do Velho Testamento era carnal. O contraste não é entre
carnal e espiritual, mas sim entre o ser assistido por meios físicos e
tipológicos e mecânicos, enfatizando-os [Jerusalém, templo, cordeiro, incenso,
harpa, dias, etc.], e o ser desassistido de tais meios físicos. Portanto, entre
muitas outras coisas, João 4:21-23 implica que nós nunca, jamais, de maneira ou
em grau nenhum, devemos usar nenhum instrumento musical, devemos usar somente
nossa voz." Talvez estejam certos?... Ainda não tenho certeza sobre o não
usar nenhum instrumento, mas já a tenho pelo menos sobre toda a ênfase ser nas
palavras, não nos instrumentos. Inclusive o volume da voz deve sobrepujar
totalmente o dos instrumentos)
- Os "pais da igreja" testemunham: "as primeiras igrejas nunca
usaram instrumentos." (Mas, em torno do ano 200 D.C., Clemente de
Alexandria [que, ao contrário de Clemente de Roma, titubeou em algumas
doutrinas] tolerou liras e cítaras, por terem sido usadas por Davi).
- Emocionalismo e tremendos shows de música aparentemente causaram milhares de
"decisões" com Wesley, Finney, e seus sucessores. Mas cremos que este
tipo de emocionalismo e música são a maior CAUSA da tragédia da
falsidade da quase totalidade dessas "decisões"!... Porque não me envergonho do EVANGELHO de Cristo, pois é o
poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também
do grego. (Rm 1:16) De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela
palavra de Deus. (Rm 10:17) E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do
SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo
meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. (Zc 4:6)
- As pulsações das palmas, tambores e outros instrumentos de percussão são
características dos misticismos e cultos afro-indígenas de sexo-feitiçaria!
Fazem as emoções atropelarem o raciocínio, estimulam à carne e ao êxtase.
- Seqüência usual da decadência (em meses ou em gerações):
. Bateria em órgão eletrônico ou em fitas, em casa; depois nos cultos da mocidade; depois em todos os cultos ->
. Palmas nos cultos da mocidade; depois em todos os cultos ->
. Balanceios e dancejos ("danças light") nos cultos da mocidade; depois em todos os cultos ->
. Atração de crentes de igrejas renovadas ->
. Misticismo carismático ->
. Abismos doutrinários e ecumenismo.
- Na atual dispensação, da igreja, por causa das más identificações + nossa carne + impossibilidade prática de separarmos e impedirmos o mau uso de alguns instrumentos + observarmos tantas más experiências, é melhor:
. Evitarmos radicalmente todos os instrumentos de percussão (baterias, tambores, pandeiros, triângulos, reco-recos, maracás, etc.), os baixos e contrabaixos, as guitarras elétricas, etc.
. Evitarmos radicalmente todos os discos e fitas evangélicos comerciais (ver, abaixo, a questão das identificações), especialmente os que têm baterias. No máximo, encomendemos fitas do Seminário Batista [Regular] do Sul, ou os de sãos músicos batistas de linha doutrinária e musical super conservadora-fundamentalista.
. Incentivarmos fortemente os sãos talentos da igreja local, a se aperfeiçoarem no piano, órgão eletrônico (sem ritmo), violino, flautas, violão acústico (só dedilhados ou, no máximo, com batidas só em dois ritmos: valsa e marcha militar), etc.
- Algumas igrejas pensam que há um tipo digno
de palmas, sem o menor balanceio, que podem ser usadas esporadicamente, pelas
crianças e no acampamento anual da mocidade. A chave de tudo seria o ritmo não
ter as batidas fortes nos tempos pares (2 e 4, sexuais), mas sim nos ímpares (1
e 3, militares). Comparem o hino 385 do Cantor Cristão ("Vamos nós louvar
a Deus") tocado no ritmo de marcha militar, e no de sambão. Nira, por
favor, toque. ... . Vocês entenderam?
- Mas, pelas trágicas experiências que observamos + más identificações + nossa
carne + impossibilidade prática de separarmos e impedirmos as "más
palmas" de destruírem a igreja futura, já decidimos (no regimento que você
e eu assinamos!) jamais batermos uma palma sequer, de nenhum tipo, dos 1 aos
120 anos de idade.
- No Velho Testamento só há palmas de aplauso ou de júbilo:
. Batei palmas, todos os povos; ACLAMAI a Deus com
voz de triunfo. (Sl 47:1)
. Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto. Com
trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do SENHOR, do Rei. Brame o
mar e a sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam. Os rios batam as
palmas; regozijem-se também as montanhas, (Sl 98:5-8) (Figura de
linguagem. Aplauso e júbilo, não balanceios - danças)
. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados;
os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as
árvores do campo baterão palmas. (Is 55:12) (idem)
. etc.
- No Velho Testamento, não há palmas com balanceios acompanhando música
dançável, no culto ao Senhor!
- No Novo Testamento não há palmas, nem uma sequer, de nenhum tipo!
- No Velho Testamento:
a) Há danças sensuais - pagãs: E aconteceu que, chegando
Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e
arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; (Ex 32:19)
E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado
despir-se para vergonha entre os seus inimigos, (Ex 32:25)
b) Há danças folclóricas inocentes, como as puras cantigas de roda das
crianças (diferentes das dança folclóricas sexuais- pagãs):
. Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. (Jz 11:34)
. 19 Então disseram: Eis que de ano em ano há solenidade do SENHOR em Siló, que se celebra para o norte de Betel do lado do nascente do sol, pelo caminho alto que sobe de Betel a Siquém, e para o sul de Lebona. (Jz 21:19) ... 21 E olhai, e eis aí as filhas de Siló a dançar em rodas, saí vós das vinhas, e arrebatai cada um sua mulher das filhas de Siló, e ide-vos à terra de Benjamim. (Jz 21:21) ...23 E os filhos de Benjamim o fizeram assim, e levaram mulheres conforme ao número deles, das que arrebataram das rodas que dançavam; e foram-se, e voltaram à sua herança, e reedificaram as cidades, e habitaram nelas. (Jz 21:23)
. E sucedeu que, chegando a arca da aliança do SENHOR à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração. (1 Cr 15:29)
. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; (Ec 3:4)
. Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza. (Jr 31:13)
. Cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança. (Lm 5:15)
. E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. (Mt 11:17 = Lc 7:32)
. E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. (Lc 15:25)
Sempre que Israel tentou "adaptar-e-adotar", tentou "contextualizar", tentou "aculturar" introduzindo danças no culto (obviamente não no Templo!), isto resultou em enormes apostasias e enormes tragédias:
. E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; (Ex 32:19)
. Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? (1Sm 18:6-8)
. E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. (2 Samuel 6:14, Compare 1Cro ,15:29) Em ocasião única, e não associada ao culto regular no Tabernáculo/Templo, nem jamais sendo aprovado por Deus e mandado ser imitado, Davi deu rodopios (ou saltos) acrobáticos, de puro júbilo! Ele não praticou por um só segundo a dança sensual- sexual- pagã das "igrejas" alexandrinas, modernas!
. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. (Sl 150:3-5): a palavra hebraica traduzida como "dança" (obviamente inocente, não sensual-sexual) também pode ser traduzida "flauta" (e tem que ser, no contexto desta lista de instrumentos!). Ver a Almeida Revista e Corrigida)
- No Novo Testamento: não há ordenado, nem tolerado, nem sequer registrado, um
só segundo de balanceios e danças entre os crentes da dispensação da igreja!
- Na História: Só em 1912 (!!!...) Ruth St. Dennis introduziu balanceios e
danças nos cultos (mesmo assim, tais cultos eram católicos!); que trágico que,
com o correr dos anos, esses perdidos foram copiados pelos pentecostais, depois
por alguns protestantes e evangélicos, depois por alguns batistas, até mesmo
por alguns que ainda querem se designar fundamentalistas!).
- Somente a música que passar TODOS os testes abaixo deveria ser cantada nos
nossos cultos!
- Do mesmo modo que um sacrifício com tudo certinho mas com uma falha
não era aceitável ao Senhor, também uma música, mesmo nos parecendo a mais
linda que já ouvimos em toda a nossa vida, mas que visivelmente não passe em um
dos testes abaixo, jamais deve ser entoada pelos nossos lábios nem ouvida pelos
nossos ouvidos.
10.1. TESTE-1 (A MÚSICA EM SI): MELODIA (≈ ESPÍRITO)
- Música (em si, sem a letra) tem 3 componentes: melodia, harmonia, e
ritmo.
- A melodia (isto é, a 1a voz na partituta) fala ao nosso espírito
(pelo qual podemos nos comunicar e ter comunhão com Deus), fala à nossa mente.
- Cantor Cristão-289:
. Enquanto Nira toca ao piano, bem baixinho, suave e docemente assobiemos (ou
cantemos com bocas fechadas ou toquemos com flauta) somente a 1a voz
do hino 289 do Cantor Cristão ("Quero estar ao
pé da cruz"), sem ritmos nem acordes: Que ajuda ao meu espírito,
que conforto, que paz, que louvor e adoração! Mesmo não lembrando da toda a
letra, que bom irmos trabalhar (ou esperar algo, ou andar) fazendo uma melodia
como esta, nos nossos corações! Cl 3:16. Só devemos cantar na igreja melodias
assim.
. Mas que contraste com a melodia da Marcha Fúnebre (Nira, por favor, toque a
fita, baixo, para não escandalizar os passantes), ou do Rap- de- Jesus (idem),
ou ...
.10.2 TESTE-2 (A MÚSICA EM SI): HARMONIA (≈ ALMA)
- A harmonia (isto é, os acordes, as 4 vozes da partitura soando simultânea
e harmoniosamente) fala à nossa alma, nossos sentimentos e emoções.
- Os tons maiores nos fazem sentir alegria, luz, ... (Nira, por favor, toque um
acorde Dó maior). Os tons menores nos fazem sentir tristeza, sombras, ...
(Nira, por favor, toque um acorde Dó menor).
- Deve haver um equilíbrio, talvez com 5% dos acordes de um culto sendo menores
(por exemplo, ao falarmos do sofrimento do nosso Salvador, na cruz) e 95% sendo
maiores (por exemplo: ao falarmos das ressurreições de Cristo e nossa, do
arrebatamento iminente, de vitória na guerra, da morte do crente, e de paz).
- Cantor Cristão 580: Nira, por favor, toque ao piano as 4 vozes, formando
todos os acordes, e nós cantemos "Vem, visita
Tua igreja", dividindo a congregação em 4 grupos, para as 4 vozes,
formando harmonia. A harmonia fala à nossa alma, os acordes menores falam de
tristeza, de dor, de sentir falta, etc.
- Cantor Cristão 508:
. Nira, por favor, toque, e nós cantemos "Eu avisto uma terra feliz" sem ritmo, mas com seus lindos acordes maiores: eles pintam o céu como feliz e maravilhoso.
. Cantemos a mesma melodia, mas tudo com acordes menores: desta vez, o céu não parece tão feliz e maravilhoso!
. Cantemos agora com a melodia um pouco mudada, para carregar mais ainda nos tons menores: o céu parece mais triste ainda!
- A música "pinta o texto" e manipula nossas emoções! Exemplo: os
filmes apoiam-se fortemente em músicas "o monstro vai lhe pegar sem você
esperar" (Nira, por favor, toque a fita, baixo, para não escandalizar os
passantes), "o monstro lhe encurralou e vem fumaçando lhe pegar pela
frente" (idem), "você alcançou o nirvana, é um com o
deus-universo" (idem), etc.
Se você ainda duvidar, faça uma experiência: tire o som dos filmes, e, sem
demonstrar nenhuma emoção, leia as legendas. Ou somente leia os sermões de
Hitler e dos gênios carismáticos, mas, agora, sem música e sem demonstrar
nenhuma emoção. Que enorme diferença: as palavras são as mesmas, mas o poder
delas diminuiu 90% ou mais!
- Evitemos manipular as emoções dos outros e sermos manipulados. Deus condena
sermos dominados pelo emocionalismo, condena o misticismo (que prega:
"sinta, sem pensar nem entender"). "E
digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também
os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento,
separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu
coração;" (Ef 4:17-18)
- A única seqüência certa é:
1o ouvirmos e entendermos a verdade,
2o emocionarmo-nos com a verdade pregada com poder simples, mas sem truques,
3o decidirmos aceitá-la e
4o agirmos.
Toda outra ordem resulta em tragédias.
10.3. TESTE-3 (A MÚSICA EM SI): RITMO (≈ CORPO)
- Este é o principal, o mais crítico de todos os testes!
- O resumo é: "Pelo menos uma pessoa poderia talvez ser um pouco tentada a balançar (ou mesmo dançar) com esta música?" |
- Deus nos deu somente dois ritmos limpos:
. A valsa original (Nira, por favor demonstre Cantor Cristão-46 "Eu perdido pecador" com Style = 95 Viena Waltz, depois só com tambores: UM - dois - três, UM - dois - três, UM - dois - três, ...O tempo mais forte, no compasso, é sempre o 1) e
. A marcha militar, com batidas fortes nos tempos ímpares (demonstre Cantor Cristão-112 "Já refulge a glória eterna" com Style = 85 Marcha1, depois só com tambores: UM - dois - TRÊS - quatro, UM - dois - TRÊS - quatro, UM - dois - TRÊS - quatro, ...).
(Atenção: os números de Voice e de Style são de um Yamaha (SR-520)
- O Diabo alterou o compasso quaternário transformando-o em centenas de tipos de ritmos sensuais (associados ao sensualismo dos blues, à feitiçaria das tribos afro-indígenas, ao misticismo nova-era, à rebelião do rock pesado, ao gozar a vida do country, à fornicação do samba-lambada, etc.). Para isto, bastou o Diabo:
a) mudar as batidas fortes para os tempos pares (Nira, por favor demonstre com Style = 61 Samba1, só com tambores: um - DOIS - três - QUATRO, um - DOIS - três - QUATRO, ...); ou
b) tornar a 1a e 2a batidas fracas, e a 3a batida forte e durando 2 tempos (demonstre com ritmo afro, , e.g. Style = 99 Congo só com tambores: um - dois - TRÊS_LONGO, um - dois - TRÊS_LONGO, ...)
- Ritmo carnal, mesmo tornado super lento e super baixo e super suave, fica
igualmente carnal! Deixa apenas de ser frenética dança aeróbica erótica, com
parceiros separados, para ser melosa dança de corpos colados, ainda mais
erótica.
Nira, por favor, faça algumas demonstrações (por favor toque baixo, para não
escandalizar os passantes):
. Só com tambores de jazz frenético, aos poucos baixando muito a velocidade, até ser blue pegajoso.
. Cantor Cristão 07 "Ao Deus de amor e de imensa bondade", primeiro em Style = 85 Marcha1 (majestosa), segundo em Style = 62 Mambo (sensual frenético), terceiro em Style = 26 Slow Rock (sensual lento).
. Cantor Cristão 89 "Do teu pecado te queres livrar?", primeiro com Voice = 36 Church Organ e sem ritmo (majestoso), depois com Style = 39 Soul e Voice = 54 Dist Guitarra (soma = frívola, gaiata).
- O problema maior está no tipo do ritmo, não na sua velocidade,
nem nos seus instrumentos, nem na suavidade/ violência no tocá-los. Ritmo,
ritmo, tipo do ritmo, este é o maior problema!
- Vejamos mais alguns exemplos?
- "Esta paz que sinto em minha alma", 1o com angels e sem ritmo (doce, sublime paz), 2o com distr_guitarra e hard rock (rebelde, desafiador). Ritmos dançáveis arruínam quaisquer das mais puríssimas músicas!
- Cantor Cristão-108 "Quando Cristo Sua trombeta" (Style = 85 Marcha1 e Voice = 89 Trombone & Fanfarra) tem o "texto pintado" adequadamente ao ser tocado majestosamente, com fanfarra, vitória. Mas Style = 85 Marcha1, com Voice = 89 Trombone & Fanfarra, para a 2a estrofe de Cantor Cristão-398 "Embora me assalte o cruel Satanás", são extremamente inapropriados!
- Cantor Cristão-411 "Que alegria neste dia nós estamos a gozar", primeiro com Voice = 89 Trombone e sem ritmo (alegria majestosa e serena), segundo com Style = 23 Hard Rock e Voice 54 = Dist_guitarra (soma = alegria carnal e rebelde, arruína o quadro).
- Cantor Cristão-406 "Que delícia é crer em Cristo", primeiro com Voice = 135 Angels e sem ritmo (amor puro), segundo com Style = 60 Salsa e Voice = 53 Over Drive, terceiro com Style = 49 BigBand e Voice = 53 Over Drive, quarto Style = 72 Cowboy Boogie e Voice = 53 Over Drive, quinto Style = 43 Gospel Waltz e Voice = 53 Over Drive (soma = amor pornô, arruína o quadro).
- Evitemos radicalmente que sequer uma, uma só música da igreja, pelo seu ritmo:
. Estimule (persuada) pensamentos ou apetites inapropriados. "Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos PERSUADIRAM à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus." (Mt 27:20)
. Desvie a mensagem da mente do pecador. "Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o ENTENDIMENTO; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o ENTENDIMENTO." (1Co 14:15)
. Tire a seriedade, veemência, urgência da mensagem. "Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus." (2Co 2:17)
. Desvie a atenção da Palavra do Senhor "Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo." (Ha 2:2) "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10:17)
SINCOPADO:
- Música tipo rumba põe a batida forte um pouquinho fora do tempo, o que é
extremamente sensual e balançante, tão usado por Elvis Presley e por todos os
ritmos de origem africana (portanto, as músicas latinas, caribenhas, jazz,
rock, etc.).
- Os piores "poli-ritmos" africanos estão "pegando". Filmes
em câmara lenta mostram pés num ritmo, quadris e troncos noutro, mãos noutro,
cabeças noutro!... Isto é extremamente sensual (e até pornográfico, chamando
toda a atenção para partes indevidas do corpo). Pasmem: Tchan & Garrafa já
se adentram em igrejas!
- Há músicas [inapropriadas para um crente louvar a Deus]:
a) Sem melodia, só faladas: Rap (existe há milênios, na África);
b) Sem harmonia (sem acordes): "Banda Só- Berimbaus" (talvez acompanhados com tambores?).
c) Sem melodia nem harmonia, só com ritmo frenético, como a "Banda Olundum". Nas tribos afro-indígenas, maratonas frenéticas de danças acompanhadas só com tambores levam homens e mulheres a caírem no ato sexual ou em possessão demoníaca, e depois levantarem para dançar mais, até a completa exaustão!
10.4. TESTE-4: A LETRA
- Há letras de 3 tipos
a) COMIDA ESTRAGADA (30% dos corinhos/ hinos modernos? 3% dos hinos antigos?)
- Cantor Cristão-580: "visita" implica que o Espírito Santo não
habita permanentemente, e há crentes e igrejas sem Ele!
- Cantor Cristão-5: "vem": idem.
- Cantor Cristão 114, 4a. estrofe implica arrebatamento após a
Tribulação, iniciando o Reino.
- "O Rei está voltando":
pós-tribulacionista, faz confusão teológica, misturando tudo: Noivo, Rei, etc.
- "Aquele que foi manifestado na carne"
- corrompe 1Tm 3:16 (ver Texto Recebido e Almeida C. Fiel: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da
piedade: DEUS se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos
anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória."
b) QUI-SUCO COM SUÍTA, que não são venenos, mas não têm valor alimentício
(70% dos corinhos/hinos modernos?):
- "Não entristeças o teu coração":
Que verdade chocaria/ converteria adepto de seita? Ou edificaria salvo?
- "Segura na mão de Deus": Idem.
- 50 repetições "Jesus": Idem; e é errado apelarmos 1o ou
principalmente às emoções!
c) COMIDA NUTRITIVA E SAUDÁVEL (verdades que chocam/ convertem adepto de seita,
ou edificam salvo):
- Cantor Cristão-9 "Santo, Santo, Santo":
Que doutrina, que teologia, que edificação e ensino!
- Cantor Cristão-306 "Foi Jesus que abriu o
caminho": Idem.
- "Eu quero ser, Senhor amado, como vaso nas
mãos do oleiro": Idem.
- Obviamente, devemos eliminar radicalmente, da igreja e até de nossas casas,
toda a música de letra tipo "comida estragada". Jamais deveriam ser
sequer mencionadas "Não saia da vossa boca
nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para
que dê graça aos que a ouvem". (Ef
4:29) "Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe".
(Ef 5:12)
- Por mim, preferiria que só cantássemos, na igreja, músicas cuja letra
fosse "comida nutritiva e saudável". Mas se vocês insistem num
pouquinho de "qui-suco com suíta", que seja no máximo 1 gole deste
líquido gostoso mas sem valor, para cada 5 ou 10 goles do verdadeiro alimento.
OK?
10.5. TESTE-5: O AUTOR/ MAIS FAMOSO CANTOR DA MÚSICA
- Assim como Deus não aceitou a oferta de Caim (Gn 4:5; He 11:4) , nem a de
Saul (1Sm 13:8-9; 15:13-15,20-22) , nem a dos Samaritanos (Ed 4:3) :
Nunca compremos/ aceitemos/ ouçamos/ cantemos música cujo autor (da letra/ melodia/ arranjo), ou cantor famoso a que ela se identifica, for:
Descrente: Roberto Carlos "Jesus Cristo eu estou aqui".
Católico tradicional: Frei Mojica "Ave Maria" (mesmo baseada em Lc 1:28).
Sabatista: Conjunto Prisma, "Ele é poderoso"
Carismático Católico: Padre Zezinho "Abençoa Senhor a família de Deus". Agnus Dei.
Ecumênico: LBV (Legião da Boa Vontade), "??"
Indefinido: Nelson Ned "Senhor eu sei que é Teu este lugar".
Pentecostal ou semelhante (1os pentecostais): "Estarás tu vigiando quando Jesus vier?", Harpa Cristã - 98.
Renovado (Batista, Presbiteriano, Congregacional) (2os pentecostais): Cláudio Claro "Terra e céu proclamam Teu louvor". Marco Aurélio "Senhor eu sei que Tu me sondas". Benedito Carlos "Ao único que é digno de receber". André Crouch "... A Deus demos glória" ("Meu Tributo". Prefiramos Cantor Cristão-15, de Crosby-Doane!!!...).
Universal Do Reino Do Deus- prosperidade, ou semelhante (3os pentecostais): Mara Maravilha "Obrigado meu Senhor".
Crente não Separatista: Luis de Carvalho "Segura na mão de Deus".
Crente interdenominacionalista: Benedito Carlos "Como é precioso irmão".
Mau Testemunho: Play-backs de Feliciano Amaral? (embora só cante excelentes hinos tradicionais, parece que teve problemas na vida pessoal, é verdade?). Aline Barros (cantou "Minha Rainha" no programa de Xuxa!).
- O interesse dos "grandes" artistas profissionais e gravadoras é
$$$ d-i-n-h-e-i-r-o $$$! Por isso, como esperar que não apelem para a carne,
para os crentes carnais???... Eu prefiro mil vezes só ouvir fitas gravadas do
cântico congregacional e de cantores não profissionais que me autorizem a isto,
sendo a música perfeita segundo todos os critérios aqui estudados, e cantados
por crente fiel de posição doutrinária mais profundíssima e conservadora e
fundamentalista, e da vida mais exemplarmente piedosa.
10.6. TESTE-6: IDENTIFICAÇÃO
(Veja os exemplos do teste-5)
- Identifiquemo-nos com os BATISTAS, os anabatistas que foram FIÉIS, através
dos SÉCULOS! Usemos:
. "Cantor Cristão": quase 600 hinos! http://cantorcristao.multiply.com/
. "Melodias do Maranata" (Batistas Regulares): 4 livros, centenas de sadios corinhos.
. Seminário Batista Regular do Sul: fitas de lindo coral e de solos; fitas de acompanhamento, até por encomenda.
. COMPONHAMOS E GRAVEMOS NESTA NOSSA IGREJA LOCAL! (Lindo é o que é santo!)
- No máximo, cheguemos somente até às boas músicas que houverem identificado
congregacionais e presbiterianos, ambos fundamentalistas e com nossa mesma
posição quanto à música.
10.7. TESTE-7: DÚVIDA? CHANCE DE CHOCAR?
- Se tivermos a menor sombra de dúvida sobre uma música, jamais deveremos
cantá-la, de modo algum: Rm 14:23 "Mas aquele
que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que
não é de fé é pecado."
- Se houver a mais remota possibilidade de uma música escandalizar ou ser pedra de tropeço para alguém, jamais deveremos cantá-la, de modo algum:
"Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas." (Rm 14:1)
"Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." (Rm 14:13)
"Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu." (Rm 14:15)
"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça." (Rm 14:21)
"Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos." (Rm 15:1)
"Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize." (1Co 8:13)
- "Ó Pai, esta música agrada a Ti? Só a Ti? Total e
intensamente? Em todos os aspectos?"
. É necessário que ele cresça e que eu diminua.
(João 3:30)
. Examinai tudo. Retende o bem. (1 Ts 5:21)
. Aprovando o que é agradável ao Senhor. (Ef 5:10)
. Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que
pedisse Barrabás e matasse Jesus. (Mt 27:20) (Devemos matar a carne e
exaltar a Cristo).
. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão
sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil
concupiscência, e a avareza, que é idolatria; (Cl 3:5)
. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome
cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lc 9:23)
. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei
tudo para glória de Deus. (1Co 10:31)
. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não
aos homens, (Cl 3:23)
ESBOÇO PARA MINHA ESPOSA (Valdenira) ACOMPANHAR-ME ENQUANTO ENSINO OS TESTES 1 a 4:
BOA |
MÁ |
|
MELODIA |
|
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CC-289 F Quero estar ao pé da cruz |
Marcha fúnebre http://www.classicos.hpg.ig.com.br/mp3.htm |
|
|
|
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HARMONIA |
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3 acordes DÓ-MAIOR |
3 acordes DÓ-MENOR |
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CC-580 Bb Vem visita a Tua
igreja |
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CC 508 G Eu avisto uma terra feliz |
CC-508 com tom G MENOR (vira outra melodia) |
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RITMO |
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CC-46 Bb Eu perdido
pecador |
nihil |
|
CC-112 C Já refulge a glória
eterna |
nihil |
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CC 7 F Ao Deus de amor e de
imensa bondade |
Style = 62 Mambo |
|
CC 89 Bb Do teu pecado te queres
livrar |
Style = 39 Soul e Voice = 54 Dist Guitarra |
|
CC 108 Ab Quando Cristo Sua
trombeta |
nihil |
|
CC 398 Db Embora me assalte o
cruel Satanás. |
Style = 85 Marcha1, com Voice = 89 Trombone |
|
CC 411 Bb Que alegria neste dia
nós estamos. |
Style = 23 Hard Rock e Voice 54 = Dist_guitarra |
|
CC 406 Ab Que delícia é crer em
Cristo . Idem. |
Style = 60 Salsa e Voice = 53 Over Drive |
|
|
|
|
LETRA |
|
|
CC 9 Eb Santo, Santo, Santo, Deus
Onipotente. |
CC 580 Bbm Vem visita, a tua
igreja: |
|
CC 306 Ab Foi Jesus que abriu o
caminho. |
CC 5 G (estrofe 3) Ao nosso pai do
céu |
|
C -Eu quero ser, Senhor amado,
como vaso |
CC 114 A (estrofe 4) Como foi para
o céu, Jesus |
|
|
Eb -O Rei Está Voltando. |
|
|
F - Não Entristeças o teu Coração:
|
|
|
C - Segura na mão de Deus |
|
|
50 repetições do nome Jesus, de todas
as formas, de gemido a gargalhada. |
|
Hélio de Menezes Silva, jul/98.
(retorne a
http://solascriptura-tt.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/
retorne a http://solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.