https://www.gotquestions.org/Portugues/clerigos-e-leigos.html
Pergunta:
"É bíblica a distinção entre clérigos e leigos?"
Resposta: As palavras [e conceitos de] clérigos e leigos não
aparecem na Bíblia [particularmente, no Novo Testamento. Não aparecem nem de
longe, em nenhum lugar]. Estes são termos comumente usados hoje em dia para se
referir à "pessoas que falam a partir do púlpito" versus
"pessoas que ouvem, sentados nos bancos.” Embora os crentes tenham
diferentes chamados e dons (Romanos 12:6), todos eles são servos [iguais quanto
valor] do Senhor (Romanos 14:4).
Rm 12:6 Então, tendo
[nós]
diferentes dons segundo a graça, aquela nos
havendo sido confiada: Se [é]
profecia , [profetize]
[ele]
segundo a proporção de a Fé ; LTT
Rm 14:4 Quem
és *tu*, que [estás]
julgando o escravo- da- casa alheio? Para o seu
próprio Senhor (Dono- Controlador)
ele está em pé ou cai. Será, porém, firmado, porque poderoso é Deus para o
fazer firme. LTT
Paulo se considerava um "irmão" e "conservo"
[companheiro servo, do mesmo nível] de Tíquico (Colossenses 4:7. Ele não
foi um pastor de igreja https://www.gotquestions.org/Tychicus-in-the-Bible.html
). O mesmo era verdade para Paulo e Epafras (Colossenses 1:7. Ele não
foi um pastor de igreja). Paulo chamava Epafrodito de seu "irmão,
cooperador e companheiro de lutas" (Filipenses 2:25. Ele não foi um pastor
de igreja https://www.gotquestions.org/Epaphroditus-in-the-Bible.html
). Paulo e Timóteo chamavam a si mesmos de "servos" da igreja
de Corinto (2 Coríntios 4:5. Ele não foi um pastor de nenhuma igreja. Só depois
ele recebeu de Pedro a autoridade de ser seu porta-voz e pôr ordem nos cultos e
indicar pastores e diáconos https://bible.org/seriespage/who-were-timothy-and-titus
). Pedro enxergava Silas como seu "irmão fiel" (1 Pedro 5:12.
Ele não foi um pastor de igreja http://biblehub.com/topical/s/silas.htm
). Os apóstolos nunca falavam em termos de "nós" e
"eles", no contexto de servir a Cristo. Eles consideravam-se
companheiros [colegas iguais, de mesmo nível] de trabalho com TODOS os crentes
na igreja.
Cl 4:7 As coisas
concernente a mim, todas [elas], vos
fará saber Tíquico, o irmão amado e fiel serviçal e companheiro-
escravo em [o]
Senhor (Jesus),, LTT
Cl 1:7 Como
também aprendestes (o evangelho)
proveniente- de- junto- de Epafras, nosso amado companheiro-
escravo (do mesmo Dono) (o
qual é, em vosso benefício, um fiel serviçal de o Cristo), LTT
Fp 2:25 Mas (, enquanto isso,)
necessário julguei vos enviar Epafrodito, meu irmão e
trabalhador- companheiro e soldado- companheiro, mas
vosso mensageiro- enviado e prestador- de- serviço das minhas necessidades, LTT
2Co 4:5 Porque
não a nós mesmos estamos proclamando, mas a [o]
Cristo Jesus, [o]
Senhor; e nós mesmos [somos]
escravos vossos por causa de (o nosso amor a)
Jesus. LTT
1Pe 5:12 Através
de Silvano (para convosco o
fiel irmão, como [o]
considero), através de poucas [palavras
vos]
escrevi (agora), exortando
e testificando esta ser [a]
verdadeira graça de Deus, para dentro da qual (depois de havendo entrado
) vos tendes
firmado de pé. LTT
A distinção entre "ministério profissional" e "ministério
leigo" surgiu quando as igrejas pararam de convocar líderes de suas
próprias congregações e começaram a "chamá-los"
["importá-los"] de outros lugares. Durante pelo menos o primeiro
século da história das igrejas [locais, claro], a maioria delas reconhecia a
mão de Deus colocada sobre seus próprios membros [membros da própria
igreja local], qualificando e chamando-os para papéis de liderança. Quase todas
as referências do Novo Testamento para a liderança da igreja local, seja
"pastor", "ancião" ou "bispo", revelam ser esse o
caso. Para um exemplo, compare 1 Timóteo 3:1-7 e 5:17-20 com Atos 20:17-38.
Tito 1:5-9 é outro exemplo.
1Tm 3:1-7 1 Fiel [é] esta
Palavra : se algum- varão a[o]
ofício- de- pastor- superintendente anela- chegar, uma excelente obra
intensamente- deseja; 2 É
necessário, pois, o pastor- superintendente irrepreensível
ser, [ser] de
uma- [só]
esposa [o]
marido, [ser]
vigilante, sóbrio- autocontrolado- abstêmio, de decorosos costumes ,
hospitaleiro , apto para ensinar, 3 Não
permanecendo- junto- a- suco- de- uva, não [ser]
espancador, não [ser
cobiçoso-] de-
não- honrosos- ganhos, mas (, sim,) [ser]
benigno , não contencioso, não amante de dinheiro, 4 À sua
própria casa- família bem superintendendo- cuidando, filhos tendo [os
quais] [estejam] em
sujeição com toda a respeitabilidade, 5 (Se,
porém, algum- varão não tem sabido à sua própria casa- família superintender- cuidar,
como d[a]
assembleia de Deus tomará conta?), 6 Não [ser] um
neófito [na fé], a
fim de que não [suceda
que],
havendo ele sido inflado- pela- fumaça- (que- sobe-) do-
orgulho, para dentro d[a
mesma]
condenação caia, aquela do Diabo; 7 É
necessário, porém, *ele* também ter um bom testemunho proveniente- de- junto-
daqueles [que
estão] de
fora, a fim de que não caia para dentro de vitupério e [para
dentro do] laço
do Diabo. LTT
At 20:17-38 17 E [Paulo],
provenientes- de- junto- de Mileto havendo enviado (emissários) para
dentro de Éfeso, chamou- para- si os presbíteros daquela assembleia . 18 E, logo que (tais presbíteros)
chegaram até ele, (Paulo) lhes
disse: "*Vós* [bem]
sabeis, desde o primeiro dia em que pus os pés para dentro da Ásia, a maneira
como, no meio de vós, estive eu em todo [esse] tempo; 19 Servindo a o Senhor (Jesus) com toda [a]
humildade, e muitas lágrimas, e provações (aquelas havendo-me sobrevindo dentro
das maquinações (para emboscada)
dos judeus); 20 Como nada,
daquilo sendo proveitoso, deixei de vos anunciar e vos ensinar, publicamente e
de casa em casa , 21 Plenamente
testificando, tanto aos judeus como aos (gentios de fala dos)
gregos , o arrependimento para dentro de Deus, e a fé para dentro do nosso
Senhor Jesus Cristo. 22 E,
agora, eis que *eu*, tendo sido acorrentado no [meu]
espírito , estou- indo para dentro de Jerusalém, não tendo eu sabido as coisas
que nela me acontecerão, 23 Exceto
que o Espírito, o Santo, em cada cidade plenamente [me]
testifica, dizendo que correntes- de- aprisionamento e aflições permanecem-
esperando [por] mim (em Jerusalém). 24 Mas de nenhuma [dessas]
coisas eu faço caso, nem em nada tenho a minha vida por preciosa para mim
mesmo, de modo a completar eu a minha carreira com alegria, e o encargo- de-
servir que recebi proveniente- de- ao- lado- de o Senhor Jesus, para plenamente
testemunhar [d]o
evangelho (as boas novas) da
graça de Deus. 25 E, agora, eis que
*eu* sei que vós todos (entre os quais passei- através pregando o reinar de
Deus) não mais vereis o meu rosto. 26 Portanto,
solenemente vos protesto, neste dia [de
hoje], que
limpo [estou] eu
para longe do sangue de todos (vós), 27 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o propósito-
decreto de Deus. 28 Olhai- cuidai,
pois, por vós mesmos e por todo o rebanho no meio do qual o Espírito, o Santo,
vos constituiu pastores- superintendentes , para apascentar[des]
a assembleia de Deus, a qual Ele resgatou por- operação- de o Seu próprio
sangue. 29 Porque *eu* tenho sabido isto: que,
depois [da]
minha partida, entrarão lobos cruéis para o meio de vós, não poupando o
rebanho; 30 E que, de entre o vosso, vosso mesmos, se levantarão
varões falando [coisas]
tendo sido distorcidas, para atraír[em] os
discípulos em- seguimento- a si- mesmos. 31 Portanto,
vigiai vós, lembrando-vos de que, durante três anos, noite e dia eu não cessei,
com lágrimas admoestando a cada um [de
vós]. 32 E agora entrego-vos, ó irmãos, a Deus e à Palavra da
Sua graça; o Qual (Deus) [está]
sendo poderoso para [vos]
sobre-edificar e vos dar herança entre todos aqueles (já) tendo sido
santificados. 33 [A]
prata, ou [o]
ouro, ou [as]
vestes, de nenhum homem cobicei eu. 34 Sim,
vós mesmos sabeis que, para o que era necessário a mim e àqueles estando
comigo, serviram estas (minhas) mãos. 35 [Em]
todas [estas] coisas
mostrei eu a vós que, assim trabalhando, [nos] é
necessário sustentar (com as mãos)
aqueles [que
estão]
sendo fracos, e recordar as palavras de o Senhor Jesus, as quais Ele mesmo
disse: 'Muito mais bem-aventurada coisa é dar do que receber'." 36 E (Paulo), estas
coisas havendo dito [e]
havendo dobrado os seus joelhos, orou juntamente- com todos eles. 37 E houve um grande pranto de todos. E eles,
lançando-se sobre o pescoço de Paulo, muito- e- ternamente- beijavam a ele, 38 Entristecendo-se muito, principalmente por causa da
palavra que ele tinha dito, que não mais estão para o seu rosto ver. E eles o
supriam- e- acompanhavam até ao navio. LTT
Tt 1:5-9 5 Por esta causa te deixei em Creta: a fim
de que, àquelas [coisas] (que ainda estão)
faltando, pusesses em boa ordem; bem como estabelecesses,
em cada cidade, presbíteros , do- modo- como *eu* [já] te
ordenei: 6 Se algum- varão é irrepreensível, de uma [só] esposa
[o]
marido , filhos tendo [que
sejam]
crentes- fiéis ((filhos) não (passíveis de estar)
sob acusação de dissolução, nem insubordinados). 7 Porque
é necessário o pastor- superintendente irrepreensível ser como escravo-
despenseiro- distribuidor - da- casa de Deus, não [ser]
soberbo- agradador- de- si- mesmo, nem [ser]
iracundo, nem colado- ao- lado- de- suco- de- uva , nem [ser]
espancador, nem [cobiçoso-
de-] não-
honrosos- ganhos-; 8 Mas [ser]
hospitaleiro , amigo- dos- [homens-] bons
, sóbrio- autocontrolado, justo, santo, autocontrolado- moderado (em tudo) , 9 Apegando-[se]
(conforme (tem recebido) a (sã) doutrinação)
à fiel Palavra , a fim de que poderoso seja ele, tanto para exortar dentro de a
sã doutrina, como para, àqueles [que
estão]
contradizendo, convencer (do erro)-
reprovar. LTT
Aos poucos as coisas foram mudando, até que, em algumas partes do mundo
cristão, os ministros "profissionais" [formados em seminários
credenciados e abençoados pela grande convenção nacional dominando sobre
igrejas do país] de tempo integral começaram a ser identificados como os
representantes da "Igreja" [a sacrossanta organização universal ou,
pelo menos, nacional, ditadora sobre as igrejas locais], enquanto que os
"não profissionais" eram vistos como [meros, inferiores] aderentes ou
frequentadores, em vez de companheiros servos de Jesus Cristo. Foi dessa
mentalidade que cresceu o sistema hierárquico no qual a distância entre o clero
e os leigos aumentou.
Passagens bíblicas como os capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, uma grande parte
do livro de Efésios, e o capítulo 12 de Romanos, devem ser mantidas em mente.
Todas estas passagens enfatizam a verdadeira fraternidade de todos os crentes
em Jesus Cristo e a humildade que todos precisam demonstrar ao exercitarem dons
e ofícios espirituais para abençoar uns aos outros.
1Co 12:11-12,22,25; Ef 4:1-6; Rm 12:3-5
1Co 12:11-12 11 [Quanto
a]
todas estas coisas, porém, efetivamente- opera o um [só] e o
mesmo Espírito (Santo),
repartindo particularmente a cada um homem assim- como Ele (mesmo)
Se determina. 12 Porque,
exatamente- como o corpo um [só] (corpo) é,
mas muitos membros tem, e todos os membros daquele um [só]
corpo, sendo muitos, são (pertencentes
a) um [só]
corpo, assim também [é] o
Cristo. LTT
1Co 12:22 Pelo contrário, muito mais, os membros do corpo parecendo mais fracos ser, necessários são; LTT
1Co 12:25 A fim
de que não haja divisão no corpo, mas, com o mesmo [cuidado],
todos anseieM em benefício de (cada um
de todos) os outros membros. LTT
Ef 4:1-6 1 Rogo-vos, pois, *eu*, o prisioneiro-
acorrentado em [o]
Senhor (Jesus),
andar[de
vós] de
modo digno do chamamento com que fostes chamados, 2 Com toda [a]
humildade e mansidão, com longanimidade, suportando cada um (de vós)
a (cada um
de todos) os outros (irmãos),
em amor, 3 Diligentemente
esforçando[-vos] para
guardar a unidade de o Espírito no ligamento d[a] paz. 4 [Há] um [só]
corpo e um [só]
Espírito (Santo),
como também fostes chamados em uma [só]
esperança do vosso chamamento; 5 Um [só]
Senhor, uma [só] fé,
uma [só]
submersão; 6 Um [só] Deus
e Pai de todos, o Qual [é]
sobre todos, e [é]
através de todos, e [está] em
todos vós. LTT
Rm 12:3-5 3 Porque ordeno (em virtude da graça (de Deus),
aquela havendo sido dada a mim), a todo aquele estando entre vós, não ter [ele]
pensamentos elevados [sobre
si mesmo],
acima do que é necessário pensar; mas pensar com o propósito do ser- sóbrio-
auto- controlado , uma vez que, a cada homem (salvo),
Deus distribuiu [a] (mesma)
apropriada- porção d[a] fé. 4 Porque, assim como em um [só]
corpo muitos membros temos, mas todos os membros não a mesma função têm, 5 Assim- também nós, os muitos, um [só]
corpo somos em [o]
Cristo, mas, individualmente, cada um (de nós)
em- relação- a (cada um
de todos) os outros (irmãos)
[somos]
membros. LTT
Got Questions
*************************************
A distinção entre clérigos e leigos não é bíblica, mas de fato é ANTI-bíblica
[frontalmente contrária à Bíblia], levando a igreja a se afastar dos ensinamentos
da Escritura.
Paulo diz à igreja [local] "27Porque
tantos (dentre vós)
quantos para dentro de [o]
Cristo fostes submersos, de [o]
Cristo [já] vos
revestistes. 28[Nisto] não
há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há macho nem fêmea. Porque,
todos vós, um [só] (novo
homem) sois em Cristo Jesus." Gal 3: 27-28. E novamente para os
Colossenses: "Onde não há grego nem judeu,
circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo [ou]
livre; mas o tudo, e em todos , [é o]
Cristo."
Col 3:11. Para a igreja em Roma [escreveu]: "Porquanto não
há diferença entre o judeu e [o]
grego: porque o mesmo Senhor (Jesus) de
todos [está] (Ele)
sendo rico para com todos aqueles [que] O [estão]
invocando." Rom 10:12.
O ponto central dessas escrituras é muitas vezes ignorado a favor de se
concentrar em raça ou etnia ou gênero, em vez de [se concentrar] [no fato que
Paulo está repreendendo] a prática de pessoas se dividirem em classes uma acima
da outra, uma espécie de ordenação em classes, ou castas [dominando uma sobre
as outras]. Isto é o que Paulo está pregando a fim de impedir o contínuo,
persistente e costumeiro processo de pessoas dominarem ditatorialmente sobre
outras pessoas.
O orgulho é o motivo disso, o culpado. A igreja está infectada com uma
variedade de problemas pessoais, os pecados que se prolongam muito depois do
arrependimento e do novo nascimento, mas nenhum deles rouba o ministério do
poder espiritual do jeito que essa vil depravação [divisão em classes, umas
superiores a outras] faz.
A humildade, [que é] talvez a menos flamejante ou colorida [característica da
verdadeira] profissão de fé, é o poder que encoraja e estimula a verdade, o
evangelho de Jesus Cristo. Paulo disse aos romanos que "... não
me envergonho do evangelho (as boas novas) de
o Cristo, pois [isto] (o evangelho) é [o]
poder de Deus para dentro da salvação de todo aquele [que está]
crendo : primeiramente do judeu, [e]
também do grego." Rom 1:16 ".
Notemos [e sigamos os passos da maravilhosa] humildade de Cristo, a Sua boa
nova [o Evangelho] é " 7 Contudo,
a Si
mesmo fez de nenhuma reputação , perfil de escravo havendo Ele tomado (sobre Si), n[a] semelhança de
homens havendo Ele Se tornado; 8 E, (depois de) em [Sua]
figura havendo Ele sido achado como um homem, humilhou a Si
mesmo, havendo Ele Se tornado submisso- obediente até a morte, mesmo morte de
cruz. "Fp 2:7-8.
Lc 14:11 Porque todo
aquele [que
está]
exaltando a si mesmo será humilhado, e aquele humilhando a si mesmo será
exaltado." LTT
Mt 23:12 E, quem quer que exaltar a si mesmo, será humilhado; e, quem quer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. LTT
Lc 18:14 Digo-vos
que desceu este (o publicano)
tendo sido declarado justificado para- dentro- da sua casa, ao invés daquele
outro (o fariseu);
porque qualquer que [está]
exaltando a si mesmo será humilhado, e aquele que [está]
humilhando a si mesmo será exaltado." LTT
Lucas 14:11 Mateus
23:12 Lucas 18:14.
Essas palavras de verdade que mudam vidas são grandemente ignoradas pela
igreja, e este é o ponto fraco que precisa ser combatido e evitado. Não, não
deve haver grandes EU's versus pequenos VÓS's na família do Senhor, porque na
verdade, a distinção não existe.
Danny Hickman
**************************************************
Católicos Romanistas tentam justificar muitos de seus graves erros procurando e
deturpando algumas coisas do Velho Testamento.
Uma delas é a divisão deles em duas classes: a dos clérigos, infinitamente
superiores, e a dos reles leigos, infinitamente inferiores. Esta terrível
heresia já foi destruída com os versos acima. Quem for nascido de novo não deve
herdar essa heresia.
Outra delas é associarem seus pastores (padres) aos sacerdotes, esquecendo que
todo crente salvo, nascido do novo, é sacerdote e rei. Ap 1:6 E [que] nos
fez reis e sacerdotes para Deus (a saber, [para o] Pai
Seu). A Ele [sejam] a
glória e o poder para os séculos dos séculos. Amém.
Mais outra deles é decretarem que
determinadas roupas, inclusive o colarinho clerical, é de uso exclusivo de
clérigos, e serve para diferenciá-los de todos os reles leigos. Esquecem que a
Bíblia ensina que somos todos iguais em valor, nenhum crente é superior a
outro, não há classe dominante e classe dominada. Tudo isso já foi provado
acima.
Um último fato a considerar: Jesus, o Deus eterno, altíssimo, santo e puro, Rei
dos reis, sem princípio de dias, o Deus criador de todas as coisas, usava
vestimentas tão iguais às de todo mundo, que foi preciso que Judas o
identificasse através de um beijo. Se o Cristo fosse o único a usar colarinho
clerical ou qualquer outro tipo de vestimenta ou adereço, bastaria Judas contar
isso aos soldados e à turba que o acompanhava com varapaus, e todos
identificariam Jesus imediatamente.
Nós, que cremos em cada uma e todas palavras da Bíblia, por isso depositamos
toda nossa fé somente no Cristo e o recebemos como nosso Salvador,
Senhor-Dono-Controlador, e Deus eterno, não precisamos e não devemos usar
NENHUM símbolo (símbolos são coisas de católicos e das denominações derivadas
do catolicismo): nem cruzona acima do prédio, nem cruz atrás do púlpito, nem
cruzinha no nosso corpo ou vestimenta. Nem cruz com corpo em cima dela, nem
cruz vazia. Nem credo, nem confissão denominacional. Nem peixe (ictus), nem
pomba voando. Nem Alfa-Ômega entrelaçados nem triquetas, nem triângulo
equilátero.
Jo 4:23 Mas vem [a] hora, e agora
é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade;
porque, em verdade, o Pai [aos] tais procura,
àqueles [que] (assim) O
[estão] adorando.
("em espírito" implica que a adoração não tem absolutamente nenhum
símbolo/ meio/ auxílio material. Tudo isso são coisas de católicos. Devemos
evitar até mesmo a aparência com o mal)
É tudo uma questão de cada um ver a si mesmo como menor e como SERVO de todos
os outros. O bonito é cada crente da igreja amar e respeitar o seu pastor,
procurar sua orientação, ouvir seu ensino, etc. (sempre conferindo contra a
Bíblia, como os Bereanos), mas o pastor clamar bem alto "eu sou apenas SERVO de vocês (em segundo plano a o
ser de Deus). Não quero nem aceito nenhum sinal exterior que possa ser visto
por alguns, talvez, como me diferenciando de vocês. Somos todos iguais, somos
todos servos iguais, do mesmo Deus!!!"
Hélio de Menezes Silva. Nov. 2017.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.