Declaração Sugerida Sobre A Música Da Igreja Local
14 Set., 2018 - Volume 19, Edição 37
David Cloud
O enxerto abaixo foi publicado pelo boletim do Friday Church News Notes, por David Cloud, em 14 de setembro de 2018, www.wayoflife.org, fbns@wayoflife.org, 866-295-4143.
Algum tempo atrás, recebemos o seguinte pedido:
“Meu pai me pediu para escrever para você e ver se você tem uma declaração sobre os padrões musicais que poderíamos extrair na revisão da nossa constituição da igreja. A música tornou-se um assunto tão grande [e tão importante de se obter discernimento bíblico] em nossos dias que ele se sente como pastor sênior que deveríamos ter uma declaração clara e um tanto atemporal sobre isso em nossa constituição”.
Enviei a seguinte sugestão, que é uma atualização de uma declaração que usamos em nossas igrejas locais no sul da Ásia:
1. A música da igreja deve ensinar a sã doutrina (Cl 3:16).
As palavras das canções devem estar corretas de acordo com o ensino da Bíblia. A maioria das músicas cristãs contemporâneas é inaceitável porque representa a filosofia carismática ecumênica ou apresenta uma mensagem vaga que carece de clareza e força doutrinárias.
2. A música da igreja deve ser santa e separada do mundo (Efésios 5:19; Romanos 12: 2; 1 João 2: 15-16).
Isso significa que a música da igreja não soará como a música popular tocada no rádio e a música que o mundo usa para dançar, beber e festejar. Nossa música da igreja não usará o backbeat1 e outras formas de síncope de dança, porque isso sempre foi associado à sensualidade e tem sido caracterizado como a parte “sexy” da música pop. Acreditamos que não é aconselhável usar bateria (exceto em uma orquestra) e guitarras elétricas na música da igreja2, porque elas são tão facilmente usadas na moda da música pop.
3. A música da igreja não deve ser emprestada do mundo da música cristã contemporânea [gospel], pois é um elemento importante na construção da igreja mundial apóstata e representa um espírito estrangeiro [do anticristo, de demônios] (1 Coríntios 10:21; Efésios 5:11; 2 Timóteo 3: 5; Apocalipse 18:4).
Isto é evidente examinando a história desta música, bem como as vidas e crenças dos músicos contemporâneos, como fizemos no The Directory of Contemporary Worship Musicians.
4. A música da igreja não deve ser projetada para produzir uma experiência mística de estilo carismático [renovado, pentecostal ou neo pentecostal] (1 Pedro 5: 8).
O objetivo da música carismática é produzir um culto experiencial e, para esse fim, os adoradores contemporâneos usam música com um forte ritmo de dança, sequências de acordes sem resolução, repetição e modulação eletrônica para que as pessoas sejam levadas emocionalmente. A Bíblia nos diz para sermos sóbrios e não permitir que nada capture nossos corações além de Deus e Sua Palavra. Não devemos nos abrir inquestionavelmente a qualquer experiência, mas devemos continuamente testar tudo pelo padrão da Verdade absoluta de Deus (1 Tessalonicenses 5:21).
Original disponível em: https://www.wayoflife.org/friday_church_news/19-37.php
Tradução e adaptação, Setembro 2018. Revisão 00.
Notas do tradutor:
1 De modo bem simples, o backbeat é a ênfase na marcação de tempo por meio de instrumentos de percussão, eletrônicos ou acústicos, invertendo a ordem das notas tônicas 1–2–3-4 para 1-2-3-4 exatamente como o fazem as religiões pagãs em invocações espirituais e que foi copiado pelo rock’n roll e absolutamente todas as músicas comerciais e mundanas que inseriram o backbeat, incluindo as músicas gospel. Para uma aula excelente em um estudo bíblico sério disponível com legendas para que você aprenda a discernir o backbeat recomendo Distinguindo Entre os Estilos Sacro e Gospel de Música - Pr David Cloud [Legendado], disponível em https://www.youtube.com/watch?v=hZKVx82V4L4.
2 Incluímos baixos eletrônicos, contrabaixos elétricos, percussão eletrônico ou acústico, em play backs e todas as formas de se reproduzir backbeats.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.