Música gospel de adoração está se esparramando por todas as linhas
denominacionais, e quando entra em uma igreja traz mais do que uma mudança no
louvor. Traz uma filosofia mundana ao cristianismo e uma redução gradual de
todos os padrões de moralidade e doutrina.
Recentemente Gordon Sears, que teve um ministério de música evangelística por
muitos anos e trabalhou com Rudy Atwood, ficou profundamente triste antes da
sua morte pela mudança dramática que estava acontecendo em muitas igrejas
Batistas fundamentalistas. Ele advertiu: "Quando o padrão de música é
abaixado, então o padrão de vestimenta também é abaixado. Quando o padrão de
vestimenta é abaixado, então o padrão de conduta também é abaixado. Quando o
padrão de conduta é abaixado, então o senso de valor na verdade de Deus é
abaixado."
Frank Garlock, da Majesty Music adverte, "Se uma igreja começa a usar
música gospel consequentemente perderá todos os outros padrões." (Garlock,
Bob Jones University Chapel, 12 de março de 2001).
Recentemente Ernest Pickering deu um aviso semelhante: "Talvez nada mais
leve a uma descida para o neoevangelismo (N.T.: e obviamente para o
pentecostalismo) do que a introdução de música gospel. Isto conduz
inevitavelmente para uma descida gradual em outras áreas até que a igreja
inteira é infiltrada por idéias e programas fora da sua posição original".
Nós podemos ver o cumprimento destas advertências em todo lugar. Considere
estes exemplos:
IGREJA BATISTA THOMAS ROAD, LYNCHBURG, VIRGÍNIA
O exemplo mais proeminente das mudanças que acompanham a adoção de música
gospel é Jerry Falwell e a Igreja Batista Thomas Road de Lynchburg, Virgínia.
Nos anos sessenta, música cristã tradicional era a marca distinta na sua igreja
e no seu programa A Hora do Antigo Evangelho. Ele era um batista
independente alinhado com a Comunhão Batista Bíblica Internacional
(BBFI).
Pelos anos oitenta, Falwell tinha adotado a posição de que a "música é
neutra." Falando à Palavra da Vida em Nova Iorque, ele
disse, "diferente de Metal Pesado e das letras de música vulgar, a música
é para todos um assunto de gosto e não tem nada que ver com
Cristianismo."
Em 1985 o nome da sua escola foi mudado de Faculdade Batista Liberdade para
Universidade da Liberdade.
Nos anos oitenta, a Maioria Moral de Falwell era composta de
pelo menos 30% católicos e em 1987 na sua autobiografia, Strength for
the Journey (Força para a Viagem), Falwell os chamou de "meus
irmãos e irmãs católicos" (pág. 371).
Em 1987, Falwell assumiu a liderança do desprezível ministério carismático PTL,
enquanto reivindicava que "certamente é de valor para o Salvador".
(Strength for the Journey, pág. 442).
Em 1992, Falwell endossou o livro de Chuck Colson, The Body (O
Corpo) que apela aos evangélicos a que unam forças com os católicos e
carismáticos e que vejam a igreja católica romana como uma parte do "corpo
de Cristo."
Em outubro de 1995, Falwell elogiou Billy Graham pelo seu "longo e fiel
ministério" e não teve nenhuma palavra para advertir sobre o acordo de
Graham na sua união com Roma, os elogios as blasfêmias dos modernistas, etc. Em
1997, Billy Graham foi o orador na re-inauguração da Universidade da
Liberdade.
Em 1995 Falwell foi anfitrião de uma conferência dos Promise Keepers. Naquele
mesmo ano um padre católico falou a um encontro de PK's em Plainview, Texas. Um
dos diretores dos PK's era um católico romano.
Em abril de 1996 a banda de rock gospel DC Talking levou uma multidão ao campus
no maior concerto da história da universidade de Falwell.
Em 1996 Falwell uniu-se a SBC (convenção batista do sul), e em 1999 a
Universidade da Liberdade era formalmente aprovada como uma escola da SBC.
(Falwell ainda mantém ligação com a Comunhão Batista Bíblica e participa de
suas reuniões).
Em 1997 Falwell juntou-se com os carismáticos da Integrity Music para treinar
os líderes de adoração na Universidade da Liberdade.
Quando o cardeal católico John O'Connor morreu em maio de 2000, Falwell o
elogiou: "Eu agradeço a John O'Connor – um homem de coragem e fé – que
teve influência profunda na igreja católica pelos cinqüenta e cinco anos de seu
ministério. Eu rezo para que outro ministro pró-vida, pró-família possa ser
achado para preencher o seu lugar." Falwell não disse nada sobre o fato
que o falso evangelho de O'Connor enviou multidões ao inferno. Quando o
Apóstolo Paulo foi perguntado sobre esses que pregam um falso evangelho, a
resposta dele foi bastante diferente de Falwell. Paulo respondeu, "seja
anátema." (Gl. 1:8-9).
Em 2001 Falwell se identificou como um "fundamentalista
contemporâneo", definindo-se como "conservador em doutrina, moderado
em atitude, progressivo em metodologia, e liberal em espírito".
Isso soa impressionante e indubitavelmente agrada a multidão
"progressiva", mas na verdade, ele é descuidado sobre doutrina (i.e.,
ele permitiu ensinar a teoria da evolução na Univeridade da Liberdade para
obter credenciamento oficial), moderado em lugar de rígido em atitude para com
a apostasia, progressivo em lugar de bíblico em metodologia, e liberal em
espírito para muitos dos inimigos de Deus.
IGREJA BATISTA MARCO, CINCINNATI, OHIO
A Igreja Batista Marco em Cincinnati, Ohio, era uma igreja Batista com padrões
antigos de música e vestimenta e compromissada com a velha Bíblia inglesa King
James.
Nos anos noventa a igreja foi para longe de suas raízes e o coração desta
mudança estava na música. Em 1996 a igreja trouxe uma banda de uma cruzada
evangelística que tocava rock gospel no estilo dos anos 50 e 60.
Em 2001, Matt Holman se tornou o seu pastor. O site da igreja diz: "sendo
composta de crentes firmes essa igreja deve ser alegre no limite e Matt pôs
toda sua energia em fazer da Marco um lugar onde todos sejam parte dela."
A igreja tem agora um ministério adolescente chamado EnterRuption. "O
propósito do EnterRuption é criar um ambiente adequado para os jovens da igreja
trazerem os seus amigos. Nós temos uma banda (que toca música secular e
cristã), grupo de teatro, apresentação de peças satíricas e uma mensagem
pertinente."
Eu desejo saber se a mensagem de Paulo no Areópago, no qual reprovou a idolatria
dos atenienses e exigindo corajosamente arrependimento, era
"pertinente"? Eu tenho uma leve suspeita que as mensagens
apresentadas pelo EnterRuption não sejam exatamente como a de Atos 17 em
natureza. De qualquer maneira tal mensagem não se ajusta na atmosfera engrenada
para a "alegria" e envolvimento com o rock and roll.
O grupo pop Jump5 tocou na Igreja Batista Marco no dia 6/12/ 2003. "A
música do grupo de Nashville é completamente moderna, animada e 100%
divertida."
IGREJA BATISTA BELÉM, FAIRFAX, VIRGÍNIA
Esta igreja ilustra as mudanças que a música gospel traz. Antes esta igreja era
uma igreja Batista à moda antiga que acreditava na separação e era comprometida
com a Bíblia King James, mas agora essa igreja tem mudado gradualmente para uma
direção contemporânea. Até que em 2002 a Comunhão Batista Bíblica Internacional
celebrou em suas dependências a sua conferência com um grupo de adoração
"contemporâneo" sendo conduzido por quatro mulheres.
Hoje a Igreja Batista Belém está muito longe de suas raízes no assunto de
padrões. Em uma carta de 3 de julho de 2003, Pastor David Stokes disse:
"Com respeito a vestimenta e modéstia, não obrigamos NENHUMA REGRA aos
nossos membros. … assuntos de vestuário realmente são de NENHUMA PREOCUPAÇÃO
para nós" (ênfase adicionada).
Se o pastor realmente quiz dizer o que diz, então estaria de acordo se uma
professora de Escola Dominical viesse a igreja com seu biquíni! Claro que ele
provavelmente não permitiria tal coisa, o que ele realmente quis dizer é que
ele rejeitou os rígidos padrões bíblicos conservadores ANTIGOS e os substituiu pelos
frouxos padrões mundanos NOVOS. Todas as igrejas têm normas em vestimenta, mas
enquanto alguns os tiram dos princípios bíblicos, outros os tomam dos princípios
do mundo. Claro que o grupo conservador é constantemente rotulado pelo grupo
moderno de legalistas.
Também incitou a igreja a conduzir a derrubada da sua cláusula de ser
"King James Only" e prega agora da New American Standard
Versione a New Living Translation, entre outras.
Recentemente o nome da igreja foi mudado de Igreja Batista Belém para Igreja
Carvalhos de Justiça.
Um dos ministérios da igreja é "Noite do Skate" que é patrocinada por
grupos de skatistas. Assim a igreja é descaradamentea juntada com incrédulos em
desafio aberto à Bíblia (2 Cor. 6). Uma descrição da "Noite do Skate"
foi descrita por um jornal local: "NA BATIDA DO ROCK CRISTÃO: dentro do
pequeno ginásio West Ox Road em Fairfax, só alguns decibéis mais alto do que o
estrépido dos carros... É domingo à noite e mais de 170 adolescentes e jovens -
a maioria do sexo masculino - em fila junto às paredes do ginásio de Igreja
Batista Belém, esperando a hora de se lançar sobre um labirinto de rampas
improvisadas e grades" (Washington Post, 4 de abril de 2001).
A igreja testemunha que está usando música rock e skate para ganhar as pessoas
jovens a Cristo, mas a noite do skate e a apresentação do evangelho no site é
tão fraca que fica quase sem sentido:
"Nós não estamos falando sobre religião; nós estamos falando sobre uma
relação. É sobre reconhecer que você não está perfeito. Todos cometem erros. De
coisas insignificantes e uso de drogas até contar uma pequena mentira
inofensiva, todos necessitam de um Salvador. Ele não se preocupa como você vê
as coias, que coisas ruins você fez, ou até mesmo como bom você pode pensar que
você é. Ele quer que você O conheça!"
Isso não é a mensagem do evangelho que nós vemos no Novo Testamento. Não há
nenhuma explicação clara do problema do pecado do homem. Não há nada sobre a
santidade de Deus e Sua justiça, nada sobre o que Jesus fez para se tornar
nosso Salvador, nada sobre a morte dele, sepultamento e ressurreição. Nada
sobre o Seu sangue. Não há nada sobre voltar-se para Ele pelo arrependimento. E
como Deus não se preocupa como boa uma pessoa poderia pensar que é, Ele faz
sim, certamente. Se uma pessoa pensar em si como boa em qualquer sentido, ela
não pode ser salva. Alguém poderia ser salvo pelo ministério noite do skate da
Igreja Carvalhos de Justiça, mas seria salva apesar de sua
apresentação do evangelho e não por causa disto.
Em um jornal da Igreja Batista Belém de 2002 há uma fotografia do novo Pastor
da Mocidade da igreja, Rob Hoerr. Exibindo um cavanhaque, um brinco, e uma
camiseta do P.O.D., este diretor da mocidade Batista independente está
promovendo orgulhosamente o estilo de vida do rock cristão.
P.O.D. é uma banda de rock. É suposto que as iniciais signifiquem "Pagável
na Morte". Os membros da banda são cobertos de tatuagens, blafemam em
entrevistas, fumam, assistem filmes indecentes, e criticam jovens "que
querem se separar do mundo." O líder do grupo disse, que "Jesus foi o
primeiro rebelde. Ele foi o primeiro punk rock a ir contra todo o sistema"
(Sonny do P.O.D.,www.shoutweb.com/interviews/pod0700.phtml).
Em outra entrevista, P.O.D. disse, "Nós não estamos distribuindo folhetos
que dizem 'Adquira vida eterna ou você vai queimar no inferno" (Sonny,
Guitar World Magazine, Oct 2000, p.78). Sonny diz, "eu gosto de Slayer
(N.T.: banda de heavy metal declaradamente satânica). Eu gosto de Manson. Eu
gosto desse tipo de música e desta imagem sombria" (2001, entrevista com
Theresa McKeon da Shoutweb intitulada "P.O.D. Os Elementos Fundamentais do
Deus Rock"). Ele está falando sobre o roqueiro anticristão Marilyn Manson.
O guitarrista do P.O.D. Marcos diz, "Você sabe, todo mundo é livre para o
rock---. Quando nós vamos ao palco nós enlouquecemos. Nós ficamos como quatro
sujeitos que você deveria pôr em um sanatório" (entrevista com Hwee Hwee
Tan of Singapore, October 2002).
Esse é o exemplo que você quer que seus jovens sigam queridos pais cristãos? Eu
exprimo minha aflição sobre esses diretores de mocidade mundanos que estão
conduzindo os jovens em tais caminhos, e aflição até desses pastores que
designam tais diretores da mocidade!
Assim nós podemos ver que aquela Igreja Batista Belém foi para longe do caminho
de suas raízes como uma conservadora igreja Batista fundamentalista, e a música
está mesmo no coração das mudanças.
IGREJA BATISTA TEMPLO DE DETROIT, MICHIGAN
Outro exemplo é a Igreja Batista Templo de Detroit, Michigan. Esta igreja era
pastoreada por J. Frank Norris de 1935 a 1950 e por G. Beauchamp Vick de 1950 a
1975. No passado, era a igreja mais proeminente na Comunhão Batista Bíblica
Internacional (BBFI). Vick era um dos fundadores da BBFI e em 1950 era o
presidente da Faculdade Batista Bíblica. Era uma igreja batista fundamentalista
conservadora que evitou o ecumenismo, tinha forte ênfase na pregação da
doutrina bíblica e promoveu santificação na vida e separação do mundo. Também
usou somente a Bíblia King James. Pregando em 1975 no 25º aniversário de
fundação da BBFI, G.B. Vick disse:
"Tem se tornado moda usar muitas versões diferentes da Bíblia hoje. ...
Escutem! Esta King James, nossa Bíblia inglesa, a Bíblia de nossos pais e mães,
é a que veio flutuando até nós no sangue dos mártires cristãos, nossos
antepassados. Foi, eu digo, o texto da Faculdade Batista Bíblica, e será,
contanto que eu ainda tenha qualquer coisa que ver com esta escola! [amens alto
e aplauso]... aderimos ao Livro Antigo."
Naqueles dias a Igreja Batista Templo era do Livro antigo e dos caminhos
antigos, mas isso mudou nos anos noventa.
Em 1990 a igreja adquiriu um novo pastor, um jovem chamdo Brad Powell, que
começou a conduzir a igreja para uma direção contemporânea.
É descrita a música da igreja hoje em seu site: "As BANDAS DE LOUVOR
provêem música para todos os serviços. As BANDAS DE LOUVOR consistem de piano,
sintetizador, violão acústico e elétrico, baixo, violão e tambores."
A igreja começou a ter concertos de música gospel no começo dos anos 90,
começando com grupos de rock "suave". Por exemplo, setembro de 1993,
eles tiveram Steve Camp. Em outubro de 96, foi a vez de Michael Card que é
radicalmente ecumênico e que trabalha com John Michael Talbot, que é católico
romano (reza a Maria) e reivindicando que os distintivos denominacionais não
são importantes.
Em fevereiro 2000 a Igreja Batista Templo mudou seu nome para Igreja Northridge
de Plymouth, Michigan, depois de fazer uma pesquisa na comunidade e descobrir
que a maioria das pessoas não gosta do nome batista.
O estilo de música dos grupos gospel na Igreja de Northridge tem ficado cada
vez mais sofrível. Em setembro de 2003, a igreja foi anfitriã de Sonic Flood, e
Charlie Hall foi programado para estar lá em outubro. No mesmo mês, a igreja
foi anfitriã de Darlene Zschech, que promove ecumenismo e doutrinas não
bíblicas e práticas carismáticas.
IGREJA BATISTA SOUTHSIDE, GREENVILLE, CAROLINA SUL
Considere o exemplo Igreja Batista de Southside, Greenville, Carolina do Sul.
Esta igreja foi fundada em setembro de 1946. De 1965 a 1996 era pastored por
Walt Handford. A sua esposa Elizabeth, é um das filhas do famoso evangelista
John R. Rice, fundador da Sword of the Lord. Foi por muito tempo
associada com a Southwide Baptist Fellowship. Era uma igreja de batista
fundamentalista conservadora até os anos noventa.
Elizabeth Rice Handford é a consultora editorial da revista Mulher
Jovial que nos anos noventa começou a dar ênfase a personalidades
ecumênicas como James Dobson e Elisabeth Elliot, ambos têm conexões íntimas com
a igreja católica.
Em setembro de 1993, a igreja foi anfitriã de Ray Boltz para um concerto de
música gospel.
Em 1993, a Southside deixou a Bíblia King James em favor da NVI. Em defesa
deste movimento, o orador da Southside no sermão na noite de domingo de 12 de
setembro de 1993, era Kenneth Barker, presidente do comitê de tradução da Nova
Versão Internacional.
Em 1994 a igreja teve um membro que também estava à serviço do extremamente
ecumênico Campus Cruzade for Christ. Em uma entrevista na revista Charisma em
2001, o fundador do Campus Cruzade, Bill Bright descreveu a sua filosofia:
"Eu senti que Deus me levou muitos anos atrás a construir pontes. Eu sou
um presbiteriano. . . e ainda trabalho com todo mundo que ama a Jesus, se eles
são carismáticos ou católicos, ortodoxos ou de qualquer linha . ... Eu não sou
um evangélico. Eu não sou um fundamentalista."
Em 1996, Charles Boyd se tornou o pastor da Southside. Ele é diplomado pelo
Seminário Teológico de Dallas e pelo Seminário Teológico Gordon-Conwell, ambos
são Neo Evangélicos.
A Igreja Batista Southside mudou seu nome recentemente para Comunhão de
Southside.
ESSAS SOMENTE SÃO MUDANÇAS DE ESTILO OU ELAS SÃO DOUTRINÁRIAS?
É bom que estas igrejas estejam mudando os seus nomes, porque certamente eles
estão mudando a sua filosofia de cristianismo. Em cada caso, eles professam que
não mudaram nada importante. Brad Powell de Northridge (antigamente Templo
Batista de Detroit) reivindicou isso seguindo o guru de crescimento de igreja
Bill Hybels de Willowcreek, ele não mudou nada de significação. Para esses que
têm olhos para ver, não há subterfúgio. Se a Igreja Batista Templo era certa e bíblica
em seus dias passados, a Igreja de Northridge está errada hoje, e se Igreja de
Northridge é certa e bíblica hoje, o Templo Batista antigo estava errado. A
doutrina, prática e filosofia da igreja antiga e a nova não são compatíveis.
Para o crente na Bíblia, a escolha entre a filosofia de crescimento da igreja
contemporânea e a filosofia fundamentalista tradicional antiga não é
"ambos ", é "cada um."
Os pastores que seguem os princípios de crescimento da igreja contemporânea
reivindicam que elas não mudaram em nenhuma doutrina, só no estilo. Isso
simplesmente não é verdade. Muitas das denominadas mudanças de
"estilo" são doutrinárias. Permitir que os membros da igreja se
vistam imodestamente como o mundo sem qualquer reprovação ou correção é um
assunto doutrinário. Tomar emprestado a música que o mundo usa para o prazer
sexual e incorporar essa mesma música no programa da igreja é um assunto
doutrinário. Reivindicar que tal música é neutra é um assunto doutrinário.
Estar sob um jugo desigual e ecumênico com carismáticos é um assunto
doutrinário.
Dizer que a pregação deve ser focalizada no positivo é um assunto doutrinário.
Tirar Mateus 7:1 e Romanos 14:4 de seu contexto para aprovar um ensino de
"não julgar" doutrinariamente para ter aproximação sem controvérsia
com ministérios heréticos é um assunto doutrinário. Usar a comunidade para
planejar a política da igreja é um assunto doutrinário. Adotar uma filosofia
neoevangélica é um assunto doutrinário.
Quando uma igreja muda seu "estilo" nessas áreas, passa por uma
mudança doutrinária radical; e o orgulho contínuo frente aos que pensam o
contrário é mero barulho sem significado e somente engana os cegos obstinados.
Essa é uma pequena dúvida que J. Frank Norris e G. Beauchamp Vick considerariam
no atual "estilo" nos assuntos doutrinários na Northridge.
CONCLUSÃO
Acreditamos que Gordon Sears tinha razão quando ele disse: "Quando o
padrão de música é abaixado, então o padrão de vestimenta também é abaixado.
Quando o padrão de vestimenta é abaixado, então o padrão de conduta também é
abaixado. Quando o padrão de conduta é abaixado, então o senso de valor na
verdade de Deus é abaixado."
E Frank Garlock está correto quando observa, "Se uma igreja começa a usar
música gospel consequentemente perderá todos os outros padrões." (Garlock,
Bob Jones University Chapel, 12 de março de 2001).
Uma palavra para essa situação é suficiente. "Não sabeis que um pouco de
fermento faz levedar toda a massa?" (1 Cor. 5:6; Gal. 5:6).
David Cloud
Traduzido por Edmilson Teixeira
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.