[Título original: “WHY DO YOU CONDEMN ALL
CCM?”]
Respondendo às nossas advertências contra Música Cristã
Sensual/ Dançável, alguns têm nos acusado de "deitar fora o bebê juntamente
com a água do banho." Eles argumentam que estamos errados em condenar toda
MCSD. Segue-se a minha resposta a esta acusação:
Em primeiro lugar, tenho pessoalmente analisado centenas de canções da MCSD, e
eu descobri que A VASTA MAIORIA delas é inaceitável. No livro Contemporary
Christian Music Under the Spotlight (Música Cristã Sensual/ Dançável
sob o Holofote) e nas apresentações do nosso vídeo sobre este assunto, não
precisamos usar exemplos extremos para descrever todo o movimento da MCSD com
um amplo pincel. É um facto incontestável que o movimento como um todo é,
esmagadoramente: ecumênico, carismático, superficial, e mundano. Exceções não invalidam
a regra geral.
Em segundo lugar, eu não condeno música sadia, independentemente de quão nova
ou contemporânea ela é. Há algumas músicas cristãs boas e espirituais sendo
escritas por músicos cristãos contemporâneos. Algumas músicas de louvor, por
exemplo, são graciosas e bíblicas. Um pequeno punhado destas é verdadeiramente
sagrado, em oposição aos sons das músicas mundanas. Se uma peça da música é
boa, eu não a condeno, embora eu avise sobre suas associações perigosas.
Em terceiro lugar, apresso-me em acrescentar que para encontrar verdadeiramente
música santa no MCSD é preciso chapinhar através de toneladas de poluição
musical. Por exemplo, o álbum de Carman, I Surrender All, contém um medley
[arranjos e poupourri] de "Old Rugged Cross (Rude Cruz)" que
tem algumas belas peças, mas a próxima peça do álbum lança uma pesada, sensual modificação
boogie-woogie de "Peace Like a River"! A música de Twila Paris
é um outro exemplo do perigo do MCSD. Embora algumas das canções dela tenham
orquestração satisfatória, cordas acústicas, nenhum baixo ou bateria com batidas
de rock, há canções de rock no mesmo álbum. Por exemplo, a modificação dela de
"When the Roll Is Called up Yonder” é cantado com um toque funky
com baixo pesado e constante rufara de um snare drum (um tipo de tambor). A
canção "We Seek His Face" é cantada com um forte ritmo de discoteca
estilo rock. Também muitas das suas canções que começam num estilo tradicional
e santo se misturam com um estilo rock. "Be Thou My Vision",
por exemplo, começa com Paris cantando com acompanhamento musical de um sacro e
tradicional órgão, depois muda para um ritmo forte com bateria e baixo.
Portanto, quem compra os álbuns deTwila Paris por causa das canções que não são
rock, serão induzidos a aceitar a música rock nos mesmos álbuns.
Quarta, a MCSD cria um apetite por música profana e é uma ponte para o rock
secular. A Música Cristã Sensual/ Dançável usa a música sensual dançável
do mundo, e esta música apela para a carne. A carne, por sua vez, nunca está
satisfeita. Observe a rápida progressão da música rock em si mesma, desde a
relativamente amena característica do rock dos anos 50 para o estranho rock dos
anos 60 para o violento rock dos anos 70 e para a insanidade do rock dos anos
80. No nosso livro Contemporary Christian Music Under the Spotlight (Música
Cristã Sensual/ Dançável sob o Holofote) temos documentado que os próprios
músicos da MCSD amam a música rock secular. Eles também executam e gravam a
música rock. Não há absolutamente nenhuma separação entre MCSD e o rock secular,
e aqueles que ouvem a MCSD estão criando e sustentando apetites diabólicos para
as coisas do mundo e pontes para o mundo.
Em quinto lugar, a MCSD mundana está constantemente mudando, e o movimento é na
direção do rock insuportável e mensagem mais obscura, mais não bíblica. Os músicos
da MCSD mudam continuamente na direção de um estilo de rock mais forte e mais
eclético. Muitos daqueles que começaram com um rock suave têm progredido par um
rock mais forte. Os Gaithers ilustram isto,. Sandi Patty ilustra isso. Ela tem
ido cada vez mais profundo e mais profundo na música de rock pesado. O álbum
dela “Le Voyage” de 1993 não menciona o nome de Jesus, mas ele tem um rock
pesado que o CCM Magazine fez esta declaração: "As fãs de Patty, as que
compram seus álbuns, procuram restituições em massa, ou estão boquiabertas
vendo um lado inteiramente novo dela ... " (CCM Magazine, Maio de 1993, p.
40). Evidentemente, o que na realidade acontece é que as "fãs" apoiaram-na
ao longo de todo o trajeto. As dramáticas mudanças que ocorreram na MCSD, em
uma mera duas décadas, foram descritas por João Fischer na revista “CCM Magazine”:
"Em 1978, a música cristã foi, sem dúvida, cristã no conteúdo. ... Quase cada
música tinha uma mensagem distintamente evangélica de algum tipo. Muitas canções
[dos anos 90], no entanto, eram dificilmente reconhecidas como músicas 'cristãs',
pelo menos não no sentido tradicional do termo. Letras eram algumas vezes
ininteligíveis; nem toda canção eram sobre Jesus "(John Fischer," Two
Nights Out ", CCM Magazine, julho de 1998, p. 145). Considere o
seguinte objetivo que Talk tinha para o seu vídeo "Jesus Freak":
"A intenção do clipe foi o de ‘EMPURRAR O ENVELOPE’ da comunidade da música
cristã... eles esperam alguns dos mais conservadores membros da comunidade
cristã exprimirem desagrado quanto ao aventureiro clipe " (Billboard, Nov.
11, 1995). CCM Magazine admite que Amy Grant tem continuamente empurrado as
barreiras da música cristã (CCM Magazine, julho de 1998, p. 42).
Como roqueiros da MCSD "empurram o envelope" da aceitabilidade, eles
estão arrastando gerações de cristãos professos mais profundamente, bem junto a
eles em completa e total aceitação de todo tipo de música rock sensual, e cada
vez mais próximos do mundo.
A MCSD é perigosa. Tudo isso é perigoso. Ela está se afastando mais e mais da
Palavra de Deus em cada década que passa. Ela está se voltando progressivamente
e cada vez de modo mais profundo para o mundo. Ela está tomando seus ouvintes
não somente para mais perto, mas está unindo-os em comunhão com o não bíblico
movimento ecumênico - carismático. A única certeza de proteção de seus aspectos
não bíblicos e diabólicos é a separação de tudo deles.
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os
bons costumes.” (1Co 15:33 ACF)
David Cloud
traduzido por Valdenira N.M.Silva,
jan.2008.
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CONTEMPORARY CHRISTIAN
MUSIC UNDER THE SPOTLIGHT (D.W. CLOUD). [ISBN 1-58318-057-5] To our knowledge,
this 450-page book is the most extensive examination of Contemporary Christian
Music in print. It features: The spiteful anti-fundamentalist attitude which
permeates CCM. The intimate connection between end-time apostasy and CCM.
Southern gospel yesterday and today. The love affair between CCM musicians and
secular rock music. The ecumenism of Contemporary Christian Music. The close
association of CCM with Roman Catholicism. The intimate connection between CCM
and the Charismatic Movement. An encyclopedia of 200 CCM musicians, containing
profiles of their lives and ministries, church affiliations, philosophies,
ecumenical associations, music, etc. Documentation proving that CCM is owned
largely by secular corporations. Lyrics to CCM songs illustrating the vagueness
and heresy of their message. Twenty-three key CCM arguments answered (we must
use rock music to win young people, music is neutral, people are getting saved,
God doesn't look on the outward appearance, Luther used tavern music, God
created all music, Christians are not to judge, etc.). Careful documentation of
every fact presented. How to keep Contemporary Christian Music out of churches.
Where Christians should draw the line with music. The book contains a list of
Suggested Resources on Music, listing sources for sound Christian music,
hymnals, resources for song leading, and materials for further reading on the
topic of Contemporary Christian Music. There is also an extensive bibliography
on the subject of Christian music. 450 pages, 7X8, perfect bound. $19.95.
David Cloud
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
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