(1) Tiago, o filho de Zebedeu, é um dos doze APÓSTOLOs escolhidos e nomeados por Cristo (Mt 10:2), é
irmão do apóstolo João (Mt 10:2) (à parte do qual nunca é mencionado).
Juntamente com este e com Pedro, foi especialmente íntimo do Senhor Jesus (Mt
17:1; Mr 5:37; 9:2; 14:33), e foi martirizado por
Herodes (At 12:2).
(2) Tiago, o filho de Alfeu (ou Cléopas, ou
Clopas) e de Maria (a irmã de Maria, a mãe de Jesus, Jo 19:25), é primo de
Jesus, é um dos doze APÓSTOLOs escolhidos e nomeados
por Cristo (Mt 10:3), é irmão de José (Mr 15:40), e é chamado de "Tiago, o
Menor" (em estatura) (Mr 15:40).
(3) Tiago, o IRMÃO DO SENHOR (Mt 13:55; Mr 6:3;
Gl 1:19 (NÃO está escrito que este Tiago é apóstolo!)). Tal como todos os
irmãos de Jesus, não creu nEste durante Sua vida na
terra (Mr 3:21; Jo 7:5), andou enciumado e antagonizando-O
(Jo 7:3-8) e longe dEle (Mr 3:31-32), mas, após a
ressurreição, Cristo lhe apareceu (1Co 15:7) e, somente então, ele e todos seus
irmãos se arrependeram, creram, e ajuntaram-se aos discípulos (Acts 1:14). Veio a ser o líder da assembleia em Jerusalém
(At 12:17; 15:13; 21:18; Gl 1:19; 2:9,12).
(4) Tiago, irmão do apóstolo Judas (Lc 6:16; At
1:13). Este Tiago não é apóstolo, nem é irmão de Jesus (porque este Judas não é
irmão de Jesus, nota Mt 10:4).
A maioria dos evangélicos parte da não provada (e improvável)
suposição de que a epístola de Tiago foi escrita bem próximo do ano 62 (quanto
Tiago o irmão de Jesus foi apedrejado), portanto depois de Paulo ter escrito
Gálatas (ano 52) e Romanos (ano 58) e Efésios (ano 61). Esta falsa
suposição foi herdada do catolicismo e a razão por trás dela é dizer que Tiago corrige
Paulo (como se cada palavra da Bíblia não fosse de Deus e perfeita e inerrável
e infalível, já desde quando colocada na mente do escritor e escrita pelos seus
dedos!) ao ensinar-lhe que as boas obras também têm um papel na salvação. Por
causa dessa falsa data (bem próximo do ano 62), e uma vez que Tiago Zebedeu foi
martirizado por Herodes no ano 44 d.C., a maioria dos evangélicos se
ajunta aos católicos em acreditar que o escritor da epístola de Tiago foi Tiago
o irmão de Jesus (bem, os romanistas, somente para insensatamente
defenderem a perpétua virgindade de Maria, dizem que o grego pode às vezes
significar primo; erram, pois isto só é verdade, mesmo que raramente, no
hebraico, nunca no grego).
Nós nos posicionamos com aqueles crentes batistas (por exemplo, http://www.thebiblestudypage.com/acts_12.shtml)
que acreditam que o autor da epístola foi o apóstolo
Tiago filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João (acreditamos assim porque
esse Tiago, mais Pedro, mais João, foram os 3 apóstolos do círculo mais íntimo
e chegado ao Senhor, o Qual os distinguiu em várias ocasiões, e os tomou como
únicos testemunhas em pontos cruciais de Seu ministério. Uma vez que Pedro e
João escreveram livros do N.T., nada mais natural que esse Tiago também o tenha
feito. Note também que Pedro e João se apresentam como "servo do Senhor
Jesus", tal como o autor da epístola de Tiago).
Em conseqüência disso, acreditamos que a epístola foi escrita bem
antes de Tiago Zebedeu ser morto por Herodes Agripa em cerca do ano 44 d.C.
Possivelmente foi escrita pouco depois do espalhamento (ano 32, At 8:4; Jesus
nasceu no ano -4 e foi crucificado no ano 30) dos cristãos ex-judeus após o
martírio de Estêvão, e antes do ano 37, quando Paulo visitou Jerusalém a
primeira vez (At 9:26 e seguintes), quando pode ter ensinado a Tiago a
revelação que teve do evangelho da graça estendida aos gentios para a
dispensação das assembleias locais.
Esta missiva tem todas as evidências de ter sido o primeiro livro
do N.T. a ser escrito, sendo seguido pelo Evangelho de Mateus (ano 38) e pelos
3 primeiros livros escritos por Paulo (Gl, 1Ts, 2Ts), os quais foram grafados
no ano 52. Isto vale quer o escritor da epístola tenha sido Tiago Zebedeu (ano
entre 32 a 37), como pensamos, ou tenha sido, como usualmente se pensa, Tiago o
irmão de Jesus (no máximo no ano 48 ou 49, antes do Concílio de Jerusalém
referido em At 15, quando Paulo pode ter ensinado sua revelação a todos os
outros apóstolos) e não próximo ao ano 62 (apedrejamento de Tiago irmão de
Jesus),
Portanto, se alguém estivesse corrigindo alguém, seria Paulo que
estaria corrigindo Tiago.
Mas a melhor e mais harmoniosa explicação é simplesmente que Tiago
escreveu para uma situação temporária e de TRANSIÇÃO, a um grupo de crentes de
origem JUDAICA (veja-se para quem é endereçada a epístola: Tia 1:1 "TIAGO,
servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas,
saúde.") espalhados logo após o martírio de Estêvão (bem antes da
Diáspora que se seguiu à terrível destruição de Jerusalém no ano 70), grupo
tendo alguns membros já salvos e pertencentes à atual dispensação (das
assembleias locais) e tendo outros membros ainda no vestíbulo da salvação, isto
é, ainda (pelo menos parcialmente) crendo à maneira do Velho Testamento [isto
é, já sendo atraídos para Cristo, mas ainda NÃO realmente estando nEle!]), e
escreveu também para aqueles judeus que serão salvos durante os 7 anos da
Tribulação. Por outro lado, Paulo escreveu para crentes ex-GENTIOS (quando
havia EX-judeus numa assembleia local, agora eram indiferenciados dos outros
cristãos, não havia mais judeus nem gentios, eram somente cristãos sem
diferenças entre si), escreveu para a dispensação das assembleias locais.
Sim, “toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para
ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2Tm 3:16);
sim, “... tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para
que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” (Rm 15:4);
sim, toda a Escritura tem sempre três aplicações: histórica, devocional e
doutrinária;
sim, nunca há problemas com a aplicação histórica e a devocional;
mas são somente Rm-Fm que foram escritas e sempre se aplicam total e
DIRETAMENTE a nós, os crentes desta dispensação das assembleias locais.
Repitamos: são somente Rm-Fm que sempre se aplicam direta e integralmente a
nós.
Portanto, sempre que há uma aparente contradição entre um verso desta parte e
outro verso das demais partes da Bíblia, tudo fica fácil, trivial e
imediatamente resolvido quando notamos que o versículo em Rm-Fm se aplica
diretamente a nós os crentes da dispensação das assembleias locais, e o outro só
tem a obrigação de se aplicar a outras pessoas, de outras dispensações.
Repitamos, para que não deixemos dúvidas: tudo de
toda a Bíblia que não contradiz algo de Rm-Fm se aplica a nós, mas se algum
verso do restante da Bíblia aparentemente contradiz um verso de Rm-Fm, preste
bem atenção e notará que não se aplica direta e totalmente a nós, os salvos
desta dispensação das assembleias locais.
Citamos Humberto Rafeiro "Toda a Escritura tem sempre três
aplicações: histórica, devocional e doutrinária. Embora nunca haja problema com
as duas primeiras, às vezes surge algum problema na aplicação doutrinária,
quando esta é feita fora da dispensação e para o 'público alvo' a que se
destina. Claro está que muitas vezes temos doutrina comum em várias
dispensações e aos vários 'público alvo'. 'Não matarás' foi instituído na lei
mas ainda hoje está em vigor, portanto esta doutrina permeia todas as
dispensações subseqüentes à sua instauração pela lei. Mas quando vemos choque
entre doutrinas, temos que ver a que dispensação essa doutrina pertence."
Veja a nota preambular de Hebreus, na Bíblia LTT (literal, do
Texto Tradicional) Anotada
Hélio
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.