Transcrição adaptada de uma boa conversa sobre a Palavra de DEUS, um bom exemplo de como irmãos em Cristo podem usufruir do bom lado da tecnologia para edificação espiritual mútua. O envio deste arquivo tem a autorização do irmão com quem mantive o diálogo via WhatsApp.
Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes. O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias. Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou. O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E, quanto me ajudou em Éfeso, melhor o sabes tu. – II Timóteo 1:15-18
Irmão G_Pi (via WhatsApp): Oi Pastor Miguel! Boa tarde. Perdoe-me o incômodo. Mas será se pode conversar comigo sobre Onesíforo. Ele tem me deixado aguçado o conhecimento. Será se quando o Apóstolo Paulo mencionou ele a Timóteo, na ocasião da escrita e envio da 2ª carta a Timóteo, Onesíforo estava morto? E mais: Paulo quando disse nos versículos 16 e 18 “...o Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo... O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor...” estava referindo-se ao quê, quanto a Onesíforo? Perdoe-me perturbar, é que tem me deixado muito sedento saber dessas coisas.
Pr Miguel (resposta via WhatsApp): Boa tarde irmão. ...qual nada, atrapalha não...oxi! ...é um prazer e alegria!
Irmão G_Pi: Obrigado, Pastor.
Pr Miguel: Por nada, irmão! Irmão, há algumas possibilidades:
1. - Que Onesíforo também estivesse preso;
2.- Que estivesse em longa viagem;
3. - Que estivesse morto [ou tivesse morrido recentemente];
4. - Que assim como Figelo e Hermógenes (v. 15) teria apostatado [como alguns defendem];
5. – Que Onesíforo estivesse apostatado, juntamente com todos os seus familiares. Ou...
5. - Que a casa de Onesíforo, incluindo ele e todos os demais, estivessem sofrendo com [uma suposta] apostasia de Figelo e Hermógenes.
Irmão G_Pi: Sim. Essa [longa viagem] eu não estava pensando. [Mas] Também considerei embora que, se afirmamos assim [que Onesíforo estivesse morto], dará a ideia de que o apóstolo está intercedendo pela alma de Onesíforo.
Pr Miguel: Para o caso dele estar morto o versículo 18, indica uma oração de Paulo por ele...O que seria uma heresia Romanista [Obs.: os romanistas se apegam a esta distorção para afirmar que Paulo “velava” pelos mortos...]
Irmão G_Pi: Interessante... vejo que é uma pedra na mão da ICR para defender a oração pelos mortos. Mas não tem fundamento.
Pr Miguel: Então, irmão....Seguindo o contexto... vamos lá.. Vamos agora prosseguir com outra suposição. Supondo que no versículo 12 Paulo falasse do sofrimento e de que DEUS guarda os galardões [sua condição de não se entregar à apostasia].
Já no versículo 13 ele então estaria exortando Timóteo a conservar o modelo [ou seja, não apostatar] que era a preocupação de Paulo, e o que ele estava tratando.
No versículo 14 Paulo exorta Timóteo a guardar o bom depósito [boa doutrina que geram galardões], ainda supondo que Paulo esteja falando de Timóteo não apostatar!
Irmão G_Pi: As sãs palavras são de não apostatar?
Pr Miguel: Estamos supondo que sim... [mais à frente vamos fazer o contraste mais de perto!].
No versículo 14 Paulo exorta Timóteo a guardar o “bom depósito” (as doutrinas que geram galardões), ou seja de não apostatar. Sãs palavras igual a sãs doutrinas.
Irmão G_Pi: Certo.
Pr Miguel: O Novo Testamento ainda estava sendo escrito. Os Apóstolos ainda estavam ministrando na terra. Então Paulo, ainda tratando do mesmo assunto, menciona no versículo 15 dois nomes: Figelo e Hermógenes.
Então, vem a[s] pergunta[s] de transição. O que Paulo mencionou sobre os dois nomes em questão? E...será que Paulo, sem mais nem menos mudou de assunto no versículo 16-18? O que o irmão acha? Será que ele não continua no mesmo assunto, ou será que ele mudou de assunto?
Irmão G_Pi: Não... é muito plausível que ela esteja dentro do assunto.
Pr Miguel: Então, dessa forma....a chave é que devemos observar que Paulo não menciona que Figelo e Hermógenes apostataram [compare com II Tim. 2:16-18, onde Paulo menciona claramente outros dois nomes, Himeneu e Fileto, que se “afastaram da Verdade e perverteram a fé de alguns.”].
O que Paulo afirma é que “os que estão na Ásia TODOS se apartaram de mim” (cf. v. 15 - ACF, ênfase acrescentada), entre s quais estão Figelo e Hermógenes. Ou seja, se envergonharam das correntes a que Paulo estava submetido e sua condição de prisioneiro.
Irmão G_Pi: Sim.
Pr Miguel: Dessa forma, não devemos crer que Onesíforo estava morto, ou tivesse apostatado, pois a expressão de Paulo é: “os que estão na Ásia TODOS se apartaram de mim” (cf. v. 15 - ACF, ênfase acrescentada).
Nem devemos crer que a casa de alguma forma estava envolvida com o problema da Apostasia de Himeneu e Fileto.
A casa de Onesíforo permanecia sem apostatar, senão Paulo não teria mencionado para que Timóteo os saudasse (II Timóteo veja 4:19)
Irmão G_Pi: Realmente é coerente.
Pr Miguel: Mas devemos reconhecer que os familiares de Onesíforo deveriam estar sofrendo muito com tudo isso, a saber: a prisão de Paulo, o abandono do Apóstolo por parte de todos os da Ásia, por vergonha das correntes de Paulo, a distância e ausência de Onesíforo.
É por isso que Paulo enfatiza o irmão Onesíforo “...porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias [que foi o caso de todos da Ásia, entre os quais Figelo e Hermógenes]. Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou.” (II Timóteo 1:16b e 17 - ACF, ênfase e comentário meus adicionados).
Irmão G_Pi: Agora, o versículo 17 é no pretérito também?
Pr Miguel: Sim: “vindo ele”.
A admirável e atenciosa busca de Onesíforo por Paulo aconteceu nesse segundo encarceramento [ver Notas Históricas adicionadas ao diálogo no final da transcrição para maiores detalhes], embora não devamos entender que Onesíforo tenha ido, especificamente, a Roma para procurar Paulo em específica missão pessoal ou da igreja local [não briguemos com quem pensa assim], mas que indo até Roma (muito provavelmente com negócios a tratar na cidade) ele aproveitou a ocasião para então com, muitas dificuldades, procurar e encontrar Paulo, levando a ele algum alento, conforto e demonstração de amor a um irmão querido na hora da dificuldade.
Então chegamos à nossa conclusão:
1. Todos se apartaram de Paulo com vergonha das prisões dele em Roma, incluindo Figelo e Hermógenes (isso deve ter doído muito em Paulo);
2. Paulo escreve da prisão para Timóteo, que está em Éfeso, onde está também a família de Onesíforo;
3. Onesíforo serve de contraste com os que abandonaram Paulo (Se alguns abandonaram até Cristo quando foi preso, imagine Paulo ou qualquer um de nós!)
4. Onesíforo não está morto, pois Paulo ora por ele. Onesíforo está ausente de
casa.
5. Onesíforo não está com Paulo na prisão no momento em que ele escreve a carta, pois não o menciona (ver 4:21).
6. Mas talvez esteja na Cidade de Roma ainda, ou mesmo, viajando de volta para casa, ou ainda a negócios.
Irmão G_Pi: Sim. Faz bastante sentido!
Pr Miguel: A posição de alguns Teólogos e Historiadores é a de que Onesíforo fosse um tipo de comerciante da época, sempre viajando e permanecendo distante da família, exposto a muitos perigos inerentes ao seu negócio, à sua profissão e ao seu padrão de vida. Por isso Paulo roga: “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo,” (II Timóteo 2:16a).
Irmão G_Pi: Sim. Faz bastante sentido! Interessante essa abordagem para descrever a ida de Onesíforo a Roma.
Pr Miguel: Sempre temos que “cavar fundo irmão”, para não sermos superficiais e acabarmos caindo em erro, como no caso da absurda defesa da oração pelos mortos.
Irmão G_Pi: Obrigado, pastor.
Pr Miguel: Eu que agradeço irmão, pelo privilégio das perguntar inteligentes do irmão e por me motivar a sempre estudar mais. Vou verificar também alguns detalhes sobre o contexto histórico da carta e lhe envio assim que puder. Abraços a todos e que DEUS abençoe irmão e esposa e ao bebê que vocês estão esperando.
Irmão G_Pi: Amém, pastor. Ao irmão também.
Notas históricas, adicionados posteriormente a este diálogo:
· Paulo havia sido solto do seu primeiro encarceramento (60-62 dC.), descrito em Atos 28:30 e 1, que se tratou de um cárcere privado, numa residência alugada.
· Durante este primeiro cárcere, Paulo escreveu as cartas de Efésios, Filipenses, Colossenses, I Timóteo e Tito.
· Na época desta primeira prisão, os Romanos ainda não faziam distinção entre judeus e cristãos, exatamente como ocorreu com a perseguição promovida por Cláudio (47-49 dC), que não os distinguiu.
· Portanto, é compreensível que, historicamente, Paulo tivesse sido solto pois os juristas Romanos tinham um problema nas mãos, visto que Paulo era romano, judeu e cristão.
· Este segundo encarceramento (66-67 dC.), quando Paulo escreve II Timóteo, ocorreu cerca de 5 anos após sua primeira prisão e após Nero ter iniciado sua perseguição aos cristãos (64 dC.) e tê-los considerado como criminosos aos olhos do Estado Romano. Desta feita Paulo fica em uma cela acorrentado (mãos e pés).
· Embora neste segundo encarceramento Paulo fica em uma prisão sob correntes (mãos e pés), ele estava numa condição que o permitiu ler – ver II Tim. 4:13, escrever a carta a Timóteo e enviá-la, além de ver alguns irmãos, que o puderam certamente visitar – II Tim. 4:21.
· Porém, os pedidos de Paulo a Timóteo, “traze a capa” e que Timóteo fosse “antes do inverno”, indicam que o local em que Paulo está é frio, como uma cela.
· Suas palavras deixam clero que ele não tem esperança de que desta vez possa ser solto. Paulo sabe que está diante de uma iminente execução (II Tim.4:6).
· É comovente e ao mesmo tempo encorajador o fim terrestre deste homem de DEUS.
· Segundo acreditam os historiadores, Paulo foi executado no de 67 dC., por decapitação, a mando de Nero, Imperador Romano.
Revisão 00. Fevereiro de 2019.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.